Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120060001&lang=en vol. 17 num. 33 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Avaliação do Conceito de Evolução nos Livros Didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta considerações sobre a teoria da argumentação e sobre o papel das metáforas na passagem da linguagem das ciências para a linguagem dos livros didáticos. Analisa o conceito de evolução em 12 livros didáticos e indica que as metáforas pedagógicas presentes nos textos reduzem a evolução a noções não-científicas.<hr/>This article puts forward some considerations on the theory of argumentation and the role metaphors play in passing from the language of science to the language in textbooks. It analyses the concept of evolution in twelve textbooks and argues that pedagogical metaphors in the texts restrict evolution to non-scientific notions. <![CDATA[Avaliação em Matemática: algumas considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste texto é discutir a trajetória a ser considerada quando se pensa na avaliação em matemática. Assim, partimos da constatação de que há diferentes modos de conceber a matemática, paradigmas que se filiam a sistemas filosóficos existentes desde a Antiguidade. Esses paradigmas, por sua vez, influenciam o fazer matemática, o fazer pedagógico em matemática e, por conseguinte, a avaliação.<hr/>The aim of this paper is to discuss the path to be taken when evaluation in mathematics is considered. In order to do so, we start from the fact that there are different ways of conceiving mathematics, paradigms which are linked to philosophical systems dating back to Antiquity. These paradigms influence the ways of doing mathematics, doing pedagogy in mathematics and, therefore, evaluation in mathematics. <![CDATA[Avaliação sobre a Avaliação de Ciências no Paraná (1996-2000)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho busca olhar em perspectiva o processo de avaliação de ciências na rede pública do Estado do Paraná, no período de 1996 a 2000. São mostrados e discutidos os resultados relativos aos exames de proficiência, além de dados sociais e da política de livros didáticos.<hr/>This paper aims to look in perspective at the process of evaluation in Sciences in the Public Educational System of Paraná State, during the period 1996-2000. The results relating to proficiency exams, as well as social data and the policy of textbooks are shown and discussed. <![CDATA[Avaliação de Alunos Indígenas na Universidade Estadual de Maringá: um ensino adequado à diversidade sociocultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da análise da proposição de uma avaliação da aprendizagem diferenciada para estudantes indígenas na Universidade Estadual de Maringá - UEM, o texto procura levantar as principais implicações que envolvem o ensino superior para os povos indígenas e refletir sobre elas. Essas reflexões dizem respeito à idéia mais geral de fomentar, na universidade, um diálogo intercultural e nos desafios em atender às demandas de inserção e permanência de indígenas no ensino superior.<hr/>The text raises the main implications involved in teaching Indians at the university and reflects about them, starting with the analysis of a proposal for a distinctive evaluation for Indian students at the State University of Maringá. These reflections tackle the more general idea of fostering intercultural dialogue at the university and the more punctual challenges that consist of meeting the demands of insertion and permanence of Indians at the university. <![CDATA[Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.<hr/>Educational policies for infant education from the 1990s to the present in Brazil are discussed within the context of multilateral organizations with special reference to the World Bank. Suggestions of multilateral organizations with regard to small children in developing countries are not the same as those proposed for developed countries. In the light of this difference, the World Bank’s official document called Priorities and Strategies for Education, published in 1995, is analyzed. The need to attend to the needs of the poorer social classes with low-cost programs is what underlies the above-mentioned programs. The education of very young children is demonstrated to have a compensatory role since the importance of caring rather than educating is easily perceptible. <![CDATA[Avaliação nos Ciclos de Formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto inscreve-se nas discussões que têm como objeto os ciclos de formação e a avaliação da aprendizagem de estudantes matriculados em escolas públicas, indagando sobre o que são, como se constituem, a que regras obedecem, que mudanças são introduzidas e que direções são estabelecidas pela Resolução SME nº 776/2003 aos ciclos e à avaliação educacional. Argumenta-se, por um lado, que tal resolução, além de ser uma reação conservadora, re-introduz elementos característicos do mais corrente neotecnicismo, e, por outro, que a retórica da SME leva-a a usar os conceitos de ciclo de formação e de aprendizagem como sinônimos e a retomar a pedagogia e a avaliação com referência a objetivos como elementos importantes, que parecem prenunciar um imediato processo de monitoramento e avaliação do desempenho dos alunos, da ação docente e da gestão escolar.<hr/>The present text is part of the discussions about the educational cycles and the evaluation of students of public schools, inquiring what they are, what they consist of, which rules they follow, which changes are introduced and which directions are established by Resolution SME nr. 776/2003 to the educational cycles and their assessment. It is argued, on the one hand, that this Resolution, besides being a conservative reaction, reintroduces aspects which are characteristic of the most current neo-technicism, and, on the other hand, that the rhetoric of the SME leads to using the concepts of educational cycles and learning cycles as synonymous, as well as to returning to a pedagogy and an evaluation based on objectives as important elements, which seems to predict an immediate process of control and evaluation of student performance, of teacher action and of school management. <![CDATA[Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB.<hr/>Higher education in Brazil gives preference to teaching and research, ignoring the pivotal role extension activities play in professional training. In this study, we analyze extension activities carried out at the Center of Biological Sciences (CCB) at the Federal University of the State of Pernambuco, Brazil, between 2000 and 2003. During this period, 110 activities took place, including projects, events and courses. We analyzed the categories, subjects, target audience, academic involvement, scientific publications, funding and partnerships. We show that the interaction between university and society is way below their needs and possibilities, and that it is still to be realized that continuing education can be an integration tool for research and teaching. Nevertheless, we notice an increase in the amount and diversification of extension activities, suggesting that they are slowly being appreciated as a daily practice in the academic life at CCB. <![CDATA[Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Portfólios de ensino têm sido apontados como ferramentas de avaliação de grande valor formativo e reflexivo nos diversos graus de ensino. Neste artigo, apresentamos um breve referencial teórico, selecionado da vasta literatura disponível, cujo objetivo é identificar a importância do seu uso como amostra de evidências das habilidades, atitudes e/ou conhecimentos e aquisições obtidas pelo estudante durante um espaço de tempo.<hr/>Teaching portfolios have been pointed out as highly valuable educational and reflective evaluation tools at various teaching levels. This article presents a brief selection of theoretical references from the large literature available. Its aim is to identify the relevance of using it as a sample of abilities, attitudes, and/or knowledge and acquisitions achieved by students during a certain period of time. <![CDATA[O uso do portfólio em um projeto de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo relata a experiência de utilização do portfólio como ferramenta de avaliação no contexto do projeto de pesquisa “Leitura-Paixão: o impacto de uma situação diferenciada”, desenvolvida no período de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2005, na Universidade Estadual de Londrina. Participaram do estudo 11 estudantes, que deveriam entregar bimestralmente seus portfólios para análise; no entanto, eles só conseguiram realizar duas entregas. Da primeira entrega participaram os 11 alunos; da segunda, somente seis deles elaboraram portfólios, e, desses, apenas quatro responderam ao questionário de avaliação da experiência, que tinha como objetivo identificar as impressões acerca da construção do portfólio. Esses fatos evidenciam que, embora os participantes tenham aceitado a construção do portfólio como uma das formas de avaliação da sua participação no projeto, cinco deles acabaram por não entregá-lo, o que na análise da equipe coordenadora afigurou-se como uma das dificuldades da avaliação através de portfólios, ou seja, a fuga do autor ao ter ciência do envolvimento requerido. Por outro lado, as manifestações dos alunos evidenciam a motivação e o prazer despertados ao serem executadas as tarefas.<hr/>The present article discusses the experiment of using a portfolio as an evaluation tool in the context of the research project “Reading - Passion: The impact of a unique situation”, which was carried out between February 2003 and February 2005 at the State University of Londrina. Eleven students participated in this study. They were supposed to submit their portfolios for analysis every other month. However they only completed half of this task. The first time, all students participated; the second time, only six students handed in their material, and only four, out of these six, answered the questionnaire to assess the experiment. The purpose of the questionnaire was to identify students’ impressions about the construction of the portfolio. These facts show that, although the participants had accepted the construction of portfolios as one of the forms for evaluating their participation in the project, five students did not complete the task. This was considered by the coordination staff as one of the difficulties posed by using portfolios as an evaluation instrument, i.e., students seem to quit when they realize how much involvement the task requires. On the other hand, some students did demonstrate their motivation and pleasure in constructing their portfolios.