Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120090002&lang=en vol. 20 num. 43 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Qualidade na educação superior: tendências do século]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto constrói um estado de conhecimento sobre qualidade na educação superior, com base nas perspectivas internacionais que influenciam as nacionais pelo processo de globalização, e identifica as concepções de qualidade isomórfica, da especificidade e da equidade e faz uma análise da trajetória do conceito de qualidade universitária e seus organismos propositivos, neste século. Merece destaque a posição da Unesco e de suas ramificações, como a IESALC e a GUNI, na construção do conceito de qualidade da educação superior para o desenvolvimento sustentável. São considerados outros contributos advindos de associações de educação superior, como a EAIR, AAIR, OCDE e a AIPU. Constata-se a minimização das diferenças entre os três tipos de qualidade, apesar do predomínio do tipo isomórfico. Registra-se a tendência do uso de índices avaliativos e de medidas de impacto da qualidade universitária, a tendência das pesquisas sobre o estudante e, mais recentemente, sobre o egresso - learning outcomes. A concepção de qualidade não é clara e está relacionada a quem ela é dirigida e por quem ela é definida.<hr/>El texto construye un estado de conocimiento sobre la calidad en la educación superior, basándose en las perspectivas internacionales que influyen en las nacionales debido al proceso de globalización, e identifica las concepciones de calidad isomórfica, de la especificidad, y de la equidad y hace un análisis del recorrido del concepto de calidad universitaria y de sus organizaciones proponentes, en este siglo. Merece destacarse la posición de la UNESCO y de sus ramificaciones, como el IESALC y el GUNI, en la construcción del concepto de calidad de la educación superior para el desarrollo sostenible. También se consideran otras contribuciones provenientes de asociaciones de educación superior como la EAIR; AAIR; OCDE y la AIPU. Lo que se constata es la minimización de las diferencias entre los tres tipos de calidad, a pesar del predominio del tipo isomórfico. Se registra la tendencia del uso de índices evaluativos y de medidas de impacto de la calidad universitaria, la tendencia de las investigaciones sobre el estudiante y, más recientemente, sobre el alumno egresado - learning outcomes. La concepción de calidad no es clara y está relacionada con a quién va dirigida y por quién es definida.<hr/>This paper develops the state of knowledge of higher education quality from international perspectives that shape the national ones through the process of globalization and identifies the isomorphic, specific, and equity types of quality, and analyzes the roadmap of theses types of quality and their sources. The main source identified is UNESCO and its ramifications, such as IESALC and GUNI. These sources are responsible for the construction of the concept of quality in higher education for sustainable development. Other sources are the so-called higher education associations, such as EAIR, AAIR, AIPU, and OECD. The results of this investigation identified a reduction of the differences between the three types of concept, despite the predominance of isomorphic types. A trend towards the use of evaluation levels in higher education quality and the impact of quality were also identified. It was also identified that the focus of current research is on student and most recently on the alumni community, with the development of the concept of learning outcomes. In addition, the analysis shows that the concept of quality is not clear and is related to whom it is directed and by whom it is determined. <![CDATA[Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente ensaio discute a unilateralidade objetivista e subjetivista que persiste na avaliação educacional e desenvolve argumentos favoráveis a uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes da escola básica, considerando que as práticas objetivistas e subjetivistas são insuficientes em face de um projeto de uma sociedade emancipada. Com base teórica em autores marxistas, propõe uma prática de avaliação educacional com referência à objetividade social e subordina os instrumentos avaliativos de uso corrente e mesma objetividade.<hr/>El presente ensayo discute la unilateralidad del objetivismo y del subjetivismo que persiste en la evaluación educativa y desarrolla argumentos favorables a una nueva forma de evaluar el aprendizaje de los estudiantes de la escuela básica, considerando que las prácticas objetivistas y subjetivistas son insuficientes para un proyecto de sociedad emancipada. Basándose en autores marxistas, el trabajo propone una práctica de evaluación educativa con referencia a la objetividad social y subordina los instrumentos de evaluación de uso corriente a esa misma objetividad.<hr/>The present essay discusses the objectivist and subjectivist unilateralism that persists in educational evaluation. It puts forward arguments favorable to a new form of evaluating the learning of basic school students and considers that the objectivist and subjectivist practices are insufficient regarding the project of an emancipated society. With a theoretical basis grounded in Marxist authors, it proposes an educational evaluation practice taking into account social objectivity and subordinates the evaluation instruments currently used to this same social objectivity. <![CDATA[Avaliação e aprendizagem na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.<hr/>Este artículo presenta un análisis teórico sobre las relaciones entre evaluación y aprendizaje en la enseñanza superior. Teniendo como base la perspectiva suministrada por un conjunto de investigaciones sobre la evaluación en el contexto de la enseñanza universitaria, analizamos las influencias que las prácticas de evaluación ejercen sobre el abordaje de los alumnos en relación al aprendizaje. También exploramos el concepto de estilo de pensamiento, a partir de los escritos de Sternberg (1997). Al final, tejemos algunas consideraciones acerca de la importancia de las elecciones evaluativas realizadas por el profesor que se desempeña en la graduación.<hr/>This article presents a theoretical analysis of the relationship between assessment and learning in higher education. Based on the perspective provided by a set of research projects on assessment in higher education, we analyze the influence that assessment practices exert on the students' approach to learning. Also, we explore the concept of thinking styles, based on the writings by Sternberg (1997). Finally, we dedicate some thoughts to the importance of teachers' assessment choices at the undergraduate level. <![CDATA[Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.<hr/>El presente estudio analiza lo que se ofrece como asignaturas formativas en las instituciones de enseñanza superior de los cursos de Pedagogía. El análisis focalizó los currículos y los planes de cursos presenciales de licenciatura en Pedagogía, que se encargan de la formación de profesores de 1º a 5º año de la enseñanza fundamental y de la educación infantil. El texto presenta las características de estos cursos en Brasil y, de ellas, destaca algunos aspectos tales como: la fragmentación observada en los currículos, que presentan un conjunto de asignaturas bastante disperso, y el énfasis de los planes de curso, que registran preocupaciones sobre las justificativas sobre "el porqué" de enseñar - lo que, de cierta manera, contribuiría a evitar que estas materias se transformasen en meros recetarios; sin embargo, sólo de forma muy incipiente registran "qué" y "cómo" enseñar.<hr/>This study analyzes what is proposed as teacher training disciplines in higher education Pedagogy courses. The analysis focused on the curricula and descriptions of in-class teacher training courses in Pedagogy, which are responsible for training teachers from the 1st through the 5th grade of elementary school and kindergarten. The paper presents the features of these courses in Brazil and, among them, highlights some aspects such as fragmentation in the curricula showing a quite dispersed set of disciplines, and the emphasis of the descriptions showing a concern with justifying "why" to teach - which, in a way, would contribute to avoiding that these disciplines become mere recipes. However, it is only in a very incipient manner that they register "what" and "how" to teach. <![CDATA[Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.<hr/>Este artículo es la síntesis de una investigación más amplia y tiene el propósito de indagar si la idea del Portfolio, implementada en una institución, está cambiando la forma de pensar la evaluación en el ámbito de la formación de los educadores. El marco teórico se basa en autores del campo de la evaluación educativa y en los fundamentos de la Teoría de las Representaciones Sociales. Los caminos metodológicos recorridos nos han posibilitado la recolección y el procesamiento de un conjunto diversificado de informaciones. Utilizando los programas EVOC y ALCESTE se pudo realizar un análisis específico de los datos. Los resultados permitieron identificar tres grupos de alumnos: los que aprueban la evaluación realizada por Portfolio, los que desaprueban; y los que aprueban, pero con restricciones. Tales resultados nos llevan a considerar la necesidad de profundizar los argumentos para favorecer los procesos de fundamentación que facilitarán no sólo la aceptación del Portfolio, sino también su posible utilización cuando estos alumnos desarrollen sus prácticas como profesores.<hr/>This article is a part of a broader study aimed at investigating if the use of a Portfolio as a means of assessment in an educational environment has been changing the way of thinking about assessment in the field of teacher training. The study is based on authors involved in educational assessment and also on the Theory of Social Representations. The methodology used made possible the processing of a varied set of information. Specific analyses were conducted by means of EVOC and ALCESTE programs. The results led to the identification of three groups of students: those who approve of this assessment system, those who disapprove of it, and also those who approve of it but hold restrictions. These findings point to the need to further probe into the theoretical arguments in favor of studies involving the Portfolio, not only to make it more widely accepted, but also to promote its possible use in the future when these students/teachers develop their own practices as teachers. <![CDATA[A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.<hr/>El trabajo realiza un análisis que toma como referencia el actual panorama de la educación superior brasileña y las condiciones bajo las cuales se ejerce la docencia en gran parte de las instituciones. En el texto se entrelazan contextos, objetivos, condiciones institucionales y la teoría curricular, que permean o pueden permear las prácticas de evaluación que puedan contribuir al desarrollo profesional de los profesores de educación superior. El enfoque del presente estudio es el currículo en la autoevaluación de la Institución de Educación Superior (IES) en el momento en que se toma el curso como unidad de análisis. Se dedica especial atención a las cuestiones destacadas por Gimeno Sacristán (2000), en lo concerniente a la objetivación del currículo entendido como confluencia de prácticas. Su objetivo es debatir la posibilidad y la conveniencia de la inclusión de ítems que remiten a estas cuestiones en procedimientos y herramientas de autoevaluación de cursos por el cuerpo docente.<hr/>This paper is an exercise in analyzing the current picture of Brazilian higher education and the conditions under which the educator's profession is carried out in most of its institutions. The text intertwines contexts, institutional objectives and conditions, and the curricular theory that permeates or might permeate assessment practices aimed at contributing to the professional development of higher education professors. The study focuses on the higher education institution's self-assessment curriculum when the course is considered as an analysis unit. It pays careful attention to issues listed by Gimeno Sacristán (2000) with regard to the objectivation of the curriculum understood as a confluence of practices. The goal is to discuss the possibility and convenience of including items that refer to these issues in procedures and instruments the faculty uses to undertake course self-assessment. <![CDATA[Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.<hr/>Este artículo versa sobre el "Programa Alfabetización en la Edad Cierta" (PAIC), delineando las posibilidades de intervención para eliminar el analfabetismo en el Estado de Ceará, nordeste de Brasil. Se muestran los fundamentos conceptuales que orientaron la creación del modelo de evaluación utilizado en este programa, su metodología y los resultados de la evaluación llevada a cabo en el primer semestre de 2006. Este estudio se realizó en 55 municipios de Ceará, Brasil, con niños inscriptos en el 2º año de la enseñanza fundamental, que presentaron resultados insatisfactorios en lo que respecta a la lectura y la escritura de pequeños textos. Los resultados concientizaron a los directores, supervisores, profesores y también a los responsables de las políticas educativas del Estado, de la necesidad de intervenciones urgentes en el proceso de alfabetización de los niños cearenses.<hr/>This paper presents and discusses the PAIC - Literacy at the Right Age Program ("Programa Alfabetização na Idade Certa"), delineating possibilities of intervention to eliminate illiteracy in the state of Ceará. The conceptual foundations that inspired the creation of the evaluation model used in this program are introduced, as well as the methodology and the results of the evaluation conducted in the first semester of 2006. This evaluation took place in 55 municipal districts in Ceará, addressing 2nd year Elementary School children with an unsatisfactory performance regarding the reading and writing of short texts. The results of that evaluation offered evidence - to directors, supervisors, teachers, and also to those responsible for educational policies - that urgent interventions in the process of literacy of children in Ceará are necessary. <![CDATA[Estudos de avaliação na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho se propõe a analisar as pesquisas realizadas na área da educação infantil, abordando especificamente a avaliação do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Neste ensaio teórico, são citados diversos autores, de diferentes países, todos com experiências reconhecidamente bem-sucedidas nesse campo. No Brasil, buscou-se a legislação e as orientações dos órgãos que trabalham com esse nível de ensino. Em seguida, são apresentados estudos de avaliação que focalizam o desempenho dos alunos por meio de diversas modalidades de avaliação. Concluiu-se que são muitas as alternativas para acompanhar o desenvolvimento da criança, relacionando-a em diferentes aspectos de sua realidade física e social.<hr/>Este estudio tiene como objetivo analizar las investigaciones realizadas en el ámbito de la educación infantil, abordando específicamente la evaluación del desarrollo de los niños de cero a cinco años. En este ensayo teórico se cita a varios autores de distintos países, todos con experiencias reconocidamente exitosas en el campo de la educación infantil. En Brasil, se buscó la legislación y las orientaciones de organizaciones que trabajan con este nivel de enseñanza. Posteriormente, se presentan estudios de evaluación que focalizan el desempeño de los alumnos por medio de diferentes formas de evaluación. Se llegó a la conclusión de que son muchas las alternativas para acompañar el desarrollo de los niños, vinculándolos a distintos aspectos de su realidad física y social.<hr/>The present study intends to analyze the investigations conducted in the area of Child Education (kindergarten), specifically concerning the evaluation of child development between the ages of zero to five years. In this paper, several authors are mentioned, from different countries, with successful experiences in that area. Regarding Brazil, we present the legislation and the guidelines of institutions that work with that teaching level. Next, we consider evaluation studies that specifically approach the students' performance through several evaluation modalities. We conclude that there are many possible alternatives to follow a child's development, relating it to different aspects of physical and social reality. <![CDATA[Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos maiores desafios da escola é identificar e desenvolver as capacidades de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). A avaliação educacional diagnóstica permite conhecer melhor esses aprendizes, identificando suas NEEs, motivações, hábitos, conhecimentos, níveis de autoestima, facilidades ou dificuldades em determinadas áreas do saber ou do fazer. A avaliação da aprendizagem também pode contribuir ativamente nesse sentido, de modo a incentivar esse aluno a aprender e a se desenvolver. A forma tradicional de avaliar não considera seus limites e potencialidades, colaborando para que fique retido por não aprender, o que é injustificado, incoerente e inconstitucional. Embora a avaliação diagnóstica tenha apresentado significativa evolução na Educação Especial, progredindo da visão clínico-médica para a concepção de inclusão educacional e social, ainda persistem dificuldades na elaboração de instrumentos para uma avaliação da aprendizagem capaz de contribuir para o crescimento e a autonomia desses alunos. Este trabalho, por meio de uma revisão da literatura especializada, intenciona refletir sobre a contribuição da avaliação educacional, nas áreas do diagnóstico e da aprendizagem, para o desenvolvimento pleno desse alunado.<hr/>Uno de los mayores desafíos de la escuela es identificar y desarrollar las capacidades de los alumnos con Necesidades Educativas Especiales (NEEs). La evaluación educativa diagnóstica permite conocer mejor a estos aprendices, al identificar sus NEEs, motivaciones, hábitos, conocimientos, sus niveles de autoestima, facilidades o dificultades en determinadas áreas Del saber o del hacer. La evaluación del aprendizaje también puede contribuir activamente en este sentido, con el fin de incentivar al alumno a aprender y a desarrollarse. La forma tradicional de evaluación no considera sus limitaciones y potencialidades, obstaculizando el aprendizaje y provocando, eventualmente, que el alumno repita de año, lo que es injustificado, incoherente e inconstitucional. Aunque la evaluación diagnóstica haya presentado progresos significativos en la Educación Especial, al pasar de una visión clínico-médica hacia una concepción de inclusión educativa y social, todavía existen dificultades en la elaboración de instrumentos para una evaluación del aprendizaje que sea capaz de contribuir con el crecimiento y la autonomía de estos alumnos. Este trabajo, a través de una revisión de la literatura especializada, reflexiona sobre la contribución de la evaluación educativa en las áreas del diagnóstico y del aprendizaje, para el pleno desarrollo de los alumnos.<hr/>One of the biggest challenges school faces is identifying and developing the capacities of students with special educational needs. The diagnostic evaluation in education allows one to know these students better, identifying their special educational needs, motivations, habits, knowledge, self-esteem levels, facilities or difficulties in certain areas. The learning evaluation can also actively contribute in that sense to motivate students to learn and to develop themselves. The traditional way of evaluating does not take into account their limits and potentialities, contributing to fail them when they do not learn, which is unjustified, incoherent and unconstitutional. Although the diagnostic evaluation has presented significant evolution in Special Education, progressing from the clinical vision to the conception of education and social inclusion, some difficulties remain in building specific tools for a learning evaluation capable to contribute to the development and autonomy of those students. This paper, through a revision of specialized literature, intends to reflect about the contribution of the evaluation in education, in the areas of diagnosis and learning, to the full development of those students. <![CDATA[Psicometria Moderna:características e tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.<hr/>El artículo describe las nuevas tendências de la Psicometría Moderna, sintetizadas en la constatación del uso intensivo de los modelos unidimensionales de la Teoría de la Respuesta al Ítem (TRI). Para ello, es hecho um breve relato histórico de la TRI, son presentados los cuatro modelos unidimensionales de la TRI, son descriptos los dos principales supuestos de la TRI: la unidimensionalidad y la independencia local de los ítems, así como la técnica estadística más adecuada a su verificación (el análisis factorial). Son descriptas las fases de estimación de los parámetros métricos de los ítems y de la aptitud de los sujetos, las respectivas pruebas para verificar el ajuste del modelo a los datos y, finalmente, algunas ideas básicas a cerca de la función de información de los ítems.<hr/>This paper intends to describe the new trends of Modern Psychometry, summarized in the massive use of the unidimensional models of the Item Response Theory (IRT). We presented a brief historic review of the IRT, the four unidimensional models of IRT, the two main theorical assumptions of the IRT - unidimensionality and local independence of the items - and the statistical technique more adequate to its verification - the factorial analysis. We emphasized the steps for estimation of the metric parameters of items and the individual aptitude, the respective tests for the verification of the adjusted model and, finally, we presented some basics ideas on the item information function. <![CDATA[A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.<hr/>El artículo describe las nuevas tendências de la Psicometría Moderna, sintetizadas en la constatación del uso intensivo de los modelos unidimensionales de la Teoría de la Respuesta al Ítem (TRI). Para ello, es hecho um breve relato histórico de la TRI, son presentados los cuatro modelos unidimensionales de la TRI, son descriptos los dos principales supuestos de la TRI: la unidimensionalidad y la independencia local de los ítems, así como la técnica estadística más adecuada a su verificación (el análisis factorial). Son descriptas las fases de estimación de los parámetros métricos de los ítems y de la aptitud de los sujetos, las respectivas pruebas para verificar el ajuste del modelo a los datos y, finalmente, algunas ideas básicas a cerca de la función de información de los ítems.<hr/>This paper intends to describe the new trends of Modern Psychometry, summarized in the massive use of the unidimensional models of the Item Response Theory (IRT). We presented a brief historic review of the IRT, the four unidimensional models of IRT, the two main theorical assumptions of the IRT - unidimensionality and local independence of the items - and the statistical technique more adequate to its verification - the factorial analysis. We emphasized the steps for estimation of the metric parameters of items and the individual aptitude, the respective tests for the verification of the adjusted model and, finally, we presented some basics ideas on the item information function.