Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520210003&lang=pt vol. 59 num. 61 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O educador no espaço das políticas de assistência social: aportes teóricos-metodológicos e éticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo oferecer um conjunto de reflexões de ordem teórico-metodológica e ética, na perspectiva do desenvolvimento humano e social, que possam subsidiar a ação dos educadores sociais que atuam no campo das políticas públicas, especificamente, das políticas de Assistência Social, no âmbito da qual tal função tem sido assumida tanto por indivíduos egressos do ensino médio quanto por profissionais oriundos dos cursos de humanidades. Parte do pressuposto de que nem sempre os sujeitos que assumem a função de educadores sociais sentem-se preparados para uma atuação qualificada junto aos beneficiários das políticas de Assistência Social. Fundamenta-se nas reflexões de diversos pensadores, bem como nos pressupostos da teoria Sócio-Histórica. A intenção é oferecer aos educadores sociais, que atuam em contexto de vulnerabilidade e exclusão, uma reflexão sistemática que possa nortear suas práticas numa ótica da competência técnica, compromisso político e sensibilidade humana.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo ofrecer un conjunto de reflexiones teórico-metodológicas y éticas, desde la perspectiva del desarrollo humano y social, que puedan subsidiar la acción de los educadores sociales que actúan en el campo de las políticas públicas, específicamente, las políticas de Asistencia Social, en las que esta esta función ha sido asumida tanto por individuos egresados de la escuela secundaria como por profesionales de provenientes de cursos de humanidades. Parte de lo presupuesto de que no siempre los sujetos que asumen el rol de educadores sociales se sienten preparados para una actuación calificada con los beneficiarios de las políticas de Asistencia Social. Se basa en las reflexiones de varios pensadores, así como en los supuestos de la teoría sociohistórica. La intención es ofrecer a los educadores sociales, que trabajan en un contexto de vulnerabilidad y exclusión, una reflexión sistemática que pueda orientar sus prácticas desde la perspectiva de la competencia técnica, el compromiso político y la sensibilidad humana.<hr/>Abstract The article aims to offer a set of theoretical-methodological and ethical reflections, from the perspective of human and social development, which may subsidize the action of social educators who work in the field of public policies, specifically, social assistance Social Assistance policies, where this function has been take on both by high school graduates and professionals from humanities courses. It is based on the assumption that the individuals who take on the role of social educators do not always feel prepared for a qualified performance with the beneficiaries of Social Assistance policies. It is based on the reflections of several thinkers, as well as on the assumptions of Socio-Historical theory. The intention is to offer social educators who work in a context of vulnerability and exclusion, a systematic reflection that can guide their practices from the perspective of technical competence, political commitment, and human sensitivity. <![CDATA[A alfabetização e a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita no Brasil e na França]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa as práticas de professoras do 1º ano do ensino fundamental no Brasil e na França no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos, assim como os diferentes níveis de apropriação do sistema de escrita das crianças de ambas as turmas ao início e final do ano letivo. O aporte teórico está pautado nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999); Ferreiro (2001); Morais (2012); Goigoux (2007); entre outros. A partir da imersão nos dados, foi observado que as docentes mobilizam esquemas profissionais, posturas, gestos didáticos e gestos profissionais para atender à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos. Contudo, as diferentes maneiras como os mobilizam, atreladas aos conhecimentos que possuem sobre o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender, resultou em diferenças significativas nas aprendizagens da escrita alfabética dos alunos brasileiros e franceses ao final do ano letivo.<hr/>Resumen Este artículo analiza las prácticas de profesoras del primer año de educación primaria en Brasil y Francia para atender a la heterogeneidad de conocimientos sobre la escritura alfabética de los estudiantes, así como los diferentes niveles de apropiación del sistema de escritura de los niños de ambas clases al comienzo y al final del año escolar. El marco teórico se basa en los estudios de Ferreiro y Teberosky (1999); Ferreiro (2001); Morais (2012); Goigoux (2007); entre otros. A partir de la inmersión en los datos, se observó que los profesores movilizan esquemas profesionales, posturas, gestos didácticos y gestos profesionales para responder a la heterogeneidad de los conocimientos sobre la escritura alfabética de los alumnos. Sin embargo, las diferentes formas de movilizarlos, unidas a su conocimiento sobre lo que los alumnos ya saben y lo que aún necesitan aprender, dieron lugar a diferencias significativas en el aprendizaje de la escritura alfabética de los estudiantes brasileños y franceses al final del año escolar.<hr/>Abstract This paper analyzes the practices of first grade elementary school teachers in Brazil and France in dealing with the heterogeneity of students' knowledge about alphabetical writing, as well as the different levels of appropriation of the writing system of children in both classes at the beginning and end of the school year. The theoretical framework is based on the studies of Ferreiro and Teberosky (1999); Ferreiro (2001); Morais (2012); Goigoux (2007); among others. From the immersion in the data, it was observed that the teachers mobilize professional schemes, postures, didactic gestures, and professional gestures to meet the heterogeneity of knowledge about students’ alphabetic writing. However, the different ways in which they mobilize them, coupled with their knowledge about what students already know and what they still need to learn, resulted in significant differences in the alphabetic writing learning of Brazilian and French students at the end of the school year. <![CDATA[O movimento estudantil e as possibilidades de “subversão da práxis”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Derivado de pesquisa mais ampla, o presente texto tem por objetivo debater as contribuições do movimento estudantil para a “subversão da práxis”. As reflexões propostas são de cunho teórico, realizadas a partir de pesquisa bibliográfica e sob a luz do materialismo histórico e dialético. Para tanto, são apresentadas discussões sobre como a “subversão da práxis” se situa no contexto da luta de classes. O texto indica elementos que auxiliam na definição de movimento estudantil e como este pode contribuir para a superação da realidade social, política e econômica que fundamenta a sociedade capitalista. Por fim, destaca que a participação de jovens no movimento estudantil pode se constituir em força motriz para a “subversão da práxis”, visto que propicia experiências imprescindíveis para a compreensão da realidade vivida e, consequentemente, para a busca por um novo modo de vida que tenha a justiça social, a igualdade e a liberdade como fundamentos.<hr/>Abstract Derived from a broader research, the present text aims at discussing the contributions of the student movement to the “subversion of praxis”. The proposed reflections are of theoretical nature, based on bibliographical research and under the light of historical and dialectical materialism. For this purpose, discussions are presented on how the "subversion of praxis" is situated in the context of class struggle. The text indicates elements that help in the definition of the student movement and how it can contribute to the overcoming of the social, political and economic reality that underlies the capitalist society. Finally, it highlights that the participation of young people in the student movement can be a driving force for the "subversion of praxis", since it provides essential experiences for the understanding of the lived reality and, consequently, for the search for a new way of life, that has social justice, equality and freedom as its foundations.<hr/>Resumen Derivado de una investigación más amplia, el presente texto tiene como objetivo debatir las contribuciones del movimiento estudiantil a la “subversión de la praxis”. Las reflexiones propuestas son de carácter teórico, realizadas a partir de la investigación bibliográfica y a la luz del materialismo histórico y dialéctico. Para ello, se presentan discusiones sobre cómo se sitúa la "subversión de la praxis" en el contexto de la lucha de clases. El texto indica elementos que ayudan en la definición del movimiento estudiantil y cómo puede contribuir a la superación de la realidad social, política y económica que subyace a la sociedad capitalista. Finalmente, destaca que la participación de los jóvenes en el movimiento estudiantil puede constituir una fuerza motriz para la "subversión de la praxis", ya que proporciona experiencias indispensables para la comprensión de la realidad vivida y, en consecuencia, para la búsqueda de un nuevo modo de vida que tiene como fundamento la justicia social, la igualdad y la libertad. <![CDATA[A mercantilização da educação superior no Brasil: financeirização e oligopolização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é compreender como se configurou a constituição do setor privado-mercantil da educação superior no Brasil e a mercadorização desse nível educativo, enfatizando os movimentos de financeirização e oligopolização do setor. O estudo é resultado de pesquisa bibliográfica e documental com ênfase na análise da legislação educacional de âmbito federal. Entende-se que as fusões, as incorporações e as aquisições de instituições de ensino superior têm proporcionado crescimento do setor privado por meio da lógica do capital financeiro e da constituição de oligopólios. Evidencia-se a tendência hegemônica de transnacionalização do capital no setor privado mercantil de educação superior, requerendo avaliação e discussão da contribuição desta para a formação cidadã e o desenvolvimento científico e social do País.<hr/>Abstract The objective of this paper is to understand how the constitution of the private-commercial sector of higher education in Brazil and the commodification of this educational level took shape, emphasizing the movements of financialization and oligopolization of the sector. The study is the result of bibliographic and documental research with an emphasis on the analysis of federal educational legislation at the federal level. It is understood that the company mergers, incorporations and acquisitions of higher education institutions has provided the growth of the private sector through the logic of financial capital and the constitution of oligopolies. The hegemonic trend of transnationalization of capital in the private mercantile sector of higher education is evidenced, requiring evaluation and discussion of its contribution to citizen formation and the scientific and social development of the country.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es comprender cómo se configuró la constitución del sector privado-comercial de la educación superior en Brasil y la mercantilización de este nivel educativo, enfatizando los movimientos de financiarización y oligopolización. El estudio es el resultado de una investigación bibliográfica y documental con énfasis en el análisis de la legislación educativa a nivel federal. Se entiende que las fusiones, incorporaciones y adquisiciones de instituciones de educación superior ha propiciado el crecimiento del sector privado a través de la lógica del capital financiero y la constitución de oligopolios. Se evidencia la tendencia hegemónica de transnacionalización del capital en el sector mercantil privado de la educación superior lo que exige evaluar y discutir su contribución a la formación ciudadana y al desarrollo científico, económico y social del país. <![CDATA[A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico é de natureza qualitativa e enquadra-se na modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva.<hr/>Abstract This article aims to characterize elementary school teachers’ pedagogical conceptions and practices, and also understand the school position regarding the use of digital technologies in classrooms, at a time that “the movement towards personalization is already advanced in medicine and we need to move quickly towards this, also in the world of education” (ROBINSON, 2019). The empirical study fits into a qualitative approach, through the case study modality, assuming an interpretive paradigm. Data were collected through document analysis, observation and interview, then we’ve proceeded to content analysis, using triangulation. Participants are 6 elementary school teachers form a private school in Lisbon, Portugal. The results point out the existence of teachers’ willingness, confidence and skills, although the use of technologies by students, during classes, is not significant.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo caracterizar las concepciones y las prácticas pedagógicas de los docentes de primaria y comprender el posicionamiento de la escuela bajo análisis en relación al uso de tecnologías digitales en las clases, en un momento en el que “el movimiento hacia la personalización ya está avanzado en la medicina y necesitamos avanzar rápidamente hacia esto, también en el mundo de la educación” (ROBINSON, 2019). El estudio empírico se enmarca en un enfoque cualitativo, a través de la modalidad de estudio de caso, asumiendo un carácter interpretativo. Los datos fueron recolectados mediante análisis de documentos, observación y entrevista, procediendo al análisis de su contenido, mediante triangulación. En este estudio, participaron 6 profesores de primaria en una escuela privada en Lisboa, Portugal. Los resultados apuntan a la existencia de disposición, confianza y habilidades por parte de los docentes, aunque el uso de tecnologías por parte de los estudiantes, durante las clases, no es significativo. <![CDATA[Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues: contra-ações educativas de/com surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva apresentar os resultados realizados em uma pesquisa de mestrado que analisou a transposição dos discursos de verdade nas práticas cotidianas do Intérprete Educacional (IE), observados Intérprete Educacional (IE), por meio de suas narrativas, em conjunto às análises das diretrizes norteadoras nas políticas públicas de educação bilíngue para surdos, que foram implementadas pela Secretaria de Educação, nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior do estado de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa -descritiva, estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os dados foram balizados pelos Estudos Surdos e pelas filosofias da diferença em Michel Foucault. Verificamos que as práticas cotidianas dos IE ainda refletem um paradoxo educacional inclusivo muito complexo: avistam-se práticas que apontam na direção de uma educação de/com surdos, portanto, alinhadas à resistência surda, e em outros momentos, veem-se práticas voltadas para uma educação para surdos, pautada na lógica do sujeito ouvinte, vinculando-se ao caráter normativo-corretivo-patológico.<hr/>Abstract The article aims to present the results of a master's research that analyzed the transposition of truth discourses in the daily practices of Educational Interpreters (EI), observed through their narratives, paired with analysis of the guidelines of public policies for bilingual education for the deaf, implemented by the Department of Education, in the early years of an elementary school in a city in the interior of the state of São Paulo. It is descriptive research, a case study, of a qualitative approach. The Deaf Studies and Michel Foucault's philosophies of difference grounds the data here presented. We verified that the daily practices of the EI still reflect a very complex inclusive educational paradox: it can be observed practices that point in the direction of the education of/with the deaf, therefore, aligned with the deaf resistance and, sometimes, aimed at education for the deaf, based on the logic of hearing people, binding itself to the normative-corrective-pathological character.<hr/>Resumen El artículo objetiva presentar los resultados que se obtuvieron en una investigación de maestría, un análisis acerca de la transposición de los discursos de verdad en las prácticas cotidianas del Intérprete Educacional (IE), cuya observación se dio por intermedio de sus narrativas junto a los análisis de las directrices orientadoras en las políticas públicas de educación bilingüe para sordos, las que se implementaron por la Secretaria de Educação, en los primeros años de la educación primaria, en un municipio del interior del estado de São Paulo. Se trató de una investigación descriptiva, estudio de caso, de enfoque cualitativo. Los datos se balizaron por los Estudios Sordos y por la filosofía de la diferencia en Michel Foucault. Verificamos que las prácticas cotidianas de los IE todavía reflejan una paradoja educacional inclusiva muy compleja: se avistan prácticas que apuntan hacia una educación de/con sordos, por lo tanto, que se alinean a la resistencia sorda, y en otros momentos, se ven prácticas volviendo hacia una educación para sordos, según la lógica del sujeto oyente, vinculándose al carácter normativo-correctivo-patológico. <![CDATA[Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da rede municipal de ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental no componente curricular de Ensino Religioso por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas. Dialogamos com Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015), para compor os fundamentos do campo da Educação Ambiental, e com Freitas (2018) para aprofundar os conhecimentos relacionados ao Ensino Religioso. A partir dos relatos das participantes, constatou-se que existem diferentes fatores, por vezes isolados ou integrados, que limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no Ensino Religioso.<hr/>Abstract This article is the result of a research carried out in the context of municipal education network of Curitiba municipality (PR-Brazil). The objective was to describe the challenges pointed out by a group of teachers for the insertion of Environmental Education in the curricular component of Religious Education through curricular transversalization. The study is anchored in a qualitative approach, using semi-structured interviews. We dialogued with Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana and Oliveira (2006), Meira (2009) and Torales-Campos (2015), to compose the foundations of the field of Environmental Education, and with Freitas (2018) to deepen the knowledge related to Religious Education. From the reports of the participants, it was found that there are different factors, sometimes isolated or integrated, that limit the actions of teachers. These factors compose, with different degrees of impact, a complex set of challenges to be overcome so that Environmental Education practices are enhanced in Religious Education.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el contexto de la red municipal de educación de la ciudad de Curitiba (PR-Brasil). El objetivo fue describir los desafíos señalados por un grupo de docentes para la inserción de la Educación Ambiental en el componente curricular de Enseñanza Religiosa a través del currículo transversal. El estudio está anclado en un enfoque cualitativo, utilizando entrevistas semiestructuradas. Dialogamos con Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana y Oliveira (2006), Meira (2009) y Torales-Campos (2015), para componer los fundamentos del campo de la Educación Ambiental, y con Freitas (2018) para profundizar el conocimiento relacionado con la Enseñanza Religiosa. A partir de los informes de los participantes, se desprende que existen diferentes factores a veces aislados o integrados, que limitan la acción de los docentes. Estos factores componen, con diferentes grados de impacto, un conjunto complejo de desafíos a superar para que las prácticas de Educación Ambiental se potencien en la Enseñanza Religiosa. <![CDATA[A Universidade de Évora e a psicogênese da sociedade portuguesa em tempos de reforma católica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem o objetivo de relacionar o curso de Teologia Moral, existente na Universidade de Évora no século XVI, com o processo de formação da sociedade portuguesa no respectivo período. O curso de Teologia Moral, também chamado de Casos de Consciência, era designado à formação do clero diocesano e, portanto, destinado à preparação de religiosos que iriam trabalhar nas paróquias junto aos seus fiéis. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental e bibliográfica. A teoria dos processos civilizatórios de Norbert Elias serviu de suporte para a análise aqui realizada, possibilitando um diálogo com a sociedade e a leitura de uma determinada realidade. Por meio de nossa análise, pudemos identificar que a instituição superior, administrada pela Companhia de Jesus, desempenhou o papel de construção da psicogênese daquela sociedade por meio da formação dos religiosos que precisavam conhecer as regras morais da Igreja para a devida orientação de seus seguidores.<hr/>Abstract The article aims to relate the course of Moral Theology, existing at the University of Évora in the 16th century, with the Portuguese society formation process of in the respective period. The Moral Theology course, also called Cases of Conscience, was designed to the formation of the diocesan clergy and, therefore, intended to prepare religious who would work in parishes with their faithful. The research has a qualitative approach and is documentary and bibliographical. Norbert Elias' theory of civilizing processes served as support for the analysis carried out here, enabling a dialogue with society and the reading of a given reality. Through our analysis, we were able to identify that the higher institution, administered by the Companhia de Jesus (Society of Jesus), played the role of construction of the psychogenesis of that society through the formation of religious who needed to know the Church's moral rules for the proper guidance of their followers.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo relacionar el curso de Teología Moral, existente en la Universidad de Évora en el siglo XVI, con el proceso de formación de la sociedad portuguesa en el respectivo período. El curso de Teología Moral, también llamado Casos de Conciencia, estaba destinado a la formación del clero diocesano y, por lo tanto, a la preparación de los religiosos que trabajarían en las parroquias con sus fieles. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es documental y bibliográfica. La teoría de los procesos civilizadores de Norbert Elias sirvió de soporte al análisis aquí realizado, posibilitando el diálogo con la sociedad y la lectura de una determinada realidad. A través de nuestro análisis, pudimos identificar que esta institución superior, administrada por la Compañía de Jesús, desempeñó el papel de construcción de la psicogénesis de esa sociedad a través de la formación de religiosos que necesitaban conocer las reglas morales de la Iglesia para la adecuada orientación de sus seguidores. <![CDATA[Professores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso que acolheu reflexões para a inovação do ato de educar de professores/pesquisadores. Concluímos nas interfaces reflexivas de um estágio pós-doutoral que estratégias metodológicas de ensino relacionadas ao professor acolhedor incentivam a autonomia e a escuta que poderão revolucionar os sistemas educacionais. O professor acolhedor diferente do professor autoritário, adota práticas humanizadas que inclui sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento acolhendo emoções, dando a seus alunos o direito de ser protagonista de seu próprio desenvolvimento.<hr/>Abstract This paper presents a case study that aimed to know the meaning attributed to the term welcoming teacher and methodological teaching strategies related to it. The methodology used was a case study that hosted reflections for the innovation of the act of educating teachers/researchers. We concluded in the reflective interfaces of a post-doctoral internship that methodological teaching strategies related to the welcoming teacher encourage autonomy and listening that could revolutionize educational systems. The welcoming teacher, unlike the authoritarian teacher, adopts humanized practices that include going outside their disciplines to dialogue with other fields of knowledge, welcoming emotions, and giving their students the right to be the protagonists of their own development.<hr/>Resumen Este trabajo presenta un estudio de caso que tiene como objetivo conocer el significado atribuido al término profesor acogedor y las estrategias metodológicas de enseñanza relacionadas con él. La metodología utilizada fue un estudio de casos que acogió reflexiones para la innovación del acto de formar a los profesores/investigadores. Concluimos en las interfaces reflexivas de una pasantía posdoctoral que las estrategias pedagógicas metodológicas relacionadas con el profesor acogedor fomentan la autonomía y la escucha que podrían revolucionar los sistemas educativos. El profesor acogedor, a diferencia del autoritario, adopta prácticas humanizadas que incluyen salir de sus disciplinas para dialogar con otros campos del saber, acoger las emociones y dar a sus alumnos el derecho a ser protagonistas de su propio desarrollo. <![CDATA[Eleição para diretor no município de Natal: trajetória e repercussão na gestão democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.<hr/>Abstract This paper develops reflections on circumstances of the process of direct election for school principal in the municipal schools of Natal, capital of the State of Rio Grande do Norte, Brazil, highlighting how this mechanism contributes to the improvement of democratic management. As empirical corpus, we used information systematized from 7 (seven) interviews with historical individuals involved in this endeavor, whose principle were the achievements and the limits of this process. We conclude that, although contaminated by limits and contradictions, the process of choosing school principals contributed to the construction, in the school daily routine, of a certain democratic practice that was being reinforced with the creation of school councils and with the elaboration of the political-pedagogical project.<hr/>Resumen Este artículo desarrolla reflexiones sobre las circunstancias del proceso de elección directa de director de escuela en las unidades de enseñanza de la red municipal de Natal, capital del Estado de Rio Grande do Norte, Brasil, destacando cómo este mecanismo contribuye a el perfeccionamiento de la gestión democrática. Como corpus empírico, se utilizó la información sistematizada de 7 (siete) entrevistas realizadas a los sujetos históricos involucrados en este emprendimiento, cuyo principio fueron los logros y los límites de este proceso. Se concluye que, aunque contaminado por límites y contradicciones, el proceso de elección de dirigentes escolares contribuyó a la construcción, en la vida cotidiana de la escuela, de una cierta práctica democrática que se fue reforzando con la creación de los consejos escolares y con la elaboración del proyecto político-pedagógico. <![CDATA[Artes de governo do liberalismo autoritário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.<hr/>Abstract This paper develops reflections on circumstances of the process of direct election for school principal in the municipal schools of Natal, capital of the State of Rio Grande do Norte, Brazil, highlighting how this mechanism contributes to the improvement of democratic management. As empirical corpus, we used information systematized from 7 (seven) interviews with historical individuals involved in this endeavor, whose principle were the achievements and the limits of this process. We conclude that, although contaminated by limits and contradictions, the process of choosing school principals contributed to the construction, in the school daily routine, of a certain democratic practice that was being reinforced with the creation of school councils and with the elaboration of the political-pedagogical project.<hr/>Resumen Este artículo desarrolla reflexiones sobre las circunstancias del proceso de elección directa de director de escuela en las unidades de enseñanza de la red municipal de Natal, capital del Estado de Rio Grande do Norte, Brasil, destacando cómo este mecanismo contribuye a el perfeccionamiento de la gestión democrática. Como corpus empírico, se utilizó la información sistematizada de 7 (siete) entrevistas realizadas a los sujetos históricos involucrados en este emprendimiento, cuyo principio fueron los logros y los límites de este proceso. Se concluye que, aunque contaminado por límites y contradicciones, el proceso de elección de dirigentes escolares contribuyó a la construcción, en la vida cotidiana de la escuela, de una cierta práctica democrática que se fue reforzando con la creación de los consejos escolares y con la elaboración del proyecto político-pedagógico. <![CDATA[Plano de Ações Articuladas (PAR): ações implementadas em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.<hr/>Abstract This paper develops reflections on circumstances of the process of direct election for school principal in the municipal schools of Natal, capital of the State of Rio Grande do Norte, Brazil, highlighting how this mechanism contributes to the improvement of democratic management. As empirical corpus, we used information systematized from 7 (seven) interviews with historical individuals involved in this endeavor, whose principle were the achievements and the limits of this process. We conclude that, although contaminated by limits and contradictions, the process of choosing school principals contributed to the construction, in the school daily routine, of a certain democratic practice that was being reinforced with the creation of school councils and with the elaboration of the political-pedagogical project.<hr/>Resumen Este artículo desarrolla reflexiones sobre las circunstancias del proceso de elección directa de director de escuela en las unidades de enseñanza de la red municipal de Natal, capital del Estado de Rio Grande do Norte, Brasil, destacando cómo este mecanismo contribuye a el perfeccionamiento de la gestión democrática. Como corpus empírico, se utilizó la información sistematizada de 7 (siete) entrevistas realizadas a los sujetos históricos involucrados en este emprendimiento, cuyo principio fueron los logros y los límites de este proceso. Se concluye que, aunque contaminado por límites y contradicciones, el proceso de elección de dirigentes escolares contribuyó a la construcción, en la vida cotidiana de la escuela, de una cierta práctica democrática que se fue reforzando con la creación de los consejos escolares y con la elaboración del proyecto político-pedagógico. <![CDATA[Pesquisa científica e a produção acadêmica: o encontro intelectual denominado orientação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000300302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.<hr/>Abstract This paper develops reflections on circumstances of the process of direct election for school principal in the municipal schools of Natal, capital of the State of Rio Grande do Norte, Brazil, highlighting how this mechanism contributes to the improvement of democratic management. As empirical corpus, we used information systematized from 7 (seven) interviews with historical individuals involved in this endeavor, whose principle were the achievements and the limits of this process. We conclude that, although contaminated by limits and contradictions, the process of choosing school principals contributed to the construction, in the school daily routine, of a certain democratic practice that was being reinforced with the creation of school councils and with the elaboration of the political-pedagogical project.<hr/>Resumen Este artículo desarrolla reflexiones sobre las circunstancias del proceso de elección directa de director de escuela en las unidades de enseñanza de la red municipal de Natal, capital del Estado de Rio Grande do Norte, Brasil, destacando cómo este mecanismo contribuye a el perfeccionamiento de la gestión democrática. Como corpus empírico, se utilizó la información sistematizada de 7 (siete) entrevistas realizadas a los sujetos históricos involucrados en este emprendimiento, cuyo principio fueron los logros y los límites de este proceso. Se concluye que, aunque contaminado por límites y contradicciones, el proceso de elección de dirigentes escolares contribuyó a la construcción, en la vida cotidiana de la escuela, de una cierta práctica democrática que se fue reforzando con la creación de los consejos escolares y con la elaboración del proyecto político-pedagógico.