Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520200002&lang=es vol. 58 num. 56 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[MIEIB y política sobre educación infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil contribuiu para a construção da política da educação infantil e, para essa análise, recorre-se à concepção de relação agonística, permeada pela lógica da hegemonia, na perspectiva de Mouffe, Laclau e Southwell. Utiliza-se no trabalho a análise documental e entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento. As análises indicaram o MIEIB como uma articulação entre lutas por creches e a atuação de intelectuais orgânicas. O espectro de sua contribuição nos sentidos, presentes nas políticas de educação infantil, é vasto. O movimento empreendido para a inclusão das creches no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são referências de atuação nas políticas. O MIEIB defendeu especificidades no currículo na infância, que também se fizeram pressentes nas primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular. Com a mudança de governo, a participação do MIEIB se restringiu.<hr/>Abstract The Inter-Forum Movement for Children Education in Brazil (MIEIB) contributed to the construction of the children education policy and, for this analysis, we have turned to the concept of an agonistic relationship, permeated by the logic of hegemony, in the perspective of Mouffe, Laclau and Southwell. Document analysis and semi-structured interviews with leaders of the movement are used in the work. The analyzes indicated MIEIB as an articulation between struggles for nurseries and the performance of organic intellectuals. The spectrum of their contribution in the directions, present in children education policies, is wide. The movement undertaken for the inclusion of nurseries in the Maintenance and Development for Basic Education and Valorization of Education Professionals Fund and the revision of the National Curriculum Guidelines for Children Education. MIEIB defended specificities in the childhood curriculum, which were also present in the first versions of the National Common Curricular Base. With the change of government, MIEIB's participation was restricted.<hr/>Resumen El Movimiento Inter-Foro para la Educación de la Primera Infancia en Brasil contribuyó a la construcción de la política de educación de la primera infancia y, para este análisis, se utiliza el concepto de una relación agonista, impregnada por la lógica de la hegemonía, en la perspectiva de Mouffe, Laclau y Southwell. Se utilizan en el trabajo el análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas con líderes del movimiento. Los análisis indicaron a MIEIB como una articulación entre las luchas por las guarderías y el desempeño de las intelectuales orgánicas. El espectro de su contribución en las direcciones presentes en las políticas de educación de la primera infancia es amplio. El movimiento emprendido para incluir guarderías en el Fondo de Mantenimiento y Desarrollo para la Educación Básica y para la Valorización de los Profesionales de la Educación y la revisión de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación de la Primera Infancia son referencias para la acción en las políticas. MIEIB defendió las especificidades en el plan de estudios en la primera infancia, que también estaban presentes en las primeras versiones del Currículo Nacional de Base Común. Con el cambio de gobierno, la participación de MIEIB se restringió. <![CDATA[La prensa de Maranhão para la educación y la enseñanza: discursos sobre el libro y la lectura (1902-1932)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apresenta-se neste trabalho a relevância que o livro e a leitura ocuparam nas escolas maranhenses a partir da imprensa de educação e ensino, especialmente nos jornais das instituições do então ensino primário entre os anos de 1902 a 1932. Objetiva-se compreender neste trabalho os discursos sobre o livro e a leitura nesses jornais, e qual o seu papel no contexto escolar e não escolar. Essa pesquisa é fundamentada em dois momentos: a priori, no levantamento bibliográfico dos autores que abordam as questões sobre o livro, a leitura e a imprensa de educação e ensino. No segundo momento, numa pesquisa documental, no caso, sobre os jornais dessas instituições escolares de ensino primário, referente aos anos de 1900 a 1932. Conclui-se que esses jornais eram utilizados como forma de criticar assuntos relacionados ao ensino, principalmente aqueles que se referiam aos métodos de leitura e à importância do ler na formação do indivíduo.<hr/>Abstract We present in this work the relevance that the book and reading occupied in the schools of Maranhão from the education and teaching press, especially in the newspapers of the former primary education institutions between the years of 1902 to 1932. We aim to understand in this work the discourses about the book and these newspapers reading and what was their role in the school and non-school context. This research is based on two moments: a priori, on the bibliographical survey of the authors who address questions about the book, the reading and the education and teaching press. In the second moment, on a documentary research, in this case, on the newspapers of these institutions of primary education, referring to the years 1900 to 1932. We concluded that these newspapers were used as a way of criticizing issues related to teaching, mainly those that referred to the reading methods and the importance of reading in the formation of the individual.<hr/>Resumen Presentamos en este artículo la relevancia que el libro y la lectura ocuparon en las escuelas de Maranhão a partir de la prensa educativa y docente, especialmente en los periódicos de instituciones de la antigua educación primaria entre los años 1902 a 1932. El objetivo de este trabajo es comprender los discursos sobre el libro y la lectura en estos periódicos y cuál es su papel en el contexto escolar y no escolar. Esta investigación se basa en dos momentos: a priori, en la encuesta bibliográfica de los autores que abordan la cuestión sobre el libro, la lectura y la prensa educativa y docente. En el segundo momento, en una investigación documental, en este caso, los periódicos de estas instituciones de enseñanza primaria, en referencia a los años 1900 a 1932. Se concluyó que estos periódicos fueron utilizados como una forma de criticar temas relacionados con la enseñanza, principalmente aquellos que se referían a los métodos de lectura y la importancia de la lectura en la formación del individuo. <![CDATA[Escritura académica y plagio en la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O plágio pode ser visto como um problema de literacia, relacionado com dificuldades na escrita académica. O principal objetivo deste estudo foi construir e validar um questionário destinado a avaliar as percepções de estudantes universitários acerca das suas competências de consulta, citação, compreensão e escrita a partir de fontes. O estudo incluiu 202 estudantes. Foram feitas análises fatoriais através de análises de componentes principais, tendo-se encontrado: três fatores para a escala estratégias de compreensão (seleção, organização, integração); três para a escala estratégias de escrita (planificação, revisão e “penso-logo-escrevo”); três para a escala estratégias de escrita a partir de fontes (cópia, mosaico/paráfrase, sumário); dois para a escala estratégias de consulta (elementares, elaboradas). A escala conhecimento das normas de citação revelou uma boa fidelidade. O questionário desenvolvido é essencial para futuramente se estudarem as relações entre o plágio e as competências de literacia.<hr/>Abstract Plagiarism can be seen as a literacy academic matter related to academic writing difficulties. The main goal of the current study was to develop and validate a questionnaire that would measure the perception of college students about their consulting, citation, comprehension, and writing from sources competencies. The study included 202 undergraduate students. Exploratory factor analyses were conducted using principal components analysis, having being found: three factors for comprehension strategies scale (selection, organization and integration); three factors for writing strategies scale (planning, revision, and “think-then-do”); three for writing from sources strategies scale (copy, patchwriting/paraphrase, and summary); two for consulting strategies scale (elementary, elaborated). The citation norms knowledge scale showed a good fidelity. The questionnaire developed will be essential in future research aiming to study the relationship between plagiarism and literacies competencies.<hr/>Resumen El plagio puede verse como un problema de alfabetización, relacionado con dificultades en la redacción académica. El objetivo principal de este estudio fue construir y validar un cuestionario diseñado para evaluar las percepciones de los estudiantes universitarios sobre sus habilidades de consulta, cita, comprensión y escritura a partir de fuentes. El estudio incluyó 202 estudiantes. Los análisis factoriales se realizaron a través del análisis de componentes principales, y se encontraron: tres factores para la escala de estrategias de comprensión (selección, organización, integración); tres para estrategias de escritura (planificación, revisión, "pensar-escribir-pronto"); tres para estrategias de escritura desde las fuentes (copia, mosaico/paráfrasis, resumen); dos para estrategias de consulta (primaria, elaborada). La escala conocimiento de los estándares de citas reveló buena fidelidad. El cuestionario desarrollado es esencial para seguir estudiando la relación entre plagio y habilidades de alfabetización. <![CDATA[La tasa de alfabetización en la ciudad de Antônio Prado, Estado de Rio Grande do Sul (1895-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo analisar as taxas de alfabetização da cidade de Antônio Prado, Rio Grande do Sul, entre os anos de 1895 e 1920. Como colônia ocupada por imigrantes e descendentes a partir de 1886, em sua maioria provenientes do norte da Itália, Polônia e outros grupos com menor representatividade, Antônio Prado passou a ser um município a partir de 1899. Empregamos a análise documental histórica do conjunto de registros civis de matrimônios pesquisados num arco temporal de vinte e cinco anos como metodologia. A verificação das assinaturas dos cônjuges nos registros civis de matrimônios gerou dados classificados por sexo, idade, nacionalidade e “assinou/não assinou”. O grupo amostral foi de 3.068 indivíduos. Em síntese, constatou-se que a taxa de alfabetização variava conforme a nacionalidade, o sexo e o ano e que, nesta localidade, a maioria assinou os documentos e houve manutenção da taxa no período analisado, perfazendo uma média de 60% de documentos assinados.<hr/>Abstract The article aims to analyze the literacy rates in the city of Antônio Prado, state of Rio Grande do Sul, between the years 1895 and 1920. As a colony occupied by immigrants and descendants from 1886, mostly from northern Italy, Poland and other groups with less representativeness. Antônio Prado became a municipality from 1899. We used a historical documentary analysis of the set of civil marriage records surveyed in a twenty-five years period as methodology. The verification of spouses' signature in the civil matrimonial records generated data classified by sex, age, nationality and “signed / unsigned”. The sample group was 3,068 individuals. In summary, it was found that the literacy rate varied according to nationality, sex and year analyzed and, in this location, the majority signed the documents and the rate was maintained during the analyzed period, making an average of 60% of signed documents.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objeto analizar las tasas de alfabetización de la ciudad de Antônio Prado, estado de Rio Grande do Sul, entre los años de 1895 y 1920. Como colonia ocupada por inmigrantes y descendientes a partir de 1886, principalmente del norte de Italia, Polonia y otros grupos con menos representatividad, Antônio Prado se convirtió en municipio a partir de 1899. Utilizamos el análisis documental histórico del conjunto de los registros civiles de los matrimonios investigados en un período de veinticinco años como metodología. La verificación de las firmas de los cónyuges en los registros civiles de los matrimonios generó datos clasificados por sexo, edad, nacionalidad y “firmado / no firmado”. El grupo de muestra fue de 3.068 individuos. En resumen, se constató que la tasa de alfabetización variaba conforme la nacionalidad, el sexo y el año analizado, y que, en esa localidad, la mayoría firmó los documentos y la tasa se mantuvo durante el período analizado, con un promedio de 60% de los documentos firmados. <![CDATA[El método de trabajo independiente en los diálogos de coordinación de disciplinas: una reflexión oportuna en contextos docentes tradicionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reflete sobre a pertinência de se pensar o método de trabalho independente nas escolas secundárias em Cabinda, partindo desde a coordenação de disciplina, nos planejamentos de unidades didáticas. O mesmo emerge do estudo desenvolvido por Mavungo (2014) que abordou sobre as valências desse método e das dificuldades metodológicas que envolvem o cotidiano dos professores dessas paragens. Neste artigo argumenta-se que, os contextos educativos predominados por abordagens tradicionalistas, a concepção dos métodos ativos no seio das coordenações de disciplinas propícia os diálogos formativos que consubstanciam a troca de experiências entre os professores, permitindo a ressignificação das suas práticas docentes. Suas conclusões apontam que, fomentar a independência e a criatividade cognitiva dos alunos, através do uso de métodos ativos é um imperativo ético que ajusta a escola aos vários desafios sociais que são enfrentados pelos alunos.<hr/>Abstract The article offers a reflection on the relevance of the independent work method starting from the coordination of disciplines, in the planning of didactic units. It emerges from the study that was presented by Mavungo (2014) that addressed the valences of this method and the difficulties that involve the daily lives of most of the teachers who teach in secondary schools in Cabinda. In this study it is argued that, in educational context predominated by outdated teaching approaches, the consecution of these teaching methods within the coordination of discipline can provide the formative dialogues that lead to exchange of knowledge experiences between teachers. Thus, its conclusions point out that, to foment the independence and the cognitive creativity of the students, using active methods, constitutes a pedagogical imperative that adjusts the school to the current challenges that are faced by students.<hr/>Resumen El estudio analiza la pertinencia del método de trabajo independiente, partiendo desde la coordinación de disciplinas, en las planificaciones de unidades didácticas. El mismo emerge del trabajo desarrollado por Mavungo (2014) que abordó sobre las valencias de ese método y de las dificultades metodológicas que envuelven las clases de los profesores de las escuelas secundarias en Cabinda. En este artículo argumentase que, los contextos educativos predominados por enfoques tradicionales de enseñanza, la concepción de los métodos ativos en el seno de la coordinación de disciplinas propicia los diálogos formativos que consubstancian el intercambio de experiencias entre los profesores, permitiendo la redefinición de sus prácticas docentes. Así, las conclusiones apuntan que, fomentar la independencia y la creatividad cognoscitiva de los alumnos con el uso de métodos ativos, es un imperativo ético que ajusta la escuela de los varios desafíos sociales que son enfrentados por los alumnos. <![CDATA[Colocaciones filosóficas como medio de mejorar el aprendizaje en Filosofía para estudiantes de la primera serie de Escuela Secundaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho busca oferecer mediação pedagógica aos alunos do 9º ano de um colégio da rede particular, a fim de melhorar a apreensão do conceito em relação à política, tais como: conhecimento, ética e moral, nas primeiras séries do Ensino Médio na disciplina de filosofia. Para atender a este objetivo, foi elaborado como estratégia didática os Colóquios Filosóficos, por se tratar de um meio de desenvolver temas pré-definidos, com exposições, debates e busca de tomada de decisões. Foi realizado uma sondagem inicial para saber qual o conhecimento prévio dos alunos do 9º ano sobre política, numa perspectiva filosófica, o planejamento dos colóquios com os palestrantes convidados, a realização dos colóquios, o monitoramento e a avaliação final. Trazendo como resultados o interesse dos alunos para participar dos colóquios, discussões e questionamentos, dando resposta a capacidade de apreensão de conteúdos sistemáticos da grade curricular do Ensino Médio de forma prazerosa e eficaz.<hr/>Abstract This work seeks to offer pedagogical mediation to 9th grade students at a private school, in order to improve the understanding of the concept in relation to politics, such as: knowledge, ethics and morals, in the first grades of high school in the discipline of philosophy. To meet this objective, the Philosophical Colloquiums were developed as a didactic strategy, as it is a means of developing pre-defined themes, with exhibitions, debates and the search for decision-making. An initial survey was carried out to find out what the 9th year students' previous knowledge of politics, from a philosophical perspective, the planning of the colloquia with the invited speakers, the conduct of the colloquia, the monitoring and the final evaluation. Bringing as a result the interest of students to participate in colloquia, discussions and questions, giving an answer to the ability to apprehend systematic content of the curriculum of high school in a pleasant and effective way.<hr/>Resumen Este trabajo busca ofrecer mediación pedagógica a estudiantes de noveno grado en una escuela privada, con el fin de mejorar la comprensión del concepto en relación con la política, como: conocimiento, ética y moral, en los primeros grados de secundaria en la disciplina de filosofía. Para cumplir este objetivo, los coloquios filosóficos se desarrollaron como una estrategia didáctica, ya que es un medio para desarrollar temas predefinidos, con exposiciones, debates y la búsqueda de toma de decisiones. Desde una perspectiva filosófica, la planificación de los coloquios con los oradores invitados, la realización de los coloquios, el seguimiento y la evaluación final, se realizó una encuesta inicial para averiguar cuál era el conocimiento previo de los estudiantes de noveno año sobre política. Trayendo como resultado el interés de los estudiantes para participar en coloquios, discusiones y preguntas, dando una respuesta a la capacidad de comprender el contenido sistemático del plan de estudios de la escuela secundaria de una manera agradable y efectiva. <![CDATA[La educación de los niños em la Amazonía: el caso del Instituto Orfanológico do Outeiro (Instituto de Huérfanos de la isla de Outeiro), ciudad de Belém, estado de Pará (1903-1913)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva analisar as práticas educativas desenvolvidas no Instituto Orfanológico do Outeiro. Esta foi uma instituição de destaque no atendimento e educação da infância pobre no período de 1903-1913, na Amazônia paraense. O estudo, do tipo documental, se insere no âmbito da história das instituições educativas. As fontes da pesquisa foram o impresso A Província do Pará, Mensagem dos Governadores do Pará e ofícios, portarias e relatórios do estabelecimento investigado. Estas foram analisadas à luz da teoria discursiva bakhtiniana, com foco na categoria discurso ideológico. Os resultados apontaram que a educação oferecida no Orfanológico era fundamentada em uma rígida organização do tempo/espaço e composta por práticas educativas que intencionavam formar cidadãos civilizados, disciplinados, patrióticos e saudáveis, dando um “bom” destino à infância pobre na Amazônia, considerada, segundo discurso da época, como bruta, incivilizada e rude, necessitando de investimento para, assim, ser útil à sociedade.<hr/>Abstract The present article aims to analyze the educational practices developed at the Instituto Orfanológico do Outeiro (Orphans Institute of Outeiro island). This was a prominent institution in the care and education of poor childhood, in the period from 1903-1913 in the Amazon portion of Pará. The study, of documentary type, is inserted within the scope of the history of educational institutions. The sources of the research were the journal A Província do Pará (The Province of Pará), Message of the Governors, as well as circular letters, ordinances and reports from the investigated institution. These were analyzed in the light of Bakhtinian discursive theory, focusing on the ideological discourse category. The results showed that the education offered in the Institute was based on a rigid organization of time/space and composed of educational practices that intended to form civilized, disciplined, healthy and patriotic citizens, giving a “good” destiny to poor children in the Amazon, considered, according to the discourse of the time, as brute, uncivilized and rude, needing investment to be useful to society.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo analizar las prácticas educativas desarrolladas en el Instituto Orfanológico do Outeiro (Instituto de Huérfanos de la isla de Outeiro). Esta fue una institución prominente en la atención y educación de los niños pobres en el periodo de 1903 – 1913 en la Amazonía de Pará. El estudio, del tipo documental, se inscribe al ámbito de la historia de las instituciones educativas. Las fuentes de la investigación fueron lo impreso A Província do Pará (La provincia de Pará), Mensaje de los Gobernadores del estado de Pará y cartas, ordenanzas e informes del establecimiento investigado. Estos fueron analizados a partir de la teoría discursiva de Bakhtin, con un enfoque en la categoría del discurso ideológico. Los resultados indicaron que la educación ofrecida nel Instituto se basó en una rígida organización del tiempo / espacio y se compuso de prácticas educativas que tenían la intención de formar ciudadanos civilizados, disciplinados, patrióticos y saludables, dando un “buen” destino a los niños pobres de la Amazonía, considerados, según el discurso de la época, como brutos, incivilizados y groseros, que necesitaban de inversión para ser útiles a la sociedad. <![CDATA[El Consejo de Educación Superior en las Repúblicas Americanas: intelectuales y proyectos a la sombra del cielo panamericano (1958-1978)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo examinar a trajetória do Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas no período de 1958 a 1978. O Conselho foi criado em 1958 pelo Institute of International Education (IIE), sediado em Nova York. Era financiado, inicialmente, pela Carnegie Foundation, a Carnegie Corporation e a Ford Foundation. O Conselho abrigou, em seus quadros, intelectuais estadunidenses e latino-americanos com o intuito de elaborar recomendações para a solução dos problemas relativos ao ensino superior no continente americano. Através de uma pesquisa de caráter documental que examinou os Relatórios Anuais do IIE, o Arquivo Anísio Teixeira sob a guarda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas e os Relatórios Anuais da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi possível mapear as decisões do Conselho e compreender as políticas públicas propostas para o ensino superior nas repúblicas americanas.<hr/>Abstract This article aims at examining the trajectory of the Council on Higher Education in the American Republics from 1958 to 1978. The Council was created in 1958 by the Institute of International Education (IIE) headquartered, based in New York. It was initially funded by the Carnegie Foundation, the Carnegie Corporation and the Ford Foundation. The Council housed, in its staff, US citizens and Latin American intellectuals in in order to develop recommendations for the solution of problems related to higher education in the American continent. Through documentary research, which examined the IIE‘s annual reports, the Anísio Teixeira Archive under the custody of the Getúlio Vargas Foundation's Center for Contemporary History and Research in Brazil and the Annual Reports of the Higher Education Personnel Improvement Commission (CAPES) it was possible to pinpoint the decisions of the Council and understand the public policies for proposed higher education in the American republics.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo examinar la trayectoria del Consejo de Educación Superior en las Repúblicas Americanas durante el período desde 1958 hasta 1978. El Consejo fue creado en 1958 por el Institute of International Education (IIE), con sede em Nueva York. Fue financiado, inicialmente, por la Carnegie Foundation, la Carnegie Corporation e la Ford Foundation. El Consejo albergó, en sus cuadros, intelectuales estadounidenses y latinoamericanos con la intención de elaborar recomendaciones para la solución de problemas relacionados con la educación superior en el continente americano. A través de una investigación de carácter documental que examinó los informes anuales del IIE, el Archivo Anísio Teixeira, bajo la custodia del Centro de Investigación y Documentación de Historia Contemporánea de Brasil, de la Fundação Getúlio Vargas y los informes anuales de la Comisión de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), fue posible mapear las decisiones del Consejo y comprender las políticas públicas propuestas para la educación superior en las repúblicas americanas. <![CDATA[Esbozos críticos acerca de las políticas educativas en el contexto de América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo reflete sobre as definições das políticas educacionais no contexto da América Latina e suas imbricações nos processos de superação de projetos de poder no continente. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas a revisão bibliográfica sobre o tema e análise documental. Os principais resultados deste trabalho são decorrentes da proposição de que as políticas educacionais na América Latina estão imbricadas aos ideais de Estado, do grupo político investido do poder que comumente encontra-se em favor das forças para as quais operam. Estabelecer uma condensação de forças a partir do seio do Estado, sem políticas de conciliação de classes, é um desafio para sínteses em uma integrada América Latina, sob o foco de consolidação contínua da democracia e de projetos de desenvolvimento humano, políticos, culturais e econômicos.<hr/>Abstract This article reflects on the definitions of educational policies in the Latin America context and their interconnection of the processes of overcoming power projects in the continent. As for methodological procedures, we used a bibliographic review on the topic, in addition to documentary analysis. The main results of this work are consequences of the proposition that educational policies in Latin America are intertwined with the ideals of the State, of the political group invested with power, which is commonly found in favor of the forces for which they operate. Establishing a condensation of forces from within the State, without policies of class conciliation, is a challenge for syntheses in an integrated Latin America, under the focus of continuous consolidation of democracy and of human, political, cultural and economic development projects.<hr/>Resumen El trabajo trae consigo a la reflexión sobre las definiciones generadas acerca de las políticas educativas en los contextos de América Latina y se invita a conocer sobre implicaciones de superación sobre los proyectos de poder llevados a cabo en el continente. Concierne a los procedimientos metodológicos, se tuvieron en cuenta instrumentos como, la revisión bibliográfica y el análisis documental. Con ello, y como resultados principales a destacar, se puede afirmar que estos son derivados de la proposición de que las políticas en América Latina sometidas y bajo los ideales del Estado, así como del grupo político que está vigente en el poder, que se encuentra a favor de las fuerzas generadas en el interior del seno del Estado. Establecer una condensación de fuerzas dentro del Estado, sin políticas de conciliación de clase, es un desafío del las síntesis en una América Latina integrada, bajo el enfoque de la consolidación continua de la democracia y de los proyectos de desarrollo humano, político, cultural y económico. <![CDATA[Las matrices normativas de la Nueva Gestión Pública y la confrontación de las desigualdades educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de eficiência e de eficácia como matrizes valorativas que se apresentam para os sistemas educacionais. Compreende-se que tais matrizes emergem a partir da adoção de um novo modelo teórico na orientação da gestão estatal, denominado a Nova Gestão Pública (NGP). Com um desenho metodológico qualitativo, apoiado na análise bibliográfica e documental, o artigo tem como aportes teóricos principais as abordagens de Vigoda, Popkewitz e Van Zantem sobre as matrizes e racionalidades propostas pela NGP. Considera-se que esse modelo, ao introduzir a avaliação externa, a produção de indicadores e a construção de escalas universalizantes como ferramentas de gestão, altera a relação entre o Estado e a educação. Conclui-se que a incorporação da eficiência e da eficácia como matrizes normativas pela NGP em um contexto de persistentes desigualdades educacionais, estabelecendo metas universais de desempenho, não configura uma abordagem equitativa, o que apresenta limitações ao necessário enfrentamento dessas desigualdades.<hr/>Abstract This article aims to discuss the concepts of efficiency and effectiveness as evaluative matrices that present themselves for educational systems. It is understood that such matrices emerge from the adoption of a new theoretical model in the orientation of state management, called the New Public Management (NGP, in Portuguese abbreviation). With a qualitative methodological design, supported by bibliographic and documentary analysis, the article has as main theoretical inputs the approaches of Vigoda, Popkewitz and Van Zantem on the matrices and rationales proposed by the NGP. We consider that this model, introducing external evaluation, the production of indicators and the construction of universalizable scales as management tools, change the relationship between the State and the education. It is concluded that the incorporation of efficiency and effectiveness as normative matrices by NGP in a context of persistent educational inequalities, establishing universal performance goals, does not constitute an equitable approach, presenting limitations to the necessary confrontation of these inequalities.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir los conceptos de eficiencia y efectividad como matrices evaluativas que se presentan para los sistemas educativos. Se entiende que tales matrices surgen de la adopción de un nuevo modelo teórico en la orientación de la gestión estatal, llamado Nueva Gestión Pública (NGP). Con un diseño metodológico cualitativo, respaldado por análisis bibliográfico y documental, el artículo tiene como principales contribuciones teóricas los enfoques de Vigoda, Popkewitz y Van Zantem sobre las matrices y los fundamentos propuestos por el NGP. Consideramos que ese modelo, al introducir la evaluación externa, la producción de indicadores y la construcción de escalas universales como herramientas de gestión, altera la relación entre el Estado y la educación. Se concluye que la incorporación de la eficiencia y la efectividad como matrices normativas por parte de la NGP en un contexto de persistentes desigualdades educativas, estableciendo objetivos de desempeño universales, no constituye un enfoque equitativo, lo que presenta limitaciones para la confrontación necesaria de estas desigualdades. <![CDATA[Evolución de la Teoría del Capital Humano: la asimilación del discurso empresarial y la empleabilidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto tem por objetivo compreender as noções de empreendedorismo e empregabilidade como desdobramentos da Teoria do Capital Humano. Para tal, analisou-se as falas de entrevistas com 12 jovens concluintes do ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Parnaíba, por meio de um corpus teórico crítico (MACHADO, 1998; PIRES, 2005; RAMOS, 2002) à Teoria do Capital Humano de Schultz (1973). Como resultado, percebeu-se que as noções de empreendedorismo e empregabilidade constituem o vocabulário dos alunos pesquisados. As manifestações se dão com a reprodução de elementos que reforçam o investimento individual como processo de diferenciação positiva às exigências do mercado. Com efeito, tal reprodução colabora com o processo de fragmentação da identidade dos jovens da classe trabalhadora. Por outro lado, percebeu-se a negação dessas noções, derivadas da Teoria do Capital Humano. A resistência está vinculada à construção de relações sociais que desvelam as formas de exploração empreendidas pelo modo de produção capitalista.<hr/>Abstract The present text aims to understanding the notions of entrepreneurship and employability as developments of the Human Capital Theory. For this purpose, we analyzed the interview statements of twelve young Brazilian high school graduates from courses integrated to professional education of the Science and Technology Federal Institute of Piauí - Parnaíba Campus. We used a critical theoretical corpus (MACHADO, 1998; PIRES, 2005; RAMOS, 2002) to Schultz's Human Capital Theory (1973). As a result, we noticed that the notions of entrepreneurship and employability constitute the vocabulary of the students surveyed. The manifestations occur with the reproduction of elements that reinforce individual investment as a process of positive differentiation to the demands of the market. In effect, such reproduction contributes to the process of fragmenting the identity of young working-class people. On the other hand, we noticed the denial of these notions, derived from the Human Capital Theory. The resistance is linked to the construction of social relations that unveil the forms of exploitation undertaken by the capitalist mode of production.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo comprender las nociones de emprendimiento y empleabilidad como consecuencias de la Teoría del Capital Humano. Con este fin, se analizaron las declaraciones de la entrevista con 12 jóvenes graduados de secundaria integrada a la educación profesional en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Piauí (IFPI) - Campus Parnaíba. Utilizamos un corpus teórico crítico (MACHADO, 1998; PIRES, 2005; RAMOS, 2002) para la Teoría del Capital Humano de Schultz (1973). Como resultado, se observó que las nociones de emprendimiento y empleabilidad constituyen el vocabulario de los estudiantes encuestados. Las manifestaciones ocurren con la reproducción de elementos que refuerzan la inversión individual como un proceso de diferenciación positiva a las demandas del mercado. En efecto, dicha reproducción contribuye al proceso de fragmentación de la identidad de los jóvenes de la clase trabajadora. Por otro lado, se notó la negación de estas nociones, derivadas de la Teoría del Capital Humano. La resistencia está vinculada a la construcción de relaciones sociales que revelan las formas de explotación emprendidas por el modo de producción capitalista. <![CDATA[La ética como espacio de voz y resonancias del cuidado de sí docente en la escuela pública y en la Base Curricular Común Nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente e suas ressonâncias no contexto da educação, considerando a constituição do eu, do outro e do nós. Os fundamentos metodológicos se concentram na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si, e na concepção de educação da teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência do cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the ethics of teacher’s care of the self and his resonances in the context of education, considering the constitution of the self, the other and us. The methodological foundations focus on Foucault's theory (2000, 2001, 2008, 2010), referring to care of the self, and the education conception of Morin's theory (2001, 2003). Through the writing and listening relative to a sample of teachers, we problematized teacher’s silencing, influenced by Brazilian educational policies and due to the lack of care of the self, as well as the lack of characterization and the cancellation of democratic spaces. In this context, we understand that teaching performance is conditioned to normalization and biopolitical control by the mechanisms of governmentality.<hr/>Resumen Este artículo tiene por objetivo reflexionar sobre la ética del cuidado de sí docente y sus resonancias en el contexto de la educación, considerando la constitución del yo, el otro y de nosotros. Los fundamentos metodológicos se centran en la Teoría de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente al cuidado de sí, y de la concepción de educación de la teoría de Morin (2001, 2003). Por medio de la escrita y de la escucha de una muestra de docentes, el silenciamiento docente se problematiza, influido por las políticas educativas brasileñas y debido a la carencia del cuidado de sí, así como a la falta de caracterización y la cancelación de espacios democráticos. En este contexto, se entiende que el desempeño docente está condicionado a la normalización y al control biopolítico, por medio de los mecanismos de la gubiernamentalidad. <![CDATA[Más allá de la racionalidad neoliberal: lo común y la praxis instituyente como principios ético-formativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto toma como referência os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval para explorar o tema da formação humana, situando-o para além dos limites da racionalidade neoliberal que impregna o atual cenário das sociedades ocidentais. Num primeiro passo, procura-se mostrar como o neoliberalismo vincula um tipo de racionalidade singular e uma concepção atomizada de sujeito. Na sequência, indica-se que a ele está associada uma visão individualista de ética e uma noção usurpada de formação. Por fim, apresenta-se o princípio político do comum e o conceito de práxis instituinte concebendo-os em sentido ético-formativo. Defende-se que o princípio do comum pode ser postulado como princípio formativo e de justiça, além de ajudar a pensar o sujeito sob uma perspectiva crítica à subjetivação neoliberal. Do mesmo modo, sustenta-se que a práxis instituinte implica uma práxis intrinsecamente formativa na medida em que autoproduz os sujeitos no curso da própria ação, requerendo-lhes o efetivo envolvimento no estabelecimento das regras de seu funcionamento e na corresponsabilização por elas.<hr/>Abstract this text takes as reference the studies of Pierre Dardot and Christian Laval to explore the theme of human formation situated beyond the limits of neoliberal rationality that permeates the current scenario of Western societies. In a first step, we seek to show how neoliberalism links a type of singular rationality and an atomized conception of the subject. In the sequence, is indicated that it is associated with an individualistic view of ethics and a misused notion of formation. Finally, the political principle of the common and the concept of instituting praxis are presented, conceiving them in an ethical-formative sense. It is argued that the principle of the common can be postulated as a formative and justice principle, in addition to helping to think the subject from a critical perspective to neoliberal subjectivation. Likewise, it is argued that the instituting praxis implies an intrinsically formative praxis as it self-produces the subjects in the course of their own action, requiring them to be effectively involved in establishing the rules of their functioning and co-responsibility for them.<hr/>Resumen El presente texto utiliza como referencia los estudios de Pierre Dardot y Christian Laval para investigar el tema de la formación humana situada más allá de los límites de la racionalidad neoliberal que influye en la actual escena de las sociedades occidentales. En un primer paso, se busca enseñar como el neoliberalismo vincula un tipo de racionalidad singular y una concepción atomizada de sujeto. Después, se indica que a él está asociada una visión individualista de ética y una noción usurpada de formación. Por fin, se presenta el principio político de lo común y el concepto de praxis instituyente en un sentido ético-formativo. Se defiende que el principio del común puede ser postulado como principio formativo y de justicia, más allá de ayudar a pensar el sujeto bajo una perspectiva critica a la subjetivación neoliberal. Del mismo modo, argumentamos que la praxis instituyente implica una praxis intrínsecamente formativa en la medida que autoproduce los sujetos en el curso de la propia acción requiriendo de esos el efectivo envolvimiento en el establecimiento de las reglas de su funcionamiento y en la co--responsabilización por ellas. <![CDATA[La formación humana em Nietzsche: entre el conocerse y el tornarse lo que se es en el cultivo de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200023&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reflete uma problemática clássica, a partir da máxima do “conhece-te a ti mesmo”, descrita no Oráculo de Delfos, e do imperativo “tornar-se o que se é” escrito por Píndaro. O delineamento metodológico se caracterizou na pesquisa bibliográfica, assumindo uma abordagem qualitativa nas análises conceituais e filosóficas. Disso, resultou a percepção de que a máxima do “conhece-te a ti mesmo” contribuiu para a decadência cultural e originou uma consciência gregária e um espírito de rebanhos. Por sua vez, Nietzsche propõe o inverso: “tornar-se o que se é” como uma tragédia educativa no sentido de encarar a vida, como um saber de si e de um querer-se diferente, tratando-se da plena realização do ser humano. Conclui-se que o caminho para uma transformação da Bildung ocorre a partir da máxima do “tornar-se o que se é” como condição para o surgimento dos espíritos livres que conquistaram a si próprios por uma formação da autoeducação ou do cultivo de si.<hr/>Abstract This article reflects a classic problem, from the maxim of “know thyself”, described in the Oracle of Delphi, and the imperative “become who you are” written by Píndaro. The methodological design was characterized in bibliographic research, taking on a qualitative approach in conceptual and philosophical analyzes. From this, resulted the perception that the maxim of “become who you are” contributed to cultural decay and gave rise to a gregarious conscience and a spirit-conscious herd. In turn, Nietzsche proposes the reverse: “become who you are” as an educational tragedy in the sense of facing life, as a knowledge of oneself and a different will of oneself, in terms of the full realization of human being. We conclude that the path to a transformation of Bildung occurs from the maxim of “become who you are” as a condition for the emergence of free spirits that conquered themselves through a formation of self-education or self-cultivation.<hr/>Resumen En este artículo tratase de una problemática clásica que viene de la máxima do “conócete a ti mismo”, descrita en el Oráculo del Delfos, y del imperativo “tornarse lo que se es” escrito por Píndaro. El delineamento metodológico se caracterizó por la investigación bibliográfica, desde un enfoque cualitativo en las análisis conceptuales y filosóficos. Esto dio como resultado la percepción de que la máxima “conócete a ti mismo” contribuyó para la decadencia cultural y ha originado una consciencia gregaria y un espíritu de rebaños. A su vez, Nietzsche propone el inverso: “tornarse lo que se es” como una estrategia educativa en el sentido de encarar a la vida como un saber de sí mismo y de un quererse distinto, en términos de la plena realización del ser humano. Se concluye que el camino para una transformación de la Bildung ocurre desde la máxima del “tornarse lo que se es” como condición para la aparición de los espíritus libres que conquistaron a sí mismos a través de una formación de autoeducación o del cultivo de sí. <![CDATA[Reformas educativas y redes globales para la educación Latinoamericana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200024&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El propósito del presente artículo es reflexionar sobre documentos y estudios realizados por investigadores que discuten las relaciones público-privadas y la privatización de la educación pública en el contexto latinoamericano entre los siglos XX y XXI. En el espacio educativo, los intereses capitalistas se han consolidado a través de programas de la educación, provenientes del Banco Mundial (BM), de agencias internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), entre otros, como los sectores empresariales, principalmente, la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación (REDUCA) – constituida por organizaciones sociales de 15 países latinoamericanos, muchas de las cuales administradas por grandes empresarios que no mantienen vínculos con el área educativa estatal, sino con el sector privado, siendo la educación pública un espacio de conflicto y disputa.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on documents and studies conducted by researchers, discussing public-private relations and the privatization of public education in the Latin American context, between the twentieth and twenty-first centuries. In the educational space, capitalist interests have been consolidated through education programs, from the World Bank (WB), from international agencies such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), among others, such as the business sectors, mainly the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (REDUCA) – constituted by social organizations from 15 Latin American countries, many of which are managed by large entrepreneurs that do not maintain links with the state educational area, but with the private sector, being public education a space of conflict and dispute. <![CDATA[Decreto nº 25 667 de 15 de outubro de 1948]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El propósito del presente artículo es reflexionar sobre documentos y estudios realizados por investigadores que discuten las relaciones público-privadas y la privatización de la educación pública en el contexto latinoamericano entre los siglos XX y XXI. En el espacio educativo, los intereses capitalistas se han consolidado a través de programas de la educación, provenientes del Banco Mundial (BM), de agencias internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), entre otros, como los sectores empresariales, principalmente, la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación (REDUCA) – constituida por organizaciones sociales de 15 países latinoamericanos, muchas de las cuales administradas por grandes empresarios que no mantienen vínculos con el área educativa estatal, sino con el sector privado, siendo la educación pública un espacio de conflicto y disputa.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on documents and studies conducted by researchers, discussing public-private relations and the privatization of public education in the Latin American context, between the twentieth and twenty-first centuries. In the educational space, capitalist interests have been consolidated through education programs, from the World Bank (WB), from international agencies such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), among others, such as the business sectors, mainly the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (REDUCA) – constituted by social organizations from 15 Latin American countries, many of which are managed by large entrepreneurs that do not maintain links with the state educational area, but with the private sector, being public education a space of conflict and dispute. <![CDATA[Enseñar más allá del ostracismo escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El propósito del presente artículo es reflexionar sobre documentos y estudios realizados por investigadores que discuten las relaciones público-privadas y la privatización de la educación pública en el contexto latinoamericano entre los siglos XX y XXI. En el espacio educativo, los intereses capitalistas se han consolidado a través de programas de la educación, provenientes del Banco Mundial (BM), de agencias internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), entre otros, como los sectores empresariales, principalmente, la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación (REDUCA) – constituida por organizaciones sociales de 15 países latinoamericanos, muchas de las cuales administradas por grandes empresarios que no mantienen vínculos con el área educativa estatal, sino con el sector privado, siendo la educación pública un espacio de conflicto y disputa.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on documents and studies conducted by researchers, discussing public-private relations and the privatization of public education in the Latin American context, between the twentieth and twenty-first centuries. In the educational space, capitalist interests have been consolidated through education programs, from the World Bank (WB), from international agencies such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), among others, such as the business sectors, mainly the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (REDUCA) – constituted by social organizations from 15 Latin American countries, many of which are managed by large entrepreneurs that do not maintain links with the state educational area, but with the private sector, being public education a space of conflict and dispute. <![CDATA[Planificación educativa: la concepción necesaria frente a la realidad concreta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El propósito del presente artículo es reflexionar sobre documentos y estudios realizados por investigadores que discuten las relaciones público-privadas y la privatización de la educación pública en el contexto latinoamericano entre los siglos XX y XXI. En el espacio educativo, los intereses capitalistas se han consolidado a través de programas de la educación, provenientes del Banco Mundial (BM), de agencias internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), entre otros, como los sectores empresariales, principalmente, la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación (REDUCA) – constituida por organizaciones sociales de 15 países latinoamericanos, muchas de las cuales administradas por grandes empresarios que no mantienen vínculos con el área educativa estatal, sino con el sector privado, siendo la educación pública un espacio de conflicto y disputa.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on documents and studies conducted by researchers, discussing public-private relations and the privatization of public education in the Latin American context, between the twentieth and twenty-first centuries. In the educational space, capitalist interests have been consolidated through education programs, from the World Bank (WB), from international agencies such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), among others, such as the business sectors, mainly the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (REDUCA) – constituted by social organizations from 15 Latin American countries, many of which are managed by large entrepreneurs that do not maintain links with the state educational area, but with the private sector, being public education a space of conflict and dispute. <![CDATA[Profesor: artesano o trabajador?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000200102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El propósito del presente artículo es reflexionar sobre documentos y estudios realizados por investigadores que discuten las relaciones público-privadas y la privatización de la educación pública en el contexto latinoamericano entre los siglos XX y XXI. En el espacio educativo, los intereses capitalistas se han consolidado a través de programas de la educación, provenientes del Banco Mundial (BM), de agencias internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), entre otros, como los sectores empresariales, principalmente, la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación (REDUCA) – constituida por organizaciones sociales de 15 países latinoamericanos, muchas de las cuales administradas por grandes empresarios que no mantienen vínculos con el área educativa estatal, sino con el sector privado, siendo la educación pública un espacio de conflicto y disputa.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) – constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.<hr/>Abstract The purpose of this article is to reflect on documents and studies conducted by researchers, discussing public-private relations and the privatization of public education in the Latin American context, between the twentieth and twenty-first centuries. In the educational space, capitalist interests have been consolidated through education programs, from the World Bank (WB), from international agencies such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), among others, such as the business sectors, mainly the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (REDUCA) – constituted by social organizations from 15 Latin American countries, many of which are managed by large entrepreneurs that do not maintain links with the state educational area, but with the private sector, being public education a space of conflict and dispute.