Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120020002&lang=en vol. num. 26 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo.<hr/>The text analyzes new functioning modalities of the socialization institutions, particularly the family, the media and the school. It hypothesizes new capitalism’s scarce hegemonic vocation based on the idea that the school’s role consists in shaping the subject’s reference landmarks to face the constant changes we are submitted to by the new capitalism’s cultural production. <![CDATA[As Políticas públicas de avaliação e sua repercussão nas práticas pedagógicas da Escola Plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho é o resultado de re-leitura dos 31 relatórios parciais que compõem ampla pesquisa realizada pelo GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - da Faculdade de Educação da UFMG, durante o ano de 1999 na rede municipal de Belo Horizonte, onde se desenvolve o Projeto Escola Plural. O objetivo principal da re-leitura foi identificar as repercussões das atuais políticas públicas de avaliação nas práticas pedagógicas e processos avaliativos das escolas municipais. O trabalho traz à tona o "pretendido" e o "realizado", evidenciando os desencontros das políticas entre si e os desencontros que provocaram nas práticas das escolas.<hr/>The present work is the resulto f a re-evaluation of 31 partial reports which comprise a large research conducted in 1999 by GAME, the Educational Measurement and Evaluation Group of the School of Education of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in the District School Network of Belo Horizonte where the Projeto Escola Plural hás been developed. The main purpose of this re-evaluation is to identify the effects of current public evaluation policies on pedagogical practices and evaluation processes developed in district schools. Our research brings to the surface “the realized”, highlighting “mismatches” (discrepancies) among policies and “mismatches” they caused in school practices. <![CDATA[Leitura e Escrita: onde estão os desafios?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo pretende verificar o grau de domínio em Língua Portuguesa de alunos freqüentando a 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental em escolas vinculadas à rede estadual paulista, confrontando o desempenho previsto nos parâmetros curriculares dessa disciplina com o alcançado nas avaliações feitas. Procedimentos estatísticos foram empregados para comparar os resultados obtidos nas três séries analisadas, permitindo que, simultaneamente, os itens das provas fossem ordenados e os diferentes grupos de estudantes situados ao longo de uma mesma escala de medida. Os resultados sugerem ser preciso repensar as condições de ensino-aprendizagem, para que todas as crianças alcancem os patamares necessários para o pleno domínio não só dessa área como também das demais, constituindo-se em cidadãos que se quer para o país.<hr/>This article intends to ascertain the level of mastery of the Portuguese Language of students attending the 3rd, 4th and 5th grades of Elementary Education at shools linked to the São Paulo State schools network, confronting the expected performance set for this discipline in curricula parameters with the performance achieved in the evaluations carried out. Statistical procedures were used in order to compare results obtained from the three grades assessed, simultaneously allowing the test items to be ordered and the different groups of students to be placed along the same measurement scale. Results suggest the need for rethinking teaching-learning conditions, so that all children meet the necessary levels for full competence not only in reading and writing but in all others areas as well, becoming the desired citizens for the country. <![CDATA[Políticas de não-repetência e a qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4ª série do SAEB-99]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar de no Brasil a taxa de escolarização da população na faixa etária dos 7 aos 14 anos ultrapassar os 95%, grande parte dos alunos abrangidos pelo Ensino Fundamental apresentam defasagem idade-série. Segundo as estatísticas oficiais de 1999 (INEP/MEC), em média 44% daqueles alunos estavam acima da idade adequada para a série. Na atualidade, as grandes causas da existência da defasagem idade-série são a repetência e evasão com posterior reingresso, fenômenos esses correlacionados. Os malefícios individuais e coletivos da repetência têm sido apontados na literatura, bem como as possíveis soluções. Estas são discutidas desde os finais da década de 50 e centram-se, fundamentalmente, sobre a adoção de políticas de não-repetência. Apesar disso, só nos anos 80 surgem propostas consistentes para a sua implementação, sob a forma de organização do ensino em ciclos, fases ou etapas, também designadas por progressão continuada ou ainda promoção automática. Qualquer que seja a medida implementada para a correção da defasagem idade-série, ela deve preservar a qualidade da educação provida à população. Este trabalho tem como propósito investigar a existência de diferenças no desempenho escolar dos alunos sujeitos às políticas de não-repetência. Na região Sudeste, a promoção automática encontra-se mais fortemente disseminada nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Assim, aplicaram-se modelos de regressão multinível aos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB (algumas das variáveis são provenientes do Censo Educacional) referentes a toda a região e aos referidos estados individualmente (alunos da 4ª série). Considerou-se um modelo de dois níveis, onde “aluno” é a unidade do nível 1 e "escola” é a unidade do nível 2. A variável resposta é a proficiência e as variáveis explicativas de principal interesse são a defasagem escolar e o regime de organização do ensino. Os resultados dos modelos sugerem que, no que diz respeito às escolas públicas, a existência do efeito substancialmente depreciativo da qualidade da educação atribuível às políticas de não-repetência não foi encontrado.<hr/>In Brazil, although enrolment rate is hugher than 95% for the population aged between 7 and 14 years old, most students in the compulsory education are overage. Sccording to official statistic (INEP/MEC), this group represented 44% in 1999. Nowadays, the main causes for the “age-grade gap” phenomenon are repetition and return to school after dropping out. These phenomena are correlated. Individual and collective damage caused by repetition has been reported in literature since the late 50’s, and possible solutions are based on non-repetition polices. However, only in the 80’s, did consistent proposals for implementation of those solutions emerge. Whatever the policy for age-grade correction, it must preserve the quality of education supplied to the population. This paper aims at investigating the impact of the policy of non-repetition on student performance. Non-repetition policies are widespread in the states of Minas Gerais and São Paulo in the Southeastern region of Brazil. Multilevel models were applied to data of the Brazilian Educational Assessment System (some variables were used from the Educational Censu) for the whole Southeastern region (4th grade students) and separate models were also fitted to São Paulo and Minas Gerais. The response variable is student proficiency. Explanatory variables we are interested in are “age-grade gap” and “regime of school organization” as a result of the implementation of non-repetition policies. Results suggest that, in relation to public schools, there is no substantial loss of quality in education due to the implementation of non-repetition policies. <![CDATA[O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.<hr/>This article is part of an ongoing research Project on factors explaining school -effect on students’ proficiency. The research uses Elementary Education Evaluation System (SAEB) data complemented by School Census information. Both surveys are conducted by INEP, an institute linked to the Ministry of Education. One of the factors under scrutiny is school environment and infrastructure, data collected in one of the SAEB questionnaires. A scale was drawn up using the fuzzy sets GOM - Grade of Membership - technique. The goal of this article is to present the technique and then apply it to the SAEB data on schools. The scale summarizes characteristics of the school, such as noise level in classrooms, tidiness, availability of restrooms, libraries and labs, as well as school safety and other factors. This technique allows for a reduction in the dimensionality of the questionnaire for its subsequent use as a covariate in regression models, and specifically in our research project, in a multilevel regression. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.<hr/>This text stems from na invitation to participate in a Seminar on the Evaluation of Post-Graduate Studies at the University of São Paulo in December 2001. It aims at debating the self-evaluation system being developed at the Post-Graduate Program in Education (Syllabus) at the Catholic Universyt in São Paulo. Self-evaluation, as proposed in this paper, has been part of a ten year long debate over the area of Education’s dilemma as to “follow the dictates” of CAPES, complying with the criteria set down for the “hard areas” or resisting the current evaluation model, looking for new forms of organization, which will reveal more meaningful and legitimate roads for Post-Graduate Programs. Self-evaluation is presented as a valuable and viable practice, especially because it is part of the Program’s routine and is being collectively re-signified by the Program’s teachers and students. This type of evaluation associated with the external evaluation makes up an interesting model in which teachers and students are solidarily engaged in reflecting about their teaching and research practices, aiming at the improvement of the Post-Graduate Program. The text presents the theoretical-methodological framework of the Program’s current self-evaluation practice, based on answers to the following questions: “How are we to understand the process of evaluation?” “Why self-evaluation?” “What should be evaluated?” “Who evaluates?” “How should one evaluate?” The last topic of the article describes the course of this practice, wich is being built and experienced at the Post-Graduate Program. <![CDATA[Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312002000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.<hr/>In the area of Education we have accumulated reflections on the procedures and criteria that have been used by CAPES to evoluate Post-Graduate Studies Programs. This text attempts to recover analyses and proposals which have been debated in Brazil since the 1980s and which may serve as a contribution to the debate that is now being at the National Forum of Post-Graduate Studies Coordinators. Data retrieved from documentes that resulted from ANPEd initiatives and from the Seminar involving public universities in the State of São Paulo are systematized. A succinct mapping of the content of these documents is also presented. The elaborate review raised questions that attempt to articulate the evaluation analyses with the trends of present educational polices in Brazil, highlighting the challenge to construct quality indicators that can be set against current ones.