Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120030001&lang=en vol. num. 27 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[É possível conciliar educação com trabalho infantil?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na maioria dos países, as leis sobre ensino obrigatório e trabalho do menor refletem a idéia de que o estudo e a participação econômica da criança são incompatíveis e que, portanto, as crianças em idade escolar devem ser obrigadas a freqüentar a escola e proibidas de trabalhar. No entanto, uma política diferente, que busca conciliar trabalho infantil com a educação, de forma que as crianças possam acomodar ambos em sua vida, pode, em última análise, ser mais benéfica a elas e à sociedade. O fato de haver, na prática, vários modelos para se combinar educação com trabalho sugere que essa política pode ser implementada com sucesso.<hr/>In most countries, child labor and compulsory education laws reflect the idea that education and children´s economic participation are incompatible, and that school-aged children should therefore be obliged to attend school and prohibited from engaging in work. <![CDATA[Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.<hr/>This text examines problems related to assessments of a large number of subjects and engages, at firts, in a discussion of the various types of college entrance examinations. Next, the systemic assessments, which began in the 90s, are studied in relation to the data analyses and the satistical methods used. <![CDATA[Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do trabalho é a investigação de desigualdade relacionada a gênero no desempenho em Matemática ao final do ensino médio brasileiro. Para isso, utilizam-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB - coletados em 1999. A partir do ajuste de modelos hierárquicos lineares, identifica-se que rapazes apresentaram desempenho superior ao de moças que estudam nas mesmas escolas, em análise controlada por repetência, nível socioeconômico e trabalho simultâneo ao estudo. O resultado indica, ainda, que a diferença de desempenho relacionada com gênero varia entre escolas e que nas escolas em que o nível socioeconômico do corpo discente é mais alto e nas de bom clima acadêmico a diferença é bastante pequena, acontecendo o oposto nas escolas em que o corpo discente tem nível socioeconômico baixo e clima acadêmico desfavorável.<hr/>The aim of the paper is to investigate patters of gender inequality in maht achievement at the end of Brazilian high school. Data comes from the 1999 Brazilian National Assessment of Educational Progress. The analytical approach is based on hierarchical linear models. The result indicates that boys performed better than girls and that the gender effect is different in different schools. In schools in which SES - socieconomic status - are high and in those with a good academic atmosphere the gender gap is small. On the other hand, the reversal of the mentioned school characteristics is related to a huge gender gap. <![CDATA[O professor e a avaliação em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.<hr/>This article discusses educational assessment as one of the follow-up forms of the student´s activities as a way of promoting his/her progress.The author attempts to fill gaps detected in the guidance, planning and re-planning of teaching activities, and highlights the integration of assessment into teaching and its relevance in appreciating students´ various learning strategies and self development. <![CDATA[Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios.<hr/>The text presents partial findings of a research conducted in the Undergraduate Program in Education for public elementary school teachers. This course is co-sponsored by the College of Education of Brasilia and the Secretary of Education of the Federal District. In 2003 two thousand student-teachers are attending the program. <![CDATA[Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.<hr/>This article reports on a brief study which initially aimed at analyzing the relationship between assessment and learning the systematic contents proposed by the school. This was done by identifying how the assessment and/or the assessment procedures may influence the students´ process of development and learning.