Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120040001&lang=en vol. 15 num. 30 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Trabalhos científicos e o estado da questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho revela uma preocupação com o modo de entender e encaminhar o processo de produção científica, pelo estudante/pesquisador, com relação à elaboração do estado da questão sobre seu tema, objeto de investigação. Discute domínios que o estudante/pesquisador deve alcançar para a elaboração do estado da questão, assinala caminhos para a construção dessa etapa do processo de pesquisa e destaca as implicações epistemológicas deste processo. Os subsídios metodológicos para a abordagem destas reflexões são oriundos de debates e discussões em disciplinas e seminários de metodologia de pesquisa, sessões de orientação de monografias, dissertações e teses.<hr/>This study aims at examining the student-researchers’ understanding and involvement in the process of scientific production regarding the construction of ‘the state of the question’ of their object of investigation. It discusses the domains the student-researchers must reach in order to construct ‘the state of the question’, as well as some procedures that can be useful to complete this stage of the research, including considerations over the epistemological implications of the process. The methodological resources to approach these reflections come mostly from debates and discussions during courses and seminars on research methodology, and tutorial sessions concerning monographs, theses, and doctoral dissertations. <![CDATA[As representações sociais de professores do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo caracterizar as Representações Sociais - RS que professores do Ensino Médio constroem, desenvolvem e elaboram acerca de alguns aspectos relacionados ao Espaço Público, à Gestão Escolar e à Prática Pedagógica. Para tal foram contatados 875 professores que lecionam no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo o Município, a Grande São Paulo e o interior do Estado. Os professores responderam a um questionário contendo questões “abertas” e “fechadas”. As respostas foram submetidas a uma cuidadosa análise de conteúdo para a identificação de seus significados e sentidos. Entre outros, os resultados indicam uma representação consolidada da escola pública como um espaço de carências nunca supridas. Esta representação, ancorada em vários elementos do que falta ter, do que falta fazer acaba tendo uma função negativa, sempre presente, do não reconhecimento de ações importantes para a melhoria das condições do ensino, consolidando uma visão de contínuo descaso do poder público para com a educação o que repercute em atitudes e comportamentos na escola e na sala de aula.<hr/>This paper aims at characterizing the Social Representations - SR - that middle school teachers build, develop and elaborate concerning aspects related to Public Space, School Administration and Pedagogical Practice. The subjects of this study were 875 state middle school teachers in the state of São Paulo, covering its municipality, Greater São Paulo as well as the inland. Teachers completed a questionnaire with “open” and “closed” questions. Answers were submitted to careful content analysis to identify underlying meanings. Results indicate, among other findings, that public school is represented as a space where needs are never met. This representation, anchored on various elements as to what is still missing, what still needs to be done, carries an ever-present negative function of not recognizing important actions taken to improve teaching conditions, thus consolidating an idea of continuous neglect by state authorities toward education. This, in turn, surfaces in attitudes and behavior at school and in the classroom. <![CDATA[A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro, quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças.<hr/>The aim of this study was to identify how 4-5/6-7 year old children learn basic motor skills while freely playing at school. Twenty-four children - aged between 4/5 and 6/7 - took part in this study. Children were instructed to play freely. Based on video analyses we observed that some forms emerged spontaneously among children and they were especially persistent in straight and crossed line running activities as well as circle formation. These activities originated in a natural and spontaneous way. We also observed the process of learning motor skills in three situations: a) Individual actions - when children played alone, exploring the context and their own body; b) Imitating or modeling - when children observed what other children were doing; c) Seeking a partner - when a child met another child and together they performed a motor action. These data suggest that self-organized forms emerge spontaneously among children while they play. We can also conclude that the learning process occurs when relationships are established among children while they explore their own actions and come to direct other children’s motor actions. <![CDATA[Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.<hr/>Descriptive study focusing on UFBA’s (Federal University of Bahia) community. The sample was composed by Polytechnics School and Faculty of Philosophy and Human Sciences. The objective was to identify, describe and analyze how orality, writing and other technologies are being used to construct knowledge. The information was obtained through interviews with 103 professors and 112 students. Data analysis was performed by combining quantitative and qualitative approaches. The results showed that the use of several technologies, including computers and materials taken from Internet, has been occurring more intensively at the moment of accessing the contents and debates or exchanging information as a strategy focusing on the organization of integrative syntheses of the contents studied. The analysis suggests that practices demanding focused attention seem to foster the use of paper versions when writing and reading, while the activities of accessing content and debating (using less focused attention) seem to foster an articulation with the “new technologies”. This indicates that the subjects use the “new technologies” as long as they allow more mobility and action. <![CDATA[Escolas em ciclos: particularidades evidenciadas a partir dos dados do Saeb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um survey educacional (Saeb 2001) no que diz respeito à temática da organização da escolaridade em ciclos, em especial a análise do contexto geral no qual os ciclos foram implementados, as condições escolares e as atitudes dos docentes das escolas em ciclos. Tal análise foi realizada a partir da comparação entre escolas seriadas e escolas organizadas em ciclos, utilizando-se indicadores que mostraram diferenças percentuais significativas em relação às categorias citadas acima. Os resultados demonstraram aspectos de significativa relevância no que tange às ações necessárias para a implementação dos ciclos nas escolas brasileiras.<hr/>This paper discusses the results of an educational survey (Saeb 2001) concerning education organized in cycles, mainly based on an analysis of the general context in which the cycles were implemented, the school conditions and the teachers’ attitudes in such schools. The analysis was based on a comparison between regular schools organized in grades and schools organized in cycles. The results showed significant differences in percentage terms between these two categories as well as highly relevant aspects in relation to actions needed to implement the cycle system in Brazilian schools. <![CDATA[Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.<hr/>This article sets out the preliminary findings of a study on the emergence of a research culture in the field of teacher training, focusing specifically on the case of Laval University in Quebec (Canada). The authors first define some concepts and discuss the period when teacher training in normal schools was highly rudimentary, then focus mainly on the three types of university institutions at the time (higher normal school, school of education and faculty of education). Based on a number of indicators, they determine how this research culture found a place for itself in, among other things, the universitarisation of teacher training. In the second part, the authors highlight some periods of disruption which reveal that a fledgling research culture appeared before 1955, truly emerging between 1955 and 1969, and gaining a dominant place and true legitimacy after 1969. The authors conclude by outlining the issues raised by this change in the institutional culture and argue that the emergence of a research culture in Quebec and elsewhere has changed the traditions and marked the transitions in the development of education and teacher training. <![CDATA[Alocação do tempo para estudo e desempenho no vestibular: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo desenvolve um modelo teórico acerca do comportamento do vestibulando e um modelo empírico de função de produção educacional. A hipótese básica do artigo, e que se confirma empiricamente, é a de que o indivíduo realiza uma auto-seleção ao escolher o curso para o qual se candidata. Os indivíduos pobres, ou seja, aqueles que têm escassez de tempo para estudar porque trabalham, selecionam os cursos menos concorridos de modo a aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior. Uma vez que a concorrência é maior quanto maior for a renda vitalícia promovida pela profissão escolhida, o indivíduo mais pobre perpetua a sua condição de pobreza ao tender a escolher o curso menos concorrido. Isto demonstra a discriminação do vestibular contra os pobres, configurando-se em um mecanismo de seleção bastante injusto socialmente e que promove ainda mais a desigualdade social já tão grande no País.<hr/>This paper develops a theoretical behavior model of the student who intends to take the university entrance exam, the “Vestibular”, and an empirical model of the educational production function. The basic hypothesis of the article is that there is a self-selection by the student as he/she chooses his/her major field of study. The poorer students, that is, those who have little time to study, tend to choose the less competitive courses as a way to increase their probabilities of entrance. Since it has been observed that the more competitive the course, the higher the lifetime income, it is possible to conclude that the “Vestibular” discriminates against the poor people and thus serves as a mechanism for reinforcing social inequalities in Brazil. <![CDATA[Os desafios do ensino frente à tradição iluminista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Portanto, a civilização, embora seja a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos. A civilização seria um critério de avaliação.<hr/>The French Encyclopedists’ conception of the educational role of the civilization is an interesting standpoint to analyze the ideological dispute between liberal and communitarian educational projects. This paper offers a schematic presentation of Condorcet’s criticisms of tradition as a guide for public instruction. He believes that civilization must keep overcoming the traditional patterns of action, otherwise social progress is blocked, and the “barbarian” ways of living will dominate the nations. The only way of avoiding this is a kind of public instruction that shapes the reason and moral of the peoples. Thus public instruction must teach the universality of reason and its cosmopolitan values. <![CDATA[Estudos em avaliação educacional: descrição bibliográfica do n. 16 ao  n. 30: autores e títulos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Portanto, a civilização, embora seja a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos. A civilização seria um critério de avaliação.<hr/>The French Encyclopedists’ conception of the educational role of the civilization is an interesting standpoint to analyze the ideological dispute between liberal and communitarian educational projects. This paper offers a schematic presentation of Condorcet’s criticisms of tradition as a guide for public instruction. He believes that civilization must keep overcoming the traditional patterns of action, otherwise social progress is blocked, and the “barbarian” ways of living will dominate the nations. The only way of avoiding this is a kind of public instruction that shapes the reason and moral of the peoples. Thus public instruction must teach the universality of reason and its cosmopolitan values.