Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120070003&lang=en vol. 18 num. 38 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Sobre avaliação, pesquisas e políticas públicas: considerações de alguns pesquisadores brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto reproduz as entrevistas nas quais se procurou perceber as opiniões de pesquisadores brasileiros sobre a trajetória dos temas estudados na sociologia da educação, a correspondência entre as questões levantadas pelas pesquisas educacionais, o uso dos resultados das avaliações, como também a possível influência dos resultados das avaliações na implementação das políticas públicas educacionais. As questões foram propostas a alguns pesquisadores do campo educacional e aos coordenadores de projetos avaliativos do Brasil.<hr/>This article reproduces interviews which attempted to sample the opinions of Brazilian researchers on the development of topics studied in the field of Educational Sociology, the correspondence between issues raised by educational research, the use of evaluation results, as well as the possible influence these results may have on implementing public policies in Education. The questions were submitted to some researchers in the educational field and to coordinators of evaluative projects in Brazil. <![CDATA[Construindo instrumentos de avaliação para os cursos de pós-graduação lato sensu da Unifesp: relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata a experiência de um grupo de professores para a construção de um sistema de avaliação para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e apresenta as dimensões definidas durante as reuniões da subcomissão de Avaliação nomeada para esse fim. Com nove reuniões presencias no decorrer de 2006, e uso de mensagens eletrônicas, a subcomissão construiu três instrumentos para avaliar este segmento de nível superior: o perfil do ingressante, a avaliação dos cursos por alunos concluintes e um instrumento para egressos.<hr/>This article reports on the experience of a group of teachers in building an evaluation system for the Continuing Education courses at the Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, and presents the areas defined during the meetings of the Subcommittee of Evaluation. With nine actual meetings complemented by electronic messages, the subcommittee built three tools to assess this higher education segment: a beginner’s profile, a course evaluation by finishing students and a tool for those who have completed the course. <![CDATA[Desvios na implementação da política de avaliação da aprendizagem e sua associação com as condições de trabalho na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que analisou a implementação da política de Avaliação da Aprendizagem em 163 escolas públicas urbanas situadas em 11 municípios da Bahia, no período 2002-2003. Ao fazê-lo, utilizou o modelo proposto por Lipsky (1980), para quem a burocracia de linha de frente - funcionários públicos em contato direto com o cidadão - cria estratégias de enfrentamento para lidar com as dificuldades e pressões inerentes ao serviço público, alterando as políticas sob sua responsabilidade e dando-lhes o formato final. Em primeiro lugar, foi feito o levantamento da Avaliação da Aprendizagem sob a ótica de seus formuladores (Secretaria da Educação do Estado e Universidade Federal da Bahia) para, em seguida, identificarem-se os desvios do desenho original, a partir dos relatos das escolas. Por fim, verificou-se que, de 48 possibilidades de associação das condições de trabalho às práticas relatadas, apenas 8 tiveram um resultado mediano a forte. Além disso, concluiu-se que as práticas associadas à etapa de aplicação dos instrumentos não provocaram um redesenho da Avaliação da Aprendizagem, mas aquelas relacionadas à fase de planejamento e de utilização dos dados implicaram dificuldades e usos não previstos inicialmente, sendo, portanto, as etapas que merecem maior atenção quando da proposta de novos desenhos de avaliação em larga escala.<hr/>This article presents the results of a study that utilized Lipsky’s concept of street-level bureaucracy (and the relation between their patterns of practice and work conditions) to analyze the implementation of a state-wide assessment program, from the perspective of 163 public schools situated in 11 municipalities in Bahia, during the 2002-2003 period. To do so, it first compared the official orientation produced by the policy formulators to the patterns of practice these schools reported, and then analyzed the differences between both of them, in order to investigate if the policy had been implemented as originally designed or if the implementation processes had resulted in a new policy. Then it examined the association between the reported patterns and the perception of work conditions. Only eight associations were considered moderate or strong among 48 possibilities, which raises the question as to other reasons why the bureaucrats establish their patterns of practice. Also, the results revealed that the reported practices related to the application of the tests did not change the assessment program’s original design, but the practices related to the planning, and utilization of the data revealed some difficulties and uses not initially planned by the policy formulators. <![CDATA[Avaliação do rendimento em matemática nas escolas do Paraná: estudo descritivo da prova da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um estudo descritivo dos resultados na prova de Matemática da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, aplicada em novembro de 2002, como parte da Avaliação do Rendimento Escolar do Paraná. Para isso, é apresentada a análise descritiva das respostas dos alunos obtidas nas provas, na qual se busca evidenciar o que eles mostraram saber, tendo como base a matriz de referência da prova e, também, apresentar algumas indicações possíveis para a sala de aula.<hr/>This article presents a descriptive study of the results of the Mathematics Tests from the Fourth and Eighth Grades given in November 2002, as part of the Learning Assessment Program in the state of Paraná. A descriptive analysis is made of the answers given by the students in the tests. The analysis seeks to provide evidence about student’s knowledge based on a reference matrix and also provides some possible recommendations for the classroom. <![CDATA[Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.<hr/>This paper deals with a Science teacher’s reflective ideas about school evaluation while developing a collaborative partnership in an Elementary school. This process involved a reflective intervention strategy called triphasic autoscopy which simulates a “hall of mirrors” (Schön, 2000) leading the teacher to reflect on the pre- and post-active phases, that is, before and after a test where 7th grade students were allowed to refer to their books to do it. Donald Schön’s reflective practice concept was used as a theoretical framework (1997; 2000). The teacher’s reflections demonstrate that school evaluation is a curricular theme, which enables her to reconsider her actions in order to promote necessary or opportune changes in her educational practice. <![CDATA[Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.<hr/>The object of this work is to make a diagnosis of student performance in solving problems of additive structures from the same class, but in different situations, using pictorial language and other representations of the number concept. 1021 public school students, belonging to the 1st and 2nd cycles of fundamental courses (1st to 8th grades), from 6 southern Bahia state counties, were given an instrument composed of 17 problem situations, covering adding and subtraction operations of . The results show that it is easier for students to solve problems when the situations use natural language and all of the problem components are explicit. The introduction of picture representations, the absence of problem components, the student’s choice of those components, the search for an answer among the numbers listed and the meaning of the number as a measure in the spatial context, have a negative impact on the performance. These results seem to point out that situations involving these types of representations are not addressed by teachers, showing the need to increase the number of situations offered in the classroom in order to fully develop this conceptual field. <![CDATA[O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.<hr/>The purpose of this article is to give an account of an experiment proposed in a Master’s course in Education as part of a research field in Information Technologies and Communications in which the researcher intended to take into account a pedagogical practice that would allow for the integration of teaching, learning and evaluation processes in the construction of a hypertext. It was suggested that students work on a digital portfolio to be handed in at the end of the term, as an alternative evaluation mode to be used in live and distance education courses. Coherent with the course content and based on the possibility of producing a hypertext, the digital portfolio proved to be a valuable alternative in the teaching, learning and evaluation processes. <![CDATA[Desafios para as políticas municipais de cobertura da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312007000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta a consolidação de parte dos resultados provenientes de ampla pesquisa de survey, pautada em 29 Municípios do Estado do Rio de Janeiro, e enfoca algumas das dificuldades enfrentadas no atendimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Depois de traçadas referências às reformas que afetaram o status dos municípios brasileiros, em face de suas responsabilidades na oferta desses níveis e modalidades de educação, efetiva-se a análise, entre outros aspectos, sobre os segmentos e fases de ensino atendidos, sua importância para a consolidação do processo de municipalização da educação, as justificativas, ações concretas e dificuldades enfrentadas para a sua cobertura, as parcerias e convênios estabelecidos e o tipo de entidade com as quais, predominantemente, são pactuados. Como conclusão mais geral, postula-se que o direito à Educação Básica, em larga medida, não se encontra localmente assegurado, confirmando o consenso existente de que a priorização específica do Ensino Fundamental, levada a efeito pelo Fundef, vem ocasionando o desfinanciamento da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos.<hr/>This paper presents the consolidation of part of the results obtained in a large survey carried out in 29 towns in the state of Rio de Janeiro, focusing on some of the difficulties faced in providing Pre-School Education, Elementary Education, and Adolescent/Young Adult Education. After referring to the reforms that came to affect the status of Brazilian municipal governments regarding their responsibilities to offer these levels and types of education, we analyze, among other aspects, the segments and phases of education which are offered, their importance in fostering the process of making education a municipal duty, the reasons, concrete actions and difficulties faced in order to meet them, the partnerships and agreements established and the kind of institution which they are predominantly signed with. As a more general conclusion, we postulate that the right to Basic Education, by and large, is not locally secured, which confirms the existing consensus that the specific priority given to Elementary Education, put into effect by the Fundef, has reduced the financial support granted to Pre-School Education programs and to Adolescent/Young Adult Education, especially at the municipal level.