Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120090001&lang=pt vol. 20 num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O livro didático é uma poderosa ferramenta pedagógica. Além de ser uma fonte de pesquisa e orientação para professores e alunos, exerce papel de grande importância na política educacional e na aprendizagem, transmitindo conhecimentos, ideias e valores sobre determinados conteúdos. Implicitamente, o livro didático abrange interesses sociais, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir algumas considerações sobre o processo de seleção dos livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), principalmente os utilizados na rede pública de ensino, analisando os aspectos políticos, econômicos e pedagógicos que determinam essa escolha, enfatizando a posição do Estado, das editoras e dos professores envolvidos nesse processo.<hr/>El libro didáctico es una poderosa herramienta pedagógica. Además de ser una fuente de investigación y orientación para profesores y alumnos, ejerce un papel de gran importancia en la política educativa y en el aprendizaje, transmitiendo conocimientos, ideas y valores sobre determinados contenidos. Implícitamente, el libro didáctico abarca intereses sociales, políticos, económicos y culturales. En este sentido el presente trabajo tiene como objetivo discutir algunas consideraciones sobre el proceso de selección de los libros aprobados por el Plan Nacional del Libro Didáctico (PNLD), principalmente los utilizados en la enseñanza pública, analizando los aspectos políticos, económicos y pedagógicos que determinan dicha elección, enfatizando la posición del Estado, de las editoriales y de los profesores implicados en este proceso.<hr/>A textbook besides being a teacher's and student's source of research and guidance is also a powerful teaching tool. It takes on great importance in educational policies and in the learning process, transmitting knowledge, ideas and values about certain subjects. Implicitly, a textbook deals with social, political, economical and cultural interests. This article will present some notes about the selection process of textbooks approved by the National Textbook Plan (PNLD), mainly used in public schools. It analyzes political, economic and pedagogical aspects that determine this choice, emphasizing the position of the Administration, the publishers and the teachers involved in that process. <![CDATA[Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.<hr/>El objetivo de este estudio es analizar los efectos de la evaluación formativa, con el soporte de alumnos tutores, en el aprendizaje de Matemáticas en el primer año de la enseñanza media. En este proceso se diferencian, el dominio cognoscitivo, considerando las categorías taxonómicas Conocimiento, Comprensión y Aplicación y el aprendizaje afectivo. Se utilizó una metodología experimental por medio de un delineamiento cuasi-experimental, con dos grupos: uno experimental y otro de control. Los instrumentos empleados consistieron en: a) pre y post pruebas para medir el aprendizaje cognoscitivo; y b) cuestionarios con preguntas abiertas para verificar el nivel de satisfacción de los dos grupos en relación al procedimiento de evaluación utilizado. Por los datos relevados se concluyó, mediante el análisis de covarianza, que no existían diferencias estadísticamente significativas en el aprendizaje cognoscitivo, ya sea considerándolo como un todo o en cada una de las categorías taxonómicas. En cuanto al nivel de satisfacción de los alumnos integrantes de la experiencia, hubo sin embargo, una diferencia estadísticamente significativa que favorece al grupo experimental. A partir de las observaciones de la investigadora y de los registros realizados por los alumnos, se concluye también que la práctica de la evaluación formativa, realizada con el apoyo de alumnos tutores, beneficia el aprendizaje ya que torna el ambiente del aula más agradable y dinámico.<hr/>The present study analyzes the effects of an evaluation methodology designed to assist 10th grade students in overcoming difficulties in learning Mathematics. The study has three specific objectives: (a) to compare the performance, in cognitive learning, of a group assessed by means of a formative procedure, supported by peer tutors, with a control group, lacking this procedure; (b) to examine the performance of the experimental and the control groups as to their cognitive learning with reference to the taxonomic categories Knowledge, Comprehension, and Application; and (c) to ascertain the level of satisfaction of both groups concerning the evaluation procedure adopted in Mathematics, first year, middle school. The approach employed in the study was experimental, by way of a quasi-experimental design utilizing an experimental and a control group, both pre and pos-tested with the purpose of assessing the achievement of both groups. In addition to the quantitative approach, a qualitative one was used by means of an open-ended questionnaire, intended to examine the level of satisfaction of both groups regarding the evaluation procedure adopted, the questionnaire being complemented with observations by the researcher and records of students from the experimental group during the experiment. The data collected showed no overall statistical differences between the two groups; the same occurred when the data was analyzed with a focus on the categories Knowledge, Comprehension and Application as set out in the Taxonomy of Educational Objectives. However, the level of satisfaction of the experimental group about the evaluation procedure adopted was significantly higher than the control group’s. Besides, it was shown, on the basis of records by the researcher and by the students, that formative evaluation coupled with peer-tutoring promotes learning, as it turns the classroom into a more pleasant and dynamic learning environment. <![CDATA[O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a efetividade das políticas educacionais na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (RMCL), considerando o cotejamento entre os resultados dos municípios desta região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb e outros indicadores sociais e econômicos (Índice de Desenvolvimento Humano, Taxa de Pobreza) e educacionais (Gasto-aluno, Taxa de Crescimento de Matrículas). As principais conclusões apontam para a existência de correlações entre as variáveis sociais e econômicas (Taxa de Pobreza, IDHM) e o desempenho escolar medido pelo Ideb, mas são os recursos investidos em educação, principalmente, que determinam sua qualidade na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.<hr/>Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre el grado de efectividad de las políticas educativas en la Región Metropolitana de Curitiba y el Litoral de Paraná (RMCL). Tales conclusiones se apoyan en la comparación de los resultados obtenidos por los diversos municipios de dicha región, que se ven reflejados en el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), con otros indicadores socio-económicos (como el Índice Medio de Desarrollo Humano (IMDH), y la tasa de pobreza) y educativos (gasto por alumno y tasa de crecimiento de la matrícula). Las principales conclusiones indican la existencia de correlaciones entre las variables sociales y económicas (Tasa de pobreza e IMDH) y el desempeño escolar medido por el Ideb. Sin embargo, son los recursos invertidos en educación, principalmente, los que determinan su calidad en la Región Metropolitana de Curitiba y el Litoral de Paraná.<hr/>This article presents the results of a research about the effectiveness of educational politicies in Curitiba's Metropolitan Area and the coast of the State of Paraná (RMCL). The text compares the results of all counties in Ideb - Brazilian Basic Education Development Index with other social and economic indicators (Human Development Index - IDHM; Poverty Index) and educational indicators (Per capita student cost; Enrolment Index). The main conclusions point to the existence of a correlation between the social and economic variable (Poverty index and IDHM) and school performance as measured by Ideb. However, the financial resources invested in education are the most important factor to determine the educational quality in RMCL. <![CDATA[A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo mostrar como as diversas ações desenvolvidas no sistema de atividade escolar podem impulsionar o objeto da atividade para um movimento de construção e reconstrução conjunta, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, procuro demonstrar como as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, podem promover a transformação nos sentidos e significados atribuídos à inclusão escolar, para que ela ocorra de fato e não somente de direito.<hr/>Este artículo tiene como objetivo mostrar como las diversas acciones desarrolladas en el sistema de actividad escolar pueden impulsar el objeto de la actividad para lograr un movimiento de construcción y reconstrucción conjunta, permitiendo, de esta manera, una nueva mirada hacia la inclusión escolar de los alumnos con necesidades educativas especiales. Con este fin, intento mostrar como las acciones pedagógicas desarrolladas en el aula, mediadas por el lenguaje y otras herramientas culturales construidas socialmente en el ambiente escolar, pueden promover la transformación de los sentidos y significados atribuidos a la inclusión escolar, para que ella ocurra de hecho y no solamente por derecho.<hr/>This article aims to show how the various actions developed in the school activity system can stimulate the object of the activity towards a movement of construction and reconstruction, allowing a new look towards the inclusion of pupils with educational special needs. For that purpose, I intend to demonstrate how the pedagogical actions developed in the classroom, mediated by language and by other cultural tools which are socially built in the school environment, can give rise to a change in the senses and meanings concerning school inclusion, so that actual inclusion occurs rather than just rightful inclusion. <![CDATA[O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Exame Nacional do Ensino Médio propõe mensurar modalidades estruturais da inteligência mediante uma concepção construtivista com amplo foco na resolução de problemas. Apesar de suas inovações, o Exame ainda não passou por um estudo de validade de construto, para verificar se ele, de fato, ativa processos cognitivos enfatizados por seu modelo. Este artigo, portanto, apresenta um estudo exploratório de validade de construto desse instrumento. Foram aplicados 45 testes de inteligência, assim como a prova objetiva de 2001 do Enem, a 146 estudantes do terceiro ano de uma escola de ensino médio da rede federal. Realizou-se uma regressão stepwise entre as habilidades cognitivas e o escore dos estudantes no Enem. O desempenho no Exame foi fortemente explicado pelas habilidades cognitivas (60%), por meio da resolução de problemas, da rapidez cognitiva e da compreensão verbal. O Enem mostrou-se um bom instrumento construtivista para fins educacionais.<hr/>El Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem) propone medir las modalidades estructurales de la inteligencia por medio de una concepción constructivista con un amplio enfoque en la resolución de problemas. A pesar de las innovaciones, el Enem todavía no ha pasado por un estudio de validez de constructo para verificar si efectivamente activa procesos cognoscitivos definidos por su modelo. Este artículo, por lo tanto, presenta un estudio que explora la validez de constructo de esta herramienta. Se aplicaron 45 pruebas de inteligencia, así como también la prueba objetiva del Enem del 2001, a 146 alumnos del tercer año de una escuela secundaria dependiente del gobierno federal. Se realizó una regresión stepwise entre las habilidades cognoscitivas y la puntuación obtenida por los alumnos en el Enem. El desempeño en el Examen fue fuertemente explicado por las habilidades cognoscitivas (60%), la resolución de problemas, la rapidez cognoscitiva y la comprensión verbal. El Enem ha mostrado ser un bueno instrumento constructivista para fines educativos.<hr/>The Enem (National High School Exam) considers measuring structural modalities of intelligence through a constructivist conception with a strong focus on problem solving. Despite its innovations, the Enem has not yet been the object of a study on construct validity, in order to verify if it in fact activates cognitive processes emphasized in its model. This article presents an exploratory study of the Enem construct validity. Forty-five intelligence tests as well as the Enem 2001 objective test were given to 146 students of the third year of a federal high school. A stepwise regression was used between the cognitive abilities and the students' scores in the Enem. The performance in the Enem was largely explained by cognitive abilities (60%). The abilities responsible for this explanation were Problem Solving, Cognitive Speed and Verbal Comprehension. The Enem proved to be a good constructivist instrument for educational ends. <![CDATA[O papel do livro didático na construção do letramento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute alguns aspectos que constituem o letramento escolar em uma turma de final do primeiro ciclo, em que o livro didático é o elemento central. Os dados foram coletados em vídeo e o foco da análise são os processos interacionais, constituídos por alunos e professora em torno de um livro didático de português. Os resultados indicam que a professora dialoga com o livro didático, apropriando-se dessa ferramenta cultural de acordo com os dispositivos que constituem o seu fazer cotidiano. Nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, ampliando e redimensionando as atividades propostas.<hr/>Este trabajo discute algunos aspectos que constituyen el letramento escolar en un grupo que está terminando el primer ciclo y en el que el libro didáctico es el elemento central. Los datos fueron registrados en video y el análisis se centra en los procesos interactivos constituídos por alumnos y profesores en torno a un libro didáctico de portugués. Los resultados indican que la profesora dialoga con el libro didáctico, apropiándose de esta herramienta cultural de acuerdo con los dispositivos que constituyen el quehacer cotidiano. En este sentido, no reproduce y no sigue linealmente la propuesta pedagógica del libro, sino que la modifica, ampliando y redimensionando las actividades propuestas.<hr/>This paper discusses some aspects that constitute school literacy in an elementary school. It focuses on classroom interactions mediated by a Portuguese textbook. The data were collected through video recordings. The findings indicate that the teacher doesn't reproduce the textbook's proposal but she appropriates its contents in a creative way, adding new activities according to the way she organizes her pedagogic practice in the classroom. <![CDATA[Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo discutir a apropriação da linguagem escrita, especificamente no que se refere à ortografia, como uma aprendizagem conceitual. O trabalho se orienta pelo referencial de autores da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo os estudos sistematizados por Leontiev (1983) no texto "Questões psicológicas da teoria da consciência", no qual analisa processos psíquicos, como atenção e percepção, necessários à apropriação de conceitos em atividades de ensino. Com a realização da pesquisa, foi possível explicitar a conscientização dos conceitos pelos estudantes como um dos aspectos que podem contribuir para a compreensão e o encaminhamento didático-metodológicos do ensino do conteúdo da linguagem escrita, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.<hr/>El objetivo de este trabajo es discutir la apropiación del lenguaje escrito, específicamente en lo que se refiere a la ortografía, como un aprendizaje conceptual. El trabajo toma como referencia a autores de la Teoría Histórico-Cultural, especialmente los estudios sistematizados por Leontiev (1983) en el texto "Cuestiones psicológicas de la teoría de la conciencia", en el que analiza procesos psíquicos, como atención y percepción, necesarios para la apropiación de conceptos en actividades de enseñanza. La investigación permitió explicitar la concientización de los conceptos por parte de los estudiantes como uno de los aspectos que pueden contribuir para la comprensión y el proceso didáctico-metodológico de la enseñanza de los contenidos del lenguaje escrito, en los cuatro primeros años de la enseñanza fundamental.<hr/>This article discusses the appropriation of written language, especially with regard to orthography, as concept learning. Analysis is based on authors of the Historical and Cultural Theory, especially Leontiev's systematic studies. In "Psychological Problems of the Conscience Theory" the author analyzes the psychic processes, namely attention and perception, which are necessary for the appropriation of concepts in teaching activities. Research demonstrated that students' awareness of the concepts is one of the aspects that can contribute to the didactic and methodological understanding and processing of the teaching of written language in the first four grades of the elementary school. <![CDATA[Jogo e mediação social: um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta o resultado de um estudo fundamentado na vertente histórico-cultural de Vygotsky, cujo principal objetivo foi verificar se as crianças adquirem novos conhecimentos, desenvolvem novas habilidades e empregam novas estratégias, ao jogar com o apoio da mediação social. Realizaram-se quatro estudos de casos com meninos de nove anos, da 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. A coleta de dados contou com o instrumento utilizado por Ribeiro (2001) - Jogo das Boas Perguntas - adaptado em razão dos objetivos propostos na pesquisa. Inicialmente, os alunos conheceram o material, as regras do jogo e classificaram as figuras de acordo com o conhecimento, as habilidades e estratégias que já possuíam, sendo a mediação nesse momento vaga e imprecisa. Posteriormente, houve intervenções mais incisivas e diretas visando a otimizar as aprendizagens necessárias para bem-jogar. Por último, verificou-se a extensão da aprendizagem adquirida. Os resultados indicam que, quando se joga com o apoio de uma mediação que considera os níveis de desenvolvimento real, as possibilidades de aprendizagem se ampliam.<hr/>El texto presenta el resultado de un estudio que se fundamenta en la vertiente históricocultural de Vygotsky, cuyo principal objetivo fue verificar si los niños, al jugar con el apoyo de una mediación social, adquieren nuevos conocimientos, desarrollan nuevas habilidades y emplean nuevas estrategias. Se realizaron cuatro estudios de caso con niños de nueve años, de 3º grado de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública. La recolección de datos contó con el instrumento utilizado por Ribeiro (2001) - Juego de las buenas preguntas - adaptado en vista a los objetivos propuestos en la investigación. En primer lugar, los alumnos conocieron el material, las reglas del juego y clasificaron las figuras según el conocimiento, las habilidades y las estrategias que ya poseían. En esta etapa la medición fue vaga e imprecisa. Luego hubo intervenciones más incisivas y directas que tenían el objetivo de optimizar los aprendizajes necesarios para jugar-bien. Por último, se verificó la extensión del aprendizaje adquirido. Los resultados indican que, cuando se juega con el apoyo de un mediador que considera los niveles de desarrollo real, se amplían las posibilidades de aprendizaje.<hr/>This article presents the results of a study based on Vygotsky's Historic-Cultural approach. Its main objective was to investigate whether children acquire new knowledge, develop new abilities and use new strategies when they play a game with the support of social mediation. Four case studies were carried out with 3rd grade 9-year-old boys, of a public school. The data was collected by means of an instrument used by Ribeiro (2001) - the Good Question Game -, which was adapted according to the study's goals. First the students were introduced to the material, learned the rules of the game and classified the pictures according to the knowledge, abilities and strategies they already had. At that stage mediation was vague and unfocused. Later, more incisive and direct interventions took place so as to enhance the learning strategies needed to play-well. Finally, the extension of acquired learning was assessed. The results showed that when one plays with the support of a mediation that takes into account the students' actual levels of development, there are gains in the development that intensify learning possibilities.