Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119950001&lang=en vol. num. 11 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Uma política de vestibulares para a Universidade de São Paulo (USP)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta exposição é dedicada ao relato e à justificativa das mudanças introduzidas nos exames vestibulares da FUVEST DURANTE MINHA GESTÃO NA Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, entre fevereiro de 1990 e agosto de 1993. <![CDATA[O início dos testes de múltipla escolha no acesso à universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atributo o convite, para a minha presença nesta mesa redonda, ao desejo dos organizadores de terem aqui alguém que há mais de 60 anos ficou sabendo o que era um exame vestibular e, mais tarde, teve oportunidade de participação em tentativas de modificação do antigo sistema. <![CDATA[O vestibular e a prova de Redação: mais concordâncias, menos controvérsias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discutir vestibular constitui-se em exercício exaustivo e limitador, a um só tempo, já que de pronto se percebe a impossibilidade de esgotar temática tão importante, tendo em vista as inúmeras interfaces que a compõem, bem como a multiplicidade de abordagens, raramente pacíficas, que a questão suscita e comporta. <![CDATA[Reflexões sobre o vestibular para as Universidades no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Há 10 anos não tenho trabalhado mais com a problemática do vestibular. Em 88, no entanto, eu me rebelei com o que estava acontecendo, pois as idéias sobre um vestibular único, unificado, moderno na linha de pensamento do prof. Walter Leser, que já vinha sendo deturpado lentamente com a especialização, com provas discursivas, tornou-se fortemente habilitatório. O número de vagas ociosos que eram produzidas se concentravam principalmente nas carreiras mais importantes deste país, as licenciaturas. <![CDATA[Os novos modelos de vestibular: preocupações metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Falar após o pronunciamento de todos os participantes tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem está em poder argumentar com os dados que foram fornecidos pelos expositores; a desvantagem resulta em ser obrigado a discutir algumas idéias expostas com o brilho pelos que me antecederam. Assim, inicialmente, quero declarar que considero o vestibular um exame de massa que precisa adotar técnicas adequadas para a sua concretização efetiva. <![CDATA[O vestibular da Universidade de São Paulo: modelo adotado em 1995]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Num país, como o Brasil, em que só recentemente vem sendo alcançada a universalização do acesso à Escola do 1º grau, a Escola do 2º grau tem um papel muito mais amplo que de servir de mero instrumento preparatório para concursos vestibulares às Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, é um desserviço à Escola do 2º grau que o processo de seleção para as IES seja utilizado para fixar diretrizes ou mesmo simples parâmetro para o ensino secundário. <![CDATA[Propósitos da Avaliação Educacional: uma análise das alternativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um sentimento de angústia paira por cima do ensino público deste país. É um sentimento bastante generalizado de que se gasta mal em educação, priorizando projetos assistencialistas que pouco ou nada têm a ver com os propósitos educacionais. Após o abandono da escola pública pela classe média e a efetiva duplicação da rede pública com recursos próprios, a disposição do público em bancar maiores aventuras nessa área já está quase no limite. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem de trabalhadores-estudantes: buscando novos caminhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A acentuada tendência que se desenha no panorama educacional brasileiro de democratização do acesso à escola com especial destaque para os cursos noturnos, não tem merecido a atenção e pesquisa por parte dos estudiosos. A escola noturna, segundo Spósito “tem sido tratada como resíduo pelo fato de profissionais e pesquisadores considerarem a análise dos problemas da escola noturna como tema menor”. <![CDATA[Avaliação de concepções sobre a escrita de crianças: a alfabetização na pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação pré-escolar tem se constituído como uma área de grande importância, recebendo uma atenção crescente tanto de pesquisadores quanto de educadores das diversas esferas, seja federal, estadual e, principalmente, municipal.