Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119980001&lang=en vol. num. 17 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[As Ciências como Política: fragmentos filosóficos para a formação do cientista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresentado por GOERGEN, ora publicados em Estudos em Avaliação Educacional, procuram responder, inicialmente, à pergunta - O que é o pensamento científico? e fazem uma discussão aprofundada do pensamento científico na Física, na Biologia e na Química, discutindo questões epistemológicas e as implicações do ensino dessas ciências no Ensino Médio. <![CDATA[O pensamento científico em Física como tema da Educação Básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresentado pelo autor ora publicado em Estudos em Avaliação Educacional, procura responder, inicialmente, à pergunta - O que é o pensamento científico? e faz uma discussão aprofundada do pensamento científico na Física, na Biologia e na Química, discutindo questões epistemológicas e as implicações do ensino dessas ciências no Ensino Médio. <![CDATA[O pensamento científico nas Ciências Biológicas e a Alfabetização Científica na Escola de Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresentado pelo autor ora publicado em Estudos em Avaliação Educacional, procura responder, inicialmente, à pergunta - O que é o pensamento científico? e faz uma discussão aprofundada do pensamento científico na Física, na Biologia e na Química, discutindo questões epistemológicas e as implicações do ensino dessas ciências no Ensino Médio. <![CDATA[O que é pensamento científico em Química?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresentado pelo autor ora publicado em Estudos em Avaliação Educacional, procuram responder, inicialmente, à pergunta - O que é o pensamento científico? e fazem uma discussão aprofundada do pensamento científico na Física, na Biologia e na Química. <![CDATA[Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores comprovam, empiricamente, através desse artigo, que os alunos admitidos na PUC-MG, em 1995, têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, não podem ser usados para comparar instituições de ensino, como a divulgação dos resultados sugere. <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os Estudos em Avaliação Educacional, realizados pelo autor, abrangem análises sobre Tyler, Cronbach e Scriven. A avaliação é discutida, inicialmente, sob a perspectiva de Ralph W. Tyler, sendo oferecidas várias contestações ao modelo que, entretanto, ainda tem grande importância e influência. Um amplo exame sobre a prática da avaliação é feito com base em L. J. Cronbach sendo, também, examinada a lógica da avaliação a partir de M. Scriven. A questão do planejamento é examinada na discussão de Cronbach, enquanto questões metodológicas de grande relevância são vistas no exame das idéias de Scriven. <![CDATA[Estudos em avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descrição Bibliográfica do nº 1 ao nº 15 - Autores e Títulos. <![CDATA[Levantamento Bibliográfico: Avaliação Institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descrição Bibliográfica.