Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119950002&lang=en vol. num. 12 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação Educacional: uma perspectiva histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor apresenta uma longa síntese histórica da evolução da avaliação educacional nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil, e procura identificar a influência de fatores sociais, econômicos e políticos no surgimento de amplos programas de avaliação, deixando claro o significado da avaliação na identificação da eficiência da educação e examina de modo crítico o que está sendo realizado no contexto educacional. <![CDATA[A avaliação da Escola Pública de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora apresenta uma visão geral do Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais, que vem sendo desenvolvido desde 1991. <![CDATA[Avaliação: questão técnica ou política?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora realiza uma abordagem sobre as duas faces da avaliação: a técnica e a política, que, muitas vezes, são apresentadas como antagônicas ou excludentes, em sua visão. Mostra que estes dois aspectos são complementares e julga não poder cumprir a meta da educação sem a utilização de uma avaliação que esteja de acordo com eles. <![CDATA[Desvelando o jogo da avaliação entre Professor e Aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora faz uma tentativa de investigar o que a avaliação da aprendizagem estaria propiciando aos alunos, no que se refere às possibilidades de conhecimento de suas próprias capacidades e/ou dificuldades dentro do processo de aprendizagem. <![CDATA[O Administrador escolar entre o mito da avaliação e os desafios de sua prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora discute definições do termo avaliação em educação, ressaltando suas diferentes acepções, a partir da citação do filósofo alemão que o homem é o animal que se avalia. <![CDATA[Matriz de Especificações: suporte operacional de uma avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor procura recapitular noções importantes ligadas a provas de desempenho escolar: instrumento de coleta, instrumento de medida, escala de medida e mensuração. Conclui o artigo com um repasse sobre as etapas que compõem a construção e validação de itens. <![CDATA[Escala R´ sugestão de uma escala normalizada para interpretação de testes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta do autor mostra os complexos problemas associados aos instrumentos de medidas psicológicas (e educacionais). <![CDATA[Avaliação do Professor Universitário: pressupostos técnicos e conclusões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor aborda a avaliação do professor universitário por alunos, temática que vem ganhando espaço nas universidades brasileiras e de outros países do Terceiro Mundo. <![CDATA[As grandes certezas: análise de itens de duas provas da FUVEST (1996)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor investiga o comportamento dos alunos em relação às respostas apresentadas nos quartís extremos da distribuição dos escores nas provas de Física e Matemática, especialmente a atração exercida pela resposta errada, com o objetivo de analisar a discriminação dos itens. <![CDATA[Provas objetivas e dissertativas nos vestibulares: a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311995000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores realizam um amplo estudo empírico, com base nos resultados do exame vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo, em 1990, com o objetivo de testar a hipótese de que candidatos reprovados na primeira etapa do vestibular e que conseguiram desempenho global, nessa etapa, entre 40,0 e 49,9% obteriam, na segunda etapa, resultados superiores ao de candidatos aprovados na primeira etapa ou em ambas as etapas. Usando procedimentos de análise de variância, a hipótese da proposta foi rejeitada.