Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120040002&lang=en vol. num. 29 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos.<hr/>This article aims at putting forward some ideas about the role played by tools and criteria which are essential in the assessment of learning and the evaluation of impacts in professional training programs. However, this cannot be carried out solely by means of written exams. Contextual tasks are also indispensable so that tools and criteria gain vital importance and should not be regarded at random. On the other hand, evaluating the sequence of a training action, the impact produced on the professional and on the working environment demands other conditions beyond tools and criteria. One must consider the planning of training actions, entertaining the possibility of a dialogue between participants and those responsible for human resources. This demands a strong integration of all those involved so as to place training and assessment in the “heart” of the institutions’ activities as a means of improving the characteristics of an individual and of the community. We hope this article will stimulate reflection on how to improve our assessment practices regarding learning in training programs so as to fit methodological procedures to the reality we face. <![CDATA[Avaliação formativa: ensaio de uma arqueologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto ensaia-se a elaboração de uma arqueologia do discurso da avaliação formativa, considerando-se os enunciados mais recorrentes no âmbito da escola pública do Estado do Rio de Janeiro. A intenção é dar visibilidade às unidades deste discurso em termos de continuidade entre suas irrupções, bem como examinar a existência de um discurso que seja o mesmo em qualquer acepção, e investigar a que tipos de leis obedecem e se correspondem de fato à avaliação formativa. Foram considerados os enunciados presentes no estruturalismo, nos sistemas cibernéticos e no tecnicismo. O esforço empreendido revela a dispersão existente e as possíveis opções de filiações metodológicas, recomendando-se que qualquer prática de avaliação formativa seja precedida de muita cautela e sejam aprofundadas reflexões, em função de seu tom conservador e da falta de alternativas ao desenvolvimento das teorias de currículo pós-críticas e de por em xeque o poder.<hr/>In this essay, we intend to develop an archeology for the discourse of formative evaluation, considering the most recurrent utterances in public schools in the State of the Rio de Janeiro. We aim at highlighting the units of this discourse in terms of their continuity, and analyzing the existence of one discourse as being the same. At last we would like to investigate the types of laws they abide by and if they actually correspond to formative evaluation. We have considered the discourses of Structuralism, Cybernetics Systems and “Technicism”. The results reveal the existing dispersion and the possible options, considering that the use of formative evaluation needs be preceded by great caution and serious reflections because of its conservative tone and of the lack of alternatives for the development of post-critical curriculum theories and of not questioning the aspect of power. <![CDATA[Inclusão social e acesso às universidades públicas: o programa “Professores do Terceiro Milênio”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A enorme desigualdade de acesso ao ensino superior entre estudantes de escolas públicas e privadas estimula a criação de estratégias para ampliar a “competitividade” dos egressos da rede pública. O Programa Professores do Terceiro Milênio, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, visa oferecer formação complementar a estudantes de escolas públicas. Prioriza os cursos de Licenciatura em Ciências da UFPE e UFRPE, pois almeja, a médio prazo, a formação de professores com domínio do conhecimento científico e compromisso com a qualidade da educação do país. O curso é diário e gratuito, e as aulas são ministradas por alunos de licenciaturas. Desde 1997, o curso já aprovou 420 alunos de cursos de Licenciaturas em Ciências das universidades federais, com índices médios de aprovação variando entre 24% e 66%. A área de Biologia vem sendo a mais procurada, e com maior taxa de aprovação. O Programa é, atualmente, um dos maiores deste modelo no país e contribui para que estudantes carentes aumentem seu potencial para aprovação em cursos de alto nível, ampliando seu direito à cidadania.<hr/>The enormous inequity in the access to university among students from private and public schools fosters the creation of strategies aiming to increase the “competitiveness” of students from public schools. The Program Teachers of the Third Millennium, developed by the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) and the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aims to offer continued education to students from public schools. It envisages mainly candidates to Science Teaching Courses at UFPE and UFRPE, as it seeks to turn out teachers with a thorough scientific knowledge and a strong commitment with the quality of education in Brazil. The classes, taught by students of Science Teaching Courses, are daily and free. Since 1997, the Program has helped to approve 420 students at the public universities with approval rates ranging from 24% to 66%. Biology is the most sought after area, and the one with the highest approval rates. The Program is one of the largest of its kind in Brazil and it helps empowering less-privileged students to join higher education, amplifying their access to full citizenship. <![CDATA[O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.<hr/>This text aims to analyze the linguistic-grammatical, cultural and social concepts, and prejudices which emerge in the discourse of “representatives” - with varying degrees of literacy - of each of the social and institutional realms (media, school, family etc.) when they judge, socially and not linguistically, the so-called “grammatical errors” as “unpatriotic crimes”. Also, the speech of teenagers in a research about “The construction/production of writing in the Internet and at School” has led to similar judgments, both in the school’s voice and in their own, a reflection of an education which has deleterious effects on social and educational relationships, especially in the linguistic education offered to our children and young people. <![CDATA[Demanda por ensino superior: o caso da Universidade Federal da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma metodologia inovadora para estimação da demanda por educação. Além disso, ele estima, em seção transversal, as demandas agregadas pelos cursos existentes na UFBa a partir da base de dados do Vestibular para os anos de 1993 a 2001(exceto os anos de 1996, 1999 e 2000). Para isto, desenvolvem-se modelos de estimação do custo de oportunidade e de renda vitalícia do aluno. Esta última pode ser interpretada como o estoque de capital humano do indivíduo com educação superior na Região Metropolitana de Salvador. Os modelos estimados apresentam um poder de explicação excepcionalmente alto, com especial destaque para a renda vitalícia, que explica mais de 80% da variabilidade da demanda. Isto demonstra a viabilidade de se utilizar o número de matrículas como proxy para o estoque de capital humano em modelos de crescimento econômico, como é usual na literatura de growth accounting. Outros resultados são apresentados, como as elasticidades da demanda e a taxa marginal de substituição entre o custo de oportunidade e a renda vitalícia.<hr/>This paper presents an innovative methodology for estimating demand for education. In addition, it estimates, with cross-sectional data, the aggregate demand for the fields of study offered at UFBa. The data used are from the Vestibular (entrance examination) database for the years 1993 through 2001 (except for the years 1996, 1999 and 2000). The study develops estimation models for one’s forgone and lifetime earnings. The latter can be understood as the stock of higher educated human capital in the Metropolitan Region of Salvador. The statistical models show a very high explanation power, especially those for the lifetime earnings which account for over 80% of the variability of the demand. This demonstrates that enrollments are a good proxy for human capital stock, as is generally assumed in the growth accounting literature. Moreover, the paper estimates the elasticities of demand and the marginal rate of substitution between forgone and lifetime earnings. <![CDATA[Avaliação de cursos pelos alunos: considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo procura discutir as dimensões envolvidas no processo de avaliação de cursos universitários pelos próprios alunos. Apresenta, inicialmente, algumas experiências do autor tendo por objetivo ilustrar uma de suas teses: a de que a avaliação gera conhecimentos fundamentais para o planejamento e para a ação institucional. Procura destacar, e considera indispensável, a ação interativa professor/aluno na orientação da aprendizagem. Ressalta, a seguir, que a avaliação de cursos, quando bem conduzida, reflete o impacto do processo educacional por intermédio do pensar e do agir dos alunos/avaliadores. Algumas características ligadas à figura do professor, especialmente as relacionadas ao seu desempenho em sala e à orientação dos alunos, são amplamente consideradas. Ao final, o texto analisa a integração da auto-avaliação do professor e da avaliação dos vários professores que participam da unidade departamental como essenciais à apreciação da qualidade de um curso.<hr/>Abstract This article attempts to discuss the dimensions involved in the process of evaluating university courses by their own students. First, it reports on some of the author’s experiments aiming to illustrate one of his theses, namely that evaluation produces knowledge which is fundamental for the institution’s planning and actions. It then tries to highlight - and considers indispensable - the teacher/student interaction in directing the learning process. It also emphasizes that course evaluation, when well conducted, reflects the impact the educational process has by means of the way students qua evaluators think and act. Some of the teacher’s characteristics, especially those related to his performance in the classroom and to advising students, are discussed at length. Finally, the text considers the integration of the teacher’s self-evaluation and the evaluation of the various teachers in the department as essential to appreciate the quality of a course. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem e atuação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Visando a superar as formas tradicionalmente desenvolvidas para a formação continuada dos educadores que atuam no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, principalmente o que tange às questões relativas ao processo de avaliação da aprendizagem, desenvolveu-se uma investigação na linha da pesquisa ação em uma escola pública estadual. Na construção de uma nova concepção e prática avaliativa, pela reflexão no e sobre o próprio fazer, em uma constante interação teoria-prática, as professoras elaboraram, analisaram e implementaram um Projeto de Avaliação; (re)elaboraram planejamentos, adequando-os aos resultados auferidos nos processos de avaliação implementados; (re)edificaram novas práticas pedagógicas objetivando superar as dificuldades que identificaram no processo de apropriação do conhecimento, na tentativa de promover uma maior regulação do processo de aprendizagem. Apesar das dificuldades encontradas no decorrer da experiência vivenciada, o desenvolvimento do processo de formação continuado no interior da escola, embasado na análise das especificidades do contexto, das dificuldades do cotidiano escolar e das proposições teóricas que fundamentam e orientam o saber e o fazer docente, evidenciou-se como caminho promissor na construção de uma prática avaliativa comprometida com a aprendizagem do aluno e com a promoção de alternativas pedagógicas destinadas à melhoria do processo de ensino.<hr/>Aiming to overcome traditionally developed ways for the continuing formation of educators who work in the First Cycle of Elementary School (grades 1 through 4), mainly concerning evaluation of the learning process, an investigation was conducted in the way of action in a public school. While constructing a new evaluative conception and practice, through reflection on the actual “doing”, the educators created, analyzed and implemented an Evaluation Project; they (re)devised their planning, making them adequate to the results obtained in the evaluation processes implemented; and they (re)built pedagogical practices to overcome the difficulties they identified in the process of knowledge appropriation, in an effort to promote a better regulation of the learning process. Despite all difficulties encountered in the course of the experiment, the development of the continued education process inside the school, based on the analysis of the specificities of the context, of the difficulties of daily school life and of the theoretical propositions that underlie and guide the educator’s knowledge and actions, proved to be a promising path in the construction of a new evaluation practice committed to the student’s learning process and to the promotion of pedagogical alternatives intended to improve the teaching process. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.<hr/>The main concern of this study was to overcome evaluative practices that add little to the formation of the nursing professionals committed with unveiling, reflecting and overcoming the difficulties of their daily work routine. Thus, it was necessary to better understand how a new evaluation practice alters a previous conception and interferes in the formation of new professionals. For this reason, a qualitative study was developed, involving 21 students from the Nursing Assistance Administration course. For the collection of data different instruments were “used”: symbolic representation, questionnaires, portfolios, performance analysis cards, direct observation of daily activities and discussion groups for the analysis of the aspects to be improved in the professional performance. The analyses showed that evaluation as a process generated a higher level of commitment to reflecting on the practice and improvement of the work process and to overcoming issues arising in the daily routine. The results obtained allow us to state that fear gradually disappears when evaluation prioritizes the process and not only the product, that evaluation as a process is an important factor in the relation between teaching and learning and that the horizontal relationship between teacher and learner contributed to the formation of a conscious and critically well-prepared professional to make decisions. <![CDATA[Concepção e prática de avaliação: um confronto necessário no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A preocupação central desta pesquisa - um estudo de caso - foi compreender mais profundamente os paradoxos presentes na avaliação da aprendizagem, considerados a partir de uma análise das concepções que sustentam o cotidiano escolar, das diretrizes e políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e das transformações decorrentes de uma estruturação por ciclo. O estudo possibilitou determinar que as propostas, ora implementadas, não se traduzem em horizontes promissores para amenizar a seletividade a que ainda está submetida a população de adolescentes e jovens que freqüentam o Ensino Médio. A avaliação, concebida como mecanismo de controle, apresenta características que desqualificam qualquer potencial transformador, efetivando-se enquanto prática classificatória, realizada com a finalidade de verificação de conteúdos e utilizando técnicas e instrumentos que não asseguram a compreensão do processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno. A avaliação desvinculada do processo educativo não cumpre sua função transformadora e tampouco contribui para redimensionar o pensar e o fazer pedagógico. A falta de consistência teórica dos professores, aliada às políticas educacionais equivocadas, têm contribuído para a manutenção desta realidade. Portanto, compreender mais profundamente a natureza da relação ensinar-aprender-avaliar constitui processo fundamental para o reencaminhamento de uma escola promotora do conhecimento e da aprendizagem de todos.<hr/>The main concern of this research - a case study - was to achieve a deeper understanding of the paradoxes present in the evaluation of the learning process. This was done from the point of view of an analysis of the conceptions that underlie school daily life, of the guidelines and policies that guide High School (Ensino Médio) and of the transformations derived from a cycle structure. The study made it possible to determine that the proposals, now implemented, do not translate into promising horizons that would ease the selectivity to which High School teenagers and young adults are still submitted. Evaluation planned as a control mechanism presents characteristics that rule out any transforming potential, reassuring itself as a classificatory practice designed to verify contents and using techniques and instruments that do not ensure an understanding of the learning process as experienced by the student. Evaluation detached from the education process does not fulfill its transforming function and does not even contribute to review pedagogical thinking and doing. Educators’ lack of theoretical conscience together with misdirected educational policies have contributed to maintain this reality. Therefore, a deeper understanding of the nature of the teaching-learning-evaluating relation constitutes the fundamental process for redirecting high school so that it will promote knowledge and learning for everyone. <![CDATA[Avaliação educacional e a Fundação Carlos Chagas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Textos do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, sobre avaliação educacional, publicados nas revistas Cadernos de Pesquisa (1971-2004), Educação e Seleção (1980-1989) e Estudos em Avaliação Educacional (1990-2004).