Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120070001&lang=en vol. 18 num. 36 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Participação da sociedade na definição dos rumos da Escola Pública: manter ou eliminar a reprovação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar as conseqüências da participação da sociedade em uma política pública para a conservação ou modificação das formas de organização do ensino. A política pública analisada - Constituinte Escolar: escola democrática e popular - tinha como propósito contar com a participação da sociedade na definição de princípios e diretrizes da educação para a rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo demonstrou que todo o processo de participação criou condições para a reflexão sobre a organização do ensino na rede estadual, porém isso não foi suficiente para produzir alterações mais significativas nas rotinas escolares.<hr/>The aim of this paper is to analyze the consequences of the society’s participation in the public policy of maintaining or modifying the manners in which teaching is organized. The public policy analyzed - Constituinte Escolar: escola democrática e popular - aimed at bringing together society in defining educational principles and policies for public teaching in the state of Rio Grande do Sul. The study showed that the whole participation process created conditions for a reflection about the teaching organization; however that was not enough to produce more significant changes in the school routines. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem na Era da Informação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.<hr/>In this article, with the possibilities opened by information and communication technology as a background, we propose learning assessment as an important resource to form intellectual habits towards creative relations in the quest for knowledge. Evaluation in developing didactic contracts must be re-signified by focusing on patience to learn, on caring about getting away from massification, on an unconcern for answers, on a caring look at questions and at multiple options in choosing ways of learning. A curious and patient attitude towards the unknown would be the most fruitful indication of a learner’s progress. <![CDATA[Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre as práticas avaliativas no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA no Distrito Federal (DF). Esse bloco foi implantado em 2005 em 52 escolas de Ceilândia, cidade do DF. As informações foram coletadas por meio de: entrevistas com coordenadoras pedagógicas que atuam na Secretaria de Estado de Educação do DF e na Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia; análise do documento orientador do BIA; análise de 33 projetos interventivos de escolas de Ceilândia e de informações obtidas por questionário respondido por professores. O texto compõe-se de análise do pioneirismo do DF na implantação de fases e etapas, no início da década de 60; do trabalho coletivo dos professores e do projeto interventivo, aspectos destacados no documento orientador do BIA; e dos aspectos relacionados à avaliação, apontados pelo documento orientador. Conclui-se com a apresentação de desafios para a avaliação, impostos pela implantação de bloco de alfabetização.<hr/>This article discusses the partial results of a research on assessment in the Initial Cycle of Literacy in the Federal District. This cycle began in 2005 at 52 schools in Ceilândia, one of the Federal District’s cities. Data were collected through: interviews with supervisors who worked in the Federal District’s State Secretary of Education and others who worked in Ceilândia; an analysis of the document that guides the Initial Cycle of Literacy; an analysis of 33 interventional projects formulated by the schools; an analysis of the information elicited from a questionnaire answered by school teachers. This article deals with: the Federal District’s innovative endeavor in the implementation of phases and steps, instead of grades, when education was first established in Brasilia, in 1960, the year of its inauguration; the teachers’ collaborative work and the interventional projects, aspects that are emphasized in the official guidelines; and aspects related to assessment in the official guidelines. The data highlights the challenges for assessment in the Initial Cycle of Literacy. <![CDATA[Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.<hr/>Child Education has been leaving behind its longtime assistance marks to take on its role in the development and learning of a child. Due to these changes, learning assessment assumes an essential role. Thus, it is necessary to understand the learning assessment processes developed in Child Education, by identifying, describing and analyzing the concepts and practices that guide it. To attain our proposed goal, we embarked on a qualitative research - an ethnographic case study - in a private school in Londrina, in the state of Paraná, renown for the work it carries out. The instruments used for gathering the data were: questionnaire, semi-structured interview, participant observation, document analysis. The data analyzed revealed that: a) the teachers base their performance on constructivist principles; thus the teaching activities focus on the child’s development and on the construction of knowledge; b) assessment practices give priority to a constant follow-up of ongoing activities and permanent support when learning difficulties are detected; c) teachers engage mainly in assessment practices with a formative goal, which contribute to regulate ongoing learning towards envisaged domains. <![CDATA[Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.<hr/>The present article describes the construction process of an instrument specifically developed to evaluate the teaching practice of higher education teachers. The instrument was created based on a theoretical model supported by recent literature on research on the effectiveness of teaching. After carrying out three pilot studies the instrument was applied in a higher education institution in Brasília to students in 654 classrooms and to 227 teachers. After the exclusion of cases that marked more than one possible alternative and cases with missing values, the resulting database contained 14,951 cases. Factor analysis of the data indicated the existence of two factors: “teacher-student relationship” (7 items, α = 0.96) and “teaching practice” (9 items, α = 0.97). The evaluation instrument proved to be a promising element in the process of improving the quality of teaching practice in the classroom. <![CDATA[Propostas para mensurar o grau de não-casualidade em avaliações objetivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto são introduzidos três índices para avaliar o grau de não-casualidade em provas compostas unicamente por questões objetivas de múltipla escolha. Esse tipo de prova é largamente utilizado em concursos de todo tipo, sendo que uma das principais utilizações se dá em vestibulares, ou seja, em concursos destinados aos candidatos a vagas nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Em provas objetivas, o número de acertos casuais pode ser previsto pelo Modelo Probabilístico Binomial significando que, mesmo para alunos que respondam todas as questões a esmo, existe um número esperado de acertos. A título de ilustração serão utilizados os resultados dos últimos oito anos do concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados mostram que os índices são indicadores capazes de medir a distância do número de acertos do grupo de vestibulandos em relação ao número esperado de acertos casuais.<hr/>This paper presents three indexes to evaluate the degree of non-randomness in objective assessments of the multiple-choice kind. This form of assessment is widely used in an array of competitive examinations, including the university entrance examinations of the main private and public universities in Brazil. In objective tests, the number of casual correct answers can be predicted by the Binomial Probability Model, which means that even for students who answer all of the questions at random, there is an expected number of correct answers. The results for the university entrance examinations for the Federal University of Rio Grande do Sul over the last 8 years will be used in order to illustrate this fact. The results of these tests show that the indexes are indicators capable of measuring the distance between the number of correct answers by the group of candidates and the expected number of random correct answers. <![CDATA[Recursos destinados à educação e desempenho escolar: uma revisão na literatura internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo parte de uma revisão da literatura econômica internacional sobre determinantes do desempenho escolar para extrair daí algumas respostas quanto ao real impacto dos recursos escolares no desempenho de estudantes ao redor do mundo. A leitura dos estudos disponíveis permite aferir que essas respostas variam, pois dependem da metodologia e da amostra utilizadas, alimentando uma polarização entre os que admitem e os que rejeitam a influência de insumos escolares no aprendizado. Contudo, observa-se uma relativa harmonia no tocante à importância das condições socioeconômicas e das habilidades previamente adquiridas para o desempenho estudantil, embora essas questões encontrem alguma objeção.<hr/>This article provides a review of the international economic literature on the factors that affect student achievement in order to search for some evidence of the real impact of school resources on student achievement around the World. The available studies show that such evidence varies according to the methodology and the sample used in each of them. Basically the debate is polarized by those who accept and those who reject a certain degree of influence of school resources on learning. Both sides agree on the importance of students’ socioeconomic status and previous knowledge for good academic achievement, although authors can be found who contest even the role of such factors. <![CDATA[Administrando a Escassez nas Instituições Federais de Ensino Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende contribuir para o debate em torno do dilema enfrentado pelas instituições federais de ensino superior no país, diante do discurso ideológico de sua ineficiência, que, associado à crise fiscal, tem justificado a redução sistemática dos recursos para o seu financiamento, colocando em jogo a sua identidade como bem público. Para tanto, foi realizado levantamento direto do custo/aluno/ano, no período acadêmico de 2005, dos cursos de graduação da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UFMT, de modo a identificar até que ponto podemos afirmar que a gestão do ensino público superior é eficiente ou não. Os resultados obtidos foram contrapostos, de forma sucinta, com outros tradicionalmente utilizados na literatura, pelo Ministério da Educação e Tribunal de Contas da União. A hipótese considerada é a de que os valores obtidos, a partir dos dados financeiros das IFES, tendem a superestimar as despesas por aluno, uma vez que incorporam uma série de gastos que não estão diretamente relacionados ao processo de ensino de graduação.<hr/>The present article tries to contribute to the debate around the dilemma faced by the federal institutions of higher education in Brazil, due to the ideological discourse about its inefficiency, which, associated to the fiscal crisis, serves as a justification for the systematic reduction of the resources for its funding, putting at stake its public identity. For this purpose, a direct survey of the student/year cost was carried out in the undergraduate courses at the School of Administration, Economy and Accounting of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the academic year 2005, so as to identify up to what point one can state that the management of public higher education is efficient or not. The results obtained have been succinctly contrasted with others traditionally used in the literature and by the Ministry of the Education and the National Audit Office of the Union. The hypothesis considered is that the values obtained from the financial data of the higher education institutions tend to overestimate the cost per student as they incorporate a series of expenses that are not directly related to the undergraduate education process. <![CDATA[Avaliação  das  percepções  e  expectativas  de  Bacharelandos  em  Biologia: perfil  e  regulamentação  profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.<hr/>Any evaluation of the quality of higher education demands much more than a test on “technical” knowledge acquired at the university. It is essential for professionals to know exactly where they can work, what their professional legal status is, and what they are entitled or not to do. In this context, we conducted a research with students working towards a Bachelor in Biology degree at three higher education institutions in Recife, in the state of Pernambuco, in order to evaluate their perceptions of the labor market, their possible areas of performance and the regulation of their profession. We noticed that the majority does not know their performance profile, and confuses the biologist’s competences with those of other professionals. They have some good knowledge about the institution that regulates the profession, but most students are unaware of the profession’s minimum wage. When they were questioned about their reasons for choosing the course, the intention of doing research was the most frequent answer, and the career of researcher is the main target of the interviewees. It is suggested that topics related to the regulation of the biologist’s profession, with an emphasis on ethics and legislation, be included either in specific courses or in complementary activities, in order to improve their academic formation. <![CDATA[Avaliação da Aprendizagem: a construção de uma proposta em Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Visando a orientar um novo fazer avaliativo e enunciar alternativas para o profissional da disciplina de Ginástica Rítmica na construção de uma prática avaliativa que assuma a função de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo, desenvolveu-se pesquisa participante com 35 alunos da disciplina de Ginástica Rítmica do Curso de Graduação em Educação Física da UEL. Os procedimentos de pesquisa envolveram o estudo e análise de: referencial teórico e documental, representações simbólicas feitas pelos alunos, observações diretas, questionários e os procedimentos avaliativos implementados. A avaliação se efetivou de maneira a favorecer que as aprendizagens ocorressem e contribuíssem para o bom desempenho dos alunos. Assim, promoveram-se as condições para uma reflexão que proporcionou: a identificação e superação das dificuldades encontradas; o acolhimento de uma nova concepção de avaliação, entendida como informativa e subsidiária do ensinar e do aprender; a apropriação de conhecimentos indispensáveis à formação do futuro educador; a aproximação entre teoria e prática; a assunção, pelo aluno, de seu papel de co-responsável pelo curso de suas aprendizagens, dentre outros.<hr/>In order to guide a new way of engaging in assessment and offering alternatives for the teacher of Rhythmic Gymnastics in constructing an assessment practice meant to subsidize the teaching and learning processes, contributing to create a reflective professional, a participant research was conducted with 35 students of Rhythmic Gymnastics at the undergraduate course in Physical Education at the State University of Londrina. The research procedures involved the study and analysis of: theoretical and documental material, symbolic representations made by the students, direct observations, questionnaires and the implemented assessment procedures. The assessment was carried out so as to promote the learning process and contribute to the students’ good performance. Thus, conditions were created for a reflection which provided: the identification and overcoming of difficulties detected; the acceptance of a new conception of assessment, understood as informative and subsidiary to the teaching and learning processes; the appropriation of essential knowledge to form the future educator; the approximation between theory and practice; the students’ acceptance of their role as co-responsible for their learning process, among others.