Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119940002&lang=en vol. num. 10 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Seleção competitiva de diretores: estudo de caso de uma inovação educacional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en As autoras apresentam um processo inovador de Seleção de Diretores instituído pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais; que combina a avaliação da competência técnica e da liderança. Trata-se da Seleção Competitiva de Diretores; procedimento que se introduz com o objetivo de fortalecer a unidade escolar. <![CDATA[As multideterminações da evolução da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora trabalha sobre as multideterminações da evolução da escrita, a partir de um estudo realizado em 17 grupos-classe. Ressalta, para fins de análise, uma condição a priori - a necessidade de se captar a dinâmica construída em cada sala de aula. Destaca que os pontos de partida diferenciados não foram impedimento para se alcançar resultados semelhantes ao término do processo. <![CDATA[Avaliação educacional no Brasil: experiências, problemas, recomendações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora coloca em discussão dados relativos a diferentes projetos de avaliação como agente externo aos sistemas. Tanto o amplo programa de avaliação instituído pelo MEC em 1987, quanto a avaliação realizada na área rural do Nordeste - Projeto EDURURAL - e a promovida entre alunos do Ensino Fundamental, em escolas do Paraná, revelaram graves problemas de desempenho desses alunos. <![CDATA[Avaliação, tomada de decisões e políticas: subsídios para um repensar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora trata o impacto das atividades de avaliação para a tomada de decisões educacionais propondo-se a ampliar o debate entre os avaliadores e formuladores de políticas públicas. <![CDATA[Avaliação do rendimento de alunos das escolas padrão: o caso de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As autoras discutem o problema de avaliação educacional desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, envolvendo os alunos da 8ª série (1992). <![CDATA[Avaliação Institucional da Universidade Brasileira: questões polarizadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A discussão que os autores trazem sobre a avaliação da Universidade Brasileira coloca em confronto correntes de opinião sobre a natureza dessa instituição e do seu compromisso social. Concluem pela relevância dos programas de avaliação na medida em que seus objetivos e finalidades estejam transparentes e concorram para sua maior democratização. <![CDATA[Atitude em relação à ciência: um questionário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311994000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisa realizada pelo autor, como parte integrante do Programa de Avaliação do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. O questionário, instrumento dessa avaliação, foi aplicado a 42.100 alunos de ambos os sexos, representativos das escolas estaduais dos 756 municípios e dos turnos diurno e noturno. Conclui-se que, em ambos os turnos de ensino, os alunos têm posições altamente favoráveis à ciência que se expressam, por exemplo, nas afirmações quanto à possibilidade de aprender uma ciência desde que adequadamente ensinada e na aprovação dos investimentos financeiros na área. Em contrapartida, são minoria os que atribuem à ciência e à tecnologia a causalidade dos problemas mundiais e os que apostam na possibilidade de uma simples informação substituir a experiência na aquisição do conhecimento.