Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119970002&lang=en vol. num. 16 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor discute a importância da avaliação no atual contexto educacional brasileiro e o interesse que essa temática vem despertando junto à sociedade. A questão da avaliação é posta em relação às grandes transformações sociais que afetam na hora presente a educação, pondo em destaque a questão da sua qualidade. O artigo enfoca a questão da avaliação diferenciando-a da mensuração e ressaltando a importância de juízos de valor, analisa as relações entre avaliação e pesquisa, e apresenta a discussão dos paradigmas e modelos em avaliação. Ao final, considera as abordagens responsiva e iluminativa em avaliação. <![CDATA[O pesquisador e a estatística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en As considerações do autor sobre a pesquisa e as estatísticas são de extrema relevância, merecendo uma reflexão aprofundada. O qualitativo e o quantitativo desempenham relevante função na pesquisa, inclusive na educacional. A pesquisa qualitativa pode apontar para a necessidade de estudos quantitativos e vice-versa. A discussão de suas colocações justifica-se tendo em vista que muitas vezes criam-se falsas dicotomias, como, por exemplo, o qualitativo e o quantitativo, que, na realidade, não se excluem. <![CDATA[Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor, a partir dos resultados do concurso vestibular da UFRGS em 1997, faz um estudo empírico sobre o argumento de concorrência usado pela universidade, com base na média harmônica ponderada dos escores padronizados, e a partir do qual é decidida a classificação dos candidatos por uma vaga nos vários cursos. O autor compara a média harmônica ponderada com outros argumentos de concorrência: a média aritmética simples, chegando à conclusão de que os resultados apresentam muita semelhança. O estudo mostra, entre outros aspectos, que a fidedignidade dos argumentos de concorrência apresentam pequena vantagem quando empregada a média aritmética. <![CDATA[Avaliação na Nova LDB e nos documentos dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311997000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor, usando sua larga experiência na área, destaca a questão da avaliação contínua e cumulativa, aborda a possibilidade da aceleração de estudos e ressalta a obrigatoriedade dos estudos de recuperação, entre outros aspectos. Ao final de seu trabalho, apresenta as contribuições dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, que são bastante significativas.