Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119980002&lang=en vol. num. 18 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação da aprendizagem e progressão continuada: bases para construção de uma nova escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora, a partir de sua experiência como educadora, analisa os problemas relacionados com a progressão continuada, criada com base no artigo 32 -parágrafo segundo - da Lei 9394/96. A autora, com sensibilidade, esclarece a questão e desfaz mal-entendido, mostra que esse procedimento exige avaliações diárias e contínuas, complementadas por diferentes formas de recuperação para garantia do direito de aprender, que, ressalta, é um direito de todos os cidadãos. <![CDATA[Introdução à Teoria da Resposta ao Item]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor, professor da Universidade de São Paulo e Pesquisador Senior da Fundação Carlos Chagas, um dos co-autores do artigo sobre teoria da resposta ao item, juntamente com a autora, especialista em estatística, teve oportunidade de estudar o assunto e estagiar em instituições norte-americanas, inclusive no ETS, na Nova Jérsei. Hoje, ambos os autores vêm utilizando as suas expertise em trabalhos de grande repercussão realizados na Fundação Carlos Chagas, no Ministério da Educação e do Desporto e na Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. <![CDATA[Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis. <![CDATA[Avaliação educacional: vivência e reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensaio escrito pelo autor é uma longa reflexão sobre suas vivências e ações no campo da avaliação educacional ao longo de 33 anos, no período de 1962 a 1995. O autor refere-se à grande figura de Lee J. Cronbach, professor emérito da Universidade de Stanford (Palo Alto, Califórnia), que o levou a pensar sobre aspectos da sua multifacetada experiência. As suas considerações diferem sensivelmente das que foram oferecidas por L. Depresbíteris, pois são outras as suas experiências e diversificados os caminhos percorridos. A leitura do texto permite identificar no autor algumas influências, aliás inicialmente confessadas, entretanto, essa mesma leitura revela autonomia e um pensamento com características próprias, que traduzem um posicionamento e uma concepção sobre o processo de avaliação em suas diferentes dimensões. O autor concorda com uma das figuras mais significativas da pesquisa e da avaliação - Michael Scriven - que tudo, absolutamente tudo, possa ser avaliado, inclusive a própria avaliação, o que constitui objeto de uma área de conhecimento ainda insipiente entre nós, a meta avaliação. <![CDATA[Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais. <![CDATA[Informática e educação: levantamento bibliográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311998000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descrição Bibliográfica.