Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120080003&lang=en vol. 19 num. 41 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A construção de uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos obriga a um esforço de sistematização, de clarificação, de identificação e de compreensão dos seus elementos essenciais e das relações entre eles. Não será fácil apoiar, transformar e desenvolver práticas de avaliação sem uma teoria que as possa enquadrar dos pontos de vista epistemológico, ontológico e metodológico. Mudar e melhorar práticas de avaliação implica que o seu significado seja claro para os diferentes intervenientes e, muito particularmente, para os professores e investigadores. A principal finalidade deste artigo é discutir as seguintes questões críticas no processo de construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens: a) a integração e/ou articulação de conceitos fundadores das tradições teóricas mais influentes na literatura (a francófona e a anglo-saxónica); b) a conceptualização da avaliação formativa alternativa, integrando os contributos de diferentes tradições teóricas e cujo principal propósito é melhorar as aprendizagens; e c) as relações entre a avaliação sumativa e a avaliação formativa alternativa. O artigo suscita um conjunto de reflexões e conclusões em que se sugerem algumas perspectivas de desenvolvimento na construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos.<hr/>La construcción de una teoría de la evaluación en el dominio de los aprendizajes de los alumnos obliga a un esfuerzo de sistematización, de clarificación, de identificación y de comprensión de sus elementos esenciales y de las relaciones entre ellos. No será fácil apoyar, transformar y desarrollar prácticas de evaluación sin una teoría que las pueda encuadrar desde un punto de vista epistemológico, ontológico y metodológico. Modificar y mejorar prácticas de evaluación implica que su significado esté claro para todos los involucrados y, muy especialmente, para los profesores e investigadores. La principal finalidad de este artículo es discutir las siguientes cuestiones críticas en el proceso de construcción teórica de la evaluación en el dominio de los aprendizajes: a) la integración y/o articulación de conceptos fundadores de las tradiciones teóricas más influyentes en la literatura (la francófona y la anglosajona); b) la conceptualización de la evaluación formativa alternativa, integrando los aportes de diferentes tradiciones teóricas y cuyo principal propósito es mejorar los aprendizajes; y c) las relaciones entre la evaluación sumativa y la evaluación formativa alternativa. El artículo suscita un conjunto de reflexiones y conclusiones en las que se sugieren algunas perspectivas de desarrollo en la construcción teórica de la evaluación en el dominio de los aprendizajes de los alumnos.<hr/>Constructing an evaluation theory in the domain of student learning demands an effort in systematizing, clarifying, identifying and understanding its essential elements and the relationships between them. It will not be easy to support, transform and develop evaluation practices without a theory that can insert them from an epistemological, ontological and methodological perspective. Changing and improving evaluation practices implies making their meaning clear to the different participants and especially to teachers and researchers. The main objective of this article is to discuss the following critical issues in the process of a theoretical construction of evaluation in the domain of different kinds of learning: a) integrating and/or articulating the founding concepts of the most influential theoretical traditions in the literature (French and Anglo-Saxon); b) conceptualizing alternative formative evaluation, integrating the contributions of different theoretical traditions, whose main purpose is to improve learning; and c) the relationships between summative evaluation and alternative formative evaluation. The article puts forward a set of reflections and conclusions which suggest some development perspectives in the theoretical construction of evaluation in the domain of student learning. <![CDATA[O direito a aprender: discurso de abertura da IV Reunião da Abave]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en É bem verdade que hoje já não encontramos ninguém a contestar o direito de que todo brasileiro tem direito a aprender, e esta concordância pode ser entendida como um avanço democrático de nossa sociedade. Cuidemos, no entanto, de ir além desse acordo retórico e ambíguo, tentando perceber o que este direito implica em nosso cotidiano e dos brasileiros. <![CDATA[O efeito da escola básica brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desempenho cognitivo de um aluno, medido pela sua proficiência em testes padronizados, é fruto de suas opções pessoais, de seus antecedentes sociodemográficos, da estrutura e valores de sua família e da sociedade em que vive e, finalmente, da escola em que estuda. O objetivo deste trabalho é caracterizar, de duas maneiras distintas, o efeito das escolas de educação básica brasileira sobre o desempenho cognitivo de seus alunos. Como existem muitos outros determinantes, o efeito da escola só pode ser isolado e medido com o auxílio de modelos estatísticos que controlam a influência dos outros fatores. Para isto, este trabalho usa os modelos hierárquicos de regressão. O estudo empírico utiliza os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), referentes aos ciclos de 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003; da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa. Os resultados da pesquisa aqui relatada mostram a existência de escolas, no nosso sistema educacional, com efeito diferenciado e que, portanto, detêm informações sobre a gestão pedagógica de seus recursos humanos e físicos que, se usados em um número maior de escolas, podem melhorar o sistema brasileiro de educação básica.<hr/>El desempeño cognoscitivo de un alumno, medido por su competencia en exámenes estandarizados, es fruto de sus opciones personales, de sus antecedentes sociodemográficos, de la estructura y valores de su familia y de la sociedad en la que vive y, finalmente, de la escuela en la que estudia. El objetivo de este trabajo es caracterizar, de dos maneras distintas, el efecto de las escuelas de educación básica brasileña sobre el desempeño cognoscitivo de sus alumnos. Como existen muchos otros determinantes, el efecto de la escuela sólo puede ser aislado y medido con el auxilio de modelos estadísticos que controlan la influencia de los otros factores. Para tal fin, este trabajo usa los modelos jerárquicos de regresión. El estudio empírico utiliza los datos del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb), referentes a los ciclos de 1995, 1997, 1999, 2001 y 2003; del 4º y 8º años de la enseñanza fundamental y del 3º año de la enseñanza media, tanto en Matemática como en Lengua Portuguesa. Los resultados de la investigación muestran la existencia de escuelas en nuestro sistema educativo con un efecto diferenciado y que, por lo tanto, poseen informaciones sobre la gestión pedagógica de sus recursos humanos y físicos que si se usasen en un número mayor de escuelas podrían mejorar el sistema brasileño de educación básica.<hr/>A student's cognitive performance, as measured by his proficiency in standardized tests, is a result of his personal options, his socio-demographic antecedents, his family's structure and values and the society in which he lives and, finally, the school he attends. The purpose of this article is to characterize, in two distinct ways, the effect of Brazil's elementary schools on their students' cognitive performance. As there are many other determining factors, the school's effect can only be isolated and measured by means of statistical methods which control the influence of other factors. For this purpose, this research makes use of hierarchical regression models. The empirical study uses data from the Saeb (National Assessment System of Basic Education), concerning the 1995, 1997, 1999, 2001 and 2003 cycles; from the 4th and 8th grade of elementary school and the 3rd grade of high school (senior year), both in Mathematics and in Portuguese. The results of the research point to the existence of schools, in our educational system, with a distinct effect thus showing that they have information about the pedagogical management of their human and physical resources which, if used by a larger number of schools, may improve Brazil's system of elementary education. <![CDATA[Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.<hr/>Este artículo presenta los resultados del sistema de indicadores desarrollados por la Secretaría de Educación Continua, Alfabetización y Diversidad (Secad) para el seguimiento del Programa de Educación para la Diversidad y la Ciudadanía (Programa PPA 1377), en el período 2002-2006. Como fuentes primarias de datos se han utilizado el Censo Escolar de Educación Básica, realizado por el Instituto Nacional de Estudios y Encuestas Anísio Teixeira (Inep) y la Encuesta Nacional de Hogares (Pnad), del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). El análisis de los resultados constató una reducción gradual de la desigualdad educativa en los diferentes públicos que componen la temática de la diversidad (aborígenes, población del campo, pobres, negros y mujeres), impulsada principalmente por la evolución de indicadores educativos relacionados a la finalización de la enseñanza media y por la mayor asistencia a la enseñanza media y superior.<hr/>This article presents the results attained by the Educational Indicator System, which was developed by Secad in order to keep track of the Education Program for Diversity and Citizenship (PPA Program 1377) between 2002 and 2006. To build the system it was used available data from the School Census, carried out by Inep (National Institute of Studies and Research in EducationAnísio Teixeira and from Pnad, carried out by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics). The results showed a gradual decrease in educational inequality of specific groups such as native population, country residents, the poor, blacks and women. The main cause for this decrease can be attributed to the evolution of educational indicators related to high school completion and attendance and also to college or university attendance. <![CDATA[Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.<hr/>Este artículo tiene como principal objetivo presentar las actividades desarrolladas por el Programa Alfabetización en la Edad Cierta (Paic), específicamente en el eje Evaluación, durante el año 2007, en la búsqueda de cumplir con una de sus metas prioritarias: ayudar a los municipios del Estado de Ceará a implementar sistemas municipales de evaluación. La estrategia de este programa fue iniciar las actividades por la evaluación de los alumnos, intentando crear un ambiente en el que el propio municipio conduciría todo el proceso de forma autónoma y, consecuentemente, tendría condiciones para conocer la realidad no sólo de la educación municipal sino también de todos sus alumnos, individualmente. De esta forma, el artículo presenta la metodología utilizada en la elaboración de los instrumentos que integran el protocolo de evaluación de 2007, y también, las acciones innovadoras desarrolladas en lo que se refiere a la difusión de los resultados. Las consecuencias esperadas de las acciones del programa ya han comenzado a ser detectadas por medio del gran compromiso y participación de los municipios en el transcurso de todo el proceso de evaluación y, sobretodo, de la intervención en la búsqueda de mejoras en la calidad de la educación.<hr/>The main purpose of this article is to present the activities developed by the Literacy at the Right Age Program (Paic), mainly in relation to Evaluation, during the year 2007, seeking to comply with one of its main goals: to help municipalities in the state of Ceará to introduce municipal evaluation systems. The program's strategy consisted in starting the activities by evaluating students, trying to create an environment in which the municipality itself would conduct the whole process autonomously, which in turn would offer it conditions to become acquainted with the reality not only of municipal education, but also of all its students individually. Therefore, this article introduces the methodology followed in preparing the instruments that constituted the 2007 evaluation protocol, as well as the innovative actions developed concerning the dissemination of the results. The expected consequences of the program have already begun to be detected through the municipalities' great commitment and involvement throughout the whole evaluation process and, above all, their interventions seeking improvements in education quality. <![CDATA[Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo de populações brasileiras jovens e adultas, combinando habilidades de leitura e habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas na definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo Inaf desde seu lançamento e das bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentam a proposição da escala combinada, a descrição dos níveis de alfabetismo definidos a partir dela e alguns resultados obtidos de 2001 a 2007 com a amostra nacional de jovens e adultos.<hr/>Este artículo describe el desarrollo de una escala de competencia que combina habilidades de lectura y habilidades matemáticas para la medición del alfabetismo de poblaciones brasileñas de jóvenes y adultos. La escala fue desarrollada a partir de datos relevados por el Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizó seis estudios aplicando tests de competencia a muestras representativas de la población brasileña de entre 15 y 64 años de edad, por medio de encuestas domiciliarias. En primer lugar, se presentan algunas referencias internacionales de estudios semejantes, con énfasis en las opciones metodológicas empleadas para definir los dominios comprendidos por el alfabetismo. Después, se hace un breve histórico de los avances metodológicos realizados por el Inaf desde sus orígenes y de los estudios que llevaron a proponer una escala combinada. Para finalizar, se presentan los análisis psicométricos y conceptuales que fundamentan la adopción de la escala combinada, la descripción de los niveles de alfabetismo definidos a partir de ella y algunos resultados obtenidos entre 2001 y 2007 en la muestra nacional seleccionada de jóvenes y adultos.<hr/>This paper describes the development of a scale to measure the proficiency of literacy among the young and adult Brazilian populations, combining reading skills with mathematical skills. The scale was developed based on data collected by Inaf - National Indicator of Functional Literacy, which from 2001 to 2007 held six studies testing literacy proficiency in the Brazilian population between 15 to 64 years of age, through home interviews. First, some references to international similar studies are presented with an emphasis on the methodology adopted for the areas covered by the definition of literacy. Next, a brief history of methodological advances made by Inaf since its launch and the groundwork that led to the proposition of a combined scale are discussed. Finally, we show the psychometric and conceptual analysis which motivated the proposition of the combined scale, the literacy levels defined based on this scale and some results obtained from 2001 to 2007 with a national sample of youngsters and adults. <![CDATA[Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.<hr/>El fracaso escolar como consecuencia de la no alfabetización de los niños en el comienzo de la escolarización, es un grave problema constatado en las evaluaciones del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb) y del Sistema Permanente de Evaluación de la Educación Básica de Ceará (Spaece). En el intento de revertir esta situación, el estado de Ceará viene implementando políticas orientadas a la alfabetización de los alumnos en los primeros años de escolaridad. Entre ellas se destaca la evaluación de la alfabetización realizada por el Spaece- Alfa en 2007, como una nueva vertiente del sistema estadual de evaluación. Este trabajo pretende presentar los principales datos obtenidos en dicha evaluación, resaltando los procedimientos metodológicos utilizados y los mecanismos de divulgación de los resultados. El Spaece-Alfa, de naturaleza externa y censal, evaluó mediante la aplicación de un test de elección múltiple, la competencia en Lectura de los alumnos del 2º año de la enseñanza fundamental de las escuelas de la red pública de enseñanza. Los principales resultados revelan que el sistema de enseñanza no está cumpliendo la función de alfabetizar a un porcentaje significativo de alumnos, ya que casi la mitad de ellos concluyó el 2º año sin haber desarrollado las competencias básicas de alfabetización. Sin embargo, el rendimiento obtenido por algunas escuelas permite vislumbrar un horizonte optimista y posible, en cuanto al desempeño esperado.<hr/>Failure in early education, due to children's non-literacy, is a major problem as shown in the evaluations of the National Assessment System of Basic Education (Saeb) and the Permanent Assessment System of Ceara's Basic Education (Spaece). In an attempt to change this situation, the state of Ceará has been implementing policies geared towards students' literacy in the very first years of their education. Among them is Spaece-Alfa's literacy assessment in 2007 as a new trend of the state's evaluation system. This article will present the main data obtained in this evaluation, highlighting the methodological procedures followed and the mechanisms of releasing the results. Spaece-Alfa, an external and census-driven system, applied a multiple-choice test to assess Reading proficiency of 2nd year elementary school students in public schools. The main results reveal that the teaching system is not complying with its function of teaching reading and writing to a considerable percentage of students, as almost half of them completed the 2nd year without having developed the basic literacy competencies. However, the good results achieved by some schools show an optimistic and possible horizon in terms of the performance aimed at. <![CDATA[Uso dos resultados do Saresp e formação de professores: a visão dos níveis centrais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo comunicar resultados da pesquisa Uso dos resultados do Saresp: o papel da avaliação nas políticas de formação docente, que realizei durante o mestrado. Ao considerar as declarações dos gestores da educação que implantaram o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) de que este seria também um importante subsídio para a formulação de cursos de desenvolvimento profissional docente, procurei verificar em que medida tal indicador era utilizado como referencial para a definição das necessidades formativas dos professores da rede estadual de São Paulo. Como recorte, defini que pesquisaria os cursos oferecidos para os professores de Ensino Fundamental I, em Língua Portuguesa. Neste texto, busco discutir parte dos resultados obtidos na pesquisa de campo por meio de entrevistas com técnicos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), bem como com os agentes relacionados à discussão dos resultados da avaliação e com os responsáveis pelas atividades de formação no nível intermediário do sistema, ou seja, nas diretorias de ensino. Tais resultados referem-se ao discurso desses agentes a respeito de como os resultados da avaliação influenciam as propostas de formação docente.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo mostrar resultados de la investigación Uso de los resultados del Saresp: el papel de la evaluación en las políticas de formación docente, que realicé durante la maestría. Al considerar las declaraciones de los gestores de la educación que implementaron el Sistema de Evaluación de Rendimiento Escolar de São Paulo (Saresp) de que éste sería también un importante subsidio para la formulación de cursos de desarrollo profesional docente, procuré verificar en qué medida tal indicador era utilizado como referencia para la definición de las necesidades formativas de los profesores de la red estadual de São Paulo. Como recorte, definí que investigaría los cursos ofrecidos para los profesores de Enseñanza Fundamental I, en Lengua Portuguesa. En este texto, intento discutir parte de los resultados obtenidos en la investigación de campo por medio de las entrevistas con técnicos de la Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) y de la Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), como así también con los agentes relacionados a la discusión de los resultados de la evaluación y con los responsables por la actividad de formación en el nivel intermediario del sistema. Dichos resultados se refieren al discurso de esos agentes en cuanto a cómo los resultados de la evaluación influyen en las propuestas de formación docente.<hr/>The purpose of this article is to present the results of the research: Using Saresp's results: the role of evaluation policies in teacher training, which I conducted during my master's. Upon considering the statements of the education managers who introduced the Evaluation System of Student Performance in the State of São Paulo (Saresp) that this would also be an important subsidy to set up professional teacher enhancement courses, I tried to study to what extent this index was used as a reference to define the training needs of the state teachers in São Paulo. I focused on the courses offered to Elementary I teachers in Portuguese Language. In this article I try to discuss some of the results obtained in the field research through interviews with the technical staff of the Committee for Studies and Pedagogical Norms (CENP) and the Foundation for Educational Development (FDE), as well as with the agents related to the discussion of the evaluation results and those responsible for the training activities in the system's middle level, that is, the teaching boards. These results refer to the agents' discourse concerning how the evaluation results influence proposals for teacher training. <![CDATA[O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: uma comparação com os resultados do Saeb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute os resultados da avaliação dos alunos das escolas mantidas pela Fundação Bradesco. Foram avaliados alunos do 5º ano/4ª série, 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática. Os resultados dos alunos foram colocados nas escalas do Saeb graças à cessão pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, de itens de teste aplicados na Prova Brasil e no Saeb. O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é muito superior, cerca de 1 desvio padrão, à média do Brasil, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa, em todas as séries avaliadas. Quando comparado com os resultados das escolas particulares, o desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é cerca de 10 pontos maior - 20% do desvio padrão - na 4ª série, em Matemática e Língua Portuguesa, equivalente em ambas as disciplinas na 8ª série, e em Língua Portuguesa, na 3ª série do EM. Utilizando o índice do critério Brasil como medida do nível socioeconômico, encontrou-se que cerca de 55% dos alunos do 5º e do 9º ano estão nas classes C, D e E, enquanto na 3ª série do EM esse porcentual é de 65%. A maioria dos alunos de todas as séries, entretanto, pertence à classe C.<hr/>El artículo discute los resultados de la evaluación de los alumnos de las escuelas subsidiadas por la Fundación Bradesco. Fueron evaluados alumnos de 5º año/4ª serie, 9º año/8ª serie de la enseñanza fundamental y del 3º año de la enseñanza media, en Lengua Portuguesa y Matemática. Los resultados fueron colocados en las escalas del Saeb gracias al permiso otorgado por el Instituto Nacional de Estudios y Encuestas Anísio Teixeira (Inep), para el uso de items de tests aplicados en la Prueba Brasil y en el Saeb. El desempeño de los alumnos de la Fundación Bradesco es bastante superior, cerca de 1 desviación estándar, de la media de Brasil, tanto en Matemática como en Lengua Portuguesa en todas las series evaluadas. Cuando se los compara con los resultados de las escuelas particulares, el desempeño de los alumnos de la Fundación Bradesco es cerca de 10 puntos mayor - un 20% de la desviación estándar - en la 4ª serie en Matemática y Lengua Portuguesa y equivalente en ambas asignaturas en la 8ª serie y en Lengua Portuguesa en el 3º año de la Enseñanza Media. Utilizando el índice del criterio Brasil como medida del nivel socioeconómico, se constató que cerca de un 55% de los alumnos del 5º y 9º año están en las clases C, D y E; mientras que en el 3º año de la Enseñanza Media este porcentaje es de 65%. La mayoría de los alumnos de todas las series, sin embargo, pertenece a la clase C.<hr/>This article discusses the evaluation results of students at the schools funded by Foundation Bradesco. The evaluation focused on 5th year/4th grade, 9th year/8th grade elementary school students and 3rd grade (senior year) high school students, in Portuguese and Mathematics. The student results were put on Saeb's scale thanks to Inep (Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research), which made available items of the tests applied at the Prova Brasil (Brazil Test) and Saeb. The Foundation Bradesco students' performance is much higher, approximately 1 standard deviation, from Brazil's average, both in Mathematics and in Portuguese in all the grades evaluated. When compared with the results of private schools, Foundation Bradesco students' performance is approximately 10 points higher - 20 percent of standard deviation, in the 4th grade in Mathematics and Portuguese, and equivalent in both disciplines in the 8th grade, and in Portuguese in the senior year of high school. Using the index of the Brazil criterion as a measurement of their socio-economic level, we found that circa 55 percent of the 5th and 9th years students belong to classes C, D, and E, while at the senior year this percentage is 65 percent. Most students is all grades, however, belong to class C.