Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120120001&lang=en vol. 23 num. 51 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Discurso de abertura da VI Reunião da ABAVE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.<hr/>Este artículo considera un modelo multinivel de valor agregado para una muestra de escuelas, grupos y alumnos inscriptos en el segundo grado de la enseñanza fundamental en Salvador (BA), en un intento de identificar factores asociados al desempeño escolar. Además, el presente estudio destaca las complicaciones metodológicas provenientes de omisiones de variables relevantes, hecho que puede ocurrir cuando se determinan recursos de foma endógena. También se describen métodos para tratar el problema. Aunque los resultados obtenidos no permitan inferir sobre potenciales relaciones causales entre las variables explicativas y la variable dependiente, sugieren que, al menos para la muestra estudiada, el desempeño en pruebas estandarizadas de lectura estaría asociado apenas al conocimiento previo de los alumnos, a la escolaridad de sus padres y al tipo de escuela (pública o privada) en la que estudiaba cuando se aplicaron los instrumentos de recolección de datos del primer año de campo del Proyecto GERES.<hr/>This paper analyzes a multilevel model of value added in a sample of schools, classes and students enrolled in the second grade of elementary school in Salvador, state of Bahia, in an attempt to identify factors associated with school performance. In addition, this study highlights the methodological complications arising from the omission of relevant variables, which may occur when resources are endogenously determined, and describes methods of dealing with this problem. Although the results do not allow inferences about potential causal links between explanatory variables and the dependent variable, they suggest that, at least for the sample examined, performance in standardized reading tests is associated only with students’ prior knowledge, their parents’ education and the type (public or private) of school they were attending when the data collecting instruments were applied during the first year of the GERES Project field work. <![CDATA[Desigualdade de desempenho e raça: uma análise a partir do Paebes 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa procura demonstrar o papel da raça na explicação de diferenciais de desempenho, avaliado pela proficiência, entre alunos da rede pública do Espírito Santo. Não tem a pretensão de determinar os mecanismos que operam na manutenção dessa desigualdade, mas objetiva enfatizar que raça é uma dimensão importante na compreensão das desigualdades educacionais, responde a diferenças consideráveis de proficiência e deve ser considerada nas tentativas de explicá-las.<hr/>La investigación procura demostrar el papel de la raza en la explicación de diferenciales de desempeño, evaluado por la competencia, entre alumnos de la red públida de Espírito Santo. No tiene la pretensión de determinar los mecanismos que operan en el mantenimiento de esa desigualdad, pero el objetivo es enfatizar que la raza es una dimensión importante en la comprensión de las desigualdades educativas, responde a diferencias considerables de competencia y debe ser considerada en los intentos por explicarlas.<hr/>This research note seeks to demonstrate the role of race in explaining differences in performance, measured by the proficiency of public school students in the state of Espírito Santo. It is not intended to determine the mechanisms that operate in maitaining this inequality, but aims to emphasize that race is an important dimension in understanding educational differences, being responsible for wide variations in proficiency and therefore should be taken into account in attempts to explain these variations. <![CDATA[As regularidades e exceções no desempenho no Ideb dos municípios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo explorar relações entre qualidade do Ensino Público no Fundamental II, a partir do Ideb 2009, e características dos municípios. Sua finalidade principal consiste em apreender tanto regularidades que marcam as desigualdades regionais e educacionais quanto os casos que rompem com essas regularidades. A análise indica três importantes resultados: (i) que as metrópoles apresentam indicadores negativos, o que reforça a hipótese de um efeito-metrópole sobre as desigualdades educacionais; (ii) que, no Nordeste, os resultados mais críticos parecem se concentrar na faixa litorânea e (iii) os municípios de alguns estados do Nordeste, especialmente os do Ceará, fogem ao padrão negativo da região, o que exige estudos aprofundados para compreensão de seus condicionantes socioeducacionais.<hr/>Este artículo tiene por objetivo explorar las relaciones entre la calidad de la enseñanza pública en el Fundamental II, a partir del Ideb del 2009, y las características de los municipios. Su finalidad principal es aprehender tanto regularidades que marcan las desigualdades regionales y educativas como los casos que rompen con esas regularidades. El análisis indica tres resultados importantes: (i) que las metrópolis presentan indicadores negativos, lo que refuerza la hipótesis de un efecto-metrópolis sobre las desigualdades educativas; (ii) que en el noreste los resultados más críticos parecen concentrarse en la franja del litoral y (iii) que los municipios de algunos estados del noreste, especialmente los de Ceará, escapan del patrón negativo de la región, lo que exige estudios más profundos para comprender las condicionantes socioeducativas.<hr/>This article aims to explore the relationships between Public Education quality in Elementary School, based on the 2009 Ideb (Index of Basic Education Development), and characteristics of the municipalities. Its main purpose is to identify both regularities that mark regional and educational inequalities and the cases that break with these regularities. The analysis reveals three important results: (i) that large urban centers present negative indicators, which reinforces the hypothesis of a metropolis-effect on educational inequalities, (ii) that in the Northeast the most critical results seem to be concentrated along the coast, and (iii) that the municipalities of some northeastern states, mainly Ceará, defy the negative pattern of the region, a fact which requires in-depth studies to understand their socio-educational conditioning factors. <![CDATA[Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.<hr/>Este trabajo trata de una investigación que propone la construcción de un corpus de escritura infantil, compuesto por datos de la Evaluación Diagnóstica de la Alfabetización en el Estado de Espírito Santo - Paebes Alfa. Se trata de una evaluación sistémica a gran escala, de la evaluación en el área de alfabetización, lectura y escritura, de carácter longitudinal, aplicada a alumnos de los tres primeros años de la enseñanza fundamental, en dos ediciones por año (evaluaciones de entrada y de salida), durante el período 2008-2011. Los datos que compondrán el corpus citado se refieren a las aplicaciones de 2010 y 2011. Estos datos son relativos a cuatro tipos de ítems de escritura del Paebes Alfa, los que focalizan habilidades en el uso de la página, en la escritura de palabras, de frases y de textos. Esta investigación pretende contribuir de forma significativa a la comprensión del papel de ítems de escritura en evaluaciones externas a la escuela, así como a un mayor entendimiento sobre el proceso de adquisición de la escritura. Por medio de la construcción del corpus, se podrán investigar aspectos de esa adquisición, como los trayectos recorridos por los alumnos con relación a la escritura de palabras y al dominio de habilidades en el uso de la página.<hr/>This study reports on a survey that proposes the construction of a corpus of children’s writing, composed of data from the Literacy Diagnostic Evaluation in the State of Espírito Santo - Paebes Alpha. This is a systematic large-scale assessment in the area of literacy, reading and writing, with a longitudinal perspective, applied to students of the first three years of Elementary School twice a year (Input and Output assessments), over the period 2008 2011. The data that will constitute the corpus refer to the 2010 and 2011 applications. These data are related to four types of writing items in Paebes Alpha, which focus on skills of using the page, writing words, writing sentences, and writing texts. This study aims to contribute significantly to the understanding of the role of written items in evaluations outside the school, as well as to a greater understanding of the writing acquisition process. By constructing the corpus, it will be possible to investigate aspects of this acquisition, such as the paths taken by students in relation to the writing of words and the mastery of skills to use the page. <![CDATA[O efeito da prova na estimativa da proficiência através da TRI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância da construção da prova para a estimativa da proficiência dos respondentes através da Teoria da Resposta ao Item - TRI, usando uma escala com média 250 e desvio-padrão 50. Foi mostrado que um teste com informação na região da proficiência do respondente fornece estimativas mais precisas do que testes com informações em outras regiões da proficiência. Além disso, mostrou-se também a importância de testes maiores na estimação da proficiência.<hr/>El objetivo de este trabajo fue mostrar la importancia de la construcción de la prueba para estimar la competencia de quienes responden a través de la Teoría de la Respuesta al Item (TRI), usando una escala con media 250 y desvío patrón 50. Se mostró que un test con informaciones en la región de la competencia de quien responde provee estimativas más precisas que testes con informaciones en otras regiones de la competencia. Además, se mostró la importancia de testes más largos para estimar la competencia.<hr/>The aim of this study was to show the relevance of test building in estimating the proficiency of respondents through the Item Response Theory - IRT, using a scale with a mean of 250 and a standard deviation of 50. It was shown that a test with information in the respondent’s proficiency region provides more accurate estimates than tests with information in other areas of proficiency. In addition, the importance of larger tests in estimating proficiency was also shown. <![CDATA[A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo inicia-se com a perspectiva do acompanhamento longitudinal da evolução da aprendizagem dos alunos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), aplicada anualmente a todos os alunos do Ensino Médio (EM). Como metodologia, foi adotado o estudo longitudinal amostral dos resultados do Spaece no período 2008-2009, quando em 2008 foram utilizadas as médias de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano do EM e em 2009, as médias do 2º ano do EM. Na oportunidade, são apresentadas as habilidades que os alunos dominam e/ou deveriam dominar nas disciplinas avaliadas, bem como o crescimento longitudinal de uma série para outra e o necessário para o 3º ano do EM no ano 2010, para que este aluno conclua o ano no nível desejado; gráficos com a evolução do percentual de acertos nos descritores avaliados no período em estudo. Após análise, verifica-se quanto os professores precisam se apropriar destes resultados e utilizá-los como ferramenta pedagógica para nortear ações estratégicas eficazes em sua prática docente.<hr/>El artículo comienza con la perspectiva del acompañamiento longitudinal de la evolución del aprendizaje de los alumnos a través del Sistema Permanente de Evaluación de la Educación Básica del estado de Ceará (SPAECE), aplicada anualmente a todos los alumnos de la enseñanza media. (EM). Se adoptó como metodología el estudio longitudinal por muestreo de los resultados del SPAECE en el período 2008-2009, en el que se utilizaron los promedios del desempeño en Lengua Portuguesa y Matemática del primer año de la EM (2008) y los promedios del segundo año de la EM (2009). Se presentan las habilidades que los alumnos dominan y/o deberían dominar en las disciplinas evaluadas, así como el crecimiento longitudinal de un año al otro y lo necesario para el 3º año de la EM, en 2010, para que el alumno concluya el año con el nivel deseado. También se presentan gráficos con la evolución del porcentaje de aciertos en los descriptores evaluados en el período estudiado. Después del análisis se verifica cuánto los profesores precisan apropiarse de estos resultados y utilizarlos como herramientas pedagógicas para orientar acciones estratégicas y eficaces en su práctica docente.<hr/>This article begins with a longitudinal perspective on the evolution of student learning through the Permanent System of Evaluation of Basic Education of the State of Ceará (SPAECE) applied annually to all high school students (HS). The methodology adopted was a longitudinal study with a sampling of the SPAECE 2008-2009 results. In 2008 we used the average proficiency in Portuguese Language and Mathematics for the 1st year of HS and in 2009, the averages for the 2nd year of HS. We present the skills that students master and / or should master in the subjects evaluated, and the longitudinal growth from one grade to the other as well as what is necessary for the 3rd year of HS in 2010 for this student to finish the year at the desired level. We also present charts showing the evolution of the percentage of correct answers in the descriptors evaluated during the period under study. The analysis of the data reveals how much teachers need to take these results into account and use them as a pedagogical tool to create effective strategic actions in their teaching practice. <![CDATA[Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.<hr/>La evaluación es, al mismo tiempo, una cuestión de urgencia y compleja, debido a la demanda de la sociedad por la mejora de sus instituciones y organizaciones. El tema de investigación de este trabajo pertenece al campo de la evaluación de la educación superior. El objeto de análisis son los fundamentos conceptuales de la evaluación y su presencia en la concepción de los Sistemas de Evaluación para la Educación Superior, teniendo en cuenta los casos de Brasil, Colombia, y Argentina. Este artículo tiene la intención de organizar un marco histórico referencial sobre la evolución de los fundamentos de la evaluación, desde la evaluación del aprendizaje hasta la evaluación institucional, basado en las contribuciones de Tyler, Cronbach, Scriven, Guba y Lincoln, House, Stufflebeam, y de autores europeos y latinoamericanos; para luego buscar la referencia teórica de las concepciones que fundamentan los sistemas de evaluación. Finalmente, se analizan y comparan las características de las bases conceptuales de los sistemas de evaluación de la enseñanza superior antes mencionados.<hr/>Assessment is at the same time an urgent and complex matter due to society’s demands to improve their institutions and organizations. The research topic of this study belongs to the field of evaluation of higher education, the object of analysis are the conceptual foundations of evaluation and their presence in the design of Assessment Systems for Higher Education, taking into account the cases of Brazil, Colombia and Argentina. This article intends to organize a landmark reference of the evolution of the foundations of assessment, from assessment of learning up to institutional evaluation, based on contributions from Tyler, Cronbach, Scriven, Guba y Lincoln, House, and Stuff lebeam, as well as European and Latin Americans authors, to seek the reference of theoretical concepts that underlie the assessment systems. Finally, we analyzed and compared the characteristics of the conceptual basis of the higher education assessment systems mentioned above. <![CDATA[Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute os fatores que interferem na institucionalização da avaliação da educação superior como um campo de forças. Analisa, também, o documento oficial que serviu de base para que as Instituições de Ensino Superior (IES) deflagrassem o processo de implementação da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas IES do Estado de Minas Gerais, envolvendo dirigentes, docentes e discentes, buscou-se compreender o processo de construção, execução e utilização dos resultados da autoavaliação institucional AAI pela comunidade acadêmica. Nesse artigo o foco será em relação à avaliação docente, destacando que alguns aspectos relativos à docência estão sendo alterados após o resultado da AAI. Podemos concluir que, na IES privada, os resultados da AAI impactuam de forma mais incisiva no aspecto relacionamento professor X aluno e, na IES pública, o impacto foi na alteração da condução da aula.<hr/>Este artículo discute los factores que interfieren en la institucionalización de la evaluación de la educación superior como un campo de fuerzas. Analiza, también, el documento oficial que sirvió de base para que las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) propagasen el proceso de implementación de la evaluación institucional propuesta por el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes). Por medio de una investigación de campo, realizada en dos IES del Estado de Minas Gerais, que incluyó a dirigentes, docentes y discentes, se buscó comprender el proceso de construcción, ejecución y utilización de los resultados de la autoevaluación institucional (AAI) por la comunidad académica. En este artículo el foco estará en la evaluación docente, destacando que algunos aspectos relativos a la docencia están siendo alterados después del resultado de la AAI. Podemos concluir que en la IES privada, los resultados de la AAI impactan de forma más incisiva en la relación profesor X alumno y, en las IES pública, el impacto fue en la alteración de la conducción de la clase.<hr/>This article discusses the factors that interfere with the establishment of higher education assessment as a field of forces. It also analyzes the official document which constituted the basis for the Higher Education Institutions (HEI) to trigger the process of implementating the institutional assessment proposed by the National System for the Assessment of Higher Education (Sinaes). Through field research, carried out in two HEIs in the State of Minas Gerais, involving administrators, teachers and students, we sought to understand the process of building, running and using the results of institutional self-assessment (ISA) by the academic community. In this article we focus on teacher assessment, noting that some aspects of teaching are being modified after the ISA results. We conclude that, in private HEIs, the ISA results have a stronger impact on student-teacher relationship, while in public HEIs the impact is on the change in class conduction. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.<hr/>En este texto se reflexiona sobre las posibilidades de ejecución de la evaluación formativa en programas online de formación continuada de educadores. Para ello, el ensayo comienza con los conceptos relacionados con los abordajes de evaluación del aprendizaje, colocándolos como consecuencia de las diferentes concepciones del conocimiento. Continúa con consideraciones acerca de la evaluación formativa, teniendo en cuenta los dispositivos de los entornos virtuales de aprendizaje que pueden contribuir con la evaluación formativa, en el contexto de los programas online de formación continuada de educadores. Concluye advirtiendo que a pesar de que los dispositivos virtuales proporcionen recursos para la realización de la evaluación formativa, estas interfaces no definen el enfoque del abordaje de la evaluación del aprendizaje de los programas online de formación continuada, pero sí la concepción educativa que los sustenta.<hr/>This paper reflects on the possibilities of formative evaluation in online continuing training programs for educators. It begins with a focus on concepts related to approaches of learning assessment, placing them according to different conceptions of knowledge. It continues, characterizing formative evaluation and considering the devices in virtual learning environments that may contribute to the effectiveness of formative evaluation in the context of online continuing training programs for educators. It concludes with the warning that although the network environment devices provide resources for formative evaluation to be carried out, these interfaces are not actually the defining elements of the learning assessment approach in online continuing training programs for educators, but rather the educational concept that supports them. <![CDATA[Impacto do Projeto Jovem de Futuro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limitações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodologias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de freqüência dos professores.<hr/>En la última década ocurrieron progresos significativos en todos los niveles educativos, siendo particularmente importantes los de la enseñanza media. El Proyecto Joven del Futuro propone innovar en la forma como los servicios vienen siendo ofrecidos para que la juventud actual pueda beneficiarse con una educación de más alta calidad. El proyecto garantiza recursos a las escuelas atendidas que ejercen su poder discrecional con el fin de superar las limitaciones más apremiantes y también ofrece el acceso a tecnologías/metodologías útiles para promover y estimular el aprendizaje. Con la creación de un amplio sistema de evaluación de impacto del proyecto sobre el aprendizaje de los alumnos se obtuvieron varios resultados importantes, como por ejemplo: i) en las escuelas beneficiadas los alumnos aprendieron casi un 60% más que los alumnos de las escuelas de control; ii) los resultados obtenidos revelaron una relación costo-beneficio extremadamente favorable; y iii) se observó una relación positiva entre el desempeño de los alumnos y la inversión en prácticas para aumentar la asistencia de los profesores.<hr/>In the last decade significant progress has been made on all educational levels, and of particular relevance are those concerning high school. The Future Youth Project proposes to innovate in the way services are being offered so that today’s youth can benefit from the highest quality education possible. The project provides resources to those schools addressed, which exercise their discretionary power to overcome their most pressing limitations, and also provides access to useful technologies/methodologies to promote and encourage learning. By creating a comprehensive evaluation system of the project’s impact on student learning, it was possible to obtain several important results, such as: i) at the schools addressed students learned almost 60% more than the corresponding students in control schools; ii) the results revealed an extremely favorable cost-benefit ratio; and iii) there seems to be a positive relation between student performance and investment in increasing the attendance rate of teachers. <![CDATA[Os desafios de uma proposta de avaliação em valores para o programa “A União Faz a Vida”: um estudo piloto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda um estudo piloto cujo objetivo é a construção de um instrumento para a avaliação de valores em uma dimensão quantitativa. Este estudo foi elaborado pela Fundação Carlos Chagas para o Programa “A União Faz a Vida”, mantido pela Fundação Sicredi. Para maior compreensão do leitor, este artigo descreve resumidamente: o programa e seus princípios (valores de cooperação e cidadania); a proposta da avaliação envolvendo sua abrangência, a metodologia de construção da escala e sua interpretação com os resultados obtidos. Trata-se de um estudo que tem por finalidade oferecer insumos aos responsáveis pelos sistemas de ensino quanto à formação cidadã de nossas crianças.<hr/>El artículo aborda un estudio piloto cuyo objetivo es la construcción de un instrumento para la evaluación de valores en una dimensión cuantitativa. Este estudio fue elaborado por la Fundación Carlos Chagas para el programa “La unión hace la vida”, subvencionado por la Fundación Sicredi. Para una mayor comprensión del lector, este artículo describe resumidamente: el programa y sus principios (valores de cooperación y ciudadanía); la propuesta de la evaluación implicando sus alcances, la metodología de construcción de la escala y su interpretación con los resultados obtenidos. Se trata de un estudio que tiene por finalidad ofrecer insumos a los responsables de los sistemas de enseñanza en lo que se refiere a la formación ciudadana de nuestros niños.<hr/>This article discusses a pilot study whose goal is to build an instrument for the assessment of values on a quantitative dimension. This study was prepared by the Carlos Chagas Foundation for the program “Union Makes Life”, maintained by the Sicredi Foundation. For a better understanding by the reader, this article brief ly describes the program and its principles (values of cooperation and citizenship), the assessment proposal involving its scope, the methodology used to construct the scale and the interpretation of the results obtained. It is a study that aims to provide input to those responsible for the education systems concerning the civic education of our children. <![CDATA[Diário de itinerância, recurso para formação e avaliação de estudantes universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência da utilização do diário de itinerância, de René Barbier (2007) em dois cursos de pós-graduação stricto sensu. O termo, cunhado pelo autor, é entendido como “bloco de apontamentos, no qual cada um anota o que sente, o que pensa, o que medita, o que poetiza, o que retém de uma teoria, de uma conversa, o que constrói para dar sentido à vida”. Barbier o propõe como técnica de pesquisa-ação, mas nos cursos foi empregado como recurso para formação e avaliação. Do primeiro curso são apresentados exemplos de diários elaborados e do segundo, depoimentos de alunos que os elaboraram e socializaram. Dentre as apreciações dos alunos quanto ao seu trabalho com os diários de itinerância destacam-se: registrar, nos diários, o que os afetou em sua trajetória escolar e profissional, proporcionou maior intimidade com o texto lido e discutido, e levou-os a reconhecer seu valor como profissional; além disso, forneceu elementos para autoconhecimento, tanto para o autor como para os que participaram da socialização.<hr/>Este artículo tiene el objetivo de relatar la experiencia de la utilización del diario de itinerancia, de René Barbier (2007) en dos cursos de posgrado stricto sensu. El término, acuñado por el autor, se entiende como “bloc de apuntes, en el que cada uno anota lo que siente, lo que piensa, lo que medita, lo que poetiza, lo que retiene de una teoría, de una conversación, lo que construye para darle sentido a la vida”. Barbier lo propone como una técnica de investigación-acción, pero en los cursos fue utilizado como un recurso de formación y evaluación. Del primer curso se presentan ejemplos de diarios hechos y del segundo, declaraciones de alumnos que los han elaborado y socializado. De las apreciaciones de los estudiantes sobre su trabajo con los diarios de itinerancia se destacan: registrar en el diario lo que los afectó en su trayectoria escolar y profesional, hecho que proporcionó mayor intimidad con el texto leído y discutido, y les permitió reconocer su valor como profesionales, además, proveyó elementos para el autoconocimiento, tanto para el autor como para los que participaron de la socialización.<hr/>This article aims to present an experiment using the itinerancy diary in two Graduate Programs, as discussed by René Barbier (2007). The term, coined by the author, is understood as a “notepad in which each one jots down what he feels, what he thinks, what he meditates about, what he makes poetry about, what he aprehends from a theory, from a conversation, what he builds to give meaning to life”. Barbier proposes this as a technique for action-research, but in these courses, we used it as a technique for training and assessment. From the first course, we provide examples of the diaries that were elaborated, and from the second course, we present testimonies from the students who elaborated and socialized their diaries. Among these students’ declarations of their work with these itinerancy diaries, we highlight: to register in the diary what made an impact on their paths as students and as professionals, gave them greater intimacy with the articles that were read and discussed, and made them aware of their value as professionals. In addition, it gave them elements for self-knowledge, not only to those who wrote the diary, but also to those who listened to it.