Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520180001&lang=pt vol. 56 num. 47 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A herança universitária 100 anos após a reforma - debate e combate a validade e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa, a partir da perspectiva do século, as coleções da Reforma Universitária de Córdoba, Argentina, em 15 de junho de 1918. Naquele tempo a reação estudantil contra universidade clerical, autoritário e conservador incluiu sua crítica como uma alternativa democratizadora que se expandiu na América Latina. Durante o século XX houve diferentes experiências que são contribuições valiosas para pensar a Universidade do século XXI no contexto da construção da Patria Grande do reformismo revolucionário popular e nacionalismo. A Declaração de Cartagena das Índias, de 2008, pelo Conselho Regional de Educação Superior (CRES) da UNESCO recupera esses legados, propondo salvamentos seus níveis de espírito democratizante de governo, o seu projecto educativo e sua projeção no sentido de contextos nacionais e países.<hr/>Resumen El presente artículo se propone analizar, desde la perspectiva del siglo XXI, los acervos de la Reforma Universitaria de Córdoba, Argentina, el 15 de junio de 1918. En aquél entonces la reacción estudiantil contra una institución universitaria clerical, autoritaria y conservadora incluyó su crítica como una alternativa democratizadora que se expandió por América Latina. Durante el siglo XX hubo distintas experiencias que resultan aportes valiosos para pensar la Universidad del siglo XXI en el marco de la construcción de la Patria Grande a partir del reformismo y del nacionalismo popular revolucionario. La Declaración de Cartagena de Indias de 2008, por parte del Consejo Regional de Educación Superior (CRES) de la UNESCO recupera estas herencias, proponiendo rescates de su espíritu democratizador en los planos del gobierno, su proyecto pedagógico y su proyección hacia los contextos nacionales y regionales.<hr/>Abstract This article aims to analyze, from the perspective of the 21st century, the collections of the University Reform of Cordoba, Argentina, on June 15, 1918. At that time the student reaction against a clerical, authoritarian and conservative university institution included its criticism as a democratizing alternative that expanded in Latin America. During the twentieth century there were different experiences that are valuable contributions to think the University of the XXI century in the framework of the construction of the Patria Grande from reformism and popular revolutionary nationalism. The 2008 Cartagena de Indias Declaration by the Regional Council for Higher Education (CRES) of UNESCO recovers these legacies, proposing rescues of its democratizing spirit in the government's plans, its pedagogical project and its projection towards the national contexts and countries. <![CDATA[Motivos para evadir da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve/Portugal, segundo os estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100042&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os fatores preditivos à evasão segundo os estudantes dos cursos Ciência da Comunicação, Design de Comunicação, Desporto, Educação Social, Educação Básica, Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve/Portugal. O instrumento aplicado, entre setembro e dezembro de 2015, foi a “Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior − M-ES” cujo objetivo é avaliar os motivos potenciais que levam os estudantes a deixar o ensino superior. Os dados recolhidos foram transcritos para o programa SPSS (Statistical Package for the social Sciences) que mediu o impacto dos motivos listados na M-ES em 68 itens, com chave de resposta em Escala Likert de 5 pontos. Este estudo concluiu que a M-ES pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito da evasão no ensino superior e amparar programas institucionais para redução da evasão.<hr/>Abstract This article presents the predictive factors to avoidance according to the students of the courses of Communication Science, Communication Design, Sports, Social Education, Basic Education, Animated Image of the School of Education and Communication (ESEC) of the University of Algarve/PT. The instrument applied between September and December 2015 was the "Scale of Motives for Evasion of Higher Education − M-ES", whose objective is to evaluate the potential reasons that lead students to leave higher education. The collected data were transcribed into the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) program which measured the impact of the reasons listed in the M-ES in 68 items, with a 5-point Likert Scale response key. This study concluded that M-ES can contribute to the deepening of knowledge about avoidance in higher education and to support institutional programs to reduce evasion.<hr/>Resumen Este artículo presenta los factores predictivos a la evasión según los estudiantes de los cursos de Ciencia de la Comunicación, Diseño de Comunicación, Deporte, Educación Social, Educación Básica, Imagen Animada de la Escuela Superior de Educación y Comunicación (ESEC) de la Universidad del Algarve/PT. El instrumento aplicado, entre septiembre y diciembre de 2015, fue la "Escala de Motivos para la Evasión de la Enseñanza Superior − M-ES" cuyo objetivo es evaluar los motivos potenciales que llevan a los estudiantes a dejar la enseñanza superior. Los datos recogidos se transcriben al programa SPSS (Statistical Packageforthe Social Sciences) que midió el impacto de los motivos enumerados en la M-ES en 68 ítems, con una clave de respuesta en Escala Likert de 5 puntos. Este estudio concluyó que la M-ES puede contribuir a la profundización del conocimiento sobre la evasión en la enseñanza superior y amparar programas institucionales para reducir la evasión. <![CDATA[A educação da criança enjeitada e da súdita na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação (Natal, século XVIII)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O século XVIII, na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, com sede episcopal na cidade de Natal, é o período para refletir sobre o estatuto da educação da criança enjeitada (e da criança súdita em geral) fora da escola e por meio da escola. O trabalho, na análise do corpus documental circunscrito ao século XVIII, alicerça-se no entendimento de Norbert Elias (1980; 2006) relativo aos processos de dependências e interdependências que ligam as pessoas e no conceito de figuração. Em termos de conclusão, a análise histórica a que se procedeu evidencia que o estatuto da educação dos bons costumes fora da escola sobrepujou, nesse século XVIII, a conservação da ordem sociorreligiosa vigente. A exceção deveu-se à criação das cadeiras públicas de Gramática Latina (1731) e de Primeiras Letras (1793), devido à insistência dos Oficiais do Senado da Câmara de Natal em recíproca interdependência com os pais de crianças e de jovens.<hr/>Abstract The 18th century, in the Parish of Our Lady of the Presentation, with episcopal headquarters in the city of Natal, is the period to reflect on the statute of the education of the refused child (and the underdog child in general) outside the school and through the school. The work, in the analysis of the documentary corpus circumscribed to the 18th century, is based on Norbert Elias's (1980; 2006) understanding of the processes of dependencies and interdependencies that bind people and the concept of figuration. In terms of conclusion, the historical analysis that has been operated evident that the statute of education of good customs outside of school overcame, in the 18th century, the preservation of the current socio-religious order. The exception was the creation of the public chairs of Latin Grammar (1731) and of First Letters (1793), due to the insistence of the Officers of the Municipal Council of Natal in reciprocal interdependence with the parents of children and young people.<hr/>Resumen El siglo XVIII, en la Feligresía de Nuestra Señora de la Presentación, con sede episcopal en la ciudad de Natal, es el período para reflexionar sobre el estatuto de la educación del niño rechazado (y del niño desfavorecido en general) fuera de la escuela y por medio de la escuela. El trabajo, en el análisis del corpus documental circunscrito al siglo XVIII, se fundamenta en el entendimiento de Norbert Elias (1980; 2006) relativo a los procesos de dependencias e interdependencias que unen a las personas y al concepto de figuración. En términos de conclusión, el análisis histórico a que se ha procedido evidencia que el estatuto de la educación de las buenas costumbres fuera de la escuela sobrepujó en ese siglo XVIII la conservación del orden socio-religioso vigente. La excepción se debió a la creación de las asignaturas públicas de Gramática Latina (1731) y de Primeras Letras (1793), debido a la insistencia de los Oficiales del Senado de la Cámara de Natal en una recíproca interdependencia con los padres de niños y jóvenes. <![CDATA[Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa a internacionalização da educação superior no Brasil, visando estabelecer inter-relações com o contexto da produção do conhecimento e contextos emergentes. Utilizaram-se os princípios de estado de conhecimento para delinear as principais tendências da internacionalização, a partir do que sinalizam teses e dissertações disponíveis no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Nos trabalhos analisados, encontraram-se: os principais elementos que constituem a internacionalização da educação superior na perspectiva da expansão são: a formação de redes de pesquisa, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e estratégias institucionais; a internacionalização da educação superior está intimamente relacionada ao fenômeno globalização; a mobilidade acadêmica contribui para o reconhecimento e a compreensão de elementos interculturais, fluxos migratórios e canais de comunicação e produção conjunta e qualificada entre países; no global sul, há forte concepção de integração regional e no global norte há priorização da internacionalização com fins econômicos.<hr/>Abstract The article analyzes the internationalization of higher education in Brazil, aiming to establish interrelationships with the context of knowledge production and emerging contexts. The state of knowledge principles was used to delineate the main trends of internationalization, from which they signal theses and dissertations available in the database of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology. In the analyzed papers, the main elements that constitute the internationalization of higher education in the perspective of expansion are: the formation of research networks, international cooperation, academic mobility and institutional strategies; the internationalization of higher education is closely related to the phenomenon of globalization; academic mobility contributes to the recognition and understanding of intercultural elements, migration flows and channels of communication and joint and qualified production between countries; in the global south, there is a strong conception of regional integration and in the global north there is prioritization of internationalization with economic ends.<hr/>Resumen El artículo analiza la internacionalización de la educación superior en Brasil, buscando establecer interrelaciones con el contexto de la producción del conocimiento y contextos emergentes. Se utilizaron los principios de estado de conocimiento para delinear las principales tendencias de la internacionalización, a partir de lo que señalan tesis y disertaciones disponibles en el banco de datos del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología. En los trabajos analizados, se encontraron: los principales elementos que constituyen la internacionalización de la educación superior en la perspectiva de la expansión son: la formación de redes de investigación, cooperación internacional, movilidad académica y estrategias institucionales; la internacionalización de la educación superior está íntimamente relacionada con el fenómeno de la globalización; la movilidad académica contribuye al reconocimiento y la comprensión de elementos interculturales, flujos migratorios y canales de comunicación y producción conjunta y cualificada entre países; en el global sur, hay fuerte concepción de integración regional y en el global norte, hay priorización de la internacionalización con fines económicos. <![CDATA[Plano de Ações Articuladas: avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo analisa as ações do Plano de Ações Articuladas – PAR, voltadas para a área de avaliação da aprendizagem contidas na Dimensão 3, denominada Práticas Pedagógicas e Avaliação, no período de 2007 a 2011, enfocando municípios do estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica que utilizou metodologia de cunho qualitativo. Como procedimentos, foram utilizadas análise bibliográfica e documental bem como entrevistas semiestruturadas junto aos responsáveis das Secretarias Municipais. Quanto à avaliação da aprendizagem, o PAR tem levado à implementação de ações referentes à definição de concepção de avaliação da rede de ensino, assistência aos estudantes e correção de fluxo escolar, no entanto, os dados revelam a responsabilização das instituições de ensino em relação aos seus resultados sem apontar as políticas e as condições materiais para que a “qualidade” e o direito à aprendizagem se efetivem.<hr/>Abstract This study analyzes the actions of the Articulated Action Plan − PAR devoted to the area of Learning Assessment that are inside its Dimension 3, denominated Pedagogical Practices and Assessment, at the period of 2007 to 2011, in municipalities of Rio Grande do Norte. This is a theory-empiric research that used a qualitative methodology. As research procedures, were used bibliographical and documental analysis and semi-structured interviews with the responsible people of the Municipal Secretaries. In relation to the learning assessment, the PAR has brought to the implementation of actions referring to the definition of the conception of the learning network assessment, student assistance, and scholar flow correction. The responsibility of the actions, however, becomes to the professionals despite the network does not offer the necessary conditions for changes.<hr/>Resumen Este estudio analiza las acciones del Plan de Acciones Articuladas − PAR volcadas hacia el área de evaluación del aprendizaje contenidas en la Dimensión 3, denominadas Prácticas Pedagógicas y de Evaluación. Para ello, se presentan resultados de la pesquisa Evaluación del Plano de Acciones Articuladas-PAR: un estudio en municipios de los estados de Rio Grande do Norte, Pará y Minas Gerais en el periodo de 2007 a 2011 pero en este trabajo, enfocamos sólo municipios de Rio Grande do Norte. Se trata de una pesquisa teórico-empírica que ha utilizado metodología de cuño cualitativo. Como procedimientos han sido utilizados análisis bibliográficos y documentales así como entrevistas semiestructuradas con responsables de las Secretarías Municipales. En cuanto a la evaluación del aprendizaje, el PAR ha llevado a la implementación de acciones referentes a la definición de concepto de evaluación en la red de enseñanza, asistencia a los estudiantes y corrección del flujo escolar sin embargo, la responsabilidad de las acciones recae sobre los profesionales, sin que la red orezca las condiciones necesarias para el cambio. <![CDATA[A transnacionalização e a expansão da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo analisar de forma crítica o processo de transnacionalização da educação superior que vem ocorrendo como um fenômeno característico deste século. O entendimento que será adotado no texto é que a transnacionalização é um fenômeno que se organiza com a globalização da economia e com a etapa da financeirização do capital. Na medida em que a educação passou a ser considerada como um serviço, e o conhecimento reconhecido como uma força produtiva, a Educação Superior passou a representar uma alavanca para o desenvolvimento dos países e a ser considerado uma mercadoria importante. A análise desse fenômeno será feita considerando a posição de alguns organismos multilaterais, tais como a OCDE, o BM e a OMC. Serão arroladas as estratégias adotadas pelo Brasil para o desenvolvimento da transnacionalização, analisando-se os novos arranjos que as instituições privadas vêm realizando com entidades estrangeiras.<hr/>Abstract The paper aims at analyze critically the process of transnationalization of higher education that has been occurring as a characteristic phenomenon of this century. The understanding that it will be adopted in the text is that the transnationalization is a phenomenon that has been organized with the globalization of the economy and the stage of the financialization of capital. the Insofar as education came to be regarded as a service and knowledge recognized as a productive force, the higher education has become a lever for the development of countries and to be considered an important commodity. The analysis of this phenomenon will be performed considering the position of some multilateral bodies such as the OECD, World Bank and WTO. The strategies adopted by Brazil for the development of the transnationalization will be listed, analyzing the new arrangements that private institutions have been carrying out with foreign entities.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo analizar de forma crítica el proceso de transnacionalización de la educación superior que viene ocurriendo como un fenómeno característico de este siglo. El entendimiento que se adoptará en el texto es que la transnacionalización es un fenómeno que se organiza con la globalización de la economía y con la etapa de la financiación del capital. En la medida que la educación pasó a ser considerada como un servicio, y el conocimiento reconocido como una fuerza productiva, la educación superior pasó a representar una palanca para el desarrollo de los países y ser considerada una mercancía importante. El análisis de ese fenómeno se hará considerando la posición de algunos organismos multilaterales, tales como la OCDE, el BM y la OMC. Se abordarán las estrategias adoptadas en Brasil para el desarrollo de la transnacionalización, analizando los nuevos arreglos que las instituciones privadas vienen realizando con las entidades extranjeras. <![CDATA[Dualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100174&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo resulta de uma pesquisa de mestrado focada no estudo da identidade docente de professores formadores, considerando a constituição da identidade como processo relacional individual e coletivo que permeia as trajetórias formativas e educacionais. O objetivo deste artigo é problematizar e argumentar a respeito das características duais e ambivalentes da constituição da identidade docente de professores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura, considerando os aspectos formais e biográficos das trajetórias dos sujeitos. O estudo pautou-se em perspectiva qualitativa a partir da metodologia da História oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos que a dualidade do processo se caracteriza entre a formação bacharelesca e a atribuição ao cargo de docente conferida pela legislação educacional e pelo contexto acadêmico; enquanto a ambivalência se expressa por meio do conflito entre ser bacharel/pesquisador e ser professor no ensino superior, diante das demandas distintas que esses dois papeis profissionais podem provocar.<hr/>Abstract This article results from a master's research focused on the study of the teacher identity of trainers’ professors, considering the identity constitution as an individual and collective relational process that permeates the formative and educational trajectories. This paper aims to discuss and present arguments about the dual and ambivalent features of the teaching identity constitution process from bachelor’s lecturers, who works in teacher’s training undergraduate courses, considering the formal and biographical aspects of the subjects' trajectories. This study was based on a qualitative perspective from de oral History and the narrative analysis from bachelor’s teacher trainers. We argue that the duality of the identity process is characterized by a relationship between the bachelor’s formation and the attribution to the teaching position conferred by educational legislation and the academic context. On the other hand, the ambivalence is expressed through the conflict between being a bachelor/researcher and being a teacher in higher education, especially in teacher training, faced with the distinct demands that these two professional roles can cause.<hr/>Resumen Este artículo resulta de una investigación de maestría enfocada en el estudio de la identidad docente de profesores formadores, considerando la constitución de la identidad como proceso relacional individual y colectivo que impregna las trayectorias formativas y educativas. El objetivo del artículo es problematizar y argumentar acerca de las características duales y ambivalentes de la constitución de la identidad docente de sujetos graduados (especialistas en sus áreas específicas), pero que actúan como profesores en cursos de formación docente, considerando los aspectos formales y biográficos de las trayectorias de ellos. El estudio se basó en perspectiva cualitativa por medio de la metodología de Historia oral y del análisis narrativa de los profesores graduados. Defendemos que la dualidad del proceso se caracteriza entre la formación específica/técnica y la atribución al cargo de docente conferida por la legislación educativa y por el contexto académico; mientras que la ambivalencia se expresa por medio del conflicto entre ser graduado/técnico/investigador y ser profesor en la enseñanza superior, ante las demandas distintas que estos dos papeles profesionales pueden provocar. <![CDATA[Educação popular e sua renovação crítica: um diálogo com as Epistemologias do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão teórica e epistemológica sobre a Educação Popular (EP) no contexto da sociedade contemporânea de crises e mudanças paradigmáticas, especialmente no Brasil, procurando, a partir da periferia e dos (as) oprimidos (as), estabelecer um diálogo com as Epistemologias do Sul, em particular com Boaventura Santos, a fim de colocar novas questões e sujeitos em cena e debate, para pensar os desafios da renovação crítica da educação popular e identificar os desafios da reinvenção dos processos de emancipação social. Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).<hr/>Abstract The present article proposes a theoretical and epistemological reflection on the Popular Education (PE) in the context of a contemporary society of crisis and paradigmatic changes, especially in Brazil, searching, from the periphery and the oppressed, to establish a dialogue with the Southern Epistemologies, particularly Boaventura Santos, in order to put new questions and individuals in scene and debate, to think about the challenges of the critical renovation of popular education and identify the challenges of the reinvention of the processes of social emancipation. This article is the result of a master’s thesis held in the Graduate Program in Education (PPGE) of UFPB.<hr/>Resumen El presente artículo se propone hacer una reflexión teórica y epistemológica sobre la Educación Popular (EP) en el contexto de la sociedad contemporánea de crisis y cambios paradigmáticos, especialmente en Brasil, buscando, desde la periferia y los oprimidos, establecer un diálogo con las Epistemologías del Sur, en particular con Boaventura Santos, para plantear nuevas cuestiones y sujetos en escena y debate, para pensar los desafíos de la renovación crítica de la educación popular e identificar los desafíos de la reinvención de los procesos de emancipación social. Este artículo es el resultado de una disertación de maestría realizada en el Programa de Postgrado en Educación (PPGE) de la UFPB. <![CDATA[Discursos em disputa sobre a Bibliotheca Infantil em O Paiz (1894-1899)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo, analisam-se os discursos veiculados no periódico O Paiz sobre a conformação da Bibliotheca Infantil da Livraria do Povo. A imprensa como fonte privilegiada no âmbito da pesquisa histórica permite a reflexão sobre o contexto social, político e cultural, além de estabelecer estratégias de formação da opinião pública. Através de notas críticas, artigos e anúncios sobre a Biblioteca Infantil veiculados no jornal, objetivou-se perceber as tensões e as disputas discursivas em torno da conformação da referida biblioteca. Sobre as possibilidades de análise dos discursos em O Paiz, adotou-se, sobretudo, a perspectiva bakhtiniana. Tendo em vista as etapas de pesquisa já concluídas, observou-se a importância da livraria no que tange ao acesso à leitura no período analisado em razão da produção de livros baratos para o povo. Constatou-se, ainda, a acirrada disputa discursiva entre aqueles que pretendiam o domínio do campo editorial relativo aos livros destinados às crianças à época.<hr/>Abstract In this study, we analyze the speeches published in the periodical O Paiz about the conformation of the Bibliotheca Infantil (Children's Library) related to Livraria do Povo (Bookstore of the People). The press as a privileged source within the scope of historical research allows the reflection on the social, political and cultural context, as well as establishing strategies for forming public opinion. Through critical notes, articles and announcements about the Bibliotheca Infantil (Children's Library) published in the newspaper, the objective was to understand the tensions and discursive disputes surrounding the conformation of the library. Concerning the possibilities of the discourses’ analysis in O Paiz, we have adopted, especially, the Bakhtinian perspective. With a view of the research steps already completed we have observed the importance of the bookstore in regard to access to reading in the period analyzed because of the production of cheap books for the people. We have also noticed the fierce discursive dispute among those who intended to editorial domain related to the books aimed at the children at the time.<hr/>Resumen En este estudio, se analizan los discursos publicados en el periódico O Paiz sobre la conformación de la Bibliotheca Infantil (Biblioteca Infantil) de la Livraria do Povo (Librería del Pueblo). La prensa como fuente privilegiada en el ámbito de la investigación histórica permite la reflexión sobre el contexto social, político y cultural, además de establecer estrategias de formación de la opinión pública. A través de notas críticas, artículos y anuncios sobre la Biblioteca Infantil vehiculados en el periódico, se objetivó percibir las tensiones y las disputas discursivas en torno a la conformación de dicha biblioteca. Sobre las posibilidades de análisis de los discursos en El Paiz, se adoptó, sobre todo, la perspectiva bakhtiniana. En vista de las etapas de investigación ya concluidas, se observó la importancia de la librería en lo que se refiere al acceso a la lectura en el período analizado en razón de la producción de libros baratos para el pueblo. Se constató, además, la fuerte disputa discursiva entre aquellos que pretendían el dominio del campo editorial relativo a los libros destinados a los niños en la época. <![CDATA[Expansão da educação superior, cursos de licenciatura e criação das novas universidades federais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo objetivou-se analisar as repercussões das políticas da educação superior nas universidades públicas federais (criadas entre 2003 a 2014), afetadas por constrangimentos econômicos e financeiros, considerando, em especial, os cursos de licenciatura. Considera-se que as políticas sociais assumem a determinação de legitimar as relações sociais de produção, além do compromisso em atender às demandas da classe trabalhadora, por acesso à educação superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). Realizou-se a revisão da literatura correlata, e recorreu-se à base de dados do Inep/MEC e aos sítios das universidades federais pesquisadas, onde se teve uma visão mais clara sobre a oferta de cursos em cada uma dessas IES. Entre os resultados, constam-se a construção de novas arquiteturas acadêmicas nos cursos de graduação e uma nova cultura acadêmico-institucional, apesar de ainda haver espaço para a tarefa de formar professores no espaço universitário, o que não constitui prioridade em algumas instituições estudadas.<hr/>Abstract This article aims to analyze the repercussions of higher education policies in federal public universities (created between 2003 and 2014), affected by economic and financial constraints, especially considering undergraduate courses. It is considered that social policies assume the determination to legitimize the social relations of production, as well as the commitment to attend to the demands of the working class, for access to higher education (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). the review of the related literature was done, and the INEP/MEC database and the sites of the federal universities researched were used, where a clearer view was given on the offer of courses in each of these IES Among the results, the construction of new academic architectures in undergraduate courses and a new academic-institutional culture, although there is still room for the task of training teachers in the university space, which is not a priority in some institutions studied.<hr/>Resumen En este artículo se objetivó analizar las repercusiones de las políticas de la educación superior en las universidades públicas federales (creadas entre 2003 a 2014), afectadas por limitaciones económicas y financieras, considerando en especial los cursos de licenciatura. Se considera que las políticas sociales asumen la determinación de legitimar las relaciones sociales de producción, además del compromiso en atender las demandas de la clase obrera, por acceso a la educación superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). y se recurrió a la base de datos del INEP/MEC ya los sitios de las universidades federales investigadas, donde se tuvo una visión más clara sobre la oferta de cursos en cada una de esas IES, entre los resultados, se constata la construcción de nuevas arquitecturas académicas en los cursos de graduación y una nueva cultura académico-institucional, a pesar de que todavía hay espacio para la tarea de formar profesores en el espacio universitario, lo que no se constituye como prioridad en algunas instituciones estudiadas. <![CDATA[Lei nº 2.880, de 4 de abril de 1963. Decreto 4.846, de 25 de setembro de 1967]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo objetivou-se analisar as repercussões das políticas da educação superior nas universidades públicas federais (criadas entre 2003 a 2014), afetadas por constrangimentos econômicos e financeiros, considerando, em especial, os cursos de licenciatura. Considera-se que as políticas sociais assumem a determinação de legitimar as relações sociais de produção, além do compromisso em atender às demandas da classe trabalhadora, por acesso à educação superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). Realizou-se a revisão da literatura correlata, e recorreu-se à base de dados do Inep/MEC e aos sítios das universidades federais pesquisadas, onde se teve uma visão mais clara sobre a oferta de cursos em cada uma dessas IES. Entre os resultados, constam-se a construção de novas arquiteturas acadêmicas nos cursos de graduação e uma nova cultura acadêmico-institucional, apesar de ainda haver espaço para a tarefa de formar professores no espaço universitário, o que não constitui prioridade em algumas instituições estudadas.<hr/>Abstract This article aims to analyze the repercussions of higher education policies in federal public universities (created between 2003 and 2014), affected by economic and financial constraints, especially considering undergraduate courses. It is considered that social policies assume the determination to legitimize the social relations of production, as well as the commitment to attend to the demands of the working class, for access to higher education (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). the review of the related literature was done, and the INEP/MEC database and the sites of the federal universities researched were used, where a clearer view was given on the offer of courses in each of these IES Among the results, the construction of new academic architectures in undergraduate courses and a new academic-institutional culture, although there is still room for the task of training teachers in the university space, which is not a priority in some institutions studied.<hr/>Resumen En este artículo se objetivó analizar las repercusiones de las políticas de la educación superior en las universidades públicas federales (creadas entre 2003 a 2014), afectadas por limitaciones económicas y financieras, considerando en especial los cursos de licenciatura. Se considera que las políticas sociales asumen la determinación de legitimar las relaciones sociales de producción, además del compromiso en atender las demandas de la clase obrera, por acceso a la educación superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). y se recurrió a la base de datos del INEP/MEC ya los sitios de las universidades federales investigadas, donde se tuvo una visión más clara sobre la oferta de cursos en cada una de esas IES, entre los resultados, se constata la construcción de nuevas arquitecturas académicas en los cursos de graduación y una nueva cultura académico-institucional, a pesar de que todavía hay espacio para la tarea de formar profesores en el espacio universitario, lo que no se constituye como prioridad en algunas instituciones estudiadas. <![CDATA[Políticas Públicas e Tic na Educação: Dite Sergipe 1994 a 2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000100279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo objetivou-se analisar as repercussões das políticas da educação superior nas universidades públicas federais (criadas entre 2003 a 2014), afetadas por constrangimentos econômicos e financeiros, considerando, em especial, os cursos de licenciatura. Considera-se que as políticas sociais assumem a determinação de legitimar as relações sociais de produção, além do compromisso em atender às demandas da classe trabalhadora, por acesso à educação superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). Realizou-se a revisão da literatura correlata, e recorreu-se à base de dados do Inep/MEC e aos sítios das universidades federais pesquisadas, onde se teve uma visão mais clara sobre a oferta de cursos em cada uma dessas IES. Entre os resultados, constam-se a construção de novas arquiteturas acadêmicas nos cursos de graduação e uma nova cultura acadêmico-institucional, apesar de ainda haver espaço para a tarefa de formar professores no espaço universitário, o que não constitui prioridade em algumas instituições estudadas.<hr/>Abstract This article aims to analyze the repercussions of higher education policies in federal public universities (created between 2003 and 2014), affected by economic and financial constraints, especially considering undergraduate courses. It is considered that social policies assume the determination to legitimize the social relations of production, as well as the commitment to attend to the demands of the working class, for access to higher education (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). the review of the related literature was done, and the INEP/MEC database and the sites of the federal universities researched were used, where a clearer view was given on the offer of courses in each of these IES Among the results, the construction of new academic architectures in undergraduate courses and a new academic-institutional culture, although there is still room for the task of training teachers in the university space, which is not a priority in some institutions studied.<hr/>Resumen En este artículo se objetivó analizar las repercusiones de las políticas de la educación superior en las universidades públicas federales (creadas entre 2003 a 2014), afectadas por limitaciones económicas y financieras, considerando en especial los cursos de licenciatura. Se considera que las políticas sociales asumen la determinación de legitimar las relaciones sociales de producción, además del compromiso en atender las demandas de la clase obrera, por acceso a la educación superior (CHESNAIS, 1995; PAULANI, 2008; NEVES, 2007). y se recurrió a la base de datos del INEP/MEC ya los sitios de las universidades federales investigadas, donde se tuvo una visión más clara sobre la oferta de cursos en cada una de esas IES, entre los resultados, se constata la construcción de nuevas arquitecturas académicas en los cursos de graduación y una nueva cultura académico-institucional, a pesar de que todavía hay espacio para la tarea de formar profesores en el espacio universitario, lo que no se constituye como prioridad en algunas instituciones estudiadas.