Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520210004&lang=pt vol. 59 num. 62 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pesquisa <em>com</em> crianças pequenas − questões éticas, primeiras observações e sinais de assentimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre questões éticas em pesquisa com crianças pequenas (três a quatro anos) em um Centro de Educação Infantil), destacando os sinais de assentimento e questionamentos em relação à presença da pesquisadora no campo da investigação. Com abordagem qualitativa e aporte teórico na Sociologia da Infância, a pesquisa tinha por objetivo compreender a reprodução interpretativa de conteúdos digitais realizada pelas crianças. Na geração dos dados foram utilizadas técnicas da etnografia (observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo, conversas informais e oficinas de desenho e reconto de histórias. Os resultados mostram que a obtenção do assentimento das crianças é um processo complexo e em permanente negociação (FERREIRA, 2003). E que a ética na pesquisa vai muito além dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, estando acima de tudo alinhada com as atitudes do pesquisador em campo.<hr/>Abstract This article aims to reflect on ethical issues in research with young children (three to four years old) in a Child Education Center, highlighting the signs of agreement and questions regarding the researcher's presence in the field of investigation. With a qualitative approach and theoretical contribution from the Sociology of Childhood, the research aimed to understand the interpretive reproduction of digital content carried out by children. In data generation, ethnographic techniques were used (participant observation, semi-structured interview, field diary, informal conversations and drawing and storytelling workshops). The results show that obtaining the children's assent is a complex process and in permanent negotiation (FERREIRA, 2003), and that ethics in research goes far beyond the Terms of Free and Informed Consent - TCLE, being above all aligned with the attitudes of the researcher in the field.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre cuestiones éticas en investigación con niños pequeños (entre tres y cuatro años), en un Centro de Educación Infantil, resaltando las señales de asentimiento y cuestionamientos en relación a la presencia de la investigadora en el campo de la investigación. Con abordaje cualitativo y aporte teórico en la Sociología de la Infancia, la pesquisa tenía por objetivo comprender la reproducción interpretativa de contenidos digitales realizada por los niños. Para generar los datos fueron utilizadas técnicas de la etnografía (observación participante, entrevista semiestructurada, diario de campo, conversas informales y talleres de dibujo y recuento de historias infantiles. Los resultados muestran que la obtención del asentimiento de los niños es un proceso complejo y en permanente negociación (FERREIRA, 2003). Y que la ética en la investigación va mucho más allá de los Términos de Consentimiento Libre y Esclarecido – TCLE, estando, sobretodo, alineada con las actitudes del investigador en campo. <![CDATA[Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade: contribuições para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A ansiedade é uma sensação associada à preocupação, à angústia ou ao medo que acarreta consequências negativas para a aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a ansiedade de estudantes do ensino médio e examinar se existem diferenças em relação ao gênero e ao ano escolar dos alunos. Participaram da pesquisa 957 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de duas cidades brasileiras. Os dados foram coletados pela escala de ansiedade do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem − Learning and Study Strategies Inventory (LASSI). Diferenças significativas nos escores da escala de ansiedade em relação ao gênero e à escolaridade foram encontradas. As alunas reportaram significativamente mais ansiedade do que os alunos. Os estudantes do terceiro ano apresentaram menores índices de ansiedade do que os demais. Espera-se contribuir para o avanço das pesquisas sobre o tema e nortear ações que reduzam a ansiedade no contexto educativo.<hr/>Abstract Anxiety is a sensation associated with worry, anguish or fear and can have negative consequences for learning. The present article has the objective to characterize the anxiety of high school students and to examine whether there are differences in relation to students´ gender and school year. 957 high school students from public and private schools of two Brazilian cities participated in the research. The data were collected through the anxiety scale of the Learning and Study Strategies Inventory (LASSI). Significant differences in the anxiety scale scores in relation to gender and school year were found. Girls reported significantly more anxiety than boys. Third year students had lower anxiety indices when compared to students of other school years. It is expected to contribute to the advancement of research on the topic, as well as to guide psychopedagogical actions that reduce students’anxiety in education context.<hr/>Resumen La ansiedad es una sensación asociada a la preocupación, la angustia y el miedo com consecuencias negativas para el aprendizaje. Este artículo caracteriza la ansiedad de los estudiantes de secundaria y examina si existen diferencias en relación con el género y el año escolar. Participaron en la investigación 957 estudiantes de secundaria de escuelas públicas y privadas brasileñas. Los datos fueron recolectados usando la escala de ansiedad del Inventario de Estrategias de Estudio y Aprendizaje − Inventario de Estrategias de Aprendizaje y Estudio (LASSI). Se encontraron diferencias significativas en las puntuaciones de la escala en relación con el género y la escolaridad. Las estudiantes mujeres informaron significativamente más ansiedad que los varones. Los estudiantes de tercer año tenían niveles más bajos de ansiedad que los demás. Se espera que contribuya al avance de la investigación sobre el tema y oriente acciones que reduzcan la ansiedad en el contexto educativo. <![CDATA[O idoso como sujeito social na educação: pelo direito de ter voz, vez e lugar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute o conjunto de significações do espaço escolar de sujeitos idosos que retomaram seus estudos, matriculando-se na EJA em uma escola pública em Natal, Rio Grande do Norte. Reconhece, com base em Scoralick-Lempke e Barbosa (2012), o fenômeno do prolongamento da etapa vital, resultante de processos de ampliação de direitos e avanço na qualidade de vida de parte significativa de pessoas no planeta, apresentando desafios no tocante às demandas educacionais. Entende, assim como Gonçalves (2015), que o envelhecimento é um processo multidimensional, multidirecional, gradual e irreversível. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se estruturou no diálogo com histórias de vida, a partir de Glat (1989) e Josso (2007), analisando as significações dos sujeitos, nas quais o retorno à escola surge como um momento de reparação da negação ao direito à educação, quando infantes, e de acolhimento de suas necessidades de socialização e de partilha de experiências e aprendizados, de acordo com os seus próprios projetos de vida.<hr/>Abstract The article discusses the set of meanings of the school space of elderly individuals who resumed their studies, enrolling in EJA (youth and adult education) in a public school in Natal, Rio Grande do Norte. It recognizes, based on Scoralick-Lempke and Barbosa (2012), the phenomenon of prolongation of the vital stage, resulting from processes of expansion of rights and improvements in the quality of life of a significant part of people on the planet, presenting challenges regarding educational demands. It understands, as does Gonçalves (2015), that aging is a multidimensional, multidirectional, gradual and irreversible process. From a methodological point of view, the work was structured in the dialogue with life stories, based on Glat (1989) and Josso (2007), analyzing the meanings from the individuals, in which the return to school emerges as a moment to repair the denial of the right to education, when they were infants, and to welcome their needs for socialization and sharing of experiences and learning, according to their own life projects.<hr/>Resumen El artículo discute el conjunto de significados del espacio escolar de los sujetos ancianos que retomaron sus estudios, inscribiéndose en la EJA (educación de jóvenes y adultos) en una escuela pública de Natal, Rio Grande do Norte. Reconoce, con base en Scoralick-Lempke y Barbosa (2012), el fenómeno de la prolongación de la etapa vital, resultante de procesos de expansión de derechos y avance en la calidad de vida de parte significativa de personas en el planeta, presentando desafíos en cuanto a las demandas educativas. Entiende, al igual que Gonçalves (2015), que el envejecimiento es un proceso multidimensional, multidireccional, gradual e irreversible. Desde el punto de vista metodológico, el trabajo se estructuró en el diálogo con historias de vida, a partir de Glat (1989) y Josso (2007), analizando los significados de los sujetos, en los que el retorno a la escuela emerge como un momento de reparación de la negación del derecho a la educación, cuando eran infantes, y de acogida de sus necesidades de socialización y de compartir experiencias y aprendizajes, según sus propios proyectos de vida. <![CDATA[Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo focaliza o currículo das narrativas seriadas em suas duas expressões: a de um “currículo-maior”, constituído por linhas molares, que apresenta um sistema de referência pelo qual as formas binárias nos organizam e nos produzem enquanto sujeitos serializados; e a de um “currículo-menor”, que, ao acionar o riso e as paixões alegres, compõe um traçado de linhas de fuga capazes de desterritorializar o “currículo-maior” e a modelização da subjetividade. O argumento é o de que, no currículo das narrativas seriadas, pode-se ultrapassar convenções normativas e estabelecer a abertura para a constituição de outros modos de vida, apesar das linhas de força de conformidade a certos estratos. Ao cartografar duas narrativas seriadas, evidenciamos a composição de um “currículo-obsceno”, referente à série “Fleabag”, e um “currículo-louco”, relativo à série “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluímos que, no “currículo-menor”, o amor e o riso são vetores para a desagregação do “currículo-maior” das narrativas seriadas, capazes de rachar os estratos e inaugurar existências menores e criativas.<hr/>Abstract The article focuses on the curriculum of serial narratives in their two expressions: a "major curriculum", constituted by molar lines which presents a system of reference by which binary forms organize and produce us as serialized individuals; and a "minor curriculum", which, by triggering laughter and joyful passions, composes a tracing of escape lines capable of deterritorializing the "major curriculum" and the modeling of subjectivity. The argument is that, in the curriculum of serial narratives, one can go beyond normative conventions and establish the opening for the constitution of other ways of life, despite the lines of force of conformity to certain strata. By mapping two serial narratives, we evidenced the composition of an “obscene curriculum”, referring to “Fleabag” TV show, and a “crazy curriculum”, regarding to “Crazy Ex-Girlfriend” TV show. We concluded that, in the “minor curriculum”, love and laughter are vectors for the disaggregation of the "major curriculum" of serial narratives, capable of cracking the strata and inaugurating minors and creative existences.<hr/>Resumen El artículo se centra en el currículo de las narrativas seriales en sus dos expresiones: la de un “currículo mayor”, constituido por líneas molares, que presenta un sistema de referencia por el que las formas binarias nos organizan y nos producen como sujetos seriados; y el de un “currículo menor”, que, al provocar risas y pasiones alegres, compone una trazado de líneas de fuga capaces de desterritorializar el “currículo mayor” y la modelización de la subjetividad. El argumento es que, en el currículo de las narrativas seriales, es posible superar las convenciones normativas y establecer una apertura para la constitución de otras formas de vida, a pesar de las líneas de fuerza de la conformidad con ciertos estratos. Al mapear dos narrativas seriales, evidenciamos la composición de un “currículo obsceno”, relativo a la serie “Fleabag”, y un “currículo loco”, em relación con a la serie “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluimos que, en el “currículo menor”, el amor y la risa son vectores de desagregación del “currículo mayor” de las narrativas seriales, capaces de agrietar los estratos e inaugurar existencias menores y creativas. <![CDATA[Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte do pressuposto de que para que o pensamento aconteça, é fundamental seu contato com as forças do que Deleuze (2005), Foucault (2006) e Blanchot (2011) chamaram de Fora. Por isso, o texto propõe um procedimento poético assentado numa espécie de máquina de leitura e de tradução como possibilidade de contato com tais forças. E, como base e possibilidade para essa invenção em educação, elege um tipo de leitura que falseia os materiais com que se depara e que, num certo sentido, desrespeita-os. Defende a ideia de que tal movimento, em condições de enclausuramento, só se torna possível porque o dentro é constituído pela dobra do Fora sobre si. Em tais condições, a invenção de uma aula teria, então, de virar pelo avesso essa dobra e produzir algo como uma linguagem para aquilo que ainda não sabemos.<hr/>Abstract This text problematizes the inventive possibilities involved in a class (understood here as inseparable from the thought production) under the restrictive conditions imposed by the pandemic caused by the new coronavirus. It starts from the assumption that for thought to happen, its contact with the forces of what Deleuze (2005), Foucault (2006) and Blanchot (2011) have called Outside is fundamental. Therefore, the text proposes a poetic procedure supported on a kind of reading and translation machine as a possibility of contact with such forces. And, as a basis and possibility for this invention in education, it chooses a type of reading that distorts the materials it encounters and, in a certain sense, disrespects them. It defends the idea that such movement, in confinement conditions, only becomes possible because the inside is constituted by the fold of the Outside upon itself. Under such conditions the invention of a class would, then, have to turn this fold inside out and produce something like a language for what we don't yet know.<hr/>Resumen Este texto problematiza las posibilidades de invención de una clase (entendida aquí como inseparable de la producción de pensamiento) en las condiciones restrictivas impuestas por la pandemia provocada por el nuevo coronavirus. Parte del supuesto de que para que el pensamiento se produzca, es fundamental su contacto con las fuerzas de lo que Deleuze (2005), Foucault (2006) y Blanchot (2011) llamaron el Afuera. Por ello, el texto propone un procedimiento poético basado en una especie de máquina de lectura y traducción como posibilidad de contacto con dichas fuerzas. Y, como base y posibilidad de esta invención en la educación, elige un tipo de lectura que distorsiona los materiales con los que se encuentra y que, en cierto sentido, les falta el respeto. Defiende la idea de que tal movimiento, en condiciones de encierro, sólo es posible porque el adentro está constituido por el pliegue del Afuera sobre sí mismo. En tales condiciones, la invención de una clase tendría, entonces, que dar la vuelta a este pliegue y producir algo así como un lenguaje para lo que aún no conocemos. <![CDATA[Monstros que assustam, atraem e fascinam: um mapa das linhas de constituição das infâncias <em>queer</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como vivem as crianças queer? Que infâncias são essas que, habitando o “entre”, buscam escapar de toda e qualquer definição? O que marca essas infâncias? Que modos de vida estão produzindo? Este artigo, instalando-se nas teorizações pós-críticas, faz um mapa dos rastros de infâncias que chamamos aqui de monstruosas e desenvolve o argumento de que há, na contemporaneidade, a insurgência de infâncias queer, desidentificadas dos atributos universais de gênero historicamente instituídos. Mostramos que essas infâncias são atravessadas e constituídas pelas linhas da precariedade, da estética e da política, que se movimentam para produzir, por um lado, a normalização, o controle, a disciplina, a diferenciação e, por outro lado, o escape, as resistências e a produção de outros modos de vida. Mostramos, por fim, que essas infâncias, investigadas na pesquisa que subsidia este artigo, são obrigadas a conviver com a dor, a tristeza e a exclusão desde muito cedo, mas também povoam a vida de possibilidades múltiplas, cambiantes e alegres.<hr/>Abstract How do queer children live? Which childhood is this that, inhabiting in the “in-between”, seek to escape from any definition? What marks these childhoods? What ways of life are they producing? This article, settling in post-critical theorizations, maps out the traces of childhoods that we call here monstrous and develops the argument that there is, in contemporaneity, the insurgence of queer childhoods, de-identified from the universal attributes of gender historically instituted. We show that these childhoods are crossed and constituted by the lines of precariousness, aesthetics and politics, which move to produce, on one hand, normalization, control, discipline, differentiation and, on another hand, escape, resistance and the production of other ways of life. We show, finally, that these childhoods, investigated in the research that subsidizes this article, are obligated to live with pain, sadness and exclusion from an early age, but also populate life of multiple, changing and joyful possibilities.<hr/>Resumen ¿Cómo viven los niños queer? ¿Cuáles son esas infancias que, habitando en el "entre", buscan escapar de cualquier definición? ¿Qué marca estas infancias? ¿Qué formas de vida están produciendo? Este artículo, asentándose en las teorizaciones post-críticas, traza el mapa de las líneas constitutivas de las infancias que aquí llamamos monstruosas y desarrolla el argumento de que existe, en la contemporaneidad, la insurgencia de infancias queer, non identificadas con los atributos universales de género históricamente instituidos. Mostramos que estas infancias están atravesadas y constituidas por las líneas de la precariedad, la estética y la política, que se mueven para producir, por un lado, la normalización, el control, la disciplina, la diferenciación y, por otro, la huida, la resistencia y la producción de otros modos de vida. Mostramos, por último, que estas infancias, investigadas en la investigación que subvenciona este artículo, están obligadas a convivir con el dolor, la tristeza y la exclusión desde muy temprano, pero también pueblan la vida de múltiples, cambiantes y alegres posibilidades. <![CDATA[A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.<hr/>Abstract The article questions the role of research in the initial training of educators and teachers in Portugal, analyzing its main perspectives and trends. Reflecting on the nature of professional teaching knowledge, we highlight some of the dimensions that should integrate a desirable profile, defending the (re) valuation of research in initial training. The empirical work focuses on the analysis and critical assessment of a research-training practice developed within the scope of a Portuguese public higher education, which defends action research as a privileged research and training strategy for future education professionals. We identified the potential of this approach, as well as the institutional, pedagogical and epistemological tensions that ensued. In conclusion, we reinforce the need to give space and voice to research in teacher training, which requires the search for a balance, always dynamic and unstable, between the desirable and the possible.<hr/>Resumen El artículo cuestiona el papel de la investigación en la formación inicial de educadores y profesores en Portugal, analizando sus principales perspectivas y tendencias en la actualidad. Reflexionando sobre la naturaleza del conocimiento docente profesional, destacamos algunas dimensiones que deben integrar un perfil deseable, defendiendo la (re) valoración de la investigación en la formación inicial. Centrando-se en el análisis crítica de prácticas de investigación-formación en el ámbito de la educación superior pública portuguesa, defiendendo la investigación acción como estrategia privilegiada de investigación y formación para los futuros profesionales educativos. Identificamos el potencial de este enfoque, así como las tensiones institucionales, pedagógicas y epistemológicas. En conclusión, refuerzamos la necesidad de dar espacio y voz a la investigación en la formación del profesorado, que exige la búsqueda del equilibrio, siempre dinámico e inestable, entre lo deseable y lo posible. <![CDATA[Curiosidade e imaginação na infância: a propósito do filme de animação “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A curiosidade é uma faculdade vívida na infância e juventude. Ela nos impulsiona a buscar pistas e a fazer perguntas para solucionar eventos novos. Neste artigo, discutimos a curiosidade como uma faculdade humana que desponta de maneira enérgica na infância e, com base na análise do filme “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”, propomos o sentido da curiosidade como uma “máquina de mistérios” que nos move a fazer questionamentos em busca de soluções daquilo que desconhecemos. Entendemos que a curiosidade se constitui em uma ferramenta de aprendizagem potente, uma vez que é uma prática que acompanha o fazer científico. Aproximamos direcionamentos teóricos de Edgar Morin e Paulo Freire ao analisar no referido filme como a curiosidade se apresenta entre relações de ação, assombro, pergunta e resposta a partir do diálogo dos personagens. O exercício dessa faculdade, no contexto da película escolhida, pode vislumbrar possibilidades de aprendizagens necessárias a uma educação voltada à curiosidade científica na infância escolar.<hr/>Abstract Curiosity is a faculty we experience during our childhood and youth. It drives us to look for clues and to ask questions to solve novel events. In this article, we discuss curiosity as a human faculty which emerges energetically in childhood and, based on the analysis of the movie “Scooby Doo! And the Witch’s Ghost”, we propose the meaning of curiosity as a “mystery machine” that moves us to ask questions in search of solutions to what we do not know. We understand that curiosity is constituted as a powerful learning tool, since it is a practice that accompanies the scientific process. We approximate the theoretical directions of Edgar Morin and Paulo Freire by analyzing in the aforementioned movie how curiosity is presented between relations of action, astonishment, question and answer from the dialogue of the characters. The exercise of this faculty, in the context of the movie we chose, can glimpse learning possibilities necessary for an education focused on scientific curiosity in school childhood.<hr/>Resumen La curiosidad es una facultad muy viva en en la infancia y la juventud. Nos impulsa a buscar pistas y hacer preguntas para solucionar eventos nuevos. En este artículo, discutimos la curiosidad como una facultad humana que emerge energéticamente en la infancia y, a partir del análisis de la película "Scooby-Doo y el Fantasma de la Bruja", proponemos el significado de la curiosidad como una "máquina de misterios" que nos mueve a hacer preguntas en busca de soluciones de aquello que desconocemos. Entendemos que la curiosidad se constituye como una herramienta potente de aprendizaje, ya que es una práctica que acompaña al trabajo científico. Nos acercamos a los direccionamientos teóricas de Edgar Morin y Paulo Freire al analizar en la referida película cómo se presenta la curiosidad entre las relaciones de acción, asombro, pregunta y respuesta a partir del diálogo de los personajes. El ejercicio de esta facultad, en el contexto de la película elegida, puede vislumbrar las posibilidades de aprendizaje necesarias para una educación centrada en la curiosidad científica en la infancia escolar. <![CDATA[Lições para tornar a terra habitável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A curiosidade é uma faculdade vívida na infância e juventude. Ela nos impulsiona a buscar pistas e a fazer perguntas para solucionar eventos novos. Neste artigo, discutimos a curiosidade como uma faculdade humana que desponta de maneira enérgica na infância e, com base na análise do filme “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”, propomos o sentido da curiosidade como uma “máquina de mistérios” que nos move a fazer questionamentos em busca de soluções daquilo que desconhecemos. Entendemos que a curiosidade se constitui em uma ferramenta de aprendizagem potente, uma vez que é uma prática que acompanha o fazer científico. Aproximamos direcionamentos teóricos de Edgar Morin e Paulo Freire ao analisar no referido filme como a curiosidade se apresenta entre relações de ação, assombro, pergunta e resposta a partir do diálogo dos personagens. O exercício dessa faculdade, no contexto da película escolhida, pode vislumbrar possibilidades de aprendizagens necessárias a uma educação voltada à curiosidade científica na infância escolar.<hr/>Abstract Curiosity is a faculty we experience during our childhood and youth. It drives us to look for clues and to ask questions to solve novel events. In this article, we discuss curiosity as a human faculty which emerges energetically in childhood and, based on the analysis of the movie “Scooby Doo! And the Witch’s Ghost”, we propose the meaning of curiosity as a “mystery machine” that moves us to ask questions in search of solutions to what we do not know. We understand that curiosity is constituted as a powerful learning tool, since it is a practice that accompanies the scientific process. We approximate the theoretical directions of Edgar Morin and Paulo Freire by analyzing in the aforementioned movie how curiosity is presented between relations of action, astonishment, question and answer from the dialogue of the characters. The exercise of this faculty, in the context of the movie we chose, can glimpse learning possibilities necessary for an education focused on scientific curiosity in school childhood.<hr/>Resumen La curiosidad es una facultad muy viva en en la infancia y la juventud. Nos impulsa a buscar pistas y hacer preguntas para solucionar eventos nuevos. En este artículo, discutimos la curiosidad como una facultad humana que emerge energéticamente en la infancia y, a partir del análisis de la película "Scooby-Doo y el Fantasma de la Bruja", proponemos el significado de la curiosidad como una "máquina de misterios" que nos mueve a hacer preguntas en busca de soluciones de aquello que desconocemos. Entendemos que la curiosidad se constituye como una herramienta potente de aprendizaje, ya que es una práctica que acompaña al trabajo científico. Nos acercamos a los direccionamientos teóricas de Edgar Morin y Paulo Freire al analizar en la referida película cómo se presenta la curiosidad entre las relaciones de acción, asombro, pregunta y respuesta a partir del diálogo de los personajes. El ejercicio de esta facultad, en el contexto de la película elegida, puede vislumbrar las posibilidades de aprendizaje necesarias para una educación centrada en la curiosidad científica en la infancia escolar. <![CDATA[A construção do pensamento e da linguagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A curiosidade é uma faculdade vívida na infância e juventude. Ela nos impulsiona a buscar pistas e a fazer perguntas para solucionar eventos novos. Neste artigo, discutimos a curiosidade como uma faculdade humana que desponta de maneira enérgica na infância e, com base na análise do filme “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”, propomos o sentido da curiosidade como uma “máquina de mistérios” que nos move a fazer questionamentos em busca de soluções daquilo que desconhecemos. Entendemos que a curiosidade se constitui em uma ferramenta de aprendizagem potente, uma vez que é uma prática que acompanha o fazer científico. Aproximamos direcionamentos teóricos de Edgar Morin e Paulo Freire ao analisar no referido filme como a curiosidade se apresenta entre relações de ação, assombro, pergunta e resposta a partir do diálogo dos personagens. O exercício dessa faculdade, no contexto da película escolhida, pode vislumbrar possibilidades de aprendizagens necessárias a uma educação voltada à curiosidade científica na infância escolar.<hr/>Abstract Curiosity is a faculty we experience during our childhood and youth. It drives us to look for clues and to ask questions to solve novel events. In this article, we discuss curiosity as a human faculty which emerges energetically in childhood and, based on the analysis of the movie “Scooby Doo! And the Witch’s Ghost”, we propose the meaning of curiosity as a “mystery machine” that moves us to ask questions in search of solutions to what we do not know. We understand that curiosity is constituted as a powerful learning tool, since it is a practice that accompanies the scientific process. We approximate the theoretical directions of Edgar Morin and Paulo Freire by analyzing in the aforementioned movie how curiosity is presented between relations of action, astonishment, question and answer from the dialogue of the characters. The exercise of this faculty, in the context of the movie we chose, can glimpse learning possibilities necessary for an education focused on scientific curiosity in school childhood.<hr/>Resumen La curiosidad es una facultad muy viva en en la infancia y la juventud. Nos impulsa a buscar pistas y hacer preguntas para solucionar eventos nuevos. En este artículo, discutimos la curiosidad como una facultad humana que emerge energéticamente en la infancia y, a partir del análisis de la película "Scooby-Doo y el Fantasma de la Bruja", proponemos el significado de la curiosidad como una "máquina de misterios" que nos mueve a hacer preguntas en busca de soluciones de aquello que desconocemos. Entendemos que la curiosidad se constituye como una herramienta potente de aprendizaje, ya que es una práctica que acompaña al trabajo científico. Nos acercamos a los direccionamientos teóricas de Edgar Morin y Paulo Freire al analizar en la referida película cómo se presenta la curiosidad entre las relaciones de acción, asombro, pregunta y respuesta a partir del diálogo de los personajes. El ejercicio de esta facultad, en el contexto de la película elegida, puede vislumbrar las posibilidades de aprendizaje necesarias para una educación centrada en la curiosidad científica en la infancia escolar. <![CDATA[Incivilismo e a aliança entre neoliberalismo e mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A curiosidade é uma faculdade vívida na infância e juventude. Ela nos impulsiona a buscar pistas e a fazer perguntas para solucionar eventos novos. Neste artigo, discutimos a curiosidade como uma faculdade humana que desponta de maneira enérgica na infância e, com base na análise do filme “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”, propomos o sentido da curiosidade como uma “máquina de mistérios” que nos move a fazer questionamentos em busca de soluções daquilo que desconhecemos. Entendemos que a curiosidade se constitui em uma ferramenta de aprendizagem potente, uma vez que é uma prática que acompanha o fazer científico. Aproximamos direcionamentos teóricos de Edgar Morin e Paulo Freire ao analisar no referido filme como a curiosidade se apresenta entre relações de ação, assombro, pergunta e resposta a partir do diálogo dos personagens. O exercício dessa faculdade, no contexto da película escolhida, pode vislumbrar possibilidades de aprendizagens necessárias a uma educação voltada à curiosidade científica na infância escolar.<hr/>Abstract Curiosity is a faculty we experience during our childhood and youth. It drives us to look for clues and to ask questions to solve novel events. In this article, we discuss curiosity as a human faculty which emerges energetically in childhood and, based on the analysis of the movie “Scooby Doo! And the Witch’s Ghost”, we propose the meaning of curiosity as a “mystery machine” that moves us to ask questions in search of solutions to what we do not know. We understand that curiosity is constituted as a powerful learning tool, since it is a practice that accompanies the scientific process. We approximate the theoretical directions of Edgar Morin and Paulo Freire by analyzing in the aforementioned movie how curiosity is presented between relations of action, astonishment, question and answer from the dialogue of the characters. The exercise of this faculty, in the context of the movie we chose, can glimpse learning possibilities necessary for an education focused on scientific curiosity in school childhood.<hr/>Resumen La curiosidad es una facultad muy viva en en la infancia y la juventud. Nos impulsa a buscar pistas y hacer preguntas para solucionar eventos nuevos. En este artículo, discutimos la curiosidad como una facultad humana que emerge energéticamente en la infancia y, a partir del análisis de la película "Scooby-Doo y el Fantasma de la Bruja", proponemos el significado de la curiosidad como una "máquina de misterios" que nos mueve a hacer preguntas en busca de soluciones de aquello que desconocemos. Entendemos que la curiosidad se constituye como una herramienta potente de aprendizaje, ya que es una práctica que acompaña al trabajo científico. Nos acercamos a los direccionamientos teóricas de Edgar Morin y Paulo Freire al analizar en la referida película cómo se presenta la curiosidad entre las relaciones de acción, asombro, pregunta y respuesta a partir del diálogo de los personajes. El ejercicio de esta facultad, en el contexto de la película elegida, puede vislumbrar las posibilidades de aprendizaje necesarias para una educación centrada en la curiosidad científica en la infancia escolar.