Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119960002&lang=en vol. num. 14 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica no Brasil: análise e proposições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica no Brasil, sua abrangência e possibilidades de consolidação são alguns aspectos analisados pela autora, que, ao discutir a implementação e desenvolvimento do programa, identifica dificuldades e apresenta novas alternativas para o aprimoramento desse importante sistema de avaliação. <![CDATA[O difícil percurso de um educador no Mundo dos Critérios de Avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Fugindo um pouco da forma acadêmica, as autoras mostram as dificuldades encontradas por professores e equipes técnicas para definirem e utilizarem critérios nas avaliações correntes nas escolas. <![CDATA[Concepções sobre Matemática e Práticas Avaliativas: as possíveis relações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora revisa algumas relações estabelecidas por pesquisadores da área de Educação Matemática, entre as concepções filosóficas de Matemática e as práticas pedagógicas nesta disciplina. <![CDATA[Relação do desempenho no Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS: com diversas variáveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor investiga, em seu estudo, o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho dos candidatos nos concursos vestibulares de 1994 e 1995 da UFRGS/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. <![CDATA[Elaboração de questões de múltipla escolha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Artigo sobre as questões de múltipla escolha, tendo em vista que, freqüentemente, aparecem críticas sobre certos tipos de questões ou provas. <![CDATA[Manual de Orientação para Análise e Avaliação dos Textos dos Alunos. Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais - 3º Ciclo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Artigo sobre as questões de múltipla escolha, tendo em vista que, freqüentemente, aparecem críticas sobre certos tipos de questões ou provas. <![CDATA[Avaliação dos Textos de Alunos do Ciclo Básico de Alfabetização de Escolas Públicas do Estado de Minas Gerais: um exercício de análise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311996000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Documento sobre a avaliação de textos produzidos por alunos, assunto de grande interesse para todos os educadores, inclusive aqueles que não militam na área da Lingüística.