Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119990001&lang=en vol. num. 19 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos em Avaliação Educacional nº 19, republica o magnífico ensaio de Moreira Leite, autor de uma das obras clássicas da bibliografia brasileira - Caráter Nacional Brasileiro -, cujo escrito examina a questão da aprovação automática e da adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno. O ensaio, publicado há quarenta anos (1959), não envelheceu e continuou atual. É uma obra para ser lida, juntamente com a de Almeida Júnior, e meditada, pois ambas indicam caminhos a seguir para a solução desse problema, que, infelizmente, ainda é uma realidade na educação nacional. <![CDATA[Avaliando impactos sociais de uma política educacional democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo, parte da tese de doutoramento do autor, discute, segundo uma perspectiva sociológica, os efeitos decorrentes de uma política educacional desenvolvida no município de Catu, Bahia, por influência da Fundação Clemente Mariani. O trabalho procura estabelecer os efeitos sociais dessa política. Após a apresentação de aspectos da experiência e de uma descrição das estratégias da investigação, o autor mostra, entre outros aspectos, que há um grande impacto social como resultado de uma política educacional e que, nesse novo contexto, a expectativa dos pais e responsáveis com relação ao futuro dos filhos aumenta. A pesquisa mostra que, mesmo sendo de pequena duração a experiência, foi possível detectar resultados promissores, apesar de apresentar pontos que precisariam ser mais trabalhados e eliminadas áreas nebulosas. <![CDATA[A experiência de avaliação educacional em Minas Gerais 1992 - 1998]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora dedicou o seu campo de atuação educacional à avaliação, área em que atuou com inteligência, dedicação e bom senso. O seu artigo é um resgate da memória dos anos dedicados à avaliação da educação em Minas Gerais. Apesar de um projeto bastante promissor, por seus resultados significativos, foi interrompido e descontinuado, mesmo tendo criado novas expectativas por uma educação melhor, centrada na criança e preocupada com o seu futuro. O Projeto de Avaliação em Minas Gerais, experiência que foi gratificante para alunos e professores, simplesmente terminou. Paciência, talvez tenha sido, nesses novos e tristes tempos, o seu fado. <![CDATA[Novos estudos em avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor, nos últimos números de Estudos em Avaliação Educacional, dedicou-se a fixar o seu posicionamento face às coisas da avaliação, apresentando, inicialmente, alguns pontos teóricos relevantes, discutindo as várias teorias que procuram fundamentar o agir do avaliador, considerando questões de planejamento, e analisando diversos possíveis modelos em avaliação e a sua lógica. No último número (18), apresentou cinqüenta e uma teses tendo como temática a avaliação. Agora, nesse número da revista, prossegue em seus objetivos e procura demonstrar que a avaliação é um campo definido do saber humano, com um espaço próprio, características definidas e um proceder metodológico que lhe é específico.