Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520180003&lang=pt vol. 56 num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Representações escolares de conhecimento geográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En los años sesenta-setenta del siglo XX se produjo un debate relevante sobre la comprensión de los hechos y fenómenos sociales. Desde la Geografía y otras ciencias sociales se buscó la explicación del comportamiento humano en relación con el recuerdo del pasado, las relaciones sociales, la valoración espacial o la representación social del sistema escolar. Nuestro objetivo es mostrar los obstáculos que aparecen en el medio académico como referente para la construcción de un espacio público educativo, donde la Geografía pueda manifestar sus competencias para facilitar un aprendizaje útil al conocimiento del medio local en su contexto global.<hr/>Resumo Nos anos sessenta-setenta do século XX produziu-se um debate relevante sobre a compreensão de como se produzem os fatos e fenômenos sociais. Tanto na Geografia como em outras ciências sociais buscou-se a explicação do comportamento humano relacionando-o com a memória do passado, as relações sociais, a valoração espacial ou a representação social do sistema escolar. O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre os obstáculos que atuam no meio acadêmico como referentes para a construção de um espaço público educativo, onde a Geografia possa manifestar as suas competências para facilitar uma aprendizagem útil ao conhecimento do meio local no contexto global.<hr/>Abstract In the sixties and seventies of the twentieth century there was an important discussion on the explanation of the facts and social phenomena. Since geography and other social sciences the explanation of human behaviour in relation to the memory of the past, social relations, spatial assessment or social representation of the school system was sought. Our aim is to show the obstacles that appear in academic means as a reference for the construction of an educational public space where geography can manifest their powers to facilitate useful learning the knowledge of the local environment in its global context. <![CDATA[Estado da arte de pesquisas sobre problemas de comportamento no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A queixa escolar, relacionada aos problemas de comportamento apresentados pelas crianças e adolescentes, é frequentemente associada a um problema de saúde, em uma individualização dos problemas. Com base nessa constatação, este trabalho teve por objetivo analisar artigos que versavam sobre problemas de comportamento, publicados em periódicos científicos, entre os anos de 1990 e 2014, identificando as concepções circunscritas nesses periódicos. Foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores e, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação, resultando em um total de 47 textos. A análise e discussão se fundamentaram na Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontam que, em 72,4% dos artigos, os problemas de comportamento são compreendidos como centrado no indivíduo, desvinculando-os da totalidade que envolve o processo de escolarização, da sociedade em que é produzido, do modo de produção que impera, realizando, assim, uma análise reducionista e limitada do fenômeno.<hr/>Abstract The school complaint related to behavioral problems presented by children and adolescents is often associated with a health problem, in an individualization of problems. Based on this finding, this work had as objective to analyze articles that dealt with behavioural problems, published in scientific periodicals, between the years of 1990 and 2014, identifying the conceptions circumscribed in these journals. Researches were carried out in data banks and indexers and, on the subject in question, selecting the articles referring to the area of Psychology and Education, resulting in a total of 47 texts. The analysis and discussion were based on the Historical-Cultural Psychology. The results indicate that, in72,4% of the articles, behavioral problems are understood as centered on the individual, dissociating them from the totality involved in the schooling process, the society in which it is produced, the mode of production that prevails, thus carrying out a reductionist and limited analysis of the phenomenon.<hr/>Resumen La queja escolar relacionada con los problemas de comportamiento presentados por niños y adolescentes es frecuentemente asociada a un problema de salud, en una individualización de los problemas. Con base en esta constatación, este trabajo tuvo por objetivo analizar artículos que versaban académicamente sobreproblemas de comportamiento, publicados en periódicos científicos, entre los años1990 y 2014, identificando las concepciones circunscritas en estos periódicos. Se realizaron investigaciones en bancos de datos y indexadores y, sobre el tema en cuestión, seleccionando los artículos referentes al área de Psicología y Educación, resultando en un total de 47 textos. El análisis y discusión se fundamentaron en la Psicología Histórico-Cultural. Los resultados apuntan que, en el 72,4% de los artículos,los problemas de comportamiento son comprendidos como centrado en el individuo, desvinculándolos de la totalidad que implica el proceso de escolarización, de la sociedad en que se produce y del modo de producción que impera, realizando así un análisis reduccionista y limitado del fenómeno. <![CDATA[O golpe de 2016 e os impactos para a educação superior brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute os principais impactos da complexa conjuntura brasileira nas políticas para a educação superior, com especial destaque aos acontecimentos econômicos e políticos que tiveram curso após o golpe de 2016. É um estudo de caráter exploratório e sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica, na análise documental de problemáticas necessárias para a compreensão do tema, na consulta à legislação pertinente e no levantamento e discussão de estatísticas existentes, adotando, portanto, uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Seu desenvolvimento ocorre em dois momentos: (1) uma breve discussão da complexa conjuntura econômica e política na qual o país se encontra envolvido, considerando o retorno de forte ofensiva conservadora e (2) uma análise da educação superior nesse contexto, subdividida, por seu turno, nos impactos diferenciados que se pode observar na rede pública e na rede privado-mercantil. Conclui, enumerando alguns desafios para a superação da atual conjuntura e para a defesa da educação pública.<hr/>Abstract The article discusses the main impacts of the complex Brazilian context on higher education policies, with special emphasis on the economic and political events that took place after the coup of 2016. It is an exploratory nature study and its construction is based on bibliographic research, in documentary analysis of problems necessary to understand the topic, in consulting the relevant legislation and in the collection and discussion of existing statistics, adopting, therefore, a perspective of analysis that combines quantitative and qualitative aspects. Its development occurs in two moments: (1) a brief discussion of the complex economic and political conjuncture in which the country is involved, considering the return of a strong conservative offensive and (2) an analysis of higher education in this context, subdivided, in turn, into the differentiated impacts that can be observed in the public network and in the private-commercial network. It concludes by enumerating some challenges for overcoming the current situation and for the defense of public education.<hr/>Resumen El artículo discute los principales impactos de la compleja coyuntura brasileña en las políticas para la educación superior, con especial destaque a los acontecimientos económicos y políticos que tuvieron curso después del golpe de 2016. Es un estudio de carácter exploratorio y su construcción se apoya en investigación bibliográfica, en el análisis documental de problemáticas necesarias para la comprensión del tema, en la consulta a la legislación pertinente y en el levantamiento y discusión de estadísticas existentes, adoptando, por lo tanto, una perspectiva de análisis que conjuga aspectos cuantitativos y cualitativos. Su desarrollo se lleva a cabo en dos etapas: (1) una breve discusión de los complejos acontecimientos económicos y políticos en los que el país está involucrado, teniendo en cuenta el retorno de fuerte ofensiva conservadora y (2) un análisis de la educación superior en este contexto, subdividido, a su vez, en los impactos diferenciados que se pueden observar en la red pública y en la red privado-mercantil. Concluye, enumerando algunos desafíos para la superación de la actual coyuntura y para la defensa de la educación pública. <![CDATA[Cosmopolitismo como fundamento e utopia nos movimentos pela internacionalização do currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No artigo, explora-se a problemática da internacionalização do currículo com atenção especial à ideia de cosmopolitismo, um conceito que vem, com frequência, compondo o conjunto de argumentos de pesquisadores na explicitação das dinâmicas que constituem esse movimento global que envolve a educação. Analisa-se, particularmente, como os autores que discutem a referida problemática, situam e compreendem o cosmopolitismo nesse projeto educativo-político em termos de enfoque teórico e, nesse âmbito, destaca-se como essas distintas abordagens epistêmicas e políticas se movem nos contextos do pensamento pedagógico e curricular contemporâneos. Finalmente, evidencia-se os principais enfoques ou abordagens atribuídos ao conceito de cosmopolitismo no âmbito da problemática da internacionalização do currículo - expressão de um tema pouco consensual. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza teórica que se utiliza de outras categorias conceituais para explorar um objeto específico de conhecimento - neste caso, o de cosmopolitismo.<hr/>Abstract In the paper, we explores the problem of the internationalization of the curriculum, with special attention to the idea of cosmopolitanism, a concept that often has been composing the set of arguments of researchers in the explication of the dynamics that make up this global movement that involves education. We analyze, in particularly, how authors who discuss the problem above situate and understand cosmopolitanism in this educational-political project in terms of theoretical approach and, in this context, it is highlighted how these different epistemic and political approaches move in the contexts of contemporary pedagogical and curriculum thinking. Finally, we highlight the main focus or approaches attributed to the concept of cosmopolitanism in the context of the internationalization of the curriculum problem - an expression of a less consensual theme. It is, therefore, a study of a theoretical nature that uses other conceptual categories to explore a specific object of knowledge - in this case, cosmopolitanism.<hr/>Resumen En el presente artículo, exploramos la problemática de la internacionalización del currículo con atención especial a la idea de cosmopolitismo, un concepto que viene, con frecuencia, componiendo el conjunto de argumentos de investigadores en la explicitación de las dinámicas que constituyen este movimiento global que envuelve la educación. Analizamos, particularmente, como autores que discuten la referida problemática sitúan y comprenden el cosmopolitismo en ese proyecto educativo-político en términos de enfoque teórico y, en ese ámbito, destacamos cómo esos distintos enfoques epistémicos y políticos se mueven en los contextos del pensamiento pedagógico y curricular contemporáneos. Finalmente evidenciamos los principales enfoques atribuidos al concepto de cosmopolitismo en el ámbito de la problemática de la internacionalización del currículo - expresión de un tema poco consensuado. Se trata, pues, de un estudio de naturaleza teórica que se utiliza de otras categorías conceptuales para explorar un objeto específico de conocimiento - en este caso, el cosmopolitismo. <![CDATA[Norteamentos da política de formação dos professores da educação básica no Brasil (2007-2014)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva explicitar, criticamente, norteamentos da política de formação dos professores para a educação básica brasileira, no período 2007-2014, apontando aproximações das indicações de organismos multilaterais e do governo federal brasileiro. Nessa direção, toma, como fonte e objeto de análise, documentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Mundial (BM) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), respectivamente. Articulada à literatura referente à política de formação de professores da educação básica na primeira década do século XXI, a análise das referidas orientações constata convergências das formulações do IPEA às da OCDE e BM, no que concerne à fragilização da formação inicial do docente, bem como aponta para o risco de a formação universitária ser substituída por certificações alternativas, ou por provas nacionais de ingresso no magistério, permitindo atrair profissionais de outras áreas para o exercício profissional como professores.<hr/>Abstract This article aims to explain, critically, guidelines of the teacher training policy for Brazilian elementary education, in the period 2007-2014, indicating its approximations from the guidelines presented by multilateral organizations and the Brazilian federal government. In this direction, it takes, as source and subject of analysis, documents of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the World Bank and the Brazilian Institute of Applied Economics Research (originally IPEA), respectively. Linked to the literature on the policy of teacher education in elementary education in the first decade of the 21st century, the analysis of these guidelines confirms the convergence of the IPEA formulations and those by the OECD and World Bank, regarding the weakening of initial teacher education, as well as points to the risk that the university education will be replaced by alternative certificates or national exams to join the magisterium, allowing to attract professionals from other areas to practice as teachers.<hr/>Resumen El artículo objetiva explicitar, críticamente, direccionamientos de la política de la formación de profesores para la educación básica brasileña, en el período 2007-2014, apuntando aproximaciones de las indicaciones de organismos multilaterales al gobierno federal brasileño. En esa dirección, toma como fuente e objeto de análisis documentos de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), del Banco Mundial (BM) y del Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA), respectivamente. Articulada a la literatura sobre la política de formación de profesores de la educación básica en la primera década del siglo XXI, el análisis de las referidas orientaciones constata convergencias de las formulaciones del IPEA con la OCDE y BM, en lo que concierne a la fragilización de la formación inicial del profesor, así como apunta para el riesgo de que la formación universitaria sea sustituida por certificaciones alternativas, o por exámenes nacionales de ingreso en el magisterio, permitiendo atraer profesionales de otras áreas para o ejercicio profesional como profesores. <![CDATA[A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta pesquisa meta-analítica que objetivou descrever e analisar os trabalhos apresentados aos programas de Pós-Graduação no período de 2010 a 2017 que tratam da formação de professores para a educação profissional (EP). Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental e o corpus foi constituído de 56 trabalhos. A análise de dados toma como referência Bardin (2002) e foram delineadas três categorias: características gerais da produção; temáticas investigadas e referencial teórico; percurso metodológico. Os resultados indicam acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na EP; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. O percurso metodológico caracteriza-se como pesquisas qualitativas, predominantemente de campo e bibliográficas. O lócus foram os Institutos Federais de Educação e o instrumento mais utilizado foi a entrevista com professores que atuam na EP. <hr/>Abstract This article presents a meta-analytic research that aims to describe and analyze the papers presented to the Graduate programs in the period from 2010 to 2017 that deal with the teachers training for professional education (PE). It is a qualitative research, of bibliographical and documentary character, and the corpus was constituted of 56 works. Data analysis takes as reference Bardin (2002) and was outlined three categories: general characteristics of production; researched topics and theoretical referential; methodological approach. The results indicate a strong growth of research on the subject; the recurrent themes were: a) process of constitution of the teaching / teachers’ knowledge in the PE; b) training policies of their teachers; c) analysis of teacher training programs or courses; d) relationship between formation and teachers work. The methodological course is characterized as qualitative research, predominantly of field and bibliographical. The locus were the Federal Institutes of Education and the most used instrument was the interview with teachers who works in the PE.<hr/>Resumen Este artículo presenta la investigación meta-analítica que objetivó describir y analizar los trabajos presentadas a los programas de postgrado en el período entre 2010 y 2017 que tratan de la formación de profesores para la educación profesional (EP). Se trata de investigación cualitativa, de carácter bibliográfico y documental y el corpus fue constituido de 56 trabajos. El análisis de datos toma como referencia Bardin (2002) y se han delineado tres categorías: características generales de la producción; temáticas investigadas y referencial teórico; recorrido metodológico. Los resultados indican un acentuado crecimiento de investigaciones sobre el tema; los temas recurrentes fueron: a) proceso de constitución de la docencia/saberes docentes em la EP; b) políticas de formación de sus profesores; c) análisis de programas o cursos de formación de sus profesores; d) relación entre formación y trabajo docente. El recorrido metodológico se caracteriza como investigaciones cualitativas, predominantemente de campo y bibliográficas. El locus fueron los institutos federales de educación y el instrumento más utilizado fue la entrevista con profesores que actúan en la EP. <![CDATA[Tecnologias móveis e relações interpessoais: reflexões sobre comportamento e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As emoções fazem parte inerente da natureza e das relações humanas e sociais. Os processos educativos são influenciados pelas emoções dos estudantes que determinam seus comportamentos e possibilidades de aprendizagem. As tecnologias digitais móveis estão presentes no cotidiano dos estudantes e exercem influência na sua atenção, comportamento e relacionamentos, inclusive com conotações negativas pela priorização das interações virtuais em detrimento das presenciais. O estudo de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa, visa identificar os fatores prevalentes na importância das tecnologias para estudantes, e compreender seu significado e presença na vida dos alunos. Foram entrevistados 150 alunos da série final do ensino fundamental, de duas escolas municipais do município de São Caetano do Sul. A pesquisa analisou relacionamentos interpessoais desses alunos, a relação com a aprendizagem no contexto escolar e a importante presença das mídias digitais na rotina deles. Como resultado, foi elaborada uma Matriz de Referência de Orientação Emocional.<hr/>Abstract Emotions are an inherent part of the nature and the human and social relationships. Educational processes are influenced by the emotions of students that determine their behaviors and learning possibilities. Mobile digital technologies are present in students' everyday life and exert an influence on their attention, behavior and relationships, including negative connotations, by prioritizing virtual interactions over face-to-face interactions. The exploratory nature study, with a qualitative-quantitative approach, aims to identify the prevalent factors in the importance of technologies for students and to understand their meaning and presence in students' lives. We interviewed 150 students from the final grade of Middle School from two municipal schools in the municipality of São Caetano do Sul. The research analyzed the interpersonal relationships of these students, the relationship with learning in the school context and the important presence of digital media in the routine of these students. As a result, we elaborate a Reference Matrix of Emotional Guidance.<hr/>Resumen Las emociones forman parte inherente de la naturaleza y de las relaciones humanas y sociales. Los procesos educativos son influenciados por las emociones de los estudiantes que determinan sus comportamientos y posibilidades de aprendizaje. Las tecnologías digitales móviles están presentes en el cotidiano de los estudiantes y ejercen influencia en su atención, comportamiento y relaciones, incluso con connotaciones negativas por la priorización de las interacciones virtuales en detrimento de las presenciales. El estudio de naturaleza exploratoria, con abordaje cualitativo/cuantitativo, busca identificar los factores prevalentes en la importancia de las tecnologías para estudiantes, y comprender su significado y presencia en la vida de los alumnos. Se entrevistaron a 150 alumnos de la serie final de la enseñanza fundamental, de dos escuelas municipales del municipio de São Caetano do Sul. La investigación analizó relaciones interpersonales de estos alumnos, la relación con el aprendizaje en el contexto escolar y la importante presencia de los medios digitales en la su rutina. Como resultado, se creó una Matriz de Referencia de Orientación Emocional. <![CDATA[Ritualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300196&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva discutir o ritualismo como aspecto da organização política e pedagógica de escolas primárias de Santa Catarina na década de 1940. Analisa rituais entendidos como parte do coletivo de práticas e políticas que almejaram forjar nas crianças atitudes cívico-patrióticas, com a utilização da escola a serviço da nacionalização. É uma pesquisa documental embasada na análise de atas e programas de rituais produzidos em escolas rurais de região de imigração alemã, efetuada através da análise de conteúdo, com o uso de codificação. Os resultados mostram que os rituais eram cerimônias e festas que celebravam datas e personagens históricos, cuja natureza nacionalista é revelada por hinos, canto, poesia, desfile cívico, mostra de Educação Física, ginástica, teatro, jogos, brincadeiras, distribuição de prêmios e doces. Indicam também que pretendiam a formação infantil conforme o pensamento republicano. E almejavam inculcar devoção à pátria, gerando, na escola, um ambiente de ritualismo para nacionalizar a infância.<hr/>Abstract It aims to discuss ritualism as an aspect of the political and pedagogical organization of elementary schools in Santa Catarina in the 1940s. It analyzes rituals understood as part of a collective of practices and policies that aimed to forge in children civic-patriotic attitudes, with the use of the school at the service of nationalization. It is a documentary research based on the analysis of minutes and ritual programs produced in rural schools in a German immigration region, carried out through content analysis, using coding. The results show that rituals were ceremonies and celebrations celebrating historical dates and characters, whose nationalistic nature is revealed by hymns, singing, poetry, civic parade, Physical Education show, gymnastics, theater, games, plays, distribution of prizes and sweets. Results also indicate that they intended child formation according to republican thinking. And they wanted to inculcate devotion to homeland, generating, in the school, an atmosphere of ritualism to nationalize childhood.<hr/>Resumen El objetivo es discutir el ritualismo como aspecto de la organización política y pedagógica de escuelas primarias de Santa Catarina en la década de 1940. Analiza rituales entendidos como parte del colectivo de prácticas y políticas que pretendían forjar en los niños actitudes cívico-patrióticas, con la utilización de la escuela al servicio de la nacionalización. Es una investigación documental basada en el análisis de programas de actas y rituales producidos en escuelas rurales de región de inmigración alemana, efectuada a través del análisis de contenido, con el uso de codificación. Los resultados muestran que los rituales eran ceremonias y fiestas que celebraban fechas y personajes históricos, cuya naturaleza nacionalista es revelada por himnos, canto, poesía, desfile cívico, muestra de Educación Física, gimnasia, teatro, juegos infantiles, distribución de premios y dulces. También indican que esos rituales pretendían la formación infantil según el pensamiento republicano. Y pretendían inculcar devoción a la patria, generando en la escuela un ambiente de ritualismo para nacionalizar la infancia. <![CDATA[Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira: ensinabilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho atentou para o fato de que apesar das intenções interativas e dos apelos da modernidade linguística e pedagógica, a presença de gêneros textuais como componente principal nos materiais didáticos não garante a efetivação do ensino de uma língua estrangeira. Seguindo os princípios das teorias cognitivas, especificamente da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), começamos com o estudo da gramática como símbolo de uma concepção de ensino que tinha a linguagem formal lapidada pela literatura clássica como objetivo a ser conquistado e seguimos com a análise de uma concepção interativa de linguagem que marca o uso dos gêneros textuais. Analisamos cinco livros nesse texto. Dois que obtiveram grande demanda por um longo período com os quais demonstraremos a evolução do aporte textual e os três manuais selecionados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018, e concluímos que o professor, além de seguir um planejamento didático elaborado, deve fazer agregações e descartes nesses e em qualquer tipo de material para que os ajustes interativos que a língua necessita sejam efetivados em aprendizagem.<hr/>Abstract Our work investigates the fact that the linguistic and pedagogical relevance of textual studies in teaching materials does not guarantee the effectiveness of language teaching. The insertion of textual genres is quite strong in foreign language books. Following the theoretical principles of cognitive theories, namely the meaningful learning of David Ausubel (1968), this study goes from grammar as a symbol of a teaching conception that had the formal language, as defined by classical literature, as a goal to be achieved, up to the use of textual genres in Spanish textbooks, which mark the interactive conception of language. For this research we analyze five books. Two in great demand over the years, which were considered models in their time, and the three selected in the Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018 (National Program of the Didactic Book for High School - 2018). We conclude that the teacher, in addition to following a solid teaching plan, must add and discard elements in all types of learning materials in order to achieve learning.<hr/>Resumen Este trabajo de investigación está atento al hecho de que a pesar de las intenciones interactivas y de la apelación de la actualidad lingüística y pedagógica, la presencia de géneros textuales como principal componente en los manuales didácticos no garantiza el éxito de la enseñanza de una lengua extranjera. Siguiendo los principios de las teorías cognitivas, específicamente del aprendizaje significativo de David Ausubel (1968), empezamos nuestro análisis por la gramática como ícono de una concepción de enseñanza que se sostiene en el lenguaje formal lapidado por la literatura clásica como objetivo a conquistar y seguimos hacia el uso de los géneros textuales que señala la concepción interactiva del lenguaje. Analizamos cinco manuales. Dos que tuvieron grande demanda a lo largo de los años y configuran como modelos en sus épocas, y los tres seleccionados para el Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018 y concluimos que el profesor, además de seguir un plan de enseñanza sólido, debe agregar y descartar elementos en los materiales didácticos para que el aprendizaje sea efectivo. <![CDATA[Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci: em debate a teoria da educação transformadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300250&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa as concepções socioeducativas de três teóricos clássicos da educação: Durkheim, Dewey e Gramsci. Neste sentido, situando cada teórico em seu contexto histórico, busca-se compreender suas perspectivas educacionais em relação às suas concepções de transformações na e/ou da sociedade. Em comum, os autores elencados apresentam a escola como atuante socialmente, mas se distinguem na compreensão do processo histórico. Para Durkheim, a escola deve proporcionar a necessária harmonia moral para solucionar a grave crise da sociedade capitalista no final do século XIX. Dewey defende uma ampla reforma pedagógica, de modo a entrelaçar o conhecimento com as experiências individuais, permitindo a maior participação de todos na sociedade, renovando e ampliando a indústria, a ciência e a democracia capitalista. Gramsci, pressupondo que a estrutura capitalista é excludente, destaca que a escola, pelo princípio educativo do trabalho, pode formar indivíduos reflexivos, críticos e capazes de atuar socialmente para romper com o sistema capitalista.<hr/>Abstract The article addresses the socio-educational conceptions of three classic theorists of education: Durkheim, Dewey and Gramsci. In this sense, placing each theoretical in its historical context, we seek to understand its educational perspectives in relation to the transformations in and/or of the society. In common, the authors presented the school as socially active, but distinguish themselves in the understanding of the historical process. For Durkheim, the school must provide the necessary moral harmony to solve the serious crisis of capitalist society in the late nineteenth century. Dewey advocates a broad pedagogical reform, in order to interweave knowledge with individual experiences, allowing greater participation of all in society, renewing and expanding industry, science and capitalist democracy. Gramsci, assuming that the capitalist structure is exclusive, emphasizes that school, through the educational principle of work, can form reflexive, critical individuals capable of social action to break with the capitalist system.<hr/>Resumen El artículo analiza las concepciones socioeducativas de tres teóricos clásicos de la educación: Durkheim, Dewey y Gramsci. En este sentido, situando cada teórico en su contexto histórico, se busca comprender sus perspectivas educativas en relación a sus concepciones de transformaciones en la y/o de la sociedad. En común, los autores enumerados presentan la escuela como actuante socialmente, pero, se distinguen en la comprensión del proceso histórico. Para Durkheim, la escuela debe proporcionar la necesaria armonía moral para solucionar la grave crisis de la sociedad capitalista a finales del siglo XIX. Dewey defiende una amplia reforma pedagógica, de modo a entrelazar el conocimiento con las experiencias individuales, permitiendo la mayor participación de todos en la sociedad, renovando y ampliando la industria, la ciencia y la democracia capitalista. Gramsci, presuponiendo que la estructura capitalista es excluyente, destaca que la escuela, por el principio educativo del trabajo, puede formar individuos reflexivos, críticos y capaces de actuar socialmente para romper con el sistema capitalista. <![CDATA[As interfaces entre educação, comunicação e tecnologias através das mídias digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352018000300281&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa as concepções socioeducativas de três teóricos clássicos da educação: Durkheim, Dewey e Gramsci. Neste sentido, situando cada teórico em seu contexto histórico, busca-se compreender suas perspectivas educacionais em relação às suas concepções de transformações na e/ou da sociedade. Em comum, os autores elencados apresentam a escola como atuante socialmente, mas se distinguem na compreensão do processo histórico. Para Durkheim, a escola deve proporcionar a necessária harmonia moral para solucionar a grave crise da sociedade capitalista no final do século XIX. Dewey defende uma ampla reforma pedagógica, de modo a entrelaçar o conhecimento com as experiências individuais, permitindo a maior participação de todos na sociedade, renovando e ampliando a indústria, a ciência e a democracia capitalista. Gramsci, pressupondo que a estrutura capitalista é excludente, destaca que a escola, pelo princípio educativo do trabalho, pode formar indivíduos reflexivos, críticos e capazes de atuar socialmente para romper com o sistema capitalista.<hr/>Abstract The article addresses the socio-educational conceptions of three classic theorists of education: Durkheim, Dewey and Gramsci. In this sense, placing each theoretical in its historical context, we seek to understand its educational perspectives in relation to the transformations in and/or of the society. In common, the authors presented the school as socially active, but distinguish themselves in the understanding of the historical process. For Durkheim, the school must provide the necessary moral harmony to solve the serious crisis of capitalist society in the late nineteenth century. Dewey advocates a broad pedagogical reform, in order to interweave knowledge with individual experiences, allowing greater participation of all in society, renewing and expanding industry, science and capitalist democracy. Gramsci, assuming that the capitalist structure is exclusive, emphasizes that school, through the educational principle of work, can form reflexive, critical individuals capable of social action to break with the capitalist system.<hr/>Resumen El artículo analiza las concepciones socioeducativas de tres teóricos clásicos de la educación: Durkheim, Dewey y Gramsci. En este sentido, situando cada teórico en su contexto histórico, se busca comprender sus perspectivas educativas en relación a sus concepciones de transformaciones en la y/o de la sociedad. En común, los autores enumerados presentan la escuela como actuante socialmente, pero, se distinguen en la comprensión del proceso histórico. Para Durkheim, la escuela debe proporcionar la necesaria armonía moral para solucionar la grave crisis de la sociedad capitalista a finales del siglo XIX. Dewey defiende una amplia reforma pedagógica, de modo a entrelazar el conocimiento con las experiencias individuales, permitiendo la mayor participación de todos en la sociedad, renovando y ampliando la industria, la ciencia y la democracia capitalista. Gramsci, presuponiendo que la estructura capitalista es excluyente, destaca que la escuela, por el principio educativo del trabajo, puede formar individuos reflexivos, críticos y capaces de actuar socialmente para romper con el sistema capitalista.