Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119970001&lang=en vol. num. 15 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação e diretrizes de mudança: possibilidades e limites do Estado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora procura discutir diretrizes políticas, elaboradas pelo Governo do Estado de São Paulo, para o setor educacional que, no período de 1984/94, propuseram mudanças na organização administrativo/pedagógica dos sistema público de ensino. Analisa, ainda, os intervenientes que ocorreram no âmbito institucional durante o processo de implantação das reformas propostas. <![CDATA[Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos. <![CDATA[Linguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em Redação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da concepção de Vigotsky de que o pensamento é determinado pela linguagem e de que o crescimento intelectual da criança depende do seu domínio dos meios sociais do pensamento, a autora faz uma longa exposição teórica sobre a aquisição da linguagem e estuda a proficiência na linguagem escrita de alunos da 8a série do Ensino Fundamental, no nordeste de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). O trabalho procura pesquisar as variáveis que atuam de forma a favorecer ou não o desempenho da linguagem escrita e analisa o resultado do desempenho dos alunos da 8ª série em prova da redação, depois de uma ampla caracterização das escolas e desses alunos. <![CDATA[Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática. <![CDATA[O vestibular em discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho da autora procura estudar o grau de correlação entre desempenhos em provas objetivas e de redação em Língua Portuguesa aplicadas em concurso vestibular de uma universidade estadual. O coeficiente obtido entre os escores da prova objetiva e as notas médias de três correções da prova de redação não permite afirmar de forma conclusiva que a prova de redação, no presente caso, verifica o mesmo conhecimento aferido na prova objetiva, possivelmente em virtude da influência do fator professor na atribuição das notas às provas de redação, conforme as análises de variância realizadas. <![CDATA[A aparente responsabilidade do vestibular na elitização da Universidade Pública: uma análise dos dados da Universidade Estadual Paulista - VUNESP/1993]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor, em seu longo artigo, parte da pergunta: o vestibular elitiza a universidade? a seguir, discute a seletividade social associada ao perfil de determinadas carreiras profissionais. Volta, depois, à seletividade social ligada à questão da seletividade escolar, estudando toda essa problemática a partir dos vestibulares da Universidade Estadual de São Paulo, em 1993. Examina dados relacionados aos campi de Marília e Araçatuba e conclui que o problema da elitização precisa ser redefinido, pois o seu conceito, no caso, abarca jovens com diferentes perfis socioeconômicos. É um assunto de grande relevância e merece uma reflexão aprofundada, sobretudo tendo em vista o momento atual.