Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120240001&lang=es vol. 35 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[META DE AMPLIACIÓN DE LA OFERTA DE GUARDERÍAS Y JUDICIALIZACIÓN DEL DERECHO A LA EDUCACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312024000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem como objetivo avaliar o desempenho dos municípios brasileiros quanto à segunda parte da Meta 1 do Plano Nacional de Educação - ampliação da oferta de creches de modo a atender, até o final da vigência do plano (2024), no mínimo 50% das crianças de até 3 anos de idade -, bem como relacionar referido desempenho com o fenômeno da judicialização do direito à educação infantil no país. A pesquisa tem natureza sociojurídica e metodologia qualitativa. As conclusões indicam que o descumprimento da Meta 1 em termos nacionais revela uma persistente desigualdade regional e socioeconômica no acesso às creches, com o fenômeno da judicialização contribuindo para uma aceleração da ampliação da oferta fortemente dependente do estabelecimento de convênios com instituições privadas.<hr/>RESUMEN El artículo tiene el propósito de evaluar el desempeño de los municipios brasileños en lo que se refiere a la segunda parte de la Meta 1 del Plano Nacional de Educação -ampliar la oferta de guarderías para atender, hasta que se acabe la vigencia del Plan (2024), por lo menos el 50% de los niños hasta los 3 años de edad-, así como relacionar dicho con el fenómeno de la judicialización del derecho a la educación infantil en el país. La investigación tiene carácter socio-jurídico y metodología cualitativa. Las conclusiones indican que el incumplimiento de la Meta 1 en términos nacionales revela una persistente desigualdad regional y socioeconómica en el acceso a guarderías, y la judicialización contribuye a acelerar una expansión de la oferta fuertemente dependiente del establecimiento de acuerdos con instituciones privadas.<hr/>ABSTRACT This article aims to evaluate the performance of Brazilian municipalities regarding the second part of Goal 1 of the Plano Nacional de Educação [National Education Plan] - to expand the supply of childcare centers so that, by the end of its term (2024), at least 50% of the children up to 3 years old are cared for - as well as to relate that performance with the phenomenon of judicialization of the right to early childhood education in the country. The research is socio-legal in nature and uses a qualitative methodology. The conclusion shows that the failure to meet Goal 1 in national terms reveals a persistent regional and socioeconomic inequality in the access to childcare centers. It also shows that judicialization contributes to accelerating the expansion of the supply which is heavily dependent on establishing partnerships with private institutions. <![CDATA[EVALUACIÓN DE LAS SUBCAPACIDADES MUNICIPALES EXIGIDAS POR LA META 1 DEL PNE 2014-2024]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312024000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo avalia as subcapacidades que os municípios brasileiros precisam ter ou desenvolver a fim de cumprir com a Meta 1 do PNE 2014-2024. Para tanto, utilizou- -se metodologia de mensuração de capacidade estatal do campo das ciências políticas, em que foi adotado um modelo de análise para as subcapacidades municipais, com exame das exigências que todas as 17 estratégias dessa meta demandam da gestão pública municipal. Em seguida, verificou-se até que ponto os entes municipais já têm essas habilidades desenvolvidas. O estudo conclui que o modelo de Estado federativo brasileiro coloca inúmeros desafios para a implementação de políticas públicas sociais, em especial as educacionais voltadas para a primeira infância.<hr/>RESUMEN El presente estudio evalúa las subcapacidades que necesitan tener o desarrollar los municipios brasileños para cumplir con la Meta 1 do PNE [Plan Nacional de Educación] 2014-2024. Para ello se utilizó una metodología de medición de la capacidad estatal del ámbito de las ciencias políticas, en la que se adoptó un modelo de análisis para las subcapacidades municipales, con el propósito de examinar las exigencias que todas las 17 estrategias de dicha meta demandan de la gestión pública municipal. Luego se verificó hasta qué punto los entes municipales ya han desarrollado tales habilidades. El estudio concluye que el modelo de Estado federativo brasileño plantea un sinnúmero de desafíos para implementar políticas públicas sociales, sobre todo las educativas que se destinan a la primera infancia.<hr/>ABSTRACT The present study evaluates the sub-capacities that Brazilian municipalities need to have or develop in order to comply with Goal 1 of the 2014-2024 PNE [National Education Plan]. Therefore, a methodology for measuring state capacity in the field of political science was used. It adopted an analysis model for municipal sub-capacities, examining the requirements that all 17 strategies of this goal demand of municipal public management. It then examined the extent to which municipal entities already have these skills developed. The study concludes that the Brazilian federative state model poses numerous challenges for the implementation of social public policies, especially educational policies aimed at early childhood. <![CDATA[SEGUNDA OPCIÓN EN SISU Y DESERCIÓN: UN ANÁLISIS PARA FURG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312024000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A evasão vem sendo um dos principais problemas enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Um dos debates sobre o tema é se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) influenciou o aumento da desistência de alunos, principalmente para aqueles que ingressaram na segunda opção de curso. Assim, o objetivo do estudo é investigar se o ingresso por segunda opção afeta a chance de evasão, a partir de dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, foram utilizadas informações do sistema acadêmico da FURG e dos relatórios do SiSU e aplicado o método de Propensity Score Matching. Os resultados indicam que ingressantes por segunda opção têm, em média, entre 2,51 e 2,86 p.p. a mais de chances de evadir do que alunos que ingressaram em primeira opção.<hr/>RESUMEN La deserción se ha convertido en uno de los principales problemas enfrentados por las Instituciones Federales de Educación Superior en Brasil. Se debate si el Sistema de Seleção Unificada (SiSU) puede haber influido en el abandono de los estudiantes, sobre todo en el caso de aquellos que ingresaron en la segunda opción de curso. Por ello, el objetivo del estudio es tratar de investigar si el ingreso por segunda opción afecta la oportunidad de deserción a partir de datos de la Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De este modo se utilizaron informaciones del sistema académico de FURG y de los informes de SiSU y se aplicó el método de Propensity Score Matching. Los resultados indican que aquellos que ingresaron por segunda opción poseen un promedio de 2,51 y 2,86 p.p. más oportunidades de desertar que los estudiantes que ingresaron en primera opción.<hr/>ABSTRACT Dropout rates have been one of the main problems faced by Federal Institutions of Higher Education in Brazil. One of the issues under discussion is whether the Sistema de Seleção Unificada [Unified Selection System] (SiSU) may have influenced the increase in student dropout, especially for those who were admitted in their second course choice. Therefore, the objective of this study is to investigate whether second course choice admissions affect dropout rates, based on data from the Federal University of Rio Grande (FURG). For this purpose, information from FURG academic system and SiSU reports was used, and the Propensity Score Matching method was applied. The results indicate that second-choice students are, on average between 2.51 and 2,86 p.p. more likely to drop out than first-choice students.