Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120050002&lang=en vol. 16 num. 32 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende convidar você a refletir sobre a avaliação das instituições de ensino superior, sobretudo a etapa de auto-avaliação. Do latim actus, que significa movimento, impulso, ação, a auto-avaliação pode ser vista como um movimento para dentro, uma ação de compreensão de como somos para nos auto-regularmos, ou seja, melhorar nosso interior. Aplicada às instituições de ensino superior, a auto-avaliação exige, além dessa viagem interna, a agregação do “olhar” externo, imprescindível para uma análise multivariada, que considere várias fontes de informação, diversos critérios e indicadores com base em sua missão, políticas, infra-estrutura, planejamento e avaliação, responsabilidade social e outras dimensões importantes. Neste artigo, sugerem-se algumas premissas para a auto-avaliação institucional, destacando-se uma dimensão ética fundamental que, de acordo como Morin (2003), é a auto-ética. Com base nesse estudioso, o artigo discorre, ainda, sobre a idéia de que: “Para se reconciliar consigo, é preciso primeiro brigar consigo. É preciso distanciar-se de si mesmo para se encontrar”.<hr/>With this article I would like to invite you to reflect on the evaluation of institutions of higher education, mainly on the phase of self-evaluation. From the Latin actus - meaning movement, impulse, action -, self-evaluation may be seen as a movement inwards, an action understanding what we are like so we can self-regulate ourselves, that is, improve our innermost self. When applied to institutions of higher education, self-evaluation demands, besides this inner voyage, the addition of an external “look”, absolutely essential for a multi-varied analysis which takes into account various sources of information, several criteria and mission-based indicators, policies, infra-structure, planning and evaluation, social responsibility and other important dimensions. This article suggests some premises for institutional self-evaluation, highlighting a fundamental ethical dimension which, according to Morin (2003), is self-ethical. Still based on this scholar, the article discusses the idea that “To reconcile oneself with oneself, one first has to fight oneself. One has to stand at a distance of oneself to find oneself”. <![CDATA[Competência percebida e desempenho escolar em matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.<hr/>Personal competence perception is a widely studied concept in the educational context. Its interest derives from the influence it exerts on a wide range of behavioral variables which motivate people to action, especially to actions demanding successful performance. There is general consensus amongst researchers that when students have an adjusted personal competence perception, their social and personal characteristics show a better adaptation independently of their real performance level or individual capacity. In fact, personal competence perception influences motivation making individuals continue to pursue their aims and objectives. A multiple regression model is applied on a sub-sample of Saeb data collected in 2001 in Rio de Janeiro for the 4th, 8th and 11th grades. Controlling by gender, overage status, motivation for studying Mathematics, race and socio-economic level, the estimates show a pattern of association between personal competence perception and performance in Mathematics. A logistic model allowed us to identify risk groups among students who over-evaluate their personal competence. <![CDATA[Avaliação de Programas Educacionais: duas questões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.<hr/>The problem of program assessment is seen against the backdrop of Brazil’s tardy development in educational assessment. This article puts forward two issues, one linked to the overall assessment process; the other related to the structure of a program assessment. As a teamwork, evaluation is first seen from a democratic perspective and highlights the evaluator’s unifying function. The text recognizes the existence of numerous assessment models but focuses on Robert L. Stake’s (1973) ideas and analyzes in detail the importance of meeting the diversity of interests of each and all people involved or affected by the assessment. <![CDATA[Avaliação de Competências: o aperfeiçoamento profissional na área de enfermagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A formação de competência pressupõe um trabalho diferenciado no interior das instituições de ensino, principalmente porque se faz necessário desenvolver a capacidade de mobilização dos saberes para a resolução de problemas e para o enfrentamento de imprevistos nas situações laborais, demandando, em conseqüência, uma avaliação exercitada em uma perspectiva de acompanhamento e aperfeiçoamento dos processos de formação, que assegure a superação de dificuldades, a conquista de novas aprendizagens, a ampliação da capacidade de reflexão. O presente estudo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, objetivou analisar e refletir sobre as transformações necessárias à avaliação da aprendizagem em decorrência da proposição de um ensino para a formação de competências no contexto da formação profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem, em nível médio, pelo Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - Profae.<hr/>Achieving competence presupposes a distinct type of work at teaching institutions, mainly because it is necessary to develop the capacity to mobilize different types of knowledge required to solve problems and to face up to unexpected issues in working situations. Consequently, this demands a kind of evaluation based on follow-up and improvement of the education processes which will ensure overcoming difficulties, conquering new learning processes and enhancing capacity for reflection. Based on bibliographical research, this study intends to analyze and reflect on the transformations needed to evaluate the learning process in view of a teaching proposition to form competences in the context of a project for middle-school professional education of nursing assistants and technicians, the Professional Education Project of Workers in the Field of Nursing - Profae. <![CDATA[Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4<sup>a</sup> série avaliada no Proeb/Simave 2001]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4ª série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.<hr/>This article presents a differential (DIF) analysis for geography items in Proeb-2001. The groups in the analysis are composed of 4th grade students of different geographic regions in the state of Minas Gerais. The results suggest that the items associated with environmental issues are easier for students from the Belo Horizonte metropolitan area while items which compare urban and rural spaces are easier for students from the inland. <![CDATA[Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.<hr/>This text presents some of the results arrived at in a research which aimed at identifying the relationship between the implementation of practices of formative assessment and their relationship with teachers’ continuing in-service education. The research, carried out through quantitative case studies, observed the teachers’ time-and-space relationship, interviewed them and also analysed documents of two elementary schools. Such analyses were based on works by such renowned authors as Nóvoa (1992, 1995), Zeichner (1990, 1993, 2000) and Schön (1992, 2000), among others. The analysis of the data revealed that the school environment offered positive contexts thus allowing for teachers to promote their continuing education, producing knowledge, as well as understanding and interpreting their practice and, consequently, improving both their assessment practice and pedagogical interventions. The results also suggest that greater investment in actions of continuing education in time-and-space sharing at school are needed so that teachers’ alternative proposals can have an effective impact on school practice. <![CDATA[El portafolio como práctica pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa centrada no processo de avaliação no qual se utiliza o uso do portafólio como processo avaliativo. Neste processo se incorporam três dimensões do currículo: o saber, o saber fazer e o saber ser. Desta maneira a avaliação dá conta dos três âmbitos na formação do estudante. A presente pesquisa foi patrocinada pela Direção de Pesquisa da Universidad de Concepción, Chile (DIUC nº 2002.162.042-1) e se realizou em estabelecimentos do Ensino Médio - Técnico Profissional da província de Concepción - Chile.<hr/>The purpose of this article is to present the results of a research centered on process evaluation with the use the portfolio as name an evaluative procedure to which three dimensions of the curriculum are added: to know, to know how to do and to know how to be. Thus the evaluation andthe records show these three fields in the student’s education. This research was sponsored by the Universidad de Concepción Research Department DIUC (Dirección de Investigación Universidad de Concepción nº 2002.162.042‑1), and carried out at Technical High Schools in the province of Concepción - Chile.