Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520150002&lang=pt vol. 52 num. 38 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação do papel mediador da linguagem através da análise de histórias na pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente trabajo aborda la formación de la función mediatizadora del lenguaje en un grupo de niños preescolares y su comparación con un grupo control. En el grupo experimental se implementaron actividades formativas a partir de la metodología de análisis e interpretación de cuento. Los resultados mostraron diferencias significativas entre los grupos a favor del grupo experimental. En el grupo experimental se observó una mejor coherencia gramatical, intención comunicativa y aparición de diálogos desplegados. Se concluye que el método puede ser útil para su implementación amplia en grupos de niños de la edad preescolar, en casos cuando es necesario mejorar el nivel de preparación para la escuela y la función reguladora y mediatizadora del lenguaje.<hr/>Abstract This paper addresses the formation of the mediating role of language in a group of preschool children and its comparison with a control group. In the experimental group, have developed training activities based on the methodology of the analysis and interpretation of children's stories The results showed significant differences between the groups in favor of experimental group. In the experimental group improved grammatical coherence, communicative intent and appearance of deployed dialogues was observed. We conclude that the method may be useful for large groups of children of preschool age, in cases where implementation is necessary to improve the level of school readiness and regulatory and mediating function of language.<hr/>Resumo O trabalho aborda a formação do papel mediador da linguagem em um grupo de crianças pré-escolares (GP1) e comparados com um grupo controle (GP2). No treinamento GP1 da metodologia de análise e interpretação atividades que foram implementadas conto . Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos . Em GP1 maior coerência gramatical, intenção comunicativa foi observado e diálogos implantados emergiu. Conclui-se que o método é útil para implantação em grupos de crianças pré-escolares , nos casos em que é necessário melhorar o nível de preparação para a escola eo papel mediador da linguagem. <![CDATA[Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes.<hr/>Abstract This article reports a research carried out to know as it happens, in everyday practice, the incorporation of novice teachers into the public school in Spain, where law prescribes the follow up on this early stage of teaching. We visit schools and have interviewed teachers to reach this target in their first year of work. The practices identified, discussed based on Certeau, revealed its tensions and complexity, especially in the relations between the requirements of legislation and the experience lived by the teachers, and also the difficulties reported by them, that perpetuate that ones identified by researchers. We realized the need for a program of complete and lasting support to beginning teachers.<hr/>Resumen La investigación buscó saber que pasa en la práctica cotidiana de la incorporación de maestras noveles en los colegios públicos en Galicia, donde el seguimiento de esta fase inicial de la enseñanza está previsto en la ley. La investigación se hizo con visitas a colegios y entrevistas con maestras en su primer año de profesión. Las prácticas identificadas, discutidas con base en Certeau, revelaron sus tensiones y complejidad, especialmente entre lo que establece la legislación y la experiencia vivida por las maestros, y también entre las dificultades señaladas por ellos, que perpetúan las identificadas por investigadores. Se siente la necesidad de un programa de apoyo completo y duradero los maestros noveles. <![CDATA[Práticas pedagógicas e ensino integrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se, nesse artigo, de práticas pedagógicas articuladas ao projeto de ensino integrado. Por meio de pesquisa bibliográfica e tendo como referência principal educadores marxistas, em particular, Pistrak (2009), problematizam-se possíveis soluções apenas didáticas para o projeto de ensino integrado e afirma-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras requer, principalmente, soluções ético-políticas. Sustenta-se que o essencial é vincular o ensino ao trabalho real dos alunos, valorizando a sua auto-organização e requerendo uma atitude humana transformadora. Com base nessas referências, são sistematizadas orientações para ação didática integradora valorizando o trabalho coletivo, a problematização e auto-organização como estratégias principais para a formação dos sujeitos solidários, críticos e autônomos.<hr/>Abstract The article is about pedagogical practices coordinated the integrated education project. Through literature review and considering primary Marxist educators, particularly Pistrak (2009), problematizes potential solutions, only didactical ones, for the design of integrated education and states that the development of integrative educational practices require primarily ethical-political solutions. It is argued that it is essential to link the teaching with the students’ real work enhancing their self-organization and requesting transforming of human attitude. From these references, some guidelines for integrated didactic action are systematized, valuing the collective work, the questioning and self-organization as key strategies for the formation of the solidary critical and autonomous subject.<hr/>Resumen Se tratan, aquí, las prácticas pedagógicas articuladas al proyecto de enseñanza integrado. Por medio de una investigación bibliográfica y teniendo como referencia principal a educadores marxistas, en particular a Pistrak (2009), se problematizan posibles soluciones, apenas didácticas, para el proyecto de enseñanza integrado y se afirma que la implementación de prácticas pedagógicas integradoras requiere, principalmente, soluciones ético-políticas. Se sostiene que lo esencial es vincular la enseñanza al trabajo real de los alumnos, confiriendo importancia a su auto-organización y demandando una actitud humana transformadora. A partir de estas referencias, se sistematizan algunas orientaciones para una acción didáctica integradora, valorando el trabajo colectivo, la problematización y la auto-organización como estrategias principales para la formación de los sujetos solidarios, críticos y autónomos. <![CDATA[A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata da evasão na educação superior tendo como objetivo identificar e avaliar variáveis que estariam interferindo na evasão para agir de forma proativa e preventiva junto a esse público.A pesquisa desenvolvida é de abordagem quantitativa, com uma análise multivariada e regressão logística. Como resultado,pôde-se identificar variáveis que impactam na evasão, delinear um perfil de aluno com propensão à evasão e construir um modelo estatístico que pudesse predizer, com a máxima exatidão possível, a probabilidade de um aluno se evadir. As variáveis mais significativas estão relacionadas a fatores sociais, econômicos, de desempenho acadêmico e de escolha profissional.<hr/>Abstract The focus of the present paper is on the tax evasion of a given higher education institution. It seeks identify and to evaluate the variables influencing this phenomenon in order to act actively and preventively towards these students. It is a quantitative research where we performed a multivariate analysis and logistic regression. As a result, we could identify the variables influencing on the evasion of these students, delineate the profile of a student prone to evade and build a statistical model that can predict, with the highest level of accuracy, the probability of a student to evade. The most significant variables are related to social, economic, academic achievement and career choice.<hr/>Resumen Este artículo se ocupa de la evasión en la educación superior con el objetivo de identificar y evaluar las variables que estaban interfiriendo con la evasión de actuar de forma proactiva y preventivamente con esta audiencia. La investigación desarrollada es un enfoque cuantitativo con un análisis de regresión multivariante y logístico. Como resultado, fue posible identificar las variables que la evasión de impacto, delinear un perfil de estudiante propenso a la evasión y construir un modelo estadístico que podría predecir, con la mayor exactitud posible, la probabilidad de que un estudiante de evadir. Las variables más importantes se relacionan con el desempeño social, económico, académico y profesional de la escuela. <![CDATA[A formação universitária como bem público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Estado neo liberal traz consequências para a integridade das instituições sociais e as do ensino superior. Objetiva-se analisar uma consequência em especial: a corrosão da ideia de bem público, abarcando questões de justiça social e de equanimidade. Considera-se como a formação universitária é afetada por essa corrosão e o papel da Universidade na sua reconstrução. Metodologicamente, está fundamentada na perspectiva da ética do cuidado,no âmbito da Teoria Histórico-Cultural da Atividade.Tais bases teóricas favorecem a (re)interpretação epistemológica do fazer pedagógico universitário, propondo que a Universidade encontre sua razão de ser imiscuída nas questões essenciais do seu tempo.<hr/>Abstract The neoliberal State produces consequences for social integrity of institutions and higher education. The objective here is to analyze a result in particular: the corrosion of the idea of public good, covering social justice and equality issues. It is considered how university education is affected by this corrosion and the role of the university in its reconstruction. Methodologically, it is based in the ethics of care perspective, under the Cultural-Historical Activity Theory. Such theoretical bases favor the (re) interpretation of the university teaching epistemology, proposing that the university find their reason for being meddled in the major issues of his time.<hr/>Resumen El Estado neoliberal tiene consecuencias para la integridad de las instituciones sociales y educación superior. Pretendemos analizar un resultado particular: la corrosión de la idea de bien público, abarcando la justicia social y la igualdad. Consideramos como la educación universitaria es afectada por esta corrosión y el papel de la universidad ensure construcción. Metodologicamente, nos basamos en la perspectiva de la ética del cuidado, bajo la teoría de la actividad Histórico Cultural. Tales bases teóricas favorecen la (re)interpretación epistemológica a docencia universitaria, proponiendo que la universidad encuentre su razón de ser inmiscuida en los principales problemas de su tiempo. <![CDATA[A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.<hr/>Abstract This article aims to discuss some potentialities and limits of communication in Virtual Environment of Learning, in a teaching education distance course. This research approached of a case of study and the data production was carried on through interviews with seven students and six virtual tutors. Data analysis revealed the establishment of an effective communication that can help reduce the feeling of isolation, the qualification of the discussions on the content studied and the creation of a dynamic learning environment that allows the reflection and collaborative work.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir algunas posibilidades y limites de la comunicación en uno Ambiente Virtual de Aprendizaje, de uno curso a distancia para formación de profesores. Esta investigación se aproxima de un estudio de caso y el recogido de datos ocurrió por medio de entrevistas realizadas con siete estudiantes y seis tutores virtuales. El análisis de los datos evidenció el establecimiento de una comunicación efectiva que puede contribuir para minimizar el sentimiento de aislamiento, la cualificación de las discusiones sobre el contenido estudiado y la creación de un ambiente de aprendizaje dinámico que posibilita la reflexión y el trabajo colaborativo. <![CDATA[Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o resultado do Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Maria – RS, com base no plano de ações implementado pela SMED. Esta pesquisa utilizou análise quantitativa a partir de dados do Inep e Portal Ideb e análise documental. Foi constatado que,na avaliação de 2011, a maioria das escolas obteve um crescimento nos resultados, contudo alguns mecanismosutilizados pelas escolas podem, facilmente, lograr o sistema e mascarar os resultados no Ideb. Assim, o aumento do Idebnão necessariamente significa uma melhoria na qualidade da educação praticada na escola.<hr/>Abstract This article aims to analyze the outcome of Ideb related to the initial and final years of elementary and middle school in the city of Santa Maria-RS, based on the plan of actions developed by SMED. This research used statistical data, printed and digital information provided by SMED, data from the Inep, from Portal Ideb and documental analysis of official documents. From the analysis undertaken on the Ideb of schools, it was found that to the 2011 assessment most of the schools have achieved growth in the results. However, we observed that some mechanisms used by schools could easily cheat the system and mask the IDEB's results. Thus, the increasing of Ideb does not necessarly mean an improvement in the quality of education practiced at school.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el resultado del Ideb en los años iniciales y finales de la escuela primaria en la municipalidad de Santa Maria-RS, basado en el plan de acciones implementado por SMED. Esta investigación utilizó el análisis cuantitativo de los datos del Inep, del Portal Ideb y análisis de documentos. Se encontró, que en la evaluación de 2011, la mayoría de las escuelas indican un crecimiento en los resultados, sin embargo, se observó que algunos de los mecanismos utilizados por las escuelas pueden eludir fácilmente el sistema y en mascarar el resultado del Ideb. Por lo tanto, el aumento en el Ideb no significa necesariamente una mejora en la calidad de la educación practicada en la escuela. <![CDATA[Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva contextualizar a Dimensão Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011), com ênfase na gestão de finanças, de São José do Campestre/Rio Grande do Norte, na perspectiva do federalismo e regime de colaboração entre os entes federados. Analisaram-se as cinco áreas integrantes da Dimensão, com suas respectivas pontuações, relacionadas ao apoio técnico e/ou financeiro pelo MEC. Utilizaram-se referenciais teóricos de autores, documentos específicos do PAR, dados educacionais e recursos financeiros do Fundeb municipal. Os resultados apontam a aplicabilidade de 65% dos recursos do Fundo na remuneração dos professores, ações/indicadores que geraram apoio do MEC e parcos recursos do Fundo. Esse processo ocasionou fragilidade no compartilhamento das responsabilidades – regime de colaboração – entre União e Município.<hr/>Abstract This work aims to contextualize the Dimension of Educational Manager of the Articulated Action Plan – PAR (2007-2011), focusing on finances manager from São José do Campestre/Rio Grande do Norte, in the federalism perspective and collaboration regime among political units. For that, we analyzed five integrated areas of Dimension, with their respective punctuation, related to the technical and/or financial support by the MEC. As a base, this work has literature research in PAR documents, educational data and a register of financial resources received by the municipality related to the local Fundeb. The results pointed to the applicability of 65% of resources of this fund to the payment of teachers, a very few actions/indicators had MEC support and some source. This process created fragility in the sharing of responsibilities – collaboration regime – between municipality and Union.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo contextualizar la Dimensión Gestión Educacional del Plano de Acciones Articuladas-PAR (2007-2011), con énfasis en la gestión de las finanzas de São José do Campestre/Rio Grande do Norte, bajo la perspectiva del federalismo y régimen de colaboración entre los entes federados. Se analizaron las cinco áreas de la Dimensión, con sus respectivas puntuaciones, relacionadas al apoyo técnico y/o financiero por el MEC. Se utilizaron como pesquisa bibliográfica documentos del PAR, datos educacionales y recursos financieros del Fundeb municipal. Los resultados apuntan a la aplicación de un 65% de los recursos del Fondo en la remuneración de los profesores, poquísimas acciones/indicadores que generasen apoyo del MEC y parcos recursos. Este proceso ocasionó una cierta fragilidad en el reparto de las responsabilidades – régimen de colaboración- entre la Unión y el Municipio. <![CDATA[Livros didáticos brasileiros e as ideias sobre direitos humanos, paz e pacifismo (1940-2000)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo visa conhecer os valores pacifistas contidos em livros didáticos brasileiros entre 1940 e 2000. Livros que, segundo Chervel (1990), são portadores de finalidades educacionais. Foram analisadas obras referentes à História Geral e do Brasil, à Educação Moral e Cívica e à Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Constatou-se que, entre 1940 e 1970, conjugavam-se ideário liberal e formação moral cristã. Na década de 1980, houve iniciativas originais na disciplina de OSPB. Nas décadas de 1990 e 2000, apesar de maior adesão à Doutrina do Direitos Humanos e à Educação para a Paz, houve enfraquecimento da temática nos livros didáticos.<hr/>Abstract The purpose of this article is to discern the pacifist values contained in Brazilian textbooks from 1940 to 2000. According to Chervel (1990), these books have an educational aim. Works were analyzed concerning general history, history of Brazil, moral and civic education, and social and political organization of Brazil (SPOB). It was observed that from 1940 to 1970, a liberal ideology joined christian moral training. In the 1980s, there were original initiatives in the school subject of SPOB. In the 1990s and 2000s, in spite of greater adherence to the doctrine of human rights and education for peace, there was weakening of the theme in textbooks.<hr/>Resumen En el artículo se exponen los valores pacifistas contenidos en los libros didácticos de entre 1940 y 2000. Libros que, según Chervel (1990), son portadores de finalidades educativas. Fueron analizadas obras sobre historia general y de Brasil, sobre educación moral y cívica y sobre organización social y política de Brasil (OSPB). Se constató que, entre 1940 y 1970, se conjugaban el ideario liberal y la formación moral cristiana. En la década de 1980, hubo iniciativas originales en la asignatura de OSPB. En las décadas de 1990 y 2000, a pesar de mayor adopción a la doctrina de los derechos humanos y a la educación para la paz, se nota debilitamiento de esta temática en los libros didácticos. <![CDATA[Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.<hr/>Abstract This research conducted with undergraduate students in Chemistry has identified and characterized the professional knowledge of undergraduates on the scientific explanation and the importance of this skill in Science Education. The study has an exploratory nature and used a questionnaire as a research tool. Results have shown that the majority of future teachers has associate the scientific explanation to the didactic explanation, as a reference to teaching as transmission and retrieval of information, without revealing solid knowledge of epistemological nature, consistent with the current discussions of Science Didactic. It is worth highlighting the necessary inclusion of this theme in the initial training of teachers of Science.<hr/>Resumen La investigación realizada con estudiantes de licenciatura en Química, identifica y caracteriza el conocimiento professional de licenciandos sobre la explicación científica y la importância de esa habilidade en la enseñanza de las ciencias. El estúdio tiene carácter exploratório y uso el cuestionário como instrumento de investigación. Los resultados muestran que la mayoria de los futuros profesores relaciona la explicación con la transmisión y recuperación de informaciones, sin revelar sólidos conocimientos de naturaleza epistemológica, coherentes con las discusiones actuales de la Didáctica de la Ciencias . Se constata la necessária inclusión de esa temáica en la formación inicial de lo profesores de ciências. <![CDATA[Regulamento do Ensino Primário e Normal do Estado do Rio Grande do Norte (Aprovado pelo Decreto nº 3.590, de 1º de fevereiro de 1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200269&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.<hr/>Abstract This research conducted with undergraduate students in Chemistry has identified and characterized the professional knowledge of undergraduates on the scientific explanation and the importance of this skill in Science Education. The study has an exploratory nature and used a questionnaire as a research tool. Results have shown that the majority of future teachers has associate the scientific explanation to the didactic explanation, as a reference to teaching as transmission and retrieval of information, without revealing solid knowledge of epistemological nature, consistent with the current discussions of Science Didactic. It is worth highlighting the necessary inclusion of this theme in the initial training of teachers of Science.<hr/>Resumen La investigación realizada con estudiantes de licenciatura en Química, identifica y caracteriza el conocimiento professional de licenciandos sobre la explicación científica y la importância de esa habilidade en la enseñanza de las ciencias. El estúdio tiene carácter exploratório y uso el cuestionário como instrumento de investigación. Los resultados muestran que la mayoria de los futuros profesores relaciona la explicación con la transmisión y recuperación de informaciones, sin revelar sólidos conocimientos de naturaleza epistemológica, coherentes con las discusiones actuales de la Didáctica de la Ciencias . Se constata la necessária inclusión de esa temáica en la formación inicial de lo profesores de ciências. <![CDATA[Memórias da escola e escolarização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352015000200284&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.<hr/>Abstract This research conducted with undergraduate students in Chemistry has identified and characterized the professional knowledge of undergraduates on the scientific explanation and the importance of this skill in Science Education. The study has an exploratory nature and used a questionnaire as a research tool. Results have shown that the majority of future teachers has associate the scientific explanation to the didactic explanation, as a reference to teaching as transmission and retrieval of information, without revealing solid knowledge of epistemological nature, consistent with the current discussions of Science Didactic. It is worth highlighting the necessary inclusion of this theme in the initial training of teachers of Science.<hr/>Resumen La investigación realizada con estudiantes de licenciatura en Química, identifica y caracteriza el conocimiento professional de licenciandos sobre la explicación científica y la importância de esa habilidade en la enseñanza de las ciencias. El estúdio tiene carácter exploratório y uso el cuestionário como instrumento de investigación. Los resultados muestran que la mayoria de los futuros profesores relaciona la explicación con la transmisión y recuperación de informaciones, sin revelar sólidos conocimientos de naturaleza epistemológica, coherentes con las discusiones actuales de la Didáctica de la Ciencias . Se constata la necessária inclusión de esa temáica en la formación inicial de lo profesores de ciências.