Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120000002&lang=en vol. num. 22 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A Qualidade da educação em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda os complexos problemas ligados à qualidade da educação, discutindo em função da Lei 9.394, de 20.12.96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); apresenta os sistemas de avaliação do ensino básico implantados no país; considera os resultados dessas avaliações, relacionando qualidade e investimentos públicos e, nas suas últimas considerações, mostra sua visão crítica do problema. <![CDATA[O impacto social do programa "Bolsa-Escola" no Distrito Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo retrata a pesquisa que se baseou em 120 famílias com dependentes de 7 a 14 anos, nível econômico baixo, participantes do programa Bolsa-Escola no Distrito Federal, que foram aleatoriamente selecionados nas regiões mais carentes, e em 90 famílias desligadas do mesmo programa. O estudo demonstrou que a associação de renda mínima e freqüência escolar da criança está apresentando problemas que necessitam melhor análise, na opinião da pesquisadora. <![CDATA[A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes. <![CDATA[Dimensões da avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora, a partir de sua vivência com os problemas da educação, esclarece nesse artigo as múltiplas dimensões da avaliação educacional em função do espaço pedagógico, dos propósitos e estratégias dos programas e projetos educativos, da análise dos objetivos e conteúdos curriculares e, finalmente, enfoca a dimensão da avaliação de sistemas, com vista a definir políticas públicas em educação. <![CDATA[Avaliação de sistemas e implementação de políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estudos do autor, sobre avaliação e implementação de políticas públicas, completa outros trabalhos já editados por Estudos em Avaliação Educacional (1990, 1992, 1994 e 1998). Agora mostra, passo a passo, a evolução da avaliação de um sistema educacional, tomando como foco a experiência da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, no período de 1992/98. Ainda que o trabalho tenha um cunho quase que didático, não constitui, evidentemente, um modelo a ser seguido em outras regiões, considerando a diversidade econômica, social, cultural e educacional, além de situações peculiares a cada sistema educacional. Oferece, no entanto, uma visão global de uma ação educacional extremamente significativa para análise e discussão. <![CDATA[Modelo multinível: uma aplicação a dados de avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores, no seu importante trabalho, procuram demonstrar as potencialidades da adoção de modelos de regressão linear multilevel na análise e modelagem de dados da avaliação educacional, em oposição aos modelos de regressão linear clássicos impróprios para tratar dados com estrutura hierárquica. Ao final, fazem uma aplicação de dois níveis aos dados de Matemática do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, de 1997, relativos à 8ª série do ensino fundamental da Região Sudeste do país. <![CDATA[Algumas considerações sobre avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora faz uma reflexão sobre avaliação, procurando mostrar de que forma essa importante prática educacional se encontra na maioria das escolas em que tem atuado como professora, ao mesmo tempo, procura situar a avaliação integrada ao processo de aprendizagem. <![CDATA[Avaliação de Universidade e Centro Universitário do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Importante e pioneiro documento sobre avaliação institucional, que estabelece as diretrizes que regulam a avaliação interna (auto-avaliação) da Universidade de São Paulo - USP -, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP -, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, da Universidade de Taubaté - UNITAU -, do Centro Universitário de São Caetano do Sul e do Centro Universitário de Santo André. <![CDATA[Em busca de referencial teórico para construir um instrumento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312000000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A problemática da construção de um instrumento de medida educacional foi colocada pelo autor, que mostra a necessidade de um referencial teórico para a sua construção. A fim de dimensionar a sua problemática, o autor apresenta a caracterização do pensamento científico, discute a produção do conhecimento segundo diferentes visões, aponta o paradigma da complexidade, com base em Edgard Morin, estabelece algumas considerações sobre atitude científica, para, ao final, considerar a complexidade dos instrumentos de medida.