Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683119990002&lang=en vol. num. 20 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O Estado dos dados para avaliar políticas de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora descreve e analisa os principais instrumentos nacionais, disponíveis nos últimos anos, para coleta de dados macro-sociais sobre educação infantil. A análise focaliza, especialmente, a conceituação de educação infantil e as variáveis sobre o usuário e o estabelecimento previstas nos questionários usados pelo IBGE (censos e pesquisas domiciliares). Ao final, apresenta e discute indicadores de cobertura evidenciando suas fragilidades e propondo modificações. <![CDATA[Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa: um significativo passo adiante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa, Bajard diz que a principal fonte de aprendizagem se encontra agora na prática do texto escrito e não apenas na transposição escrita da língua oral infantil. Após considerar a prática da linguagem e a leitura como construção de sentido, o autor discute novidades e aspectos importantes dos PCN. <![CDATA[Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de uma bela colocação de Carl Sagan, o trabalho dos autores, passa a discutir possíveis abordagens no ensino e na avaliação da matemática na escola fundamental. Os autores discutem a problemática de uma “epistemologia de fixação”, fortemente reducionista, que influenciam muitas das atuais avaliações. Ao longo de seu trabalho defendem com bastante propriedade a tese (de Piaget) de que a matemática é um instrumento para a compreensão da realidade, sobretudo na interação entre os sujeitos e o universo. <![CDATA[Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica. <![CDATA[Explicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular. <![CDATA[A claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da autora procura analisar o problema da formação do aluno no ensino superior particular noturno e a influência que esse ensino tem sobre sua trajetória escolar e profissional. Ao escolher o ensino noturno e seu aluno, a autora contribui de forma substancial para o conhecimento de uma área pouco privilegiada da bibliografia educacional brasileira, que, infelizmente, considera o ensino noturno algo menor, freqüentada por um resíduo da população estudantil, o que reflete um pensar bastante falacioso. <![CDATA[Avaliação e o avaliador educacional: depoimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68311999000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao fazer uma reflexão sobre sua formação e desenvolvimento como avaliador na área de educação, o autor apresenta um depoimento, abrangendo o período de 1962-1995, em que discute a problemática da formação do avaliador no Brasil e no exterior. Fica evidente em seu texto que a avaliação não faz parte da formação dos educadores em nosso contexto educacional, que, desse modo, se voltam para a experiência que instituições norte-americanas e européias possuem nesse campo do saber.