Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520170004&lang=pt vol. 55 num. 46 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Tenho um problema: não gosto de ler! A jornada formativa de uma mediadora de leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo focaliza aspectos de um trabalho etnometodológico que teve como lócus uma escola pública estadual, de ensino fundamental, em Natal - RN (Brasil). Investigou a recepção da leitura de literatura por parte de uma professora de 4º ano, que revelou não gostar de ler nem se considerar leitora de literatura. Os fundamentos teóricos baseiam-se, principalmente, em Coulon (1995; 1995a), Vigotsky (1989; 1991; 2003), Graves e Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996; 1999) e Amarilha (2012; 2013). Com escuta sensível, procurou-se fornecer andaime à professora em 30 sessões de leitura. Os procedimentos do trabalho foram aplicados com flexibilidade, objetivando atender ao processo formativo. Foram instrumentos duas entrevistas semiestruturadas com a professora, no início e no fim da pesquisa e, um diário de campo. Ressalta-se que, na leitura, a relação texto-vida foi estabelecida pela professora ainda com certa ingenuidade, o que a impediu de vivenciar o ficcional como uma atividade simbólica, lúdica. Entretanto, houve mudanças e a mediação foi fundamental nesse percurso.<hr/>Resumen El artículo se centra en aspectos de investigación cualitativa y etnometodológica que tuvo como locus una escuela primaria estatal, ubicada en Natal - RN (Brasil). Há investigado La recepción dela lectura de literatura por parte de una maestra de 4º año a la que, según reveló, no Le gustaba leer y no se consideraba lectora de literatura. Los fundamentos teóricos se basan, principalmente, en Coulon (1995, 1995a), Vigotsky (1989; 1991; 2003), Graves y Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996; 1999) y Amarilha (2012; 2013). Con escucha sensible, se procuró proporcionar andamio a la profesora en 30 sesiones de lectura. Los procedimientos de investigación fueron aplicados con flexibilidad, tomando encuenta el proceso formativo. Fueron instrumentos dos entrevistas semi-estructuradas, realizadas con la maestra al principio y al final de la investigación y un diario de investigación. Vale destacar que la relación texto-vida fue establecida por la maestra concierta ingenuidad, lo que le impidió vivenciar lo ficcional como una actividad simbólica, lúdica. Sin embargo, hubo cambios y La mediación fue fundamental en este recorrido.<hr/>Abstract The article focus on aspects of a qualitative and ethnomethodological research developed in a state public primary school, in Natal-RN (Brazil). It investigated the reception of literature reading by a 4th grade teacher, who revealed not to like reading nor considered herself a literature reader. Theoretical foundations are based, mainly, on Coulon (1995; 1995a), Vigotsky (1989; 1991; 2003), Graves and Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996; 1999) and Amarilha (2012; 2013). With sensitive listening we tried to provide scaffolding to the teacher in 30 reading sessions. Research proceedings were applied with flexibility aiming to attend the training process. As instrument of collecting data two semi-structured interviews were used with the teacher at the beginning and at the end of the research, and a field diary. It was observed that, in reading, the text-life relationship was established by the teacher with some naivety, which prevented her from experiencing the fictional as a symbolic, playful activity. However, there were changes and mediation was fundamental in this process <![CDATA[Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade - caso do Mestrado em Ensino Português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento de novas metodologias, designadamente a aplicação da Formação Ativa, no ensino de disciplinas do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade português, tendo em linha de conta as percepções dos futuros professores sobre o que é (ou deverá) ser Professor(a) de Economia e de Contabilidade. A metodologia de investigação utilizada foi a de estudo de caso, com observação participante, numa abordagem predominantemente qualitativa, suportada na investigação da própria prática, procurando caminhos para a inovação dos processos educativos em face do novo paradigma tecnológico contemporâneo. Foi constatada a aplicabilidade da Formação Ativa e obtidos resultados que verificaram a sua eficácia no ensino da Economia e Contabilidade, com o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativas, que se pretende que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional docente na futura sociedade do conhecimento.<hr/>Abstract The objective of this study was to analyze the development of new methodologies, namely the application of Active Training, in the teaching of subjects of the Portuguese Master in Teaching Economics and Accounting, considering the perceptions of future teachers about what is (or should be) Be a Professor of Economics and Accounting. The research methodology used was a case study, with participant observation, in a predominantly qualitative approach, supported in the investigation of the practice itself, looking for ways to innovate the educational processes facing the new contemporary technological paradigm. The applicability of the Active Training was verified and obtained results that verified its effectiveness in the teaching of Economics and Accounting, with the development of active learning methodologies, which are intended to contribute to personal and professional development of teachers in the future knowledge society.<hr/>Resumen Este estudio objetivó analizar el desarrollo de nuevas metodologías, en particular la aplicación de la Formación Activa, en la enseñanza de disciplinas del Máster en Enseñanza de Economía y de Contabilidad portugués, teniendo en cuenta las percepciones de los futuros profesores sobre lo que es (y, o debe ser) ser Profesor(a) de Economía y de Contabilidad. La metodología de investigación utilizada fue la de estudio de caso, con observación participante, en un abordaje predominantemente cualitativo, apoyado en la investigación de la propia práctica, buscando caminos para la innovación de los procesos educativos frente al nuevo paradigma tecnológico contemporáneo. Se constató la aplicabilidad de la Formación Activa y se obtuvieron resultados que verificaron su eficacia en la enseñanza de la Economía y la Contabilidad, con el desarrollo de metodologías de aprendizaje activas, que se pretende que contribuyan al desarrollo personal y profesional docente en la futura sociedad del conocimiento. <![CDATA[A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados.<hr/>Abstract This article is anchored in the concepts formulated and presented by Paulo Freire (1996), autonomy as construction from a critical and liberating space, and José Contreras (2002), autonomy as one of the elements of professionalization, and aims to reflect how the higher education teachers understand the meaning of autonomy in their professional spaces and practices. The research was carried out at two public universities and two private colleges in Vitória da Conquista city, state of Bahia, Brazil, involving 25 professors who expressed their opinion about the themes under analysis in a comparative perspective through a questionnaire mostly composed of answers closed. The priority was a research of quantitative and descriptive approach and we have concluded that, despite advances in the field of autonomy, much still has to be done in the domain of reflection and construction of professors’ autonomy in the analyzed contexts, and there are important obstacles to be overcome.<hr/>Resumen Este artículo está anclado en los conceptos formulados y presentados por Paulo Freire (1996), autonomía como construcción a partir de un espacio crítico y liberador, y José Contreras (2002), autonomía como uno de los elementos de la profesionalización, y objetiva reflejar la forma como los docentes de la enseñanza superior comprenden el significado de autonomía en sus espacios y prácticas profesionales. La investigación se realizó en dos universidades públicas y dos facultades privadas de la ciudad de Vitória da Conquista, en el estado de Bahía, Brasil, involucrando a 25 profesores que manifestaron su opinión sobre las temáticas en análisis desde una perspectiva comparativa a través de un cuestionario mayoritariamente de respuestas cerradas. Se dio prioridad a la investigación de abordaje cuantitativo y descriptivo y concluimos que, a pesar del avance en el campo de la autonomía, todavía mucho aún se tiene que hacer en el ámbito de la reflexión y de la construcción de la autonomía docente, en los dos contextos analizados, y que hay obstáculos importantes a ser superados. <![CDATA[Políticas de ensino integral na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta a análise dos programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados em diversos países da América Latina, a partir da década de 1990, e objetiva identificar os resultados educacionais e sociais das políticas de ampliação do tempo escolar. A investigação utilizou, como fontes de pesquisa, documentos oficiais postos em circulação pelos governos de estados latino-americanos: Argentina, Chile, México, Uruguai, El Salvador, República Dominicana e Venezuela e identificou-se a existência de um confronto ideológico na definição dos fundamentos para a reestruturação dos sistemas de ensino público na América Latina. Observou-se que, de modo geral, a ampliação do tempo escolar e a diversificação das práticas curriculares têm como objetivos centrais promover a elevação do desempenho intelectual dos estudantes nos exames nacionais e internacionais de aferição de aprendizagem e garantir a qualificação da força de trabalho juvenil para o ingresso imediato no mercado produtivo.<hr/>Abstract The article presents the analysis of the programs of school time extension and curricular diversification implemented in several countries of Latin America, from the 1990s, and aims to the educational and social results of policies to extend school time. As research sources, the investigation used official documents circulated by the governments of Latin American states: Argentina, Chile, Mexico, Uruguay, El Salvador, Dominican Republic and Venezuela as sources of research and the existence of an ideological confrontation in the definition of the foundations for the restructuring of public education systems in Latin America. It was observed that, in general, the expansion of school time and the diversification of curricular practices have as their central objectives to promote the increase of the intellectual performance of students in national and international examinations of learning assessment and to ensure the qualification of the youth workforce for immediate entry into the productive market.<hr/>Resumen El artículo presenta el análisis de los programas de ampliación del tiempo escolar y diversificación curricular implantados en diversos países de América Latina a partir de la década de 1990, teniendo como objetivo identificar los resultados educativos y sociales de las políticas de ampliación del tiempo escolar. La investigación utilizó como fuentes de investigación documentos oficiales puestos en circulación por los gobiernos de estados latinoamericanos: Argentina, Chile, México, Uruguay, El Salvador, República Dominicana y Venezuela y se identificó la existencia de un enfrentamiento ideológico en la definición de los fundamentos para la reestructuración de los sistemas de enseñanza pública en América Latina. Se observó que, en general, la ampliación del tiempo escolar y la diversificación de las prácticas curriculares tienen como objetivos centrales promover la elevación del desempeño intelectual de los estudiantes en los exámenes nacionales e internacionales de evaluación de aprendizaje y garantizar la calificación de la fuerza de trabajo juvenil para el ingreso inmediato en el mercado. <![CDATA[Concepções de pesquisa a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo principal compreender a concepção de pesquisa das integrantes de um grupo de pesquisa consolidado no CNPq, a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio no referencial teórico da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas (2012), e que utilizou como procedimento de interpretação a abordagem hermenêutica-reconstrutiva. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas coletivas com as dezessete integrantes do grupo. Como resultado, observou-se um significativo deslocamento da racionalidade cognitivo-instrumental para a racionalidade comunicativa, no que tange à compreensão das integrantes sobre pesquisa. Assim, conclui-se que a reflexão realizada no espaço coletivo e as ações conjuntas, efetivadas pelas integrantes, proporcionaram mudanças na realidade do grupo e nas concepções delas sobre pesquisa.<hr/>Abstract This article has as main objective to understand the research conception of the members of a research group consolidated in the CNPq, from follow up the formative lived experience in the group space. This is a qualitative research, supported by theoretical framework of Habermas’s (2012) Theory of Communicative Action, which used the hermeneutic-reconstructive approach as an interpretation procedure. Collective interviews were held with the seventeen members of the group. As a result, it was observed a significant displacement of the cognitive-instrumental racionality to communicative racionality, in what concerns the understanding of them on what is research. Thus, it is concluded that the reflection carried out in the collective space and the joint actions effected by the members, provided changes in reality of the group and in their conceptions about research.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo principal comprender la concepción de la investigación de las integrantes de un grupo de investigación consolidado en el CNPq, desde la experiencia formativa vivenciada en el espacio grupal. Se trata de una investigación cualitativa, con embasamiento en el referencial teórico de la Teoría de la Acción Comunicativa, de Habermas (2012), y que ha utilizado como procedimiento de interpretación el abordaje hermenéutico-reconstructivo. Para la colecta de los datos fueron realizadas entrevistas colectivas con las diecisiete integrantes del grupo. Como resultado, se observó un significativo dislocamiento de la racionalidad cognitivo-instrumental para la racionalidad comunicativa, en lo que se refiere a la comprensión de las integrantes de la investigación. Así pues, se concluye que la reflexión realizada en el espacio colectivo y las acciones conjuntas efectuadas por las integrantes, proporcionaron cambios en la realidad del grupo y en las concepciones de ellas sobre la investigación. <![CDATA[Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa aspectos da formação continuada de professores para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. É um recorte da pesquisa “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011”, OBEDUC/CAPES e apresenta dados sobre o Rio Grande do Norte e Pará. Coteja: literatura, documentos, descritores dos conceitos, parte de entrevistas realizadas com membros das Secretarias Municipais de Educação envolvidos no PAR, aporte legal e normativo. As entrevistas seguiram o WordSmith Tools, que definiu a Word list e um corpus com mil palavras, concord. Os sujeitos estão identificados pela sigla do estado e do município; ordem dos entrevistados e pergunta. Contempla as categorias: regime de colaboração, participação, parceria e autonomia identificadas como tendências nas relações intergovernamentais. Predominavam relações verticalizadas, a União financiava a política e os demais entes tinham autonomia relativa.<hr/>Abstract This paper analyzes continuous teacher formation aspects to improve the quality of elementary school. This is part of the research “Evaluation of Articulated Actions Plan: a study in municipalities of the states of Rio Grande do Norte, Pará and Minas Gerais in the period between 2007 and 2011” (Avaliação do Plano de Ações Articuladas (Par): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011), OBEDUC/CAPES and it reports data on Rio Grande do Norte and Pará. It collages from: literature, documents, descriptors of essential concepts, interviews held with members of Municipal Education Departments involved in PAR, and legal and regulatory contribution. The interviews followed the WordSmith Tools, which established the Word list and a corpus with a thousand words, the concord. The subjects are identified by the initials of the state and the municipality; order of respondents and question. It includes these categories: collaboration, participation, partnership and autonomy, identified as trends in the intergovernmental relations. Vertical relations prevailed, the Union financed the policy and the other entities had relative autonomy.<hr/>Resumen Este artículo analiza aspectos de la formación continuada de profesores para la mejora de la calidad de la enseñanza fundamental. Es un recorte de la investigación “Evaluación del Plan de Acciones Articuladas (PAR): un estudio en municipios de los estados de Rio Grande do Norte, Pará y Minas Gerais en el período de 2007 a 2011, OBEDUC/CAPES y presenta datos sobre el Río Grande Coteja: literatura, documentos, descriptores de los conceptos, parte de entrevistas realizadas con miembros de las Secretarías Municipales de Educación involucrados en el PAR, aporte legal y normativo. Las entrevistas siguieron a WordSmith Tools, que definió Wordlist y un corpus con mil palabras, concord. Los sujetos están identificados por la sigla del estado y del municipio; Orden de los entrevistados y pregunta. Se contemplan las categorías: régimen de colaboración, participación, asociación y autonomía identificadas como tendencias en las relaciones intergubernamentales. Predomina las relaciones verticales, la Unión financiaba la política y los demás entes tenían autonomía relativa. <![CDATA[Expansão e financiamento da educação superior no contexto de crise econômica e de ajuste fiscal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo foca as orientações das políticas globalizadas de educação superior e seus efeitos nos processos de expansão e financiamento da educação, particularmente da educação brasileira depois da crise econômica de 2008-2009. O estudo busca averiguar as orientações das políticas internacionais educacionais após os anos de 1990 e suas influências nas mudanças processadas nas políticas de educação superior global e local, particularizando a relação entre expansão e financiamento da educação superior, em tempos de crise econômica e de ajuste fiscal. Adota-se a ideia de que a globalização dos mercados, com consequente impacto nas políticas públicas, atualizou a importância das análises educacionais em uma perspectiva comparativa, refinando teorias e metodologias capazes de explicar as tendências transnacionais e locais que conformam os funcionamentos dos sistemas educacionais. O texto conclui que a estratégia atual sinaliza para a perda do prestigio da educação superior nos orçamentos públicos, fortalecendo sua inserção à lógica do mercado.<hr/>Abstract This article focuses on the globalized policies of higher education and its effects on the expansion and financing of education, particularly on the Brazilian education after the economic crisis 2008-2009. The study seeks to ascertain the orientations of international education policies in the 1990s and their influence on the changes process in global and local higher education policies, particularizing the relationship between expansion and financing of higher education, at times of economic crises and fiscal adjustment. We have adopt the idea that the globalization of markets, with the consequent impact of public policies, has updated the importance of educational analysis in a comparative perspective, refining theories and methodologies capable of explaining transnational and local trends that shape the functioning of educational systems. The text concluded that the current strategy signals the loss of prestige of higher education in public budgets, strengthening its insertion into the logic of the market.<hr/>Resumen Este artículo enfoca las orientaciones de las políticas globalizadas de educación superior y sus efectos en los procesos de expansión y financiamiento de la educación, particularmente de la educación brasileña después de la crisis económica de 2008-2009. El estudio busca determinar las orientaciones de las políticas internacionales educativas después de los años 1990 y las influencias en los cambios procesados en las políticas educativas superior global y local, particularizando la relación entre la expansión y el financiamiento de la educación superior en tiempos de crisis económica y de ajuste fiscal. Se adopta la idea de que la globalización de los mercados, con consecuente impacto en las políticas públicas, actualizó la importancia de análisis educacionales desde una perspectiva comparativa, refinando teorías e metodologías capaces de explicar las tendencias transnacionales y locales que conforman el funcionamiento de los sistemas educacionales. El texto concluye que una estrategia actual señala para la pérdida del prestigio de la educación superior en los presupuestos públicos, fortaleciendo su inserción en la lógica del mercado. <![CDATA[A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta dados de pesquisa e visa analisar a concepção de qualidade educacional induzida pela sistemática de avaliação em larga escala adotada do estado de São Paulo. Com relação aos procedimentos metodológicos, insere-se na Abordagem Qualitativa (ANDRÉ, 2005) por meio da Pesquisa Bibliográfica sobre avaliação e qualidade educacional, Levantamento Documental e Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que o ideário neoliberal que permeia a política educacional paulista, desde a década de 1990, induz a qualidade educacional a uma concepção reducionista, pautada na quantificação de resultados. A pesquisa possibilitou também a reflexão acerca da Avaliação Institucional Participativa e do conceito de Qualidade Negociada como caminho para alcançar a Qualidade Social da Educação. <hr/>Abstract This article presents research data and aims to analyze the conception of educational quality induced by the large-scale evaluation system adopted in the state of São Paulo. Regarding the methodological procedures, it is inserted in the Qualitative Approach (ANDRÉ, 2005) through the Bibliographical Research on evaluation and educational quality, Documentary Survey and Content Analysis. It was evident that the neoliberal ideology that permeates the São Paulo educational policy, since the 1990s, induces educational quality to a reductionist conception, based on the quantification of results. The research also made possible the reflection on the Participatory Institutional Assessment and Negotiated Quality concept as a way to achieve Social Quality of Education.<hr/>Resumen Este artículo presenta datos de investigación y busca analizar la concepción de calidad educativa inducida por la sistemática de evaluación a gran escala, adoptada en el estado de São Paulo. Con respecto a los procedimientos metodológicos, se inserta en el Enfoque Cualitativo (ANDRÉ, 2005) por medio de la Investigación Bibliográfica sobre evaluación y calidad educativa, Levantamiento Documental y Análisis de Contenido. Se evidenció que el ideario neoliberal que impregna la política educativa paulista, desde la década de 1990, induce la calidad educativa a una concepción reduccionista, pautada en la cuantificación de resultados. La investigación posibilitó también la reflexión acerca de la Evaluación Institucional Participativa y del concepto de Calidad Negociada como camino para alcanzar la Calidad Social de la Educación. <![CDATA[O Plano de Ações Articuladas e o regime de colaboração na gestão educacional em municípios paraenses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O regime de colaboração fixado na CF/1988, visa determinar o compartilhamento do poder entre os entes federativos. No que tange à educação, esse regime tem se estabelecido principalmente por meio de programas implantados pelo governo federal como o Plano de Ações Articuladas (PAR), com o argumento de melhoria da educação básica. Este artigo tem por objetivo analisar as características do regime de colaboração instituídas no desenvolvimento do PAR tendo como foco de análise a dimensão da gestão educacional em cinco municípios paraenses. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com 39 sujeitos que atuaram na elaboração do PAR. Os dados coletados foram analisados tendo como base as categorias autonomia e participação. O estudo evidenciou que predomina uma concepção de gestão centralizada e verticalizada que não se coaduna como uma efetiva ação pública que promova, conforme prevê a constituição, um verdadeiro regime de colaboração.<hr/>Abstract The regime of collaboration established in the Federal Constitution of 1988 aims to determinate the sharing of power among federative persons. Talking about education, this regime is being established by programs implemented by the Federal Government such as the Plan of Articulated Actions (PAR in Portuguese), promising to make the elementary education better. This paper aims to analyze the characteristics of this regime of collaboration established on the PAR’s development, having as an analyze focus the dimension of the educational management in five cities of Pará. To develop this research, an educational analyze and semi-structured interviews with thirty-nine (39) persons that helped the PAR to be elaborated were performed. The data collected were analyzed having a basis the categories autonomy and participation. The study showed that the predominance is of a conception of centralized and verticalized management, which one is not in line as an effective public action promoting, as the constitution expects, a true regime of collaboration.<hr/>Resumen El régimen de colaboración fijado en la CF/1988, busca determinar el reparto del poder entre los entes federativos. En lo que se refiere a la educación, este régimen se ha establecido principalmente por medio de programas implantados por el gobierno federal como el Plan de Acciones Articuladas (PAR), con el argumento de mejora de la educación básica. Este artículo tiene por objetivo analizar las características del régimen de colaboración instituidas en el desarrollo del PAR teniendo como foco de análisis la dimensión de la gestión educativa en cinco municipios paraenses. Para el desarrollo de la investigación se realizaron análisis documental y entrevistas semiestructuradas con 39 sujetos que actuaron en la elaboración del PAR. Los datos recolectados fueron analizados teniendo como base las categorías autonomía y participación. El estudio evidenció que predomina una concepción de gestión centralizada y verticalizada que no se acoge como una efectiva acción pública que promueva, según prevé la constitución, un verdadero régimen de colaboración. <![CDATA[Visitas Escolares. Grupos Escolares “Senador Guerra” de Caicó e “Capitão Mor Galvão” de Currais Novos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O regime de colaboração fixado na CF/1988, visa determinar o compartilhamento do poder entre os entes federativos. No que tange à educação, esse regime tem se estabelecido principalmente por meio de programas implantados pelo governo federal como o Plano de Ações Articuladas (PAR), com o argumento de melhoria da educação básica. Este artigo tem por objetivo analisar as características do regime de colaboração instituídas no desenvolvimento do PAR tendo como foco de análise a dimensão da gestão educacional em cinco municípios paraenses. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com 39 sujeitos que atuaram na elaboração do PAR. Os dados coletados foram analisados tendo como base as categorias autonomia e participação. O estudo evidenciou que predomina uma concepção de gestão centralizada e verticalizada que não se coaduna como uma efetiva ação pública que promova, conforme prevê a constituição, um verdadeiro regime de colaboração.<hr/>Abstract The regime of collaboration established in the Federal Constitution of 1988 aims to determinate the sharing of power among federative persons. Talking about education, this regime is being established by programs implemented by the Federal Government such as the Plan of Articulated Actions (PAR in Portuguese), promising to make the elementary education better. This paper aims to analyze the characteristics of this regime of collaboration established on the PAR’s development, having as an analyze focus the dimension of the educational management in five cities of Pará. To develop this research, an educational analyze and semi-structured interviews with thirty-nine (39) persons that helped the PAR to be elaborated were performed. The data collected were analyzed having a basis the categories autonomy and participation. The study showed that the predominance is of a conception of centralized and verticalized management, which one is not in line as an effective public action promoting, as the constitution expects, a true regime of collaboration.<hr/>Resumen El régimen de colaboración fijado en la CF/1988, busca determinar el reparto del poder entre los entes federativos. En lo que se refiere a la educación, este régimen se ha establecido principalmente por medio de programas implantados por el gobierno federal como el Plan de Acciones Articuladas (PAR), con el argumento de mejora de la educación básica. Este artículo tiene por objetivo analizar las características del régimen de colaboración instituidas en el desarrollo del PAR teniendo como foco de análisis la dimensión de la gestión educativa en cinco municipios paraenses. Para el desarrollo de la investigación se realizaron análisis documental y entrevistas semiestructuradas con 39 sujetos que actuaron en la elaboración del PAR. Los datos recolectados fueron analizados teniendo como base las categorías autonomía y participación. El estudio evidenció que predomina una concepción de gestión centralizada y verticalizada que no se acoge como una efectiva acción pública que promueva, según prevé la constitución, un verdadero régimen de colaboración. <![CDATA[Por uma interpretação histórica e literária da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352017000400251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O regime de colaboração fixado na CF/1988, visa determinar o compartilhamento do poder entre os entes federativos. No que tange à educação, esse regime tem se estabelecido principalmente por meio de programas implantados pelo governo federal como o Plano de Ações Articuladas (PAR), com o argumento de melhoria da educação básica. Este artigo tem por objetivo analisar as características do regime de colaboração instituídas no desenvolvimento do PAR tendo como foco de análise a dimensão da gestão educacional em cinco municípios paraenses. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com 39 sujeitos que atuaram na elaboração do PAR. Os dados coletados foram analisados tendo como base as categorias autonomia e participação. O estudo evidenciou que predomina uma concepção de gestão centralizada e verticalizada que não se coaduna como uma efetiva ação pública que promova, conforme prevê a constituição, um verdadeiro regime de colaboração.<hr/>Abstract The regime of collaboration established in the Federal Constitution of 1988 aims to determinate the sharing of power among federative persons. Talking about education, this regime is being established by programs implemented by the Federal Government such as the Plan of Articulated Actions (PAR in Portuguese), promising to make the elementary education better. This paper aims to analyze the characteristics of this regime of collaboration established on the PAR’s development, having as an analyze focus the dimension of the educational management in five cities of Pará. To develop this research, an educational analyze and semi-structured interviews with thirty-nine (39) persons that helped the PAR to be elaborated were performed. The data collected were analyzed having a basis the categories autonomy and participation. The study showed that the predominance is of a conception of centralized and verticalized management, which one is not in line as an effective public action promoting, as the constitution expects, a true regime of collaboration.<hr/>Resumen El régimen de colaboración fijado en la CF/1988, busca determinar el reparto del poder entre los entes federativos. En lo que se refiere a la educación, este régimen se ha establecido principalmente por medio de programas implantados por el gobierno federal como el Plan de Acciones Articuladas (PAR), con el argumento de mejora de la educación básica. Este artículo tiene por objetivo analizar las características del régimen de colaboración instituidas en el desarrollo del PAR teniendo como foco de análisis la dimensión de la gestión educativa en cinco municipios paraenses. Para el desarrollo de la investigación se realizaron análisis documental y entrevistas semiestructuradas con 39 sujetos que actuaron en la elaboración del PAR. Los datos recolectados fueron analizados teniendo como base las categorías autonomía y participación. El estudio evidenció que predomina una concepción de gestión centralizada y verticalizada que no se acoge como una efectiva acción pública que promueva, según prevé la constitución, un verdadero régimen de colaboración.