Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119960001&lang=en vol. num. 13 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Plano de metas da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e análise do perfil da secretária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). Na qualidade de Secretária da Educação, a autora descreve uma avaliação longitudinal realizada durante três anos, sobre as políticas públicas implantadas em São Paulo - Ciclo Básico, Jornada Única e Escola Padrão, ressaltando sua importância para o sucesso do sistema do ensino público paulista. Artigo em inglês nas p.13-18. <![CDATA[Desenvolvimento de projeto de avaliação do sistema educacional no Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). A autora analisa os problemas da avaliação no Estado de São Paulo a partir de 1988, mostrando sua importância para fins de currículo, rendimento do aluno e gestão escolar nos estabelecimentos de 1º grau. A autora mostra, também, o significado das avaliações realizadas em 1990, abrangendo escolas técnicas e escolas do Ensino Médio com habilitação magistério e discute ainda o II Programa Internacional de Avaliação do Progresso Educacional (II IAEP). Artigo em inglês nas p. 27-34. <![CDATA[Avaliação do processo de inovações no ciclo básico e seu impacto sobre a situação de ensino-aprendizagem na Região Metropolitana de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). Um conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando aprimorar a qualidade do esnino e reverter o quadro de evasão e retenção nas séries iniciais do 1º Grau, na Região Metropolitana de São Paulo, é apresentado pelas autoras, que realizaram um follow-up (1992/94) e um estudo antropológico. Artigo em inglês nas p. 65-86. <![CDATA[Relatório da avaliação do processo de inovações no ciclo básico e seu impacto sobre a situação de ensino-aprendizagem na Região Metropolitana de São Paulo: comentário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). A autora mostrou, que são raros os estudos longitudinais em educação, no plano mundial. A partir de indagações sobre os objetivos da avaliação, a forma da pesquisa e a análise dos resultados. Comentários de grande pertinência a respeito do texto de Silva, Davis e Esposito. Artigo em inglês nas p. 87-95. <![CDATA[Comentário sobre o estudo de impacto no sistema de avaliação do rendimento escolar (versão condensada)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). A falta de avaliação dos sistemas e das inovações educacionais é destacada pela autora, em sua discussão sobre o trabalho de Neubauer, Davis e Esposito. Artigo em espanhol nas p. 107-114. <![CDATA[Sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo: documento de implantação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). O trabalho define um amplo programa de avaliação da rede de ensino estadual, situado no contexto de várias reformas educacionais - autonomia administrativa, financeira e pedagógica - que, a partir de 1995, visam a aprimorar o ensino e a oferecer uma educação de qualidade no ensino fundamental e Médio. <![CDATA[Avaliação de desempenho escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). A autora, ao analisar a problemática do desempenho escola, oferece considerações bastante pertinentes sobre a natureza dos resultados de uma avaliação, a disseminação dos dados coletados de diversas fontes para os vários públicos interessados, a importância dos objetivos e as decisões políticas que são tomadas ao longo do processo de avaliação, discutindo importantes aspectos controversos das estatísticas e das medidas educacionais. Artigo em inglês nas p. 137-14. <![CDATA[Um sistema integrado de avaliação para a educação primária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Texto preparado para o Seminário Internacional sobre Modelos Avaliativos (SEE/SP, FCC, apoio Banco Mundial). A larga experiência do autor permite-lhe traçar um quadro bastante realista do sistema educacional da Inglaterra, após a aprovação do Educational Reform Act, em 1988. O autor analisa a questão do currículo e da avaliação. Artigo em inglês nas p. 149-156.