Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520220001&lang=pt vol. 60 num. 63 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A Pedagogia da Alternância e a Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar possíveis correspondências aproximativas entre os princípios fundamentais que sustentam a metodologia da Pedagogia da Alternância, com os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski, especialmente no que tange à noção de vivência (perejivanie) e de signos culturais como mediadores das internalizações e formação das funções psíquicas superiores. Fomenta-se tal empreitada à escassez de trabalhos nessa direção. Para tanto, fundamenta-se a argumentação por meio da revisão bibliográfica que trata dos respectivos temas a partir de uma abordagem analítica qualitativa e reflexiva. Com esse propósito, primeiramente contextualiza-se a Pedagogia da Alternância e apresenta-se alguns dos principais fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta-se algumas possíveis aproximações para concluir-se com a apresentação de aspectos de diferentes teorias educacionais libertárias, que também se aproximam das duas perspectivas em análise.<hr/>Abstract The present article aims at analyzing possible approximate correspondences between the fundamental principles that support the methodology of the Pedagogy of Alternation, with the foundations of Lev Semionovich Vygotsky's Cultural-Historical Psychology, especially regarding the notion of experience (perejivanie) and of cultural signs as mediators of internalizations and formation of higher psychic functions. Such an endeavor is encouraged by the scarcity of work in this direction. Therefore, the argumentation is based on a bibliographical review that deals with the respective themes from a qualitative and reflexive analytical approach. With this purpose, we first contextualize the Pedagogy of Alternation and present some of the main foundations of Historical-Cultural Psychology. Then, some possible approaches are presented to conclude with the presentation of aspects of different libertarian educational theories, which also approach the two perspectives under analysis.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo analizar las posibles correspondencias aproximadas entre los principios fundamentales que sustentan la metodología de la Pedagogía de la Alternancia con los fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vygotsky, especialmente en lo que se refiere a la noción de experiencia (perejivanie) y de los signos culturales como mediadores de las internalizaciones y formación de las funciones psíquicas superiores. Se alienta tal empeño a la escasez de trabajo en esta dirección. Por tanto, la argumentación se basa en una revisión bibliográfica que aborda los respectivos temas desde un enfoque analítico cualitativo y reflexivo. Con este propósito, en primer lugar, se contextualiza la Pedagogía de la Alternancia, y se presentan algunas de algunos de los principales fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural. Luego, se algunas posibles aproximaciones para concluir con la presentación de aspectos de diferentes teorías educativas libertarias, que también se acercan a las dos perspectivas bajo análisis. <![CDATA[Literatura pedagógica e escolarização da infância: saberes autorizados na e da educação paraibana (1932-1942)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No estado da Paraíba, a partir dos anos 1920, efetua-se a circulação das ideias da Escola Nova. Entre as medidas da renovação escolar, a Diretoria do Ensino Primário cria a “Revista do Ensino” (1932-1942). Com base no exposto, objetiva-se refletir os saberes autorizados voltados à formação docente e à escolarização da infância paraibana, em observância ao pensamento filosófico-educativo de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly, de modo a compreender a finalidade do ideário político-pedagógico da Escola Nova na Paraíba. Para tanto, a abordagem teórico-metodológica se associa às noções de forma e modo escolar de socialização (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). Enquanto fontes documentais, o trabalho comporta o exame das conferências constituintes das Semanas Pedagógicas e outras escrituras escolares publicadas pela Revista do Ensino. Feitos esses procedimentos, conclui-se que o ideário escolanovista na Paraíba visou à edificação de um novo educador para uma nova educação, e, especialmente, de um novo homem para uma nova sociedade.<hr/>Abstract In the state of Paraíba, from the 1920s onwards, the ideas of Escola Nova (New School) circulated. Among the measures of school renewal, the Primary Education Directorate created the “Revista do Ensino” [Teaching Magazine] (1932-1942). Based on the foregoing, the aim is to reflect the authorized knowledge focused on teacher formation and schooling of Paraíba’s childhood, in compliance with the philosophical-educational thought of Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori and Jean-Óvide Decroly, in order to understand the purpose of the political-pedagogical ideology of Escola Nova (New School) in Paraíba. Therefore, the theoretical-methodological approach is associated with the notions of school form and mode of socialization (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). As documentary sources, the work includes an examination of the conferences that constitute the Pedagogical Weeks and other school writings published by the “Revista do Ensino” (Teaching Magazine). Having done these procedures, we conclude that the Escola Nova (New School) ideology in Paraíba aimed at the edification of a new educator for a new education, and, especially, of a new man for a new society.<hr/>Resumen En el estado de Paraíba, a partir de la década de 1920, circularon las ideas de la Escola Nova (Escuela Nueva). Entre las medidas de renovación escolar, la Dirección de Educación Primaria creó la “Revista do Ensino” (1932-1942). Con base en lo anterior, se pretende reflexionar sobre los conocimientos autorizados dirigidos a la formación docente y escolarización de la infancia en la Paraíba, en cumplimiento del pensamiento filosófico-educativo de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori y Jean-Óvide Decroly para comprender la finalidad del ideario político-pedagógica de la Escola Nova (Escuela Nueva) de Paraíba. Para ello, el enfoque teórico-metodológico se asocia a las nociones de forma y modo escolar de socialización (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). Como fuentes documentales, el trabajo incluye un examen de las conferencias que integran las Semanas Pedagógicas y otros escritos escolares publicados por la “Revista do Ensino”. Hechos estos procedimientos, se concluye que la ideología de la Escola Nova (Escuela Nueva) en Paraíba apuntaba a la edificación de un nuevo educador para una nueva educación y, especialmente, de un nuevo hombre para una nueva sociedad. <![CDATA[Quanto vale o trabalho do(a) professor (a)? Carreira e remuneração (1932-1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo apresenta uma análise histórica acerca da carreira e da remuneração de professores no município de São Sebastião do Caí/RS, entre os anos de 1932 e 1964. Como fontes documentais para o estudo, foram mobilizados livros contendo registro de pagamentos realizados a funcionários da municipalidade caiense e a legislação municipal. A pesquisa foi realizada seguindo os procedimentos da “operação historiográfica”, conforme proposto por Michel de Certeau (2000). Em diálogo com a literatura de referência no campo da História da Educação, a análise evidencia permanências no que se refere à desvalorização docente. O exame das fontes aponta aspectos importantes quanto à forma de ingresso e o desligamento da profissão docente, as diferenças de classificação e remuneração dos professores em atuação nas escolas do município e, ainda, a comparação com valores recebidos por outros trabalhadores no mesmo município naquele período. Também, apresenta-se a análise referente ao vencimento recebido pelos docentes municipais no comparativo com o salário mínimo nacional, incluindo-se a equiparação das jornadas semanais de trabalho.<hr/>Abstract This article presents a historical analysis about the career and remuneration of teachers in the municipality of São Sebastião do Caí/RS, between 1932 and 1964. Books containing records of payments made to employees of the municipality of São Sebastião do Caí and the municipal legislation were mobilized as documentary sources for the study. The research was carried out following the procedures of the “historiographic operation”, as proposed by Michel de Certeau (2000). In dialogue with the reference literature in the field of the History of Education, the analysis highlights permanencies concerning to the teachers' devaluation. The examination of the sources points out important aspects regarding the way of joining and leaving the teaching profession, the differences in classification and remuneration of teachers working in the schools of the municipality and also the comparison with the amounts received by other workers in the same municipality in that period. It also presents the analysis of the salary received by municipal teachers in comparison to the national minimum wage, including the equivalence of weekly working hours.<hr/>Resumen El presente artículo presenta un análisis histórico acerca de la carrera y de la remuneración de profesores en el municipio de São Sebastião do Caí/RS entre 1932 y 1964. Fueron movilizados como fuentes documentales para el estudio libros que contienen los registros de los pagos realizados a los empleados del municipio de São Sebastião do Caí y la legislación municipal. La investigación se llevó a cabo siguiendo los procedimientos de la “operación historiográfica”, según lo propuesto por Michel de Certeau (2000). En diálogo con la literatura de referencia en el campo de la Historia de la Educación, el análisis evidencia permanencias en lo que se refiere a la devaluación docente. El examen de las fuentes apunta aspectos importantes en cuanto a la forma de ingreso y egreso de la profesión docente, las diferencias de clasificación y remuneración de los profesores en actuación en las escuelas del municipio y, además, la comparación con los valores percibidos por otros trabajadores en el mismo municipio en ese período. También presenta el análisis del salario que perciben los docentes municipales en comparación con el salario mínimo nacional, incluyendo la equivalencia de la jornada laboral semanal. <![CDATA[O acesso à educação infantil em tempo integral: do direito “público” à judicialização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar as justificativas mais recorrentes das famílias que demandam vagas para seus filhos nas instituições públicas de educação infantil em tempo integral no município de Vitória - Espírito Santo. Adota como metodologia a análise documental de oito demandas judiciais e extrajudiciais apreciadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça. À luz do pensamento de Hannah Arendt, problematiza a relação entre judicialização, direito e política. Os resultados indicam que as solicitações das vagas pelas famílias estão associadas às suas necessidades socioeconômicas, tais como trabalho remunerado intra e extradomiciliar, e situação de vida marcada pelo risco e vulnerabilidade social. Conclui-se que, embora o direito à educação infantil seja considerado público sob o ponto de vista constitucional, em um contexto de precarização de vagas, a judicialização da educação conduz o direito a partir de demandas privadas e interesses particulares, sem interlocução pública, o que aproxima o direito ao “mérito da necessidade”.<hr/>Abstract The paper aims to analyze the most constant justifications of families that demand enrollments for their children in public institutions of full-time early childhood education in the municipality of Vitória - Espírito Santo. It adopts as methodology the documental analysis of eight judicial and extrajudicial lawsuits treated by the Public Ministry and Court of Justice. In light of Hannah Hannah's thoughts, it problematizes the relationship between judicialization, law and politics. The results indicate that the enrollments requested by families are associated with their socioeconomic needs, such as paid work inside and outside the home, and life situation marked by risk and social vulnerability. We conclude that, although the right to early childhood education is considered public under the constitutional point of view, in a context of scarcity of vacancies, the judicialization of education leads the right from private demands and private interests, without any public interlocution, which brings the right closer to the "merit of necessity".<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar los motivos más recurrentes de las familias que demandan plazas para sus hijos en instituciones públicas de educación infantil a tiempo completo en la ciudad de Vitória - Espírito Santo. Adopta como metodología el análisis documental de ocho demandas judiciales y extrajudiciales apreciadas por el Ministerio Público y el Tribunal de Justicia. A la luz del pensamiento de Hannah Arendt, problematiza la relación entre judicialización, derecho y política. Los resultados indican que las solicitudes de plazas por parte de las familias están asociadas a sus necesidades socioeconómicas, como el trabajo remunerado intra y extradoméstico, y la situación de vida marcada por el riesgo y la vulnerabilidad social. Se concluye que, si bien el derecho a la educación infantil es considerado público bajo el punto de vista constitucional, en un contexto de precariedad de plazas, la judicialización de la educación conduce el derecho desde demandas e intereses privados, sin interlocución pública, lo que acerca el derecho al “mérito de necesidad”. <![CDATA[Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador/Bahia. O objetivo foi analisar como as representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos contribuem com imagens que podem reforçar práticas socioeducativas. Apoiados nas ideias de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), entendemos que os sujeitos constroem representações sociais das quais emergem imagens cognitivas traduzidas em constructos sociossimbólicos e afetivos, que devem ser valorizados como pensamentos sociais de práticas socioeducativas exercidas nos seus espaços de convivência. Utilizamos a entrevista semiestruturada e o protocolo AT-9 com os três jovens do Centro Cultural de Plataforma, e analisamos os dados pelos preceitos do Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados revelaram imagens de possibilidades e expectativas de futuro em que a consciência da realidade social se faz presente nas práticas socioeducativas.<hr/>Abstract This qualitative approach study was carried out in the context of the Subúrbio Ferroviário (railway suburb) of Salvador/Bahia. The objective was to analyze how social representations about the future of young people from the periphery contribute with images that can reinforce socio-educational practices. Supported by the ideas of Moscovici (1978) and Jodelet (2001, we understand that individuals construct social representations from which cognitive images emerge translated into socio-symbolic and affective constructs, which should be valued as social thoughts of socio-educational practices exercised in their living spaces. We used the semi-structured interviews and the AT-9 protocol with the three young people from the Platform Cultural Center, and we analyzed the data according to the precepts of the Argumentative Strategy Model. The results revealed images of possibilities and expectations for the future in which the awareness of social reality is present in socio-educational practices.<hr/>Resumen Este estudio de enfoque cualitativo se realizó en el contexto del Barrio Ferroviario de Salvador/ Bahia. El objetivo fue analizar cómo las representaciones sociales sobre el futuro de los jóvenes de la periferia aportan imágenes que pueden reforzar las prácticas socioeducativas. Apoyados en las ideas de Moscovici (1978) y Jodelet (2001) entendemos que los sujetos construyen representaciones sociales de las que surgen imágenes cognitivas traducidas en construcciones sociosimbólicas y afectivas, que deben ser valoradas como pensamientos sociales de las prácticas socioeducativas ejercidas en sus espacios de convivencia. Se utilizó la entrevista semiestructurada y el protocolo AT-9 con los tres jóvenes del Centro Cultural Plataforma, y analizamos los datos según los preceptos del Modelo de Estrategia Argumentativa. Los resultados revelaron imágenes de posibilidades y expectativas de futuro, en las que la conciencia de la realidad social está presente en las prácticas socioeducativas. <![CDATA[Reminiscências da primeira mestra de d. Pedro II: Mariana Carlota de Verna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo aborda a trajetória de Mariana Carlota de Verna como primeira mestra de d. Pedro II, e o que a levou, posteriormente, a receber o título de condessa de Belmonte. O objetivo central é evidenciar as circunstâncias em que assumiu o cargo de preceptora do herdeiro do trono do Brasil e algumas das dificuldades que enfrentou para se manter nele até a maioridade do soberano. Em um plano mais específico, buscou-se as suas menções nos periódicos da época, analisando-se como ela era vista e retratada na sociedade oitocentista do Segundo Reinado. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa histórico e essencialmente documental, cujas fontes foram, em grande parte, consultadas no Arquivo Pessoal de um descendente da condessa, além de recolhidas em periódicos da hemeroteca da Biblioteca Nacional e em estudos já realizados sobre ela. Conclui-se que Mariana Carlota de Verna possuía uma forte influência sobre o imperador, embora tenha mantido certa discrição em relação a sua posição, sendo considerada a referência de afeto maternal para d, Pedro II.<hr/>Resumen El estudio aborda la trayectoria de Mariana Carlota de Verna como primera maestra de d. Pedro II, y lo que la llevó, posteriormente, a recibir el título de Condesa de Belmonte. El objetivo principal es resaltar las circunstancias en las que asumió el cargo de institutriz del heredero al trono de Brasil y algunas de las dificultades que enfrentó para permanecer en él hasta la mayoría de edad del soberano. En un nivel más específico, se buscaron sus menciones en los periódicos de la época, analizando cómo era vista y retratada en la sociedad decimonónica del Segundo Reinado. Los procedimientos metodológicos se refieren a una investigación histórica y fundamentalmente documental, cuyas fuentes fueron, en gran parte, consultadas en el Archivo Personal de la descendiente de la Condesa, además de estar recogidas en periódicos de la hemeroteca de la Biblioteca Nacional y en estudios ya realizado sobre ella. Se concluye que Mariana Carlota de Verna ejerció una fuerte influencia sobre el emperador, aunque mantuvo la discreción en relación con su cargo, siendo considerada la referencia del afecto maternal por d, Pedro II.<hr/>Abstract The study addresses the trajectory of Mariana Carlota de Verna as the first teacher of d. Pedro II, and what led her, later, to receive the title of Countess of Belmonte. The main objective is to highlight the circumstances in which she assumed the position of preceptor of the heir to the throne of Brazil and some of the difficulties she faced to remain in it until the sovereign’s majority. On a more specific level, we sought her mentions in the periodicals of the time, analyzing how she was seen and portrayed in the nineteenth-century society of the Second Reign. The methodological procedures refer to a historical and essentially documental research, whose sources were, to a large extent, consulted in the personal archive of a countess’ descendant, besides being collected in periodicals from the newspaper library of the National Library and in studies already carried out on her. We concluded that Mariana Carlota de Verna had a strong influence on the emperor, although she kept a certain discretion in relation to her position, being considered the reference of maternal affection for d. Pedro II. <![CDATA[Percepções de estudantes de Pedagogia ao atuarem como estagiárias com crianças com deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento em Educação, que busca identificar os desafios da iniciação docente de estudantes universitários que ingressam no curso de licenciatura de Pedagogia e, logo nos primeiros semestres de formação, são contratados pelos sistemas municipais de ensino para o acompanhamento de crianças com deficiência. A produção de dados para a pesquisa se deu a partir da escrita de memoriais de formação de três estudantes universitárias do curso de Pedagogia na perspectiva da escrita de si como possibilidade de reflexão da formação e da iniciação docente, bem como de entrevistas narrativas concedidas por elas. As experiências no estágio remunerado proporcionaram vivências que trouxeram inúmeras contribuições à formação das estudantes no que se refere ao impacto com a realidade, o afeto com a criança com deficiência e o seu desenvolvimento, e as frustrações, as aprendizagens e os limites de ser professora.<hr/>Resumen Este artículo trata de los resultados de una investigación postdoctoral en educación, que busca identificar los desafíos de la iniciación docente de estudiantes universitarios que ingresan al curso de Pedagogía y, en los primeros semestres de formación, son contratados por los sistemas municipales de educación para acompañar a los niños con discapacidades. La producción de datos para la investigación se realizó a partir de la escritura de memoriales de formación de tres estudiantes universitarios del curso de Pedagogía, en la perspectiva de la escritura de ellos mismos como una posibilidad de reflexión de la formación y la iniciación del maestro, así como entrevistas narrativas otorgadas por ellos. Las experiencias en la pasantía remunerada proporcionaron vivencias que aportaron innumerables contribuciones a la formación de los estudiantes con respecto al impacto con la realidad, el afecto con el niño con discapacidad y su desarrollo, y las frustraciones, los aprendizajes y los límites de ser maestro.<hr/>Abstract This article is about the results of a postdoctoral research on Education, which seeks to identify the challenges of the teaching initiation of college students who enter the degree course in Pedagogy and, in the first semesters of formation, are hired by the municipal education systems to monitor children with disabilities. The production of data for the research was based on the writing of formation memoranda of three undergraduate students of the Pedagogy degree course from the perspective of writing of self as a possibility of reflection on the formation and on the initiation of teaching, as well as from narrative interviews given by them. The experiences in the paid internship provided experiences that brought countless contributions to the students’ formation regarding the impact with reality, the affection with the child with disability and its development, and the frustrations, the learning and the limits of being a teacher. <![CDATA[Revisão de literatura: crianças migrantes e refugiadas nas pesquisas em Educação Infantil (1988-2021)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre migração e refúgio na Educação Infantil brasileira, publicadas entre 1988 e 2021. Como referencial teórico, nos valemos dos estudos sobre a atual migração brasileira e os estudos da Sociologia da Infância. Como percurso metodológico, realizamos a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), na qual foram localizadas 32 produções que evidenciaram cinco temáticas recorrentes: as famílias e as crianças; a língua materna e de acolhida; os(as) profissionais de educação; instituições educacionais; e o direito à educação e as políticas educacionais. Como resultados, apontamos que nos últimos quatro anos (2018-2021) houve um crescimento de pesquisas envolvendo a Educação Infantil e o tema da migração e do refúgio, que evidenciaram situações de racismo e falta de políticas públicas que considerem a criança migrante e refugiada. O conjunto de achados indica a necessidade de mais pesquisas que pautem a Educação Infantil e as crianças de 0 a 5 anos, migrantes e refugiadas.<hr/>Resumo The present article aims to analyze the academic productions on of migration and refuge in Brazilian Early Childhood Education, published between 1988 and 2021. As a theoretical reference, we make use of studies about the current Brazilian migration and studies of the Sociology of Childhood. As a methodological approach, we carried out a Systematic Literature Review (SLR), in which 32 productions were located that highlighted five recurring themes: families and children; mother tongue and the host language; education professionals; educational institutions; and the right to education and educational policies. As results, we point out that in the last four years (2018-2021) there was an increase in the number of researches involving Early Childhood Education and the theme of migration and refuge, which highlighted situations of racism and lack of public policies that consider migrant and refugee children. The findings indicate the need for further research that considers Early Childhood Education and children from 0 to 5 years old, migrants and refugees.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo analizar las producciones sobre migración y refugio en la Educación Infantil brasileña, publicadas entre 1988 y 2021. Como referencia teórica, nos servimos de estudios sobre la actual migración brasileña y de estudios de Sociología de la Infancia. Como enfoque metodológico, realizamos una Revisión Sistemática de la Literatura (RLS), en la que se localizaron 32 producciones que destacaban cinco temas recurrentes: familias y niños; lengua materna y lengua de acogida; profesionales de la educación; instituciones educativas; y derecho a la educación y las políticas educativas. Como resultados, señalamos que en los últimos cuatro años (2018-2021) ha habido un aumento de las investigaciones que involucran la Educación Infantil y el tema de la migración y el refugio, lo que puso en evidencia situaciones de racismo y falta de políticas públicas que consideren al niño migrante y refugiado. El conjunto de conclusiones indica la necesidad de más investigaciones que consideren la Educación Infantil y los niños de 0 a 5 años, migrantes y refugiados. <![CDATA[As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: diálogos com a Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para E F, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.<hr/>Abstract It aims to analyze the notion of language presented in the Brazilian National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) and its implications on Physical Education (PE). With an exploratory-documentary methodology and a qualitative approach, the study explores BNCC-EM using the IRAMUTEQ software by analyzing the Descending Hierarchical Classification (DHC) and the similitude of the term “language”. From a lexical analysis, five categories are formed: Institutional system, Expressions and Diversity, Youth, Language Elements, and Language Codes. Data indicate that the BNCC-EM concerns a semiotic approach to language but does not conceptualize it and sometimes brings divergent elements. When looking at PE, we observe that the document focuses on the notion of body language. It concludes with the perception of a conceptual fragility of language in educational policy, and the fragmentation of its expressions to the detriment of a multiliteracy perspective.<hr/>Resumen Tiene como objetivo analizar la noción de lenguaje presentada en la Base Curricular Común Nacional para la Escuela secundaria (BNCC-EM) y sus implicaciones para la Educación Física (EF). Con una metodología exploratoria-documental con enfoque cualitativo, el estudio explora la BNCC-EM utilizando el software IRAMUTEQ analizando la Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y analizando la similitud del término “lenguaje”. Del análisis léxico se forman cinco categorías, a saber: Sistema institucional; Expresiones y Diversidad; Juventud; elementos del lenguaje; y códigos de idioma. Los datos indican que la BNCC-EM aborda un abordaje semiótico del lenguaje, sin no lo conceptualizar, trayendo a veces elementos divergentes del mismo. Al observar la E F, observamos que el documento se enfoca en la noción de lenguaje corporal. Se concluye con la percepción de fragilidad conceptual del lenguaje en la política educativa, así como la fragmentación de sus expresiones en detrimento de una perspectiva de polialfabetización. <![CDATA[Discurso de Herbert Marcuse e Angela Davis na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 1969]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para E F, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.<hr/>Abstract It aims to analyze the notion of language presented in the Brazilian National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) and its implications on Physical Education (PE). With an exploratory-documentary methodology and a qualitative approach, the study explores BNCC-EM using the IRAMUTEQ software by analyzing the Descending Hierarchical Classification (DHC) and the similitude of the term “language”. From a lexical analysis, five categories are formed: Institutional system, Expressions and Diversity, Youth, Language Elements, and Language Codes. Data indicate that the BNCC-EM concerns a semiotic approach to language but does not conceptualize it and sometimes brings divergent elements. When looking at PE, we observe that the document focuses on the notion of body language. It concludes with the perception of a conceptual fragility of language in educational policy, and the fragmentation of its expressions to the detriment of a multiliteracy perspective.<hr/>Resumen Tiene como objetivo analizar la noción de lenguaje presentada en la Base Curricular Común Nacional para la Escuela secundaria (BNCC-EM) y sus implicaciones para la Educación Física (EF). Con una metodología exploratoria-documental con enfoque cualitativo, el estudio explora la BNCC-EM utilizando el software IRAMUTEQ analizando la Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y analizando la similitud del término “lenguaje”. Del análisis léxico se forman cinco categorías, a saber: Sistema institucional; Expresiones y Diversidad; Juventud; elementos del lenguaje; y códigos de idioma. Los datos indican que la BNCC-EM aborda un abordaje semiótico del lenguaje, sin no lo conceptualizar, trayendo a veces elementos divergentes del mismo. Al observar la E F, observamos que el documento se enfoca en la noción de lenguaje corporal. Se concluye con la percepción de fragilidad conceptual del lenguaje en la política educativa, así como la fragmentación de sus expresiones en detrimento de una perspectiva de polialfabetización. <![CDATA[Uma história dos Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100700&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para E F, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.<hr/>Abstract It aims to analyze the notion of language presented in the Brazilian National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) and its implications on Physical Education (PE). With an exploratory-documentary methodology and a qualitative approach, the study explores BNCC-EM using the IRAMUTEQ software by analyzing the Descending Hierarchical Classification (DHC) and the similitude of the term “language”. From a lexical analysis, five categories are formed: Institutional system, Expressions and Diversity, Youth, Language Elements, and Language Codes. Data indicate that the BNCC-EM concerns a semiotic approach to language but does not conceptualize it and sometimes brings divergent elements. When looking at PE, we observe that the document focuses on the notion of body language. It concludes with the perception of a conceptual fragility of language in educational policy, and the fragmentation of its expressions to the detriment of a multiliteracy perspective.<hr/>Resumen Tiene como objetivo analizar la noción de lenguaje presentada en la Base Curricular Común Nacional para la Escuela secundaria (BNCC-EM) y sus implicaciones para la Educación Física (EF). Con una metodología exploratoria-documental con enfoque cualitativo, el estudio explora la BNCC-EM utilizando el software IRAMUTEQ analizando la Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y analizando la similitud del término “lenguaje”. Del análisis léxico se forman cinco categorías, a saber: Sistema institucional; Expresiones y Diversidad; Juventud; elementos del lenguaje; y códigos de idioma. Los datos indican que la BNCC-EM aborda un abordaje semiótico del lenguaje, sin no lo conceptualizar, trayendo a veces elementos divergentes del mismo. Al observar la E F, observamos que el documento se enfoca en la noción de lenguaje corporal. Se concluye con la percepción de fragilidad conceptual del lenguaje en la política educativa, así como la fragmentación de sus expresiones en detrimento de una perspectiva de polialfabetización. <![CDATA[Aurora digital, nossas vidas além do Black Mirror]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000100701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para E F, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.<hr/>Abstract It aims to analyze the notion of language presented in the Brazilian National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) and its implications on Physical Education (PE). With an exploratory-documentary methodology and a qualitative approach, the study explores BNCC-EM using the IRAMUTEQ software by analyzing the Descending Hierarchical Classification (DHC) and the similitude of the term “language”. From a lexical analysis, five categories are formed: Institutional system, Expressions and Diversity, Youth, Language Elements, and Language Codes. Data indicate that the BNCC-EM concerns a semiotic approach to language but does not conceptualize it and sometimes brings divergent elements. When looking at PE, we observe that the document focuses on the notion of body language. It concludes with the perception of a conceptual fragility of language in educational policy, and the fragmentation of its expressions to the detriment of a multiliteracy perspective.<hr/>Resumen Tiene como objetivo analizar la noción de lenguaje presentada en la Base Curricular Común Nacional para la Escuela secundaria (BNCC-EM) y sus implicaciones para la Educación Física (EF). Con una metodología exploratoria-documental con enfoque cualitativo, el estudio explora la BNCC-EM utilizando el software IRAMUTEQ analizando la Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y analizando la similitud del término “lenguaje”. Del análisis léxico se forman cinco categorías, a saber: Sistema institucional; Expresiones y Diversidad; Juventud; elementos del lenguaje; y códigos de idioma. Los datos indican que la BNCC-EM aborda un abordaje semiótico del lenguaje, sin no lo conceptualizar, trayendo a veces elementos divergentes del mismo. Al observar la E F, observamos que el documento se enfoca en la noción de lenguaje corporal. Se concluye con la percepción de fragilidad conceptual del lenguaje en la política educativa, así como la fragmentación de sus expresiones en detrimento de una perspectiva de polialfabetización.