Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120050001&lang=en vol. 16 num. 31 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[40 anos de contribuição à Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem o propósito de caracterizar, em suas linhas gerais, as produções dos pesquisadores da Fundação Carlos Chagas acerca do tema avaliação educacional, abrangendo o período de 1972 a 2003. Essas produções abarcam desde avaliação de rendimento escolar até de sistemas educacionais, passando por material instrucional, projetos, programas e políticas educacionais, além de textos que se voltaram a questões conceituais, sociopolíticas e/ou metodológicas a respeito de medida e avaliação educacional. Essas produções foram demarcadas em seu percurso histórico, destacando seus focos mais expressivos e procurando estabelecer relações com a trajetória de produção de conhecimento em avaliação educacional no país.<hr/>The purpose of this article is to broadly characterize the production of researchers at the Fundação Carlos Chagas on the topic of educational assessment over a 40-year period, from 1972 to 2003. These writings encompass a variety of areas, assessing from school progress to educational systems, through instructional materials, educational projects, programs and policies, in addition to texts that addressed conceptual, sociopolitical and/or methodological issues related to educational measurement and assessment. These papers have been identified as to their historic place, highlighting their most expressive points and attempting to establish relationships with the overall production concerning educational assessment in Brazil. <![CDATA[Investigando saberes docentes sobre Avaliação Educacional: ação e pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto busca mostrar mudanças nos saberes sobre avaliação educacional de professoras da rede estadual paulista que participaram de um processo de formação continuada nos anos de 1997-1998. Além disso, discute questões e desafios enfrentados no desenvolvimento da pesquisa-ação.<hr/>This paper tries to show changes in educational evaluation conceptions of a group of teachers involved in an in-service teacher education program between 1997 and 1998 in the city of São Paulo. It also discusses many issues and challenges one faces in the process of conducting action research. <![CDATA[Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo discutir a prática da avaliação do aproveitamento escolar do aluno com deficiência. Assim, foi realizada uma investigação sobre a prática concreta da avaliação educacional, verificando, junto ao professor especializado, quais os critérios e estratégias que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho pedagógico e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência. Para isto, foi formulado um questionário com questões fechadas e entregue para 79 professores habilitados e atuantes em uma das quatro áreas de educação especial (deficiência auditiva, física, mental e visual), em classes especiais, salas de recursos, classes comuns inclusivas do Ensino Fundamental e da Escola Especial da APAE. Desse total, foram recebidos 39 questionários respondidos. As respostas foram classificadas por meio de categorias analíticas e submetidas à apreciação de consultores. Os resultados apontam que não ocorreram diferenças significativas entre os diferentes professores, o que nos permite inferir que seja nas instituições especializadas, nas classes especiais ou classes comuns, ao avaliar os alunos, as preocupações dos professores parecem transitar sobre os mesmos aspectos, salvo pequenas diferenças marcadas pelos objetivos específicos dos recursos educacionais dos quais os alunos são usuários.<hr/>The aim of this paper is to discuss the evaluation of progress of students with some kind of impairment. Thus, an investigation about the concrete practice of educational evaluation was carried out to examine, with the aid of the specialized teacher, which criteria and strategies characterize the evaluation process used to inform pedagogical practice and decisions about such students’ educational destiny. For this purpose, a questionnaire with closed questions was designed and submitted to 79 skilled teachers working in one of the four areas of special education (hearing, physical, mental and visual) in special classrooms, resource classrooms, inclusive and common classrooms in Fundamental Education and at the Special School APAE. From this total, 39 questionnaires were completed. The answers were classified according to analytical categories and submitted to the appreciation of consultants. The results showed that no significant differences occurred among the different teachers, which allows us to infer that whether in specialized institutions, in common or in special classrooms, teachers’ concerns when evaluating their students seem to revolve around the same aspects, except for small differences due to specific goals of the educational resources the students use. <![CDATA[A Avaliação Educacional como objeto de recomendações internacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando que as recomendações de organismos internacionais operam como importantes referências político-ideológicas para a política educacional, este texto analisa o tratamento que foi dado ao tema avaliação educacional em documentos resultantes de fóruns mundiais e regionais e de comissões internacionais que trataram da questão educacional no período 1950-2000. O estudo evidenciou as alterações que ocorreram no conteúdo da recomendação da avaliação como recurso do Estado para conhecer e governar a educação básica em seu território.<hr/>Because recommendations from international organizations operate as important political and ideological reference points for educational policies, this paper analyzes how educational assessment has been dealt with in documents resulting from world and regional forums and from international committees which addressed the problem of education during the period 1950-2000. The study revealed the changes that took place in the content of assessment recommendations as resources for the government to learn about and manage basic education in its territory. <![CDATA[Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo recupera a trajetória da avaliação externa de cursos de graduação no Brasil nas últimas duas décadas e tem como objetivo identificar os mecanismos utilizados pelo Ministério da Educação para a construção do sistema nacional de avaliação da educação superior. Para isso, recorre à análise dos processos de formulação das propostas e das experiências de avaliação implantadas no Brasil, revisitando o debate dos anos 1980 com a discussão e apresentação do Programa de Avaliação da Reforma Universitária (Paru), do Grupo de Estudos da Reforma da Educação Superior (Geres) e do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), e formulando uma interpretação do Exame Nacional de Cursos - “Provão” (1995-2003) e dos desafios postos ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), implantado em 2004. O resgate desse debate permitiu observar, por um lado, que a questão da avaliação é um tema antigo no Brasil e, por outro, que os debates em torno dele são marcados por disputas entre uma concepção de avaliação regulatória, que valoriza o produto das avaliações com vistas à constituição de uma racionalidade típica do mercado, e uma concepção de avaliação formativa, que valoriza o processo de avaliação com vistas ao fortalecimento da função social das instituições de ensino superior a partir de sua missão.<hr/>This article recovers the history of external assessment for higher education courses in Brazil over the last two decades, and aims at identifying the mechanisms used by the Department of Education to build a national assessment system of higher education. For this purpose, we analyze the development of assessment proposals and experiences implemented in the country by looking at the debate that took place in the eighties involving the University Reform Assessment Program, the Study Group for Higher Education Reform, and the Institutional Assessment Program of Brazilian Universities. We also propose an interpretation for the National Courses Exam held between 1995 and 2003, and the challenges brought about by the National System for Higher Education Assessment created in 2004. An overview of this debate has allowed us to observe, on the one hand, that assessment is an old issue in Brazil and, on the other, that the discussion regarding assessment is marked by a controversy between a regulatory concept of assessment, which values the assessment product, seeking the development of a typical market rationality, and a formative concept of assessment, which values the assessment process, aiming at strengthening the social function of higher education institutions. <![CDATA[Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.<hr/>This article discusses the concept of quality in the National Basic Education Evaluation System (Saeb) in two parts: the adoption of the National Curriculum Parameters and the impact of the evaluation’s results. By analyzing parameters for the curricula, this article discusses their influence on school practices and education quality. Results of the evaluation are covered in the text. <![CDATA[Acesso à Universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estudos a respeito do ensino superior brasileiro referem-se, normalmente, ao setor público e quando há alguma referência ao setor privado as atenções se voltam para o corpo docente, instalações e infra-estrutura, mercado de trabalho, estratégias de marketing e avaliação institucional. As pesquisas indicam que as universidades, em geral, têm pouco conhecimento sobre as características de seus alunos e, ao que parece, tem sido concedida pouca atenção ao corpo discente e a um conhecimento mais profundo das características do alunado, nomeadamente das faculdades particulares. É necessário conhecer as condições de vida dos alunos e levá-las em consideração para, a partir daí e não de uma idealização, traçar políticas e estratégias de assistência estudantil não só promovendo projetos que financiem os alunos mais carentes, mas também que ajudem os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem. A questão central que orienta o fluxo desta investigação relaciona-se com o estudo do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA), em um contexto de expansão do ensino superior e de acesso a esse nível de ensino. Procurou-se traçar o perfil desses alunos fazendo um estudo comparativo com os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Nordeste e o Brasil, a partir de algumas variáveis demográficas, renda, escolaridade dos pais, tipo de escola que freqüentou no ensino fundamental e médio, analisando comparativamente o perfil dos alunos em relação aos turnos e aos cursos da FSBA, e verificar o efeito dessa variáveis sobre o desempenho desses mesmos estudantes através do exame dos resultados do vestibular e o rendimento no curso. As análises estatísticas foram realizadas a partir de um banco de dados, resultante da aplicação de um questionário com quarenta questões aos alunos do primeiro semestre da FSBA, e para o processamento desses dados foi utilizado o programa SPSS, considerando todo o universo dos estudantes que ingressaram na FSBS até o primeiro semestre do ano de 2003.<hr/>Mostly, the studies of Brazilian higher education refer to public schools and when reference is made to private schools, attention is turned to the teachers, installations and infrastructure, job market, marketing strategies and institutional evaluation. Studies indicate that universities, in general, have little knowledge of the characteristics of their students and, it seems, little attention has been given by private higher education institutions to their student body and to a deeper knowledge of students’ characteristics. The students’ living conditions need to be known and taken into consideration for use in the development of policies and strategies for student assistance. The central question of this investigation is to identify and analyze the social, economic and cultural profile of the students at Faculdade Social da Bahia (FSBA), in a context which favors expansion of higher education and access to this level of education. The study sought to determine the profile of these students, making a comparative study with UFBA (Federal University of Bahia) students and then, based on some independent variables, to embark on a comparative analysis of students’ profile in relation to day and night classes and the nature of the courses. Other objectives of the study were to relate some student characteristics, income, parental schooling, elementary and secondary schools of origin with their performance, taking into account their results in the college entrance examination and their performance in the courses. The statistical analyses were carried out on a data bank produced by the application of a questionnaire; the SPSS program was used to process these data. <![CDATA[As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho objetivou investigar a adoção do modelo das competências na graduação de Administração, a partir de entrevistas realizadas com dez docentes de instituições de educação superior (IES) da cidade do Rio de Janeiro. O desenvolvimento desta temática foi feito, inicialmente, por meio de uma contextualização do modelo das competências no mundo do trabalho e na educação brasileira, comparando-o com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes desconhece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração, o que vem influenciando o ensino da disciplina, à medida que realizam uma abordagem acrítica do modelo das competências.<hr/>This article analyses how the model of competences has been adopted by ten faculty members in Administration undergraduate programs in higher education institutions in the city of Rio de Janeiro. This topic is developed by analyzing the model of competences in the job market and in Brazilian education and then comparing it with the National Curriculum Parameters for the Undergraduate Program in Administration. The survey reveals that most teachers are not acquainted with these Parameters, a fact which has been influencing the teaching of this discipline because of their uncritical approach to the model of competences.