Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520230001&lang=en vol. 61 num. 67 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial: Revista Educação em Questão vol.61 no. 69]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Dialogues on sexual and gender diversity in the context of the Education Northeast Network of Graduate Education (RENOEN)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este ensayo describe alternativas señaladas para la superación de las desigualdades de género en la enseñanza y la Educación para las diversas expresiones del machismo en la sociedad contemporánea, así como para las expresiones del sexismo en los planes de estudio de los cursos de formación de profesores. Socializa apuntes teóricos y metodológicos de estos intercambios entre investigadores comprometidos con la construcción de una sociedad igualitaria a través de la enseñanza y la Educación. En un primer momento, se presentaron las tensiones por las opresiones estructurales de la sociedad, entre las cuales, destacamos las desigualdades de género y sus formas de reproducción a través de la enseñanza y la Educación. En un segundo momento, discutimos formas sofisticadas de expresión del machismo en la actualidad, así como alternativas para la construcción de un horizonte libre de jerarquizaciones de los cuerpos. Por último, se evaluaron diferentes formas de reproducción del sexismo en los planes de estudio de los cursos de formación de profesores.<hr/>Resumo Este ensaio descreve alternativas apontadas para a superação das desigualdades de gênero no ensino e na Educação para as diversas expressões do machismo na sociedade contemporânea, bem como para as expressões do sexismo nos currículos dos cursos de formação de professores. Socializa apontamentos teórico-metodológicos fluentes desses intercâmbios entre pesquisadoras(es) engajadas(os) com a construção de uma sociedade igualitária pela via do ensino e da Educação. Num primeiro momento, foram apresentados tensionamentos para as opressões estruturais da sociedade, dentre as quais, destacamos as desigualdades de gênero e suas formas de reprodução pelas vias do ensino e da Educação. Num segundo momento, discutimos formas sofisticadas de expressão do machismo na atualidade, bem como alternativas para a construção de um horizonte livre de hierarquizações dos corpos. Por fim, foram avaliadas diferentes formas de reprodução do sexismo nos currículos dos cursos de formação docente.<hr/>Abstract This essay describes alternatives pointed out for overcoming of gender inequalities in teaching and Education for the diverse expressions of machismo in contemporary society, as well as for the expressions of sexism in the curricula of teacher formation courses. It socializes theoretical and methodological notes from these exchanges between researchers engaged in the construction of an egalitarian society through teaching and Education. In a first moment, tensions for the structural oppressions of the society were presented, among which, we highlight gender inequalities and their forms of reproduction through teaching and Education. In a second moment, we discussed sophisticated forms of sexism expression nowadays, as well as alternatives for the construction of a horizon free of hierarchizations of the bodies. Finally, different forms of reproduction of sexism in the curricula of teacher formation courses were evaluated. <![CDATA[Why did the saints of Zurbarán read?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a iconografia relativa a cinco santas que portam livros em suas imagens, tratadas como “santas leitoras”, que fazem parte da coleção de quadros de oito virgens mártires existentes no Museu de Belas Artes de Sevilha. Em um plano específico problematiza-se a representação das santas com um livro nas mãos, o que difere da imagem iconográfica original, da narrativa da vida e dos milagres de cada uma. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa documental, cujas fontes principais concentram-se nas cinco telas da coleção, elaboradas no ateliê do pintor Francisco de Zurbarán, e no diálogo com autores que escrevem sobre a temática. Conclui-se com a hipótese de que ao pintar a imagem das virgens mártires portando um livro, Zurbarán pretendia passar uma mensagem às mulheres de estímulo a uma vida como a das santas, mas também advertindo para a possibilidade de lerem a bíblia, a hagiologia e as leituras permitidas, ou seja, sobretudo, incitando a ideia de que fossem leitoras.<hr/>Abstract The article analyzes the iconography related to five saints who carry books in their images, treated as “reading saints”, which are part of the collection of pictures of eight virgin martyrs existing in the Museum of Fine Arts in Seville. On a specific plane, the representation of the saints with a book in their hands is problematized, which differs from the original iconographic image, the narrative of the life and miracles of each one. The methodological procedures refer to documentary research, whose main sources are concentrated in the five canvases of the collection, elaborated in the studio of the painter Francisco de Zurbarán, and in the dialogue with authors who write on the subject. It concludes with the hypothesis that by painting the image of the virgin martyrs carrying a book, Zurbarán intended to pass on a message to the women of encouragement to a life like that of the saints, but also warning of the possibility of reading the bible, hagiology and the permitted readings, that is, above all, inciting the idea that they were readers.<hr/>Resumen El artículo analiza la iconografía relacionada con cinco santos que portan libros en sus imágenes, tratados como “santos lectores”, que forman parte de la colección de cuadros de ocho vírgenes mártires existente en el Museo de Bellas Artes de Sevilla. En un plano específico, se problematiza la representación de los santos con un libro en la mano, que se diferencia de la imagen iconográfica original, la narración de la vida y los milagros de cada uno. Los procedimientos metodológicos remiten a una investigación documental, cuyas fuentes principales se concentran en los cinco lienzos de la colección, elaborados en el taller del pintor Francisco de Zurbarán, y en el diálogo con autores que escriben sobre el tema. Concluye con la hipótesis de que al pintar la imagen de la virgen mártir portando un libro, Zurbarán pretendía transmitir a las mujeres un mensaje de aliento a una vida como la de los santos, pero también de advertencia sobre la posibilidad de leer la biblia, la hagiología y las lecturas permitidas, es decir, sobre todo, incitar a la idea de que eran lectores. <![CDATA[Recreation in elementary school and the education of bodies in childhood (PARÁ, 1890-1918)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo objetiva investigar o recreio e a educação do corpo infantil no ensino primário do estado do Pará, no período de 1890 a 1918, identificando o tempo, os espaços e as atividades presentes na legislação educacional paraense. O estudo se caracteriza como histórico e documental. As fontes centrais utilizadas foram os regulamentos do ensino primário dos anos de 1890, 1903, 1910, 1918 e o regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas de 1904. Essa documentação foi analisada em diálogo com impressos educacionais do período em tela e autores do campo da história da educação e da infância. A partir da análise das fontes, foi possível identificar que o tempo, o espaço e as atividades do recreio buscavam educar o corpo infantil, a partir da disciplina e formação do físico com a intenção de formar o futuro cidadão republicano, que deveria ser disciplinado, forte e saudável.<hr/>Abstract The article aims to investigate the recreation and education of infant’s bodies in Elementary School in the state of Pará, in the period from 1890 to 1918, identifying the time, spaces and activities present in educational legislation of Pará. The study is characterized as historical and documental. The main sources used were the Elementary School regulations of 1890, 1903, 1910, 1918 and the internal regulations of school groups and isolated schools of 1904. This documentation was analyzed in dialogue with educational printed material from the period in question and authors from the field of the history of education and childhood. From the analysis of the sources, it was possible to identify that the time, space and activities to recreation sought to educate the child body, from discipline and physical training, with the intention of forming the future republican citizen, who should be disciplined, orderly, strong and healthy.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo investigar la recreación y la educación del cuerpo infantil en la escuela primaria en el estado de Pará, en el período de 1890 a 1918, identificando el tiempo, los espacios y las actividades presentes en la legislación educativa de Pará. El estudio se caracteriza por ser histórico y documental. Las fuentes centrales utilizadas fueron los reglamentos de educación primaria de los años 1890, 1903, 1910, 1918 y el reglamento interno de grupos escolares y escuelas aisladas de 1904. Esta documentación fue analizada en diálogo con impresos educativos de la época en cuestión y autores del ámbito de la historia de la educación y la infancia. A partir del análisis de las fuentes, fue posible identificar que el tiempo, el espacio y las actividades de la recreación intentaban educar el cuerpo infantil, a partir de la disciplina y del entrenamiento físico con la intención de formar el futuro ciudadano republicano, que debería ser disciplinado, fuerte y saludable. <![CDATA[Educational Psychology within the graduate studies in Education: discussion about the indicators “social insertion” and “internationalization” based on publications in this area]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.<hr/>Resumen El debate sobre la inserción social y la internacionalización se debe a que estos son indicadores adoptados por la CAPES (Coordinación para lo Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior) para la evaluación de los programas de posgrado. Nuestro objetivo es analizar en qué medida los trabajos presentados por el GT (Grupo de Trabajo) 20 - Psicología de la Educación de la ANPEd [Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación] (de 2011 a 2020) permiten evidenciar el compromiso con la inserción social y la internacionalización en la producción de conocimiento en esta área. Se consideraron cuatro dimensiones de análisis señaladas por la literatura para cada indicador Consideramos sesenta trabajos, de los cuales sólo 6,66% cumplieron explícitamente las demandas sociales coyunturales. La mayoría dialoga con la producción internacional, sin embargo, hay poca asociación entre autores para la construcción de redes de conocimiento, además de la prevalencia de autores de la región Sudeste. La alta incidencia de trabajos publicados posteriormente, como artículos en revistas, contradice la afirmación de que las publicaciones del área se concentran en libros.<hr/>Abstract The debate about social insertion and internationalization is justified by the fact that these are indicators adopted by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) for the evaluation of graduate studies programs. Our goal is to analyze to what extent the papers presented in GT (Working Group) 20 - Psychology of Education of ANPEd [National Association of Graduate Studies and Research in Education] (from 2011 to 2020) allow evidencing the commitment to social insertion and internationalization in the production of knowledge in this area. We considered four dimensions of analysis pointed out by the literature for each indicator. We considered sixty papers, of which only 6.66% explicitly meet circumstantial social demands. Most of them dialogue with international production, however, there is little partnership among authors aiming to build building knowledge networks, besides the prevalence of authors from the Southeast region. The high incidence of papers published later, as articles in journals, contradicts the statement that publications in the area are concentrated in books. <![CDATA[Identity (ies) and re-existence literacies through the negotiation of resistance narratives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el desarrollo de identidad (es) y literacidad(es) de reexistencia a través de la comprensión y negociación y creación de narrativas de resistencia entre profesores de inglés en formación. Éste es un estudio reflexivo ofrece cinco asunciones teóricas: a) La globalización afecta el desarrollo de la identidad (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) El desarrollo de Identidad, la literacidad y la reexistencia son prácticas socioculturales que siempre se negocian (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) La resistencia es una práctica liberadora de sociedades oprimidas (GIROUX, 1983; FOUCAULT 1999); d) Las narrativas de resistencia surgen para reexistir (SILVA-SOUZA, 2009; ALBÁN-ACHINTE, 2013); y e) Las literacidades de reexistencia son prácticas socioculturales (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). Estas asunciones y los teóricos que las soportan, se convierten en caminos para hacer de la cuestión un escenario de negociación, desarrollo de identidad y reexistencia. Finalmente, el texto muestra la importancia de comprender estas asunciones como un quehacer socio pedagógico para la comprensión de un mundo más justo y equitativo.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de identidade(s) e letramento(s) de reexistência por meio da compreensão, negociação e criação de narrativas de resistência entre professores de inglês em formação. Este é um estudo reflexivo que oferece cinco pressupostos teóricos: a) A globalização afeta o desenvolvimento da identidade (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) O desenvolvimento da identidade, o letramento e a reexistência são práticas socioculturais sempre negociadas (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) A resistência é uma prática libertadora das sociedades oprimidas (GIROUX, 1983; FOUCAULT, 1999); d) As narrativas de resistência surgem para reexistir (SILVA- SOUZA, 2009; ALBÁN-ACHINTE, 2013); e e) Os letramentos de reexistência são práticas socioculturais (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). Esses pressupostos e os teóricos que os sustentam tornam-se caminhos para fazer da questão um cenário de negociação, desenvolvimento de identidade e reexistência. Por fim, o texto mostra a importância da compreensão desses pressupostos como uma tarefa socio pedagógica para a compreensão de um mundo mais justo e igualitário.<hr/>Abstract This article aims to analyze the identity(ies) development and re-existence literacy(ies) through understanding, negotiation, and creation of resistance narratives among preservice English teachers. This reflective study offers five theoretical assumptions: a) Globalization affects the development of identity (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) Identity development, literacy, and re-existence are sociocultural practices that are always negotiated (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) Resistance is a liberating practice of oppressed societies (GIROUX, 1983; FOUCAULT, 1999); d) The narratives of resistance arise to re-exist (SILVA-SOUZA, 2009; ALBÁNACHINTE, 2013); and e) Literacies of re-existence are sociocultural practices (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). These assumptions and the theorists who support them become ways to make this issue a scenario for negotiation, identity development, and re-existence. Finally, the text shows the importance of understanding these assumptions as a useful pedagogical task for understanding a more just and equitable world. <![CDATA[The schoolbooks in the Liceu Maranhense through the local press (1844-1876)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, analisa-se a dinâmica estabelecida no uso dos livros escolares no Liceu Maranhense via imprensa local, usando os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para captar a materialidade dos artefatos como produtos e discursos. Cruzam-se normas instituídas, práticas recorrentes e inovações que acompanharam os programas de ensino via reformas para a manutenção do mercado escolar. Conclui-se que liceístas/autores se adequaram aos ideais de escolarização e conceitos técnicos, segundo as armaduras conceituais em voga, para além da própria representatividade, como intelectuais, garantindo a aprovação, a indicação e o consumo das obras na instrução e a concorrência com produções nacionais e internacionais.<hr/>Abstract In this article, we analyze the dynamics established in the use of textbooks at Liceu Maranhense through the local press, using the theoretical-methodological assumptions of cultural history, to capture the materiality of artifacts as products and discourses. We cross established norms, recurrent practices, and innovations that accompanied the teaching programs via reforms to maintain the school market. It is concluded that students/authors conformed to the ideals of schooling and technical concepts, according to the conceptual armatures in vogue, in addition to their own representativeness as intellectuals, ensuring the approval, indication and consumption of works in instruction and competition with national and international productions.<hr/>Resumen En este artículo, se analiza la dinámica establecida en el uso de los libros escolares en el Liceo Maranhense vía prensa local, utilizando los principios teórico-metodológicos de la historia cultural para captar la materialidad dos artefactos como productos/discursos. Se cruzan normas establecidas, prácticas recurrentes e innovaciones que acompañaron los programas de enseñanza vía reformas para la subsistencia del mercado escolar. Se concluye que profesores liceístas/autores se adecuaron a los ideales de escolarización y conceptos técnicos, según las armaduras conceptuales en boga, y que la propia representatividad como intelectuales, garantizó la aprobación, la indicación y el consumo de los libros en la instrucción y la competitividad con producciones nacionales e internacionales. <![CDATA[Public school administration: the distance between discourse and action]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do shadowing, de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.<hr/>Abstract This text aims to expand the methodological framework of studies that analyze the daily management of public schools. The proposed cut-off uses data from a survey conducted and investigates the gap between discourse and action over the democratic management of school principals of three different Elementary Schools of Curitiba's municipal education system. Through a questionnaire, shadowing, interviews and observations, a typology was built with four categories: Democratic Administration; Democratic Administration’; Traditional Administration and Traditional Administration’". These categories allowed the comparison with the empirical reality, with theory (LIMA 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) and among the management cases of the three school principals. The outcomes obtained point out that the three cases observed presented a similar democratic discourse, denouncing the influence of the early and continual education of these professionals Among other aspects, the action was distinguished in each one of the cases. The article concludes that the contributions of each research techniques were fundamental in the production of results.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo ampliar el marco metodológico de los estudios que analizan el cotidiano de la gestión de las escuelas públicas. El enfoque propuesto utiliza datos de una encuesta realizada e investiga el descompaso entre el discurso y la acción sobre la gestión democrática de los directores de tres escuelas de Enseñanza Fundamental de la red municipal de enseñanza de Curitiba. A partir de un cuestionario, del shadowing, de entrevistas y de observación, se construyó una tipología con cuatro categorías: Gestión Democrática; Gestión democrática’; Gestión Tradicional’ y Gestión Tradicional. Estas categorías permitieron la comparación con la realidad empírica, con la teoría (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) y entre los casos de gestión de los tres directores de las escuelas. Los resultados obtenidos indican que los tres casos observados presentaron un discurso democrático semejante denunciando la influencia de la formación inicial y continuada de eses profesionales. Entre otros aspectos, la acción se presentó distinta en cada uno de los casos. El artículo concluye que las contribuciones de cada una de las técnicas de investigación fueron fundamentales en la producción de los resultados. <![CDATA[Condorcet and teacher professionalization at the origin of the public school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743-1794), para a profissionalização dos professores no contexto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer às vagas, as qualidades almejadas dos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Conclui-se que Condorcet articulou critérios técnicos e políticos para a escolha e profissionalização docente em sociedades democráticas. O Marquês situou a liberdade de ensino, a relevância da ciência, o papel do Estado e as condições de trabalho dos professores como temas centrais para a escola pública, que permanecem relevantes atualmente.<hr/>Abstract In this article, we analyze the propositions of the philosopher Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquis de Condorcet (1743-1794), for the professionalization of teachers in the context of the French Revolution. The intention was to historically understand Condorcet's assertions regarding the recruitment, selection, and organization of teaching work for the future French public education system. To this end, the criteria stipulated by the author were examined so that applicants for the position could compete for vacancies, the qualities desired of future professionals and the specificities of the tasks assigned to the State and scientific societies in the organization of pedagogical and administrative work. It is concluded that Condorcet articulated technical and political criteria for the choice and professionalization of teachers in democratic societies. The Marquis placed freedom of teaching, the relevance of science, the role of the State and the working conditions of teachers as central themes for public schools that remain relevant today.<hr/>Resumen En este artículo analizamos las propuestas del filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marqués de Condorcet (1743-1794), para la profesionalización de los docentes en el contexto de la Revolución Francesa. La intención fue comprender, históricamente, las afirmaciones de Condorcet sobre el reclutamiento, la selección y la organización del trabajo docente para el futuro sistema de educación pública francés. Para ello, se examinaron los criterios estipulados por el autor para que los aspirantes al cargo pudieran competir por las vacantes, las cualidades deseadas de los futuros profesionales y las especificidades de las tareas asignadas al Estado y a las sociedades científicas en la organización del trabajo pedagógico y administrativo. Se concluye que Condorcet articuló criterios técnicos y políticos para la elección y profesionalización de los docentes en sociedades democráticas. El Marqués situó la libertad de enseñanza, la relevancia de la ciencia, el papel del Estado y las condiciones de trabajo de los docentes como temas centrales para la escuela pública, que siguen vigentes en la actualidad. <![CDATA[New Shakespeares in the classroom: critical and collaborative teaching in pursuit of transformation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000100700&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743-1794), para a profissionalização dos professores no contexto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer às vagas, as qualidades almejadas dos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Conclui-se que Condorcet articulou critérios técnicos e políticos para a escolha e profissionalização docente em sociedades democráticas. O Marquês situou a liberdade de ensino, a relevância da ciência, o papel do Estado e as condições de trabalho dos professores como temas centrais para a escola pública, que permanecem relevantes atualmente.<hr/>Abstract In this article, we analyze the propositions of the philosopher Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquis de Condorcet (1743-1794), for the professionalization of teachers in the context of the French Revolution. The intention was to historically understand Condorcet's assertions regarding the recruitment, selection, and organization of teaching work for the future French public education system. To this end, the criteria stipulated by the author were examined so that applicants for the position could compete for vacancies, the qualities desired of future professionals and the specificities of the tasks assigned to the State and scientific societies in the organization of pedagogical and administrative work. It is concluded that Condorcet articulated technical and political criteria for the choice and professionalization of teachers in democratic societies. The Marquis placed freedom of teaching, the relevance of science, the role of the State and the working conditions of teachers as central themes for public schools that remain relevant today.<hr/>Resumen En este artículo analizamos las propuestas del filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marqués de Condorcet (1743-1794), para la profesionalización de los docentes en el contexto de la Revolución Francesa. La intención fue comprender, históricamente, las afirmaciones de Condorcet sobre el reclutamiento, la selección y la organización del trabajo docente para el futuro sistema de educación pública francés. Para ello, se examinaron los criterios estipulados por el autor para que los aspirantes al cargo pudieran competir por las vacantes, las cualidades deseadas de los futuros profesionales y las especificidades de las tareas asignadas al Estado y a las sociedades científicas en la organización del trabajo pedagógico y administrativo. Se concluye que Condorcet articuló criterios técnicos y políticos para la elección y profesionalización de los docentes en sociedades democráticas. El Marqués situó la libertad de enseñanza, la relevancia de la ciencia, el papel del Estado y las condiciones de trabajo de los docentes como temas centrales para la escuela pública, que siguen vigentes en la actualidad.