Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120100002&lang=en vol. 21 num. 46 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo visa a compartilhar as vicissitudes de uma proposta de avaliação de impacto de um programa educacional, objeto atual de análise da autora. Tal estudo, provisoriamente intitulado "Avaliação de possíveis impactos de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida", originou-se da preocupação com a escassez de trabalhos que buscassem mensurar impactos de programas educacionais no Brasil. O texto discute o conceito de "avaliação de impacto" e analisa as dificuldades metodológicas inerentes a esse tipo de avaliação. Traz exemplos dos desafios subjacentes à mensuração de impacto em educação que frustraram o projeto inicial de doutoramento da autora e as tentativas realizadas no sentido de superar tais obstáculos. A motivação para a produção do artigo não é, portanto, compartilhar resultados de pesquisa, mas sim propor a discussão das dificuldades encontradas e dos caminhos metodológicos que podem ser utilizados para o estudo de efeitos de programas, visando ao aprofundamento das reflexões sobre a temática.<hr/>El presente artículo tiene como objetivo compartir las vicisitudes de una propuesta de evaluación de los impactos de un programa educacional. Este es el objeto actual de análisis de la autora. Tal estudio, con el título provisorio de "Evaluación de los posibles impactos de programas de formación docente: la experiencia del Programa Letra e Vida", surgió de la preocupación por la escasez de trabajos que midiesen los impactos de programas educacionales en Brasil. El texto discute el concepto de "evaluación de impacto" y analiza las dificultades metodológicas inherentes a este tipo de evaluación. Aporta ejemplos de los desafíos subyacentes a la medición del impacto en educación, que frustraron el proyecto inicial de doctorado de la autora, y los intentos realizados con el fin de superar tales obstáculos. La motivación para producir el artículo no es, por lo tanto, compartir los resultados de una investigación, sino proponer la discusión de las dificultades encontradas y de los caminos metodológicos que se pueden utilizar para el estudio de efectos de programas, con el objetivo de profundizar las reflexiones sobre este tema.<hr/>This article aims at sharing the hardships of an evaluation proposal of the impact of an educational program, the present object of the author‘s analysis. This study, provisionally named "Evaluation of possible impacts of teacher education programs: the experience of the Letra e Vida Program", arose from a concern with the lack of studies that attempted to measure impacts of educational programs in Brazil. 1he text discusses the concept of "impact evaluation" and analyzes the methodological difficulties inherent to this type of evaluation. It als o provides examples of challenges underlying the measurement of impact in education which frustrated the author's initial doctoral project, and the attempts made to try to overcome such obstacles. The motivation for this article, then, is not to share research results, but to propose the discussion of the difficulties encountered and of the methodological approaches that can be used to study the effects of the programs, so as to widen the reflections on this topic. <![CDATA[Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar.<hr/>Este estudio tiene como objetivo investigar y discutir subsidios para comprender los efectos que el Programa de Evaluación de la Alfabetización (Proalfa) puede causar en la práctica docente. Por medio de la aplicación de un cuestionario, se analiza el discurso de los mediadores de la política educativas, las Analistas Educacionales (ANEs), en el Estado de Minas Gerais. Como marco teórico básico, utilizamos los conceptos de reforma y cambio (Popkewitz, 1997) y de estrategias y tácticas (Certeau, 1994). Los datos muestran la polifonía de los discursos de las ANEs y los indicios de los efectos del programa en la práctica docente. En esta práctica se observaron cambios como la alteración en la metodología del aula y de las evaluaciones internas, que estarían ahora, en consonancia con lo solicitado por el Proalfa. Además, se identificaron tácticas de acción de los profesores, como el entrenamiento de los alumnos para la evaluación y la interferencia de la persona que aplica la prueba en el momento de su realización. EI estudio señala la necesidad de discutir los efectos no deseados que el programa viene causando en el ambiente escolar.<hr/>This paper aims to discuss some aspects related to the impact on teachers' practices of an official literacy evaluation program in Minas Gerais State (PROALFA). An open questionnaire was administered to a group of Educational Technicians to and out whether they observe any impacts of this program on school practices. As a theoretical and methodological perspective we used the Certeau's concept of strategy and tactics (1994) and the concepts of reform and change proposed by Popkewitz (1997). The results indicate that the discourse of Educational Technicians is polyphonic and it also reveals that PROALFA has caused different impacts on daily school life, such as: teachers change the methodology to teach reading and writing based on the topics of the program; besides that, we observed that teachers implemented some tactics to deal with the evaluation program, for instance, training students to take the test, using the same questions in class as those proposed by that evaluation program. This means that the program has impacted the literacy curriculum, consequently making it necessary to discuss the real aim of implementing an official evaluation program in schools. <![CDATA[Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.<hr/>Este texto es el resultado de un trabajo que investigó las especificidades del contexto familiar que contribuyen a que los alumnos de las escuelas públicas tengan logros bastante variados y el impacto agregado de estos factores en los establecimientos escolares. El marco teórico es la literatura sobre el efecto de las escuelas, la eficacia escolar y la relación familia-escuela. Los datos provienen de una encuesta de tipo panel longitudinal, con 1194 estudiantes de siete instituciones públicas de educación básica de Belo Horizonte. Los alumnos pasaron por tres pruebas de portugués y de matemática y respondieron a los cuestionarios. También fueron entrevistados los padres de 38 estudiantes, seleccionados de acuerdo con el desempeño de sus hijos en las pruebas, así como algunos profesionales de las escuelas. Los datos cuantitativos y cualitativos fueron analizados con ayuda de la informática. Los resultados mostraron que la actitud de la familia contribuye a la estratificación escolar, pero las instituciones no son meras reproductoras de los inputs familiares. Algunas, con más prestigio, dan importancia al hecho de haber sido elegidas y se esfuerzan por mantener la reputación alcanzada, trabajando para que los estudiantes tengan buenos resultados.<hr/>This text is the result of a study that examined specific characteristics of the family background that contribute to the fact that students attending public schools have a quite varied educational performance, as well as the impact of household characteristics on schools. The theoretical framework is the literature on school effects, school effectiveness, and also the family-school relationship. The data come from a survey of the longitudinal panel type, with 1194 students from seven elementary schools in Belo Horizonte. Students were tested in Language and Mathematics on three occasions and answered questionnaires. Parents of 38 students, selected according to their children's performance in the tests, were interviewed, as well as some professionals at the schools. The quantitative and qualitative data were analyzed with an integrated computational tool. The results showed that family attitudes contribute to educational stratification, but schools do not merely reproduce family inputs. Some more prestigious schools recognize that they were chosen and strive to maintain the reputation earned by making sure students attain good results. <![CDATA[Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute os resultados da avaliação do Projeto Piloto Educa+Ação, desenvolvido em escolas públicas municipais de oito municípios do Vale do Ribeira/SP, em 2007 e 2008. A partir de uma parceria entre a Fundação Bradesco, o Banco Bradesco, as Prefeituras e com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), este projeto teve por objetivo a alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental (de nove anos), por meio da formação de professores para o uso de metodologia e material didático da Fundação Bradesco. Os resultados obtidos na avaliação de Leitura indicaram que 50% dos alunos acertaram 73% ou mais das questões da prova, e que 70% tiveram desempenho médio ou acima da média em Matemática, o que pode ser considerado extremamente satisfatório se comparado aos resultados alcançados pelos alunos em avaliações estaduais e nacionais recentes. Por meio da análise estatística das variáveis consideradas significantes para diferenciar o desempenho de diferentes grupos de alunos, foi possível concluir que fatores como: a idade dos alunos, a frequência à pré-escola, o grau de escolaridade dos professores e a sua permanência durante os dois anos do projeto foram determinantes para os resultados alcançados.<hr/>Este artículo discute los resultados de la evaluación del Proyecto Piloto Educa+Ação, llevado a cabo en 2007 y 2008 en escuelas públicas municipales de ocho municipios del Vale do Ribeira/SP. Fue realizado a partir de un trabajo conjunto entre la Fundación Bradesco, el Banco Bradesco y las Intendencias municipales y contó con el apoyo de la UNDIME (Unión Nacional de los Dirigentes Municipales de Educación). Este proyecto tuvo como objetivo la alfabetización, durante los dos primeros anos de la enseñanza fundamental (nueve anos), a través de la formación de profesores, para que usasen la metodología y el material didáctico de la Fundación Bradesco. Los resultados obtenidos en la evaluación de lectura indicaron que el 50% de los alumnos respondieron correctamente el 73% o más de los puntos de la prueba, y que el 70% tuvo un desempeño medio o arriba de la media en matemática. Esto puede ser considerado extremadamente satisfactorio si se lo compara con los resultados alcanzados por los alumnos en recientes evaluaciones provinciales y nacionales. Por medio del análisis estadístico de las variables consideradas significativas para diferenciar el desempeño de distintos grupos de alumnos, fue posible concluir que factores como la edad, la asistencia al jardín de infantes, el grado de escolaridad de los profesores y la permanencia de los mismos durante los dos años del proyecto fueron determinantes para el logro de los resultados alcanzados.<hr/>This article discusses the results of the Pilot Project Educa+Ação (Education & Action), developed in 2007 and 2008 in public schools in eight districts of the Vale do Ribeira, in the state of São Paulo. Through a partnership between Bradesco Foundation, Bradesco Bank, the local governments, and with the support of UNDIME, this project aimed to achieve literacy in the first two years of basic education (nine years), by training teachers to use the methodology and teaching materials of the Bradesco Foundation. The results obtained in the reading assessment indicated that 50% of the students got 73% or more of the questions in the exam right, and that 70% were middle or above average in Mathematics, which can be considered very satisfactory if compared to the results achieved by students in recent state and national assessments. Through statistical analysis of the variables considered significant to differentiate the performance of different groups of students, the study carne to the conclusion that factors such as student age, pre-school attendance, teachers' educational level and their permanence during the two years of the project were instrumental in the results achieved. <![CDATA[Ensino médio obrigatório: que impactos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A introdução da obrigatoriedade do ensino médio suscita questões sobre os benefícios e os ônus do prolongamento da escolaridade e da sua distribuição social. Embora os dados estatísticos agregados do Brasil não possam dar respostas às amplas questões de hoje, a exploração das PNADs fornece indícios a investigar. O nível médio de escolaridade da população tem crescido ao mesmo tempo em que aumentam as exigências do trabalho, mas alguns dados sugerem a ocorrência da inflação educacional. Por outro lado, as escolas tendem significativamente a perder alunos para o trabalho e para a concomitância deste com o estudo, a partir dos 14-15 anos. Em face do atraso escolar, os jovens, apesar da sua persistência, enfrentam a competição crescente com o trabalho, a falta de atratividade do ensino médio, o elevado nível de fracasso na primeira série e a escassa participação da educação profissional. Esse quadro sugere cautela, em razão da implantação da obrigatoriedade, em particular quanto aos jovens socialmente menos favorecidos. Assim, à necessidade de mudanças do ensino médio em si alia-se o fato de nele desembocarem as questões de qualidade e fracasso escolar acumuladas pelo ensino fundamental.<hr/>La reciente obligatoriedad de la educación secundaria suscita cuestiones sobre sus beneficios y dificultades, particularmente su distribución social. Aunque los datos estadísticos agregados en Brasil no puedan dar respuestas a las amplias cuestiones de hoy, las Encuestas Nacionales de Domicilio por Muestreo proveen indicios que pueden ser investigados. EI número promedio de anos de escolaridad de la población crece al mismo tiempo que los requerimientos del trabajo, sin embargo, algunos resultados sugieren la ocurrencia de una inflación educativa. Además, el hecho de que los alumnos trabajen y estudien aI mismo tiempo hace con que un número significativo de ellos o bien abandone la escuela o acumule el estudio y el trabajo a partir de los 14-15 anos de edad. Los jóvenes, a pesar del atraso escolar, demuestran una cierta persistencia pero enfrentan la falta de atracción de los currículos de la educación secundaria, el alto grado de reprobación en primer ano y la baja participación de la educación técnica. Por esto, el escenario sugiere cierta cautela en la implantación de la obligatoriedad, especialmente cuando se trata de jóvenes socialmente menos favorecidos. Se concluye que, además de los cambios necesarios en la educación secundaria, hay que actuar sobre los serios problemas de calidad y fracaso escolar de la educación primaria de nueve anos de duración, ya que estas deficiencias repercuten negativamente en la educación secundaria.<hr/>The introduction of compulsory secondary education raises questions about the benefits and burdens of extending schooling as well as its social distribution. Although statistical data on Brazil cannot provide replies to the ample questions, the National Household Sampling Surveys (PNAD) open the doors for exploring some dues. The population's average number of schooling years has grown in line with the demands to work. However, some data suggest the occurrence of educational inflation. Furthermore, the concurrence of work has led to significant student dropout as of 14-15 years of age. They leave school or study while working. As a result of the high level of age-grade distortion, youngsters, though persistent as findings reveal, face the obstacles of increasing competition with labor, low degree of curricula attractiveness and high repetition and dropout rates at the first grade of secondary school, as well as a modest role played by vocational technical education. Therefore, this scenario requires caution in implanting compulsiveness, in particular for socially disadvantaged youngsters. In conclusion, besides necessary profound secondary education changes, it is essential to face serious quality and efficiency problems in nine-year primary education, since they have deep repercussions on secondary education, especially age-grade distortion. <![CDATA[Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas.<hr/>La importancia que la evaluación ha llegado a asumir en las últimas décadas, en múltiples contextos nacionales, no muestra señales de declive y, por el contrario, parece expandirse en dominios muy diferentes, más allá del campo de la educación. La evaluación institucional de las escuelas o, simplemente, la evaluación de las escuelas, que se inscribe en el ímpetu evaluador que ha sido impulsado, entre otros, por factores político-ideológicos, educativos, económicos y culturales, puede referirse, según los casos, a modelos y experiencias diversos que están, ellos mismos, en etapas muy distintas de implementación y consolidación. En el caso portugués, la evaluación de las escuelas comenzó a tener alguna visibilidad a lo largo de la década de los noventa, principalmente con el Observatorio de la Calidad de la Escuela, que ha evolucionado discretamente hasta conseguir algún impacto en la década siguiente con el programa de Evaluación Integrada de las Escuelas. Actualmente, está en curso la concretización de otro modelo, designado como Evaluación Externa de las Escuelas, en el que todos los establecimientos de enseñanza estatales estuvieron, o están todavía, incluidos en el mismo ciclo de evaluación (2006-2011). Teniendo en cuenta esta experiencia, el artículo hace un encuadramiento sucinto y una reflexión crítica esencialmente sobre el componente de autoevaluación de este último modelo de evaluación institucional de las escuelas portuguesas.<hr/>The central role that evaluation has taken on over the last few decades, in a variety of national contexts, shows no signs of abating and, on the contrary, seems to be expanding to very different domains, beyond the field of education. The institutional evaluation of schools, or simply the evaluation of schools, as part of the impetus for evaluation that has been driven by, among others, political-ideological, educational, economic and cultural factors, can be tied to, depending on the cases, different models and experiences which are themselves at very different stages of implementation and consolidation. In the Portuguese case, the evaluation of schools began to gain some visibility throughout the 1990s, for example with the School Quality Observatory, and evolved cautiously until it managed to achieve some impact in the following decade with the Integrated Evaluation of Schools programme. The implementation of another model is currently underway, the External Evaluation of Schools, where all state educational establishments have been, or will be, included in the same evaluation cycle (2006-2011). Bearing this experience in mind, this article briefly contextualizes and critically reflects essentially on the self-evaluation component of this last model of institutional evaluation of Portuguese schools. <![CDATA[Confiabilidade dos julgamentos de avaliadores de prova escrita na seleção para o mestrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Setores da comunidade acadêmica têm expressado seu entendimento de que programas de pós-graduação, particularmente os de stricto sensu, devem-se submeter a auto-avaliações. O presente estudo insere-se num contexto de auto-avaliação de um programa de mestrado. Seu propósito é investigar o perfil de confiabilidade dos julgamentos dos examinadores da prova escrita no processo de seleção ao Mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste. O intervalo considerado abrangeu os anos de 1994 a 2006, totalizando 10 processos de seleção. Analisaram-se os dados numéricos das atribuições de notas, ano a ano, com base no coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados apresentam um perfil irregular, com índices de correlação tanto baixos (r=0,15) como elevados (r=0,89). A análise estritamente documental mostrou-se insuficiente para explicar o padrão errático das correlações ao longo dos dez processos examinados. Sugerem-se procedimentos adicionais, tanto no que se refere ao pesquisar como no que diz respeito à elevação da confiabilidade no aferimento das provas escritas do processo de seleção.<hr/>AIgunos sectores de la comunidad académica se han mostrado favorables a someter los programas de postgrado, particularmente los de stricto sensu, a autoevaluaciones. EI presente estudio se inserta en un contexto de autoevaluación de un programa de master. Su propósito es investigar el perfil de confiabilidad de las decisiones de los examinadores de la prueba escrita en el proceso de selección al Master en Educación de una universidad privada de la región Centro-Oeste de Brasil. EI intervalo considerado abarcó de 1994 a 2006 y se ocupó de 10 procesos de selección. Se analizaron los datos numéricos de las notas atribuidas ano a ano en base al coeficiente de correlación de Pearson. Los resultados presentaron un perfil irregular, con índices de correlación tanto bajos (r=0,15) como elevados (r=0,89). EI análisis estrictamente documental se mostró insuficiente para explicar el estándar errático de las correlaciones en los diez procesos examinados. Se sugieren procedimientos adicionales, tanto en lo que se refiere a investigar como con respecto al aumento de confiabilidad en la apreciación de las pruebas escritas del proceso selectivo.<hr/>Representatives of the academic community have expressed their understanding that graduate programs should submit themselves to self-evaluations. This study is part of the self-evaluation scenario previously referred to. It intends to investigate how reliable the examiners' judgments are of a written exam, one of the components of the selection process to a Master of Education program of a private Midwest Brazilian university. The time span considered in the study was 1994 to 2006, comprising 10 entrance exams. The data were submitted to a Pearson correlation test year by year. The results showed an irregular pattern, in that some of the coefficients were very low (r=0,15), some very high (r=0,89). An analysis of solely the academic records proved insufficient to explain the erratic pattern of the correlations found in the 10 selection processes. Suggestions are presented concerning, on one hand, the research approach; on the other hand, ways of increasing the reliability of the grading process of the written exam making up the selection process. <![CDATA[Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.<hr/>Este artículo tiene el objetivo de describir la experiencia de la implementación de un servicio de asesoría pedagógica a docentes universitarios de una institución de enseñanza superior particular del Estado de Bahía. En encuentros promovidos entre la gerencia de enseñanza y las respectivas asesoras pedagógicas de las unidades, se establecieron tres macro acciones: acciones de capacitación pedagógica, acciones de acompañamiento de las actividades docentes y acciones de evaluación de los docentes. Las acciones presentadas en este trabajo se llevaron a cabo en la unidad de Salvador, durante un período de dieciséis meses. La unidad contaba con veintisiete licenciaturas en el área de humanísticas, salud y exactas y con un promedio de quinientos cincuenta docentes en el equipo de trabajo. Los docentes que participaron de las acciones y buscaron la asesoría pedagógica demostraron estar satisfechos con la iniciativa de este tipo de apoyo. La constante adhesión de otros docentes reveló que la persistencia del trabajo y la relación de confianza mutua son fundamentales para el éxito de la cualificación pedagógica del docente.<hr/>This article aims to describe the experience of implementing a service of pedagogical support to academics at a private institution of higher education in the State of Bahia. In meetings between the teaching management board and their respective pedagogical support units, three macro-actions were established: pedagogical training actions, monitoring teachers' activities actions, and evaluation of teachers actions. The actions presented here were carried out in the Salvador teaching unit, during a sixteen months period. The unit offered twenty-seven undergraduate courses in the areas of Humanitites, Health and Hard Sciences, with an average staff of five hundred and fifty teachers. Teachers who participated in the actions and sought the pedagogical support demonstrated to be satisfied with this kind of initiative, and the constant adhesion of other teachers showed that the persistent effort and the relationship of mutual trust are essential to the success of teachers' educational qualification. <![CDATA[Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação.<hr/>EI presente trabajo rescata la experiencia de autoevaluación institucional de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), especialmente la actuación de la Escuela de Administración (EAUFBA), teniendo en vista la institución del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES), a fin de reflexionar sobre la efectividad de la práctica de evaluación adoptada por la EAUFBA y su contribución para los procesos de toma de decisión y de mejoras en la gestión. Para tal fin, se realiza un análisis de documentos y entrevistas con especialistas del área de evaluación y gestión. EI estudio identifica que la práctica de autoevaluación institucional en la UFBA ocurre de forma asistemática y discontinua debido a dificultades de orden técnico, financiero, político, entre otros, y que responde principalmente a las finalidades de la regulación. También se constata que la UFBA no realizó la evaluación según el modelo SINAES, habiendo adoptado la planificación estratégica como herramienta para su autoconocimiento. De esta manera, se evidencia la correlación entre la planificación y la práctica evaluativa como instrumentos importantes para la gestión. Se espera que las reflexiones producidas contribuyan para la comprensión de la importancia de la evaluación en las instituciones, con el fin de promover el autoconocimiento, y, así, superar las funciones de la regulación preconizada en la legislación.<hr/>This article focuses on the experience of institutional self-evaluation at the Federal University of Bahia (UFBA), specifically the performance of the School of Administration (EAUFBA) based on the National System of Higher Education Assessment (SINAES) so as to enable reflection on the effectiveness of assessment practice adopted at EAUFBA and its contribution to the processes of decision making and management improvement. For that purpose we use document analysis and draw on interviews with experts in the field of evaluation and management. The study reveals that the practice of institutional self-evaluation at UFBA takes place in an asystematic and discontinuous way, due to technical, financial, and political difficulties, among others, having primarily the purpose of complying with regulation. It also notes that EAUFBA did not carry out its evaluation according to the SINAES model, having adopted strategic planning as a tool for self-knowledge. Thus, it shows the correlation between planning and evaluation practice as important tools for management. It is hoped that the reflections put forward will contribute to understanding the importance of evaluation at institutions with a view to promoting self knowledge, overcoming regulatory functions envisaged in the legislation. <![CDATA[Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira, de Maria Lígia de Oliveira Barbosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312010000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação.<hr/>EI presente trabajo rescata la experiencia de autoevaluación institucional de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), especialmente la actuación de la Escuela de Administración (EAUFBA), teniendo en vista la institución del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES), a fin de reflexionar sobre la efectividad de la práctica de evaluación adoptada por la EAUFBA y su contribución para los procesos de toma de decisión y de mejoras en la gestión. Para tal fin, se realiza un análisis de documentos y entrevistas con especialistas del área de evaluación y gestión. EI estudio identifica que la práctica de autoevaluación institucional en la UFBA ocurre de forma asistemática y discontinua debido a dificultades de orden técnico, financiero, político, entre otros, y que responde principalmente a las finalidades de la regulación. También se constata que la UFBA no realizó la evaluación según el modelo SINAES, habiendo adoptado la planificación estratégica como herramienta para su autoconocimiento. De esta manera, se evidencia la correlación entre la planificación y la práctica evaluativa como instrumentos importantes para la gestión. Se espera que las reflexiones producidas contribuyan para la comprensión de la importancia de la evaluación en las instituciones, con el fin de promover el autoconocimiento, y, así, superar las funciones de la regulación preconizada en la legislación.<hr/>This article focuses on the experience of institutional self-evaluation at the Federal University of Bahia (UFBA), specifically the performance of the School of Administration (EAUFBA) based on the National System of Higher Education Assessment (SINAES) so as to enable reflection on the effectiveness of assessment practice adopted at EAUFBA and its contribution to the processes of decision making and management improvement. For that purpose we use document analysis and draw on interviews with experts in the field of evaluation and management. The study reveals that the practice of institutional self-evaluation at UFBA takes place in an asystematic and discontinuous way, due to technical, financial, and political difficulties, among others, having primarily the purpose of complying with regulation. It also notes that EAUFBA did not carry out its evaluation according to the SINAES model, having adopted strategic planning as a tool for self-knowledge. Thus, it shows the correlation between planning and evaluation practice as important tools for management. It is hoped that the reflections put forward will contribute to understanding the importance of evaluation at institutions with a view to promoting self knowledge, overcoming regulatory functions envisaged in the legislation.