Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520220004&lang=en vol. 60 num. 66 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Mario Alighiero Manacorda and working-class education in public school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo analisar três contribuições de Mario Alighiero Manacorda ao campo da educação brasileira publicados na década de 1980. Os escritos do autor traduzidos no Brasil fortaleceram a discussão sobre a formação da classe trabalhadora e corroboraram com a defesa da escola pública, universal, gratuita e laica. Para tanto, foram examinadas duas entrevistas, uma publicada em 1986 e outra em 1987, e uma palestra proferida em 1987. No que se refere à fundamentação teórica, as análises estão ancoradas no materialismo histórico, especificamente nos escritos de Karl Marx, Friedrich Engels e Antonio Gramsci. Conclui-se que a escola pública é um ganho histórico da classe trabalhadora, deve ser mantida pelo Estado, mas, sem a sua interferência no que diz respeito à disseminação de ideologias. Nesse contexto, o papel da educação é proporcionar ao estudante a apropriação do que há de mais avançado e desenvolvido na ciência, tecnologia, esporte e arte com vistas à formação completa do homem.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar tres contribuciones de Mario Alighiero Manacorda al campo de la educación brasileña publicadas en la década de 1980. Los escritos del autor, traducidos en Brasil, fortalecieron la discusión sobre la formación de la clase obrera y contribuyeron a la defensa de la educación pública, universal, libre y laica. Para ello, se examinaron dos entrevistas, una publicada en 1986 y otra en 1987. En cuanto a la base teórica, los análisis están anclados en el materialismo histórico, específicamente en los escritos de Karl Marx, Friedrich Engels y Antonio Gramsci. Se concluye que la escuela pública es una conquista histórica de la clase obrera, debe ser mantenida por el Estado, pero sin su injerencia en cuanto a la difusión de ideologías. En este contexto, el papel de la educación es proporcionar al alumno la apropiación de lo que hay de más avanzado y desarrollado en la ciencia, en la tecnología, en el deporte y en el arte con vistas a una completa formación ciudadana.<hr/>Abstract This article aims to analyze three contributions of Mario Alighiero Manacorda to the field of Brazilian education published in the 1980s. The author’s writtings, translated in Brazil, stregthened the discusson on the formation of the working-class and contributed to the defense of public, universal, free, and secular schools. For this purpose, we examined two interviews, one published in 1986 and the other in 1987, and a lecture given in 1987. As for the theoretical basis, the analyses are anchored in historical materialism, specifically in the writings of Karl Marx, Friedrich Engels, and Antonio Gramsci. We conclude that the public school is a historical gain for the working-class, and that it should be maintained by the State, but without its interference with respect to the dissemination of ideologies. In this context, the role of education is to provide the student with the appropriation of what is most advanced and developed in science, technology, sports, and art with a view to the complete formation of man. <![CDATA[Gramsci in debate with the political-pedagogic conceptions of Rosa Luxembourgo, Trotsky, the Communist International and Bukharin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo se baseia, principalmente, nos Cadernos do Cárcere, e discorre sobre as análises gramscianas acerca das teorias de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin. As críticas gramscianas direcionadas a esses teóricos e à Internacional Comunista, em geral, apontam que suas perspectivas e táticas políticas se firmavam em um prisma economicista/positivista, no qual predominava uma teoria mecanicista de causalidade histórica, permanecendo uma ideia de atuação política espontaneísta. Em um sentido adverso, Gramsci defende uma nova concepção político-pedagógica. No caso, pressupõe uma relação dialética entre infraestrutura e superestrutura, e entre teoria e prática histórico-social, além de defender a inserção da cultura em uma perspectiva de luta político-pedagógica. Desse modo, espera elevar moral e intelectualmente as classes subalternas, criando as condições teóricas capaz de superar o conformismo burguês, na mesma medida que poderia instaurar uma nova conformação e uma nova hegemonia política. Assim, Gramsci considera imprescindível a atuação dos intelectuais orgânicos das classes subalternas que, em contato com as massas, formariam as condições necessárias para a revolução do proletariado na sociedade civil.<hr/>Abstract This article is mainly based on the Prison Notebooks and discusses Gramscian analyses of Rosa Luxemburg’s, Trotsky’s, the Communist International’s, and Bukharin’s theories. Gramscian criticisms of these theoreticians and the Communist International, in general, point out that their perspectives and political tactics were based on an economist/positivist prism, in which a mechanistic theory of historical causality predominated, and an idea of spontaneous political action remained. In an opposite direction, Gramsci advocates a new political-pedagogical conception. In this case, he presupposes a dialectical relationship between infrastructure and superstructure, and between theory and social-historical practice, in addition to advocating the insertion of culture in a perspective of political-pedagogical struggle. In this way, he hopes to elevate morally and intellectually the subordinate classes, creating the theoretical conditions capable of overcoming bourgeois conformism, to the same extent that it could establish a new conformation and a new political hegemony. Thus, Gramsci considers essential the action of organic intellectuals of the subaltern classes who, in contact with the masses, would form the necessary conditions for the revolution of the proletariat in civil society.<hr/>Resumen Este artículo se basa principalmente en los Cuadernos de la Cárcel y aborda los análisis gramscianos de las teorías de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, de la Internacional Comunista y de Bukharin de Las críticas gramscianas a estos teóricos y a la Internacional Comunista, en general, apuntan al hecho de que sus perspectivas y tácticas políticas se basaban en un prisma economicista/positivista, en el que predominaba una teoría mecanicista de la causalidad histórica, restando una idea de acción política espontánea. En sentido contrario, Gramsci defiende una nueva concepción político-pedagógica. En este caso, presupone una relación dialéctica entre infraestructura y superestructura, y entre teoría y práctica histórico-social, además de abogar por la inserción de la cultura en una perspectiva de lucha político-pedagógica. De este modo, espera elevar moral e intelectualmente a las clases subalternas, creando las condiciones teóricas capaces de superar el conformismo burgués, en la misma medida en que podría establecer una nueva conformación y una nueva hegemonía política. Así, Gramsci considera imprescindible la actuación de los intelectuales orgánicos de las clases subalternas que, en contacto con las masas, formarían las condiciones necesarias para la revolución del proletariado en la sociedad civil. <![CDATA[Motivation regulation strategies of university students: a systematic literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A motivação influencia o desempenho dos estudantes e a capacidade de regulá-la pode auxiliar os alunos a se manterem empenhados nas atividades acadêmicas. Para regular a motivação, é possível utilizar diferentes procedimentos ou estratégias. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar trabalhos internacionais e nacionais, publicados entre os anos de 2016 a 2021, que investigaram as estratégias que futuros professores ou estudantes do ensino superior conhecem e relatam utilizar para regular sua motivação. Após a aplicação dos critérios de seleção, sete artigos foram selecionados. Foram descritas as estratégias de regulação da motivação mais e menos reportadas pelos participantes, os instrumentos de coleta de dados e as variáveis associadas ao relato de uso dessas estratégias. A escassez de pesquisas nacionais acerca das estratégias de regulação da motivação de futuros professores corrobora a necessidade de que investigações sobre essa temática sejam realizadas entre esse grupo-alvo.<hr/>Abstract Motivation influences student performance and the ability to regulate it can help students to remain engaged in academic activities. To regulate motivation, it is possible to use different procedures or strategies. The present article aimed to conduct a systematic literature review to identify international and national papers, published between the years 2016 to 2021, that investigated the strategies that future teachers or higher education students know and report using to regulate their motivation. After applying the selection criteria, seven articles were selected. We described the motivation regulation strategies most and least reported by participants, the data collection instruments, and the variables associated with the reported use of these strategies. The low number of national research about the motivation regulation strategies of future teachers corroborates the need for investigations on this theme to be carried among this target group.<hr/>Resumen La motivación influye en el desempeño de los estudiantes y la capacidad de regularla puede ayudarles a mantenerse comprometidos con las actividades académicas. Para regular la motivación es posible utilizar diferentes procedimientos o estrategias. El presente artículo tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura para identificar artículos internacionales y nacionales, publicados entre los años 2016 a 2021, que investigaran las estrategias que los futuros profesores o estudiantes de educación superior conocen y dicen utilizar para regular su motivación. Después de aplicar los criterios de selección, se seleccionaron siete artículos. Describimos las estrategias de regulación de la motivación más y menos reportadas por los participantes, los instrumentos de recolección de datos y las variables asociadas al reporte del uso de estas estrategias. La escasez de investigaciones nacionales sobre estrategias para regular la motivación de los futuros profesores corrobora la necesidad de que se realicen investigaciones sobre este tema entre este grupo destinatario. <![CDATA[State of knowledge: collaborative communities of teacher learning in the period from 2016 to 2021]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste trabalho de natureza bibliográfica, do tipo “estado do conhecimento” nos propomos a analisar o que revela o mapeamento das produções acadêmicas sobre comunidades colaborativas de aprendizagem docente na formação de professores no período de 2016 a 2021. A investigação elegeu 25 pesquisas (16 dissertações e 9 teses). Usamos como fonte de pesquisa os descritores “Desenvolvimento Profissional Docente em Grupos Colaborativos” e “Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades Colaborativas” no banco de dados da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultado, observa-se que as comunidades colaborativas qualificam a formação docente. Emerge como um novo problema a ser investigado, a dimensão da formação inicial dos cursos de formação de professores no interior dessas comunidades. A maioria dos estudos na área foca-se no âmbito continuado da formação docente. O principal desafio enfrentado por muitos pesquisadores da área é instituir uma postura investigativa nas comunidades de colaboração de aprendizagem docente.<hr/>Abstract In this bibliographic work, of the "state of the knowledge " type, we propose to analyze what reveals the mapping of academic productions on collaborative communities of teacher learning in teacher training in the period from 2016 to 2021. The investigation choose 25 researches (16 dissertations and 9 theses). We used the descriptors “Teacher Professional Development in Collaborative Groups” and “Teacher Professional Development in Collaborative Communities” as a research source in the Capes (Higher Education Personnel Improvement Coordination) database and the Brazilian Library of Theses and Dissertations. As a result, we observed that collaborative communities qualify teacher education. As a new problem to be investigated, the dimension of initial training of teacher education courses within these communities emerges. Most studies in the area focus on the continuing education of teacher. The main challenge faced by many researchers in the field is instituting an investigative posture in the collaborative teacher learning communities.<hr/>Resumen En este trabajo bibliográfico, del tipo “estado del conocimiento”, nos proponemos analizar lo que revela el mapeo de producciones académicas sobre comunidades colaborativas de aprendizaje en la formación docente en el período 2016 a 2021. La investigación eligió 25 investigaciones (16 disertaciones y 9 tesis). Utilizamos los descriptores “Desarrollo Profesional Docente en Grupos Colaborativos” y “Desarrollo Profesional Docente en Comunidades Colaborativas” como fuente de investigación en la base de datos de la Capes (Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior) y en la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones. Como resultado, se observa que las comunidades colaborativas cualifican la formación docente. Como un nuevo problema a investigar surge la dimensión de la formación inicial de los cursos de formación docente dentro de estas comunidades. La mayoría de los estudios en el área se centran en el alcance continuo de la formación docente. El principal desafío al que se enfrentan muchos investigadores del área es instituir una postura investigativa en las comunidades colaborativas de aprendizaje docente. <![CDATA[Survival projects: work and student assistance for LGBTI+ students at university]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo objetiva analisar as relações entre diferenças e desigualdades na composição das experiências de trabalho e de acesso à assistência estudantil para estudantes LGBTI+ na universidade. Para tanto, recorro a narrativas de cinco estudantes LGBTI+ da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as suas trajetórias acadêmicas, reunidas através de entrevistas individuais, semiestruturadas e em profundidade, realizadas entre julho e setembro de 2020. Os resultados da investigação foram analisados a partir de referenciais teóricos como Judith Butler, Avtar Brah e Anne McClintock. Destaca-se como gênero, sexualidade, classe e raça se entrecruzam na tessitura das experiências de trabalho e nos modos como acessam a assistência estudantil. Nessas tramas narrativas, a assistência estudantil constitui projetos de sobrevivências. Com o contexto de crise da educação superior, reforça-se a importância da assistência estudantil e os riscos envolvidos em seu atual desmonte.<hr/>Resumo This paper aims to analyze the relationships between differences and inequalities in the composition of work experiences and access to student assistance for LGBTI+ university students. To do so, I resort to the narratives of five LGBTI+ students from the Federal University of Pernambuco (UFPE) about their academic trajectories, gathered through individual, semi-structured and in-depth interviews, carried out between July and September 2020. The research results were analyzed from theoretical references such as Judith Butler, Avtar Brah and Anne McClintock. We highlight how gender, sexuality, class and race intersect in the texture of work experiences and in the ways they access student assistance. In these narrative, student assistance constitutes survival projects. With the context of crisis in higher education, the importance of student assistance and the risks involved in its current dismantling are reinforced.<hr/>Resumen Este artículo pretende analizar las relaciones entre diferencias y desigualdades en la composición de las experiencias laborales y el acceso a la asistencia estudiantil para estudiantes universitarios LGBTI+. Para ello, me baso en las narrativas de cinco estudiantes LGBTI+ de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) sobre sus trayectorias académicas, recogidas a través de entrevistas individuales, semiestructuradas y en profundidad, realizadas entre julio y septiembre de 2020. Los resultados de la investigación fueron analizados con base en referentes teóricos como Judith Butler, Avtar Brah y Anne McClintock. Se destaca cómo género, sexualidad, clase y raza se entrecruzan en el tejido de las experiencias laborales y en las formas en que acceden a la asistencia estudiantil. En estas tramas narrativas, la asistencia a los estudiantes constituye proyectos de supervivencia. Con el contexto de crisis de la educación superior, se refuerza la importancia de la asistencia al estudiante y los riesgos que implican su actual desmantelamiento. <![CDATA[Psychology and teacher training: evoked memories about the educational psychology subject]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A disciplina psicologia educacional integra a matriz curricular obrigatória dos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi interpretar a potencialidade do ensino de psicologia contribuir para que futuros/as professores/as forjem uma práxis docente pautada em propostas pedagógicas que objetivem a emancipação humana. Com base no arcabouço teórico da Psicologia Histórico-Cultural e utilizando núcleos de significação, este artigo analisou as memórias espontâneas dos/as licenciandos/as relacionadas à disciplina psicologia ofertada para seus cursos. Os sentidos atribuídos ao ensino desta área específica revelaram que as aulas apresentaram os fundamentos teóricos deste campo do conhecimento, problematizaram temas cotidianos e valores subjacentes às relações sociais vivenciadas nos espaços escolares, propiciando o alargamento dos horizontes interpretativos dos/as futuros/as professores/as. Os relatos também revelaram que as aulas de psicologia foram permeadas por discussões e debates, destacando a diversidade, a interação, o intercâmbio de ideias e acentuando o caráter dialogado dessa vivência formativa.<hr/>Abstract The subject Educational Psychology integrates the mandatory curricular matrix of teacher training courses. The objective of this study was to interpret the potential of the teaching of psychology to contribute to future teachers to forge a teaching praxis based on pedagogical proposals that aim at human emancipation. Based on the theoretical framework of Cultural-Historical Psychology and using cores of meaning, this article analyzed the undergraduate students' spontaneous memories related to the subject psychology offered in their courses. The senses attributed to the teaching of this specific area revealed that the classes presented the theoretical foundations of this field of knowledge, problematized everyday issues and values underlying the social relationships experienced in school spaces, leading to the widening of the future teachers’ interpretive horizons. The undergraduate students' reports also revealed that the psychology classes were permeated by discussions and debates, highlighting the diversity, the interaction, the exchange of ideas, and emphasizing the dialogic character of this formative experience.<hr/>Resumen La disciplina de psicología educativa es parte del plan de estudios obligatorio de los cursos de pregrado en enseñanza. El objetivo de este estudio fue interpretar la potencialidad de la enseñanza de psicología contribuir para que futuros/as profesores/as forjen una praxis docente basada en propuestas pedagógicas que apunten a la emancipación humana. Con base en el marco teórico de la Psicología Histórico-Cultural y utilizando núcleos de significación, este artículo analizó las memorias espontáneas de estudiantes de pregrado en enseñanza relacionadas con la disciplina de psicología ofrecida para sus cursos. Los significados atribuidos a la enseñanza de esta área específica revelaron que las clases presentaron los fundamentos teóricos de este campo del saber, problematizaron temas cotidianos y valores que subyacen en las relaciones sociales vividas en los espacios escolares, propiciando la ampliación de los horizontes interpretativos de los/as futuros/as docentes. Los relatos también revelaron que las clases de psicología estuvieron impregnadas de discusiones y debates, destacando la diversidad, la interacción, el intercambio de ideas y enfatizando el carácter dialógico de esa experiencia formativa. <![CDATA[The Educação em Revista journal and entrepreneurship: processes of individualization and singularization of learners]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.<hr/>Abstract The article is the result of research that aimed to highlight the marks that a journal addressed to teachers and managers of private schools in Rio Grande do Sul (RS) attributes to students involved in activities related to entrepreneurship. The theoretical contributions are linked to the theories of Michel Foucault and his reviewers. The empirical material consists of copies of Educação em Revista (ER) journal, a publication of the Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Private Education Union of Rio Grande do Sul], published between 2013 and 2021. In methodological terms, we used the discourse analysis proposed by Foucault. The analysis of the material evidenced that there is a strong appeal in Educação em Revista for private schools in Rio Grande do Sul state to work with entrepreneurship. In addition, it was noticed that the reports position students as protagonists and leaders in processes of individualization and singularization of learners when involved in entrepreneurial practices, which configure a narcissistic person-student, who, among other marks, starts to be built as a hero that explores itself.<hr/>Resumen El artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo resaltar las marcas que una revista dirigida a profesores y administradores de escuelas privadas de Rio Grande do Sul (RS) atribuye a los estudiantes cuando se involucran en actividades relacionadas con el emprendimiento. Los aportes teóricos están vinculados a las teorías de Michel Foucault y sus revisores. El material empírico consiste en ejemplares de Educação em Revista (ER), publicación del Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Sindicato de Educación Privada de Rio Grande do Sul], publicada entre 2013 y 2021. En términos metodológicos, se utilizó el análisis del discurso propuesto por Foucault. El análisis del material mostró que hay un fuerte llamado en Educação em Revista para que las escuelas privadas del Rio Grande do Sul trabajen con el emprendimiento. Además, se percibió que los relatos posicionan a los estudiantes como protagonistas y líderes en procesos de individualización y singularización de los educandos cuando se involucran en prácticas emprendedoras, que configuran un sujeto-estudiante narcisista, que comienza a construirse como un héroe que, entre otras marcas, se explora a sí mismo. <![CDATA[Technodocence: new word and concept]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000400700&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.<hr/>Abstract The article is the result of research that aimed to highlight the marks that a journal addressed to teachers and managers of private schools in Rio Grande do Sul (RS) attributes to students involved in activities related to entrepreneurship. The theoretical contributions are linked to the theories of Michel Foucault and his reviewers. The empirical material consists of copies of Educação em Revista (ER) journal, a publication of the Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Private Education Union of Rio Grande do Sul], published between 2013 and 2021. In methodological terms, we used the discourse analysis proposed by Foucault. The analysis of the material evidenced that there is a strong appeal in Educação em Revista for private schools in Rio Grande do Sul state to work with entrepreneurship. In addition, it was noticed that the reports position students as protagonists and leaders in processes of individualization and singularization of learners when involved in entrepreneurial practices, which configure a narcissistic person-student, who, among other marks, starts to be built as a hero that explores itself.<hr/>Resumen El artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo resaltar las marcas que una revista dirigida a profesores y administradores de escuelas privadas de Rio Grande do Sul (RS) atribuye a los estudiantes cuando se involucran en actividades relacionadas con el emprendimiento. Los aportes teóricos están vinculados a las teorías de Michel Foucault y sus revisores. El material empírico consiste en ejemplares de Educação em Revista (ER), publicación del Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Sindicato de Educación Privada de Rio Grande do Sul], publicada entre 2013 y 2021. En términos metodológicos, se utilizó el análisis del discurso propuesto por Foucault. El análisis del material mostró que hay un fuerte llamado en Educação em Revista para que las escuelas privadas del Rio Grande do Sul trabajen con el emprendimiento. Además, se percibió que los relatos posicionan a los estudiantes como protagonistas y líderes en procesos de individualización y singularización de los educandos cuando se involucran en prácticas emprendedoras, que configuran un sujeto-estudiante narcisista, que comienza a construirse como un héroe que, entre otras marcas, se explora a sí mismo.