Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120000001&lang=en vol. num. 21 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Teoria de resposta ao item]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os principais conceitos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) são, agora, apresentados pela autora e usados em avaliações educacionais realizadas no Brasil. A TRI emprega um modelo de variáveis latentes para representar a relação entre a probabilidade de um estudante responder corretamente a um item e seus traços latentes (habilidades). A Autora apresenta vários modelos, mas destaca o logístico de três parâmetros. Introduz o conceito de equalização, que possibilita a comparação do desempenho de duas ou mais populações de sujeitos, quando submetidos a diferentes testes com itens comuns. Além disso, aplica a TRI na análise dos dados obtidos pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, nos anos de 1996 e 1997. <![CDATA[Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior. <![CDATA[A Evasão no ensino superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores situam com precisão os problemas das estatísticas educacionais no Brasil, sobretudo as do Ensino Superior, e mostram que são poucas as informações proporcionadas, explicando-se, assim, o pequeno número de estudos e análises sobre o Ensino Superior, o que influencia na definição das políticas públicas. O ensaio dos autores concentra-se na apresentação de modelo matemático para cálculo de evasão no sistema universitário brasileiro. Inicialmente, discutem as bases teóricas do modelo e suas limitações; a seguir, aplicam o modelo às estatísticas oficiais nos períodos de 71-81 e 84-95 com vista ao cálculo de evasão, discutindo, logo depois, os resultados obtidos sobre evasão em instituições públicas e privadas. Analisam, ao final, o problema da evasão em diferentes dependências administrativas (federal, estadual, municipal e particular) e, em conclusão, fazem uma proposta relacionada à expansão do ensino superior, considerando a questão da evasão. <![CDATA[A prática da avaliação de cursos: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora, ao fazer algumas reflexões sobre a prática da avaliação de cursos, possibilita situar esta modalidade de avaliação a partir de uma perspectiva mais ampla e contextualizada no âmbito da Avaliação Educacional como um todo. Após uma parte inicial, na qual se descrevem e se explicitam os critérios de avaliação de Cursos e seus focos de análise, o texto passa a oferecer subsídios mais concretos para a prática deste tipo de avaliação, destacando suas etapas e enfocando os elementos básicos a serem observados para o desenvolvimento da sistemática de coleta e interpretação dos dados. <![CDATA[Iniciação à ciência e imaginação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores fazem importante reflexão sobre o papel da imaginação científica para pensar a iniciação à ciência com crianças e jovens. Os Autores, para isso, falam de como alguns pensadores se comunicaram com o mundo natural e físico, e recorrem a uma pesquisa com alunos de entidade religiosa em Maringá (Paraná), o Lar Escola da Criança. Este trabalho foi realizado com crianças da Oficina de Ciências e Matemática, juntamente com os autores, que, durante dois anos, experimentaram jogos matemáticos e biológicos, parte dos quais estão apresentados no texto. <![CDATA[As origens e o impacto educacional da Fundação Carlos Chagas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor escreveu suas recordações e reflexões sobre as origens e o impacto educacional da Fundação Carlos Chagas, mostrando às gerações mais jovens alguns momentos da construção de um centro de pesquisa e avaliação. <![CDATA[Obtuário Frederic Mather Lord (1912-2000)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pequeno texto em inglês sobre Frederic Mather Lord