Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120120002&lang=pt vol. 23 num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Indicadores: conceito e complexidade do mensurar em estudos de fenômenos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva debater a categoria “indicadores”, focando o desenvolvimento histórico conceitual dos indicadores sociais e aspectos possíveis de relacionamento direto ou indireto com indicadores de qualidade da educação. Para tanto, faz-se uma breve incursão pelo processo de construção do campo teórico dos indicadores sociais para, posteriormente, analisar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios catarinenses com menos de cinco mil habitantes e que participaram da Prova Brasil nos ciclos de 2005, 2007 e 2009. O recorte espaço-temporal está relacionado à raridade de pesquisas que visam à construção de significados para os indicadores no contexto da realidade dos pequenos municípios brasileiros. Como resultado preliminar, destaca-se a fragilidade da relação entre indicadores sociais e educacionais, diante da complexidade conceitual e de mensuração de fenômenos sociais que exigem a reinserção, da parte mensurável, na realidade sócio-histórica da qual foi retirada para compreensão e significação política e social.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo discutir la categoría “indicadores”, centrándose en el desarrollo histórico conceptual de los indicadores sociales y en aspectos posibles que tengan una relación directa o indirecta con indicadores de calidad de la educación. Para ello, se hace una breve incursión en el proceso de construcción del campo teórico de los indicadores sociales para analizar, posteriormente, los índices de desarrollo de la educación básica en los municipios de Santa Catarina con menos de cinco mil habitantes que participaron de la Prueba Brasil en 2005, 2007 y 2009. El recorte espacio temporal está relacionado con la escasez de estudios dirigidos a la construcción de significados para los indicadores en el contexto de la realidad de los pequeños municipios brasileños. Como resultado preliminar, se destaca la fragilidad de la relación entre los indicadores sociales y educativos, frente a la complejidad conceptual y de medición de los fenómenos sociales que exigen la reinserción de lo mensurable en la realidad socio-histórica de la que fue retirada para la comprensión y la significación política y social.<hr/>This paper aims to discuss the category of “indicators” which focuses on the historical development of social indicators and conceptual aspects of possible direct or indirect relationship with quality indicators in education. Therefore, it is a brief incursion into the process of constructing a theoretical field concerning social indicators to further analyze the Basic Education Development indices in the municipalities of Santa Catarina with less than five thousand people and who took the Brazil Test in 2005, 2007 and 2009. The space-time perspective is related to the scarcity of studies aimed at the construction of meanings for the indicators in the context of small Brazilian municipalities. As a preliminary result, we highlight the fragility of the relationship between social and educational indicators in face of the conceptual and the measurement complexity of social phenomena which require the reinsertion of the measurable part in the sociohistorical reality from which it was taken for political and social understanding and significance. <![CDATA[Avaliação na escola, avaliação da escola: análise de uma experiência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta as principais discussões e resultados de um projeto desenvolvido entre 2006 e 2008, sobre avaliação institucional em escola pública. Utilizando-se de um mecanismo próprio de avaliação longitudinal, construído especialmente para os fins do projeto, o trabalho mostra como é possível utilizar-se desse recurso para o conhecimento mais amplo dos problemas educacionais e escolares potencializando suas soluções. O texto ainda discute o Índice de Crescimento da Aprendizagem (ICA), um indicador muito útil no dimensionamento da evolução da aprendizagem estudantil, tornando evidente que seu uso, cotejado a medidas de contexto, pode auxiliar a compreender de maneira ainda mais profunda as causas dos problemas estudantis.<hr/>Este artículo presenta los principales debates y los resultados de un proyecto desarrollado entre 2006 y 2008 sobre la evaluación institucional en la escuela pública. Utiliza un mecanismo propio de evaluación longitudinal, construido específicamente para el propósito del proyecto. El trabajo muestra cómo se puede utilizar este recurso para un conocimiento más amplio de los problemas educativos y escolares y potencializar así sus soluciones. El texto también discute la Tasa de Crecimiento del Aprendizaje (ICA), un indicador muy útil para dimensionar la evolución del aprendizaje de los estudiantes que evidencia que su uso, cotejado a medidas de contexto, puede ayudar a comprender de manera aún más profunda las causas de los problemas de los estudiantes.<hr/>This article presents the main discussions and results of a project developed between 2006 and 2008 about institutional assessment in public schools. Using a longitudinal evaluation mechanism, built specifically for the purpose of this project, our study demonstrates how it is possible to use this resource to acquire a broader knowledge of educational and school problems and how it enhances their solution. The text also discusses the Learning Index (ICA), which is a useful indicator to gauge the development of student learning. The use of this indicator coupled with measures of context may help to gain an even deeper understanding of the causes of student problems. <![CDATA[Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão e crítica à estimação oficial dos indicadores de rendimento escolar no Brasil, em especial às taxas de aprovação, repetência e evasão, é antiga. O Profluxo (FLETCHER, RIBEIRO, 1989) foi proposto como um modelo matemático capaz de aprimorar a estimação dessas taxas e demonstrou que o maior problema não era a evasão, como antes se acreditava, mas a elevada repetência. Demandas contemporâneas motivaram a proposição de aprimoramentos na direção da parcimônia, do ajuste aos dados empíricos e da aplicação em avaliações de políticas educacionais. A partir do Profluxo, propôs-se o modelo Profluxoª, em equação única de três parâmetros. Observou-se que o modelo Profluxoª modela melhor os dados e permite interpretação mais ajustada à análise de políticas, através de avanços na análise do interstício etário e nas propriedades dos parâmetros. Através dele, observou-se que a educação brasileira, nas últimas décadas, aprimorou o acesso, manteve baixa a evasão e diminuiu substancialmente a repetência, mas ainda há muito a ser feito.<hr/>La discusión y la crítica en torno de la estimación oficial de los indicadores de rendimiento escolar en Brasil, en particular, de los índices de aprobación, de repitencia y de deserción son antiguas. El “Profluxo” (FLETCHER, RIBEIRO, 1989) se propuso como un modelo matemático capaz de mejorar la estimación de estos indicadores y mostró que el mayor problema no era la deserción, como se creía anteriormente, sino la alta repitencia. Las demandas contemporáneas motivaron la propuesta de un perfeccionamiento en dirección de la parsimonia, del ajuste a los datos empíricos y de la aplicación en evaluaciones de políticas educativas. A partir del “Profluxo”, se propuso el modelo “Profluxoa” en una ecuación única de tres parámetros. Se observó que este modelo organiza mejor los datos y permite una interpretación más ajustada al análisis de políticas, a través de avances en los análisis del intersticio etario y en las propiedades de los parámetros. Se observó también que la educación brasileña, en las últimas décadas, mejoró el acceso, mantuvo baja la deserción y disminuyó substancialmente la repitencia, pero aún queda mucho por hacer para elevar la aprobación y mejorar el pasaje de los alumnos.<hr/>The debate around official indicators of school performance (student flow) in Brazil goes back to the 1940s. The Profluxo (FLETCHER, RIBEIRO, 1989) was proposed as a mathematical model to improve the estimation of these rates and showed that the biggest problem was not dropout, as was previously believed, but high repetition rates. Contemporary demands motivated improvements toward parsimony, an adjustment to empirical data and an application in the assessment of educational policies. The Profluxo, generated the Profluxoa, in a single equation of three parameters (instead of a double equation with four parameters). It was observed that the new model improves data modelling and allows for a better interpretation of analyses of policies through advances in the analysis of age ranges and in the properties of the parameters. It was observed that Brazilian education, in recent decades, has improved access, maintained lower dropout, and repetition rates have decreased substantially, but much remains to be done. <![CDATA[Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.<hr/>La investigación que originó el presente texto midió la eficacia de las escuelas públicas “cicladas” y “no cicladas” de enseñanza fundamental, centrándose en los municipios de Campinas, Belo Horizonte y Rio de Janeiro. Se construyeron variables para entender la influencia del trabajo pedagógico del profesor en relación con el tipo de escuela (“ciclada” y “no ciclada”) y, al mismo tiempo, nos interesó verificar la asociación de ese trabajo docente con otras variables: a) las variables de rendimiento medio de los alumnos en lectura y matemática, que fueron medidas en primero y tercer grado, dos momentos distintos de sus vidas escolares; b) la variable del nivel socioeconómico, investigada por medio de un cuestionario respondido por los padres. Las asociaciones entre esas variables nos permitieron obtener niveles de eficacia de las escuelas.<hr/>The study that gave rise to this article measured the effectiveness of cycled and non-cycled public elementary schools located in Campinas, Belo Horizonte and Rio de Janeiro. We are not concerned with specific concepts involved in the evaluation process of reading and mathematics, but we focus on the quantitative performance in these disciplines by many students of the abovementioned cities, and analyzed them by schools. Variables were built to help understand the influence of the teacher’s pedagogical practice in relation to the type of school (cycled and non-cycled). Simultaneously, we were interested in establishing the association between this pedagogical practice and other variables, for instance: (a) average proficiency variables of students in reading and in mathematics, with data collected at two different moments in their educational lives, the 1st and 3rd grades; (b) the socioeconomic level variable, the data of which were collected in a survey with the parents. The associations between these variables helped us in the evaluation of the schools’ efficiency. <![CDATA[Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.<hr/>Este artículo describe el Método del Marcador, utilizado para la interpretación de escalas de rendimiento a través de la creación de niveles de logros. Se muestra la utilidad práctica de este método, produciendo una interpretación pedagógica para la escala de matemática de los alumnos que fueron evaluados por el Proyecto Geres/2005 - Estudio Longitudinal de la Generación Escolar 2005. La primera etapa del método introducido, consiste en la asignación de cada ítem utilizado en la prueba a un punto de la escala de medida utilizada, para la distribución de notas a los alumnos. Estando todos los ítems ordenados por su posición en la escala, a través de un análisis substantiva, se deciden cuales ítems serán tomados como definidores de los puntos de corte de los niveles de logros. Como utiliza niveles referenciados con términos de sentido pedagógico y no apenas valores numéricos, este procedimiento permite la producción de un interpretación potencialmente más clara de la escala de medida y más accesible a la comunidad escolar y a los padres de los alumnos.<hr/>This article describes the Bookmark Method utilized in the interpretation of proficiency scales through the creation of Performance Levels. The present paper shows the utility of this method, producing a pedagogic interpretation of the Mathematics scale of the students assessed by the longitudinal study, Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. The first stage of the method consists of the allocation of each item used in the test to a specific point in the scale used for the attribution of students’ scores. After all of the items are ordered according to their position in the scale, certain items are identified, through a substantive analysis, which define the cut scores between the performance levels. This procedure uses referenced levels with terms that have pedagogic meaning and not just numeric values, it makes viable the production of an interpretation which is potentially clearer of the scale of measurement, and thereby more accessible to the school community and to the parents of students. <![CDATA[Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se uma descrição da metodologia usada na construção do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) a partir de escalas de proficiência, assim como resultados importantes no que se refere à existência de relações significativas entre algumas características dos indivíduos e seus desempenhos. Em primeiro lugar, descrevem-se os principais conceitos desenvolvidos para a criação do indicador, bem como o aperfeiçoamento ao longo da década. Em segundo lugar, apresenta-se uma avaliação a respeito do instrumento medida utilizado para a obtenção das proficiências e posterior construção do Inaf, assim como as amostras trabalhadas durante os distintos anos. Finalmente, são apresentados os resultados de algumas análises realizadas que evidenciam como alguns atributos do indivíduo estão associados diretamente ao desempenho, e adicionalmente a análise de correspondência, usada para identificar atributos associados a certos grupos definidos a partir de intervalos de proficiências.<hr/>Este artículo presenta una descripción de la metodología usada en la construcción del Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) a partir de escalas de rendimiento, así como resultados importantes con relación a algunas características de los individuos que tienen influencia en su desempeño. En primer lugar, se describen los principales conceptos desarrollados para la creación del indicador, así como mejoras surgidas a lo largo de la década. La segunda parte presenta una evaluación de los instrumentos de medición usados para obtener los desempeños y la posterior construcción del Inaf, y de las muestras trabajadas durante los distintos años. Finalmente, se presentan los resultados de algunos análisis realizados para indicar y cuantificar los efectos de algunos atributos del individuo que están asociados directamente a su resultado de desempeño, y además un análisis de correspondencia, usado para identificar atributos asociados a ciertos grupos de rendimientos definidos.<hr/>This article describes the methodology used in the construction of the Functional Literacy Indicator (Inaf) based on proficiency scales. It also shows relevant results concerning some of the subjects’ characteristics that influence their literacy abilities. First, the paper describes the main concepts developed for the creation of the indicator, as well as improvements made along the decade. The second part presents an evaluation of the measuring instruments used to obtain the proficiency scores and the subsequent construction of the Inaf as well as an analysis of the sample characteristics across the seven different years. Finally, the authors present results of some analyses performed to indicate and quantify the effects of some of the subjects’ attributes which are directly associated with their performance results, as well as a correspondence analysis, used to identify attributes associated with certain defined performance groups. <![CDATA[Estimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proficiência dos alunos submetidos a um teste para a medida de uma competência pode ser estimada através das técnicas estatísticas associadas à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em situações reais, o cálculo dos parâmetros clássicos, da tabela de distribuição dos itens, curvas características das diferentes escolhas e a identificação de comportamento diferencial dos itens são importantes para identificar os itens que podem influir na precisão dos resultados da TRI. O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de procedimentos implementados como uma macro do software livre R, que produzem informações úteis na análise prévia do comportamento dos itens de uma forma simples e interativa. Além disso, apresentamos um método não paramétrico para verificação de comportamento diferencial de itens através da visualização das curvas de respostas. Esse método não é disponível em outros softwares e constitui em poderosa ferramenta descritiva dos itens.<hr/>El rendimiento de alumnos sometidos a un prueba para medir una competencia es usualmente estimada a través del modelo de la Teoría de Respuesta al Ítem, cuyo ajuste a los ítems define la calidad de la estimativa. Frente a esto, en situaciones reales de prueba, se realiza un análisis previo de los ítems con el objetivo de seleccionar aquellos que, por presentar un comportamiento empírico anómalo, deben ser excluidos del análisis. El objetivo de este artículo es presentar un conjunto de comandos y procedimientos implementados en un macro del software libre R, que produce esas informaciones de forma simple e interactiva. Además, ese macro implementa una estimativa no paramétrica de las curvas características de cada opción de respuesta, información no disponible en otros softwares y que se constituye en una poderosa herramienta descriptiva de los ítems.<hr/>The proficiency of students taking a test to measure a certain competence or ability is usually estimated using the Item Response Theory model; the adjustment to the items defines the quality of the estimate. Thus, in a real testing situation, a preliminary analysis of the items is carried out in order to select the items which, because they present an empirical anomalous behavior, should be excluded from the analysis. The aim of this paper is to present a set of procedures implemented as a macro of the free R software, which produce this preliminary analysis in a simple and interactive way. Furthermore, this macro implements a nonparametric estimate of the curves which are characteristic for each answer choice, the kind of information that is not available in other software and which is a powerful descriptive tool of the items. <![CDATA[Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação da metodologia descrita por meio de macro do SAS®, usando as provas do Saeb 2005 aplicadas a estudantes da 3ª série do ensino médio. Além da análise dos dados do Saeb, foi utilizado um conjunto de dados simulado a partir de duas provas com graus de dificuldade diferentes. Observou-se, principalmente no estudo de simulação, que os resultados obtidos pelo escore podem gerar conclusões erradas a respeito do item.<hr/>El objetivo de este trabajo es mostrar la aplicación de la metodología descrita a través de un macro del SAS®, usando las pruebas del Saeb 2005 aplicadas a los estudiantes de tercer año de la enseñanza media. Además del análisis de esos datos, se utilizó un conjunto de datos simulados a través de dos pruebas con grados de dificultad diferentes. Se observó, principalmente en el estudio simulado, que los resultados obtenidos a través de la puntuación puede generar conclusiones erradas al respecto del ítem.<hr/>The aim of this paper is to compare the performance of items using the measures normit and score in the Saeb 2005 tests administered to twelfth grade High School students. Besides the Saeb data, we also used a simulated dataset related to two tests with different degrees of difficulty. It was shown, mainly in the simulation study, that the results obtained with the score could lead to wrong conclusions about the quality of the item. <![CDATA[Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.<hr/>Este ensayo es parte de los debates teóricos realizados en la investigación del master que aborda el tema de la evaluación del aprendizaje. En este sentido, expone reflexiones sobre este tema, y observa la permanencia de tradiciones escolares en las prácticas pedagógicas desde la aparición de las “pruebas”. Para comprender y fundamentar las perspectivas de la evaluación se establece un diálogo entre el filósofo/historiador Foucault por medio de su libro Vigilar y Castigar: Nacimiento de la prisión y teóricos de la evaluación como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos y Sant’Anna.<hr/>This essay is part of the theoretical discussions presented in the master’s thesis dealing with learning assessment. In this sense, it puts forward ref lections on this theme, observing the permanence of school traditions in teaching practices since the emergence of “tests”. In order to understand and support the assessment perspectives in this context we sought to establish a dialogue between the philosopher/historian Foucault through his book Discipline and Punish and evaluation theoreticians like Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos and Sant’Anna. <![CDATA[Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo apresenta as principais modalidades de avaliação e características do professor construtivista. É discutida a importância da avaliação para orientação e planejamento do ensino e aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores. Os principais objetivos são: identificar as concepções de professores sobre a avaliação e se essas estão sendo desenvolvidas dentro da proposta construtivista, além de diagnosticar as ideias dos alunos a respeito da avaliação. Para isso, foram aplicados, a professores e alunos, questionários que identificaram as principais ideias dos alunos sobre avaliação e verificaram que a maior parte dos professores trabalha dentro da perspectiva construtivista, mesmo sem muitos conhecimentos sobre avaliação.<hr/>Este estudio presenta las principales modalidades de evaluación y las principales características del profesor constructivista. Se discute la importancia de la evaluación para fines de orientación y planificación de la enseñanza y señala la responsabilidad de los profesores como evaluadores. Tiene como principales objetivos: identificar las concepciones de los profesores sobre la evaluación y si las mismas están siendo desarrolladas dentro de la propuesta constructivista, y diagnosticar las ideas de los alumnos respecto a la evaluación. Para eso se aplicaron, a profesores y alumnos, cuestionarios que se identificaron las principales ideas de los alumnos sobre evaluación y verificar que la mayor parte de los profesores trabaja dentro de la perspectiva constructivista, incluso no poseyendo un gran conocimiento acerca de la evaluación.<hr/>This study discusses the main types of evaluation as well as the main characteristics of the constructivist teacher. It shows the importance of evaluation as a means to guide and plan teaching activities, highlighting the teachers’ responsibilities as evaluators. The main aims are: to identify teachers’ conceptions about evaluation and to investigate if these conceptions follow the principles of constructivism; and to identify students’ ideas about evaluation. For this, were applied some questionnaires which identify students’ ideas about evaluation and also verify that most teachers work within a constructivist perspective, even though they do not have great knowledge about evaluation. <![CDATA[Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.<hr/>El objetivo de este trabajo es presentar una revisión de la bibliografía acerca de las concepciones de evaluación de los alumnos universitarios brasileños, divididos en cuatro grupos según la cual la evaluación: 1) mejora la enseñanza y el aprendizaje; 2) tiene un impacto emocional positivo en los alumnos; 3) es irrelevante, porque es injusta o mala; 4) vuelve a los estudiantes responsables. Entre los principales resultados se destacan: una amplia gama de concepciones de evaluación en las experiencias y en los pensamientos de los universitarios brasileños, que incluye la conciencia de la responsabilidad de los alumnos y de la escuela, la mejora y la irrelevancia; la concepción predominante parece ser una reacción emocional negativa (irrelevancia) con relación a la responsabilidad del estudiante.<hr/>The goal of this study is to review published studies about the nature of Brazilian university students’ conceptions of assessment, divided into four groups according to which the evaluation: 1) improving teaching and learning; 2) has a positive emotional impact on students; 3) is irrelevant because it is unfair or bad; 4) makes students accountable (accountability). Among the main results are: a wide range of conceptions was identified in the experiences and thoughts of Brazilian university students, including the awareness of student accountability, school accountability, improvement, and irrelevance. The predominant conception seems to be a negative emotional reaction (irrelevance) with respect to student accountability. <![CDATA[Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento.<hr/>El artículo discute el uso de los resultados del Enade/2008 por los cursos de Biología, Física, Matemática y Química, de cinco instituciones privadas del Distrito Federal, a partir de los datos recogidos por medio de entrevistas semi estructuradas realizadas con ocho coordinadores. Las acciones desarrolladas por las coordinaciones se refieren, básicamente, a la discusión de la calificación obtenida por los estudiantes, y a cómo ellos podrían sentirse más preparados para realizar el examen. Para tal fin, recurren, por ejemplo, a clases preparatorias y pasan a comportarse en función de lo que se exige en el examen. Las grandes instituciones tienden a revelar un mayor nivel de conocimiento respecto del propósito del Enade, viéndolo como una ayuda para su éxito, mientras que las de menor porte parece que aún no lo ven como un instrumento que puede contribuir para su proprio perfeccionamiento.<hr/>This article discusses the use of results of Enade/2008 for the Biology, Physics, Mathematics and Chemistry courses of five private institutions of the Federal District, on the basis of data collected through semi-structured interviews with eight coordinators. The actions developed by the coordinators basically concern the discussion of the grades earned by students, and what could make them feel better qualified to take the exam. With that in mind, the coordinators make use, for instance, of preparatory classes and exhibit a behavior in line with what is required by the exam. Larger institutions tend to reveal a greater level of knowledge concerning the purposes of Enade, considering it an auxiliary to their success, whereas smaller institutions seem not to view it as an instrument that may contribute to their own enhancement. <![CDATA[Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx.<hr/>La teoría de la evaluación institucional se ha estudiada sin ser acompañada por un análisis crítico para captar su verdadero significado. Es norma general ser acepta y aplicada sin la aprehensión y la interpretación de los temas y valores que utiliza para fundamentar las políticas públicas de evaluación de las instituciones de educación superior en Brasil. Este es1ndio es un primer esfuerzo para analizar críticamente en conformidad con el método de la economía política, desarrollado por primera vez por Karl Marx.<hr/>The theory of institutional evaluation has been studied but not has been accompanied by critical analysis which captures its true meaning. Generally is accepted and applied without the apprehension and interpretation of issues and values which uses as be foundation of public policies evaluation of Higher Education Institutions in Brazil. This study is an initial effort to analyze it critically in conformity with the method of political economy, first developed by Karl Marx. <![CDATA[A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.<hr/>En la educación a distancia (EaD), la evaluación necesita además enfrentar otros desafíos más allá de los que normalmente se encuentran en el proceso de enseñanza-aprendizaje, debido a las características peculiares de esta modalidad. En este trabajo se comparan los instrumentos de evaluación utilizados en la educación a distancia con los empleados en la presencial, a través de cuestionarios distribuidos a través de redes sociales y contactos personales. Se hizo una breve revisión de la literatura referente a la evaluación educacional, a la educación a distancia y a la evaluación en la educación a distancia. Se observó que algunos de los instrumentos utilizados en la EaD son innovadores, sin embargo, aún es significativa la presencia de más tradicionales. Gran parte de los encusteados cree que la evaluación en la EaD contribuye para el aprendizaje significativo de los estudiantes y que la obligatoriedad de la evaluación presencial prevista en la ley brasilera trabaja para dar mayor credibilidad al curso.<hr/>In distance education, evaluation must face other challenges, beyond those normally encountered in the teaching-learning process, due to the peculiar characteristics of this category of education. The present project compares the evaluation tools used in distance education to the ones employed in face-to-face education. The methodology adopted consisted of disseminating a survey using social networks and personal contact. The work started with a brief review of the existing literature on educational evaluation, distance education and also evaluation in distance education. It was observed that some of the instruments used in distance education are innovative, though the presence of traditional instruments still plays an important role. Most participants of this survey believed that evaluation in Distance Education contributes to meaningful learning by students. Besides, they understood that the compulsory face-to-face assessment required by the Brazilian law helps to give greater credibility to the course.