Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120060003&lang=en vol. 17 num. 35 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Construindo sistemas de controle em escolas urbanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en As questões referentes ao controle social e à responsabilização têm se tornado constantes na política educacional, apesar de as posições sobre como efetivar tais questões estarem em contínua mudança. Problemas nas escolas têm aumentado a expectativa em torno da criação de sistemas de controle social e responsabilização como incentivo à melhoria e à reestruturação das escolas. Construir um autêntico sistema de controle em escolas de grandes centros urbanos é uma tarefa complexa que implica cuidado, responsabilidade e atenção aos meios para avaliar a eficácia do trabalho escolar e o progresso dos estudantes.<hr/>Accountability has always been a basic concept in public education, although ideas about how to accomplish it have changed over the years. Problems in urban schools have given rise to the hope that carefully created systems of accountability might spur school improvement and school restructuring. Devising a system of genuine accountability in a large urban school is a complex task, involving careful sorting of responsibilities and a thoughtful set of measures for assessing school effectiveness and student progress. <![CDATA[Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação formativa pressupõe a utilização de informações coletadas pelos professores para regular as aprendizagens em curso. Ela traz, portanto, em seu bojo a compreensão do valor pedagógico do erro. O objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa, referenciando-se na abordagem do erro e na conseqüente regulação das aprendizagens. Para o desenvolvimento dessa pesquisa elegeu-se a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso etnográfico. A averiguação foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em bairro próximo à região central de Londrina, Paraná. Participaram da investigação cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram efetivados: observação participante, entrevista semi-estruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação e orientaram o delineamento das categorias de análise. O estudo dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, porque compromissadas com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso. O erro, portanto, assume função pedagógica, balizando e orientando o trabalho docente, ao sinalizar para as inconcretudes e inacabamentos ainda presentes no processo de aprendizagem.<hr/>Formative assessment assumes using information collected by teachers to regulate current learning. Therefore, it brings along an understanding of an error´s teaching value. This paper aims at examining how formative assessment is being developed; this examination is based on an error approach and its consequent learning regulations. An ethnographic case study within a qualitative approach gears this research. The data was collected in a school in a neighborhood close to downtown Londrina, in the state of Paraná. Five teachers of Sciences, Geography and History in Basic School II participated in the research. Participant observation and semi-structured interviews were used in addition to a thorough study of the theoretical and documental material. The information obtained was grouped by meaning units and guided the establishment of analysis categories. The study of the data revealed that the teachers have been adopting formative assessment practices because they are committed to the student´s progress in current learning activities. Thus, error takes on a learning function, directing teacher´s work by pointing out problematic and unfinished aspects still present in the learning process. <![CDATA[O que dizem os alunos sobre a Avaliação Escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en “O que dizem os aluno sobre avaliação?” Com a finalidade de responder a esta pergunta, em minha pesquisa de mestrado entrevistei alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para analisar os sentidos por eles produzidos, utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revista por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Neste artigo, os sentidos produzidos pelos alunos estão divididos em sete blocos: no primeiro, encontram-se idéias a respeito da palavra avaliação. Ponderações a respeito de quando e como as crianças percebem a avaliação das educadoras estão no segundo bloco. Em que momentos e quem os alunos sentem-se autorizados a avaliar é a temática do terceiro, e o quarto bloco baseia-se nas reflexões das crianças sobre a objetividade e a neutralidade das práticas avaliativas. O quinto bloco refere-se às razões que, supostamente, movem as preferências das professoras por determinados alunos. As representações dos entrevistados a respeito do impacto da avaliação escolar para as relações presentes e futuras estão no sexto bloco. No sétimo, vemos como os alunos justificam o próprio desempenho e o de seus colegas.<hr/>“What do students say about assessment?” Aiming at answering this question, in my master’s research I interviewed students in the 4th year of Elementary School. In order to analyze the meanings produced by them, I made use of notions developed by specialists in school routine, among them José Mário Azanha and Marli André. Also, the ideas about language and discourse presented by Mikhail Bakhtin and reviewed by Mary Jane Spink were essential to unveil the children’s discourse. In this article, the meanings produced by students are divided into seven parts: the first part deals with ideas about word evaluation. Considerations on how and when children perceive educator’s assessment are found in the second part. At what moments students feel they are allowed to make assessments, and who they are allowed to assess is the topic of the third part, and the fourth is based on the children’s reflections on the objectivity and neutrality of assessment practices. The fifth part refers to the reasons that supposedly guide teachers’ preference for certain students. The interviewees’ representations of the impact of school assessment on current and future relationships are found in the sixth part. In the seventh, we see how students justify their own performance and that of their peers. <![CDATA[Avaliação de Instituições de Ensino Superior: discutindo a necessidade de diretrizes metodológicas e estratégias de implantação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A auto-avaliação institucional de uma universidade, tal como foi proposta pela Lei n. 10 861, de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, é, sem dúvida, uma atividade extremamente significativa e permite à instituição não somente ter um diagnóstico de sua trajetória como também reafirmar sua identidade social. As diretrizes estabelecidas no documento Bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior, elaborado pelo Ministério da Educação, procura abranger diferentes e complexas dimensões de análise. Este texto procura discutir diretrizes metodológicas que poderiam ser consideradas em um plano de implantação da auto-avaliação, a ser proposto pelo Coordenação Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação.<hr/>Institutional self-assessment at university level, as put down by Law nr. 10 861, of April 14, 2004, which created the National System of Higher Education Assessment - SINAES - is, without a doubt, an important activity and allows the institution not only to obtain a diagnosis of its course of action as well as to reaffirm its social identity. The rules established in the document Guidelines for a new proposal for higher education assessment, designed by the Ministry of Education, aims at comprehensive and complex dimensions of analysis. This article will discuss methodological guidelines that could be taken into account in a plan to introduce self-assessment, as is to be proposed by the Ministry of Education´s National Coordination of Higher Education Assessment. <![CDATA[Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional.<hr/>This paper discusses the origin of systematic studies concerning items bias in achievement tests, emphasizing the proceedings most frequently used in such activities and emphasizes the concept of the term “differential item functioning” (DIF) characterizing it as adverse or benign to a specific demographic group. It also gives prominence to the existence of uniform or consistent DIF as well as non-uniform or inconsistent DIF. It finally emphasizes the central idea: the presence of DIF is a factor of injustice in educational evaluation. <![CDATA[Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.<hr/>This study reports on part of an investigation concerning learning evaluation in Teaching Accreditation Courses, by means of a Problematization Methodology. The problematization focused on positive evaluation practices of 48 teachers as pointed out by students in a previous research. Explanatory factors for such evaluation practices and possible didactic-pedagogical lessons elicited from them were researched. In the interviews, two groups of aspects were identified: those revealing signs of change in evaluation practices and the types of evaluation practices adopted, including their combinations and features. The lessons derived from the analyses, based on available literature, value practices which focus on supervision and accompaniment of students aiming at fostering their learning; the inextricable link between evaluation and teaching methodology, and evaluation practice allied to a high level of demand. It was also found that continuity and rupture movements in evaluation bring them close to formative evaluation. <![CDATA[Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é mostrar a contribuição dos cursos de aperfeiçoamento e de especialização de magistrados, ministrados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), no período de 1995 a 2002. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e o universo constituiu-se de 522 alunos que freqüentaram os cursos estudados, tendo sido retirada uma amostra de 60 participantes, proporcional ao tamanho da cada turma, representando 11,5% do universo. Foi utilizado o método fenomenológico de Edmund Husserl (1990), especialmente a redução fenomenológica que identificou a contribuição que os cursos deram para a formação dos magistrados. As falas apontam contribuição para a formação dos participantes, ao lado de insuficiências.<hr/>The aim of this article is to show the contribution of specialization and continuing education courses taught at the Magistrate School of the State of Ceará (ESMEC), between 1995 and 2002. A semi-structured interview was used with a universe of 522 students who had taken those courses. A sample consisting of 60 participants was extracted, in proportion to the size of each group. This sample represented 11.5% of the universe. Edmund Husserl’s phenomenology method (1990) informed the research and the data analysis was carried out by phenomenological reduction and showed the contributions of the courses to the magistrates´ education. The discourse in the interviews highlighted both the contributions to the participants´ education as well as some shortcomings. <![CDATA[Portfólio: uma alternativa para o gerenciamento das situações de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312006000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizados em um curso superior de formação de professores de uma instituição pública do Paraná. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do portfólio como ferramenta para monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, fez-se o acompanhamento sistemático da aplicação da ferramenta de avaliação. O estudo configurou-se numa perspectiva qualitativa e foi desenvolvido com base nos dados coletados dos portfólios dos alunos que, após analisados, permitiram compreender o impacto das atividades propostas e a eficácia das práticas avaliativas inovadoras.<hr/>This article reports on studies and research conducted at a Teacher Education college course at a public institution in the state of Paraná. We aimed at becoming acquainted with and understanding the use of portfolios as a tool to monitor the teaching and learning process through a systematic follow-up of the assessment tool´s application. The study was carried out from a qualitative perspective and was based on the data collected from the students´ portfolios. The analysis of the data allowed us to understand the impact of the proposed activities and the effectiveness of innovative evaluation practices.