Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120120003&lang=en vol. 23 num. 53 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação e gestão municipal da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisar características de iniciativas de avaliação que vêm sendo implementadas, em redes municipais de ensino paulistas, é o objetivo deste artigo. Apresentam-se informações coletadas de catorze municípios por meio de entrevistas com os profissionais das Secretarias de Educação e de documentos produzidos pelas redes sobre seus sistemas de avaliação. Buscou-se identificar possíveis usos dos resultados das avaliações para a formulação e a implementação das políticas educacionais municipais e eventuais relações ou articulações com as avaliações conduzidas pelo governo federal. Evidenciou-se a tendência de adoção da avaliação, nos moldes conduzidos pelo governo federal; e identificou-se o uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como um fator indutor de maior atenção aos resultados de desempenho de alunos.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar las características de las iniciativas de evaluación de redes municipales de enseñanza de San Pablo. Se presentan informaciones de catorce municipios relevadas por medio de entrevistas con profesionales de las Secretarías de Educación y en documentos producidos por las redes sobre sus sistemas de evaluación. Se trata de identificar posibles usos de los resultados de las evaluaciones para la formulación e implementación de las políticas educativas municipales y eventuales relaciones o articulaciones con las evaluaciones llevadas a cabo por el gobierno federal. Se evidenció una tendencia a adoptar los modelos de evaluación conducidos por el gobierno federal y se identificó el uso del Índice de Desarrollo de la Educación Básica como un factor inductor de mayor atención a los resultados del desempeño de los alumnos.<hr/>The goal of this article is to analyze the characteristics of evaluation initiatives that have been implementes in municipal education in the state of São Paulo. We present information of fourteen municipalities which were collected through interviews with professionals from the Departments of Education and documents produced by the schools concerning their evaluation systems. We seek to identify possible uses of the evaluation results for the formulation and implementation of municipal educational policies and possible relationships or articulations with assessments conducted by the federal government. It has been shown that there is a tendency for adopting assessment procedures along the lines followed by the federal government. We have also identified the use of the Index of Basic Education Development as a factor inducing greater attention to the results of student performance. <![CDATA[Ciclo de avaliação da educação básica do Ceará: principais resultados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A ênfase em avaliação educacional tem sido a tônica das políticas educacionais contemporâneas, com vistas a subsidiar ações de planejamento e monitoramento dos sistemas educacionais. Em sintonia com esse movimento, a partir de 2007, o Ceará intensificou esforços e investimentos na ampliação do Spaece, que passou a ser realizado anualmente de forma censitária e universal. Com efeito, a realização deste ensaio objetiva analisar a política de avaliação educacional implementada pelo Estado no período de 2007 a 2010, as principais ações desenvolvidas, os resultados produzidos, a forma de comunicação e utilização de tal política. Os resultados revelam uma tendência de melhoria no desempenho dos alunos em todas as séries e disciplinas avaliadas, mostrando-se mais acentuada nos anos iniciais, ou seja, nos 2º e 5º anos, e com menor intensidade nos anos finais.<hr/>El énfasis en la evaluación educativa ha sido la tónica de las políticas contemporáneas del área, con el fin de subsidiar acciones de planeamiento y monitoreo de los sistemas educativos. En sintonia con ese movimiento, a partir de 2007, el estado de Ceará intensificó esfuerzos e inversiones en la ampliación del Spaece, que comenzó a realizarse anualmente de forma censal y universal. La realización de este ensayo tiene como objetivo analizar la política de evaluación educativa implementada por ese Estado de 2007 a 2010, las principales acciones desarrolladas, los resultados obtenidos, la forma de comunicación y utilización. Los resultados revelan una tendencia de mejoría en el desempeño de los alumnos en todos los niveles y asignaturas evaluadas, mostrándose más acentuada en los años iniciales, o sea, en 2 º y 5 º grado, y con menos intensidad en los años finales.<hr/>The emphasis in Educational Evaluation has been the tone of contemporary education policies in order to support planning and monitoring actions of education systems. In line with this movement, as of 2007, Ceará has intensified its efforts and investments in the expansion of Spaece, which is now held annually on a census and universal basis. Indeed, this essay aims to examine the policy of educational assessment implemented by the State of Ceará between 2007 and 2010, the main actions undertaken, the results produced, the form of communication and use. The results show a trend toward improvement in student achievement in all grades and subjects evaluated, mainly in the early years, ie the 2nd and 5th grades, and less so in the final grades. <![CDATA[Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.<hr/>La preocupación central fue investigar las formas y racionalidades implícitas de regulación social/autonomía de los procesos de gestión del aprendizaje, históricamente establecidas en las reformas educativas de 1971 a 2002, por medio de las directrices de evaluación del rendimiento escolar, en el estado de San Pablo. Se utiliza un abordaje socio-histórico, teniendo como fuente primaria los discursos y documentos oficiales y como fuentes secundarias los trabajos e investigaciones sobre evaluación y trabajo docente. Se toman como categorías centrales la continuidad y la ruptura en los patrones y mecanismos de regulación social/autonomía del trabajo educativo. Los resultados contribuyen a aclarar como las políticas educativas instituídas en contextos de reproducción/transformación social, condicionan la gestión de los procesos educativos en el interior de la escuela.<hr/>Our main concern was to investigate the forms and rationalities implicit in the social regulation/autonomy of the management processes of learning, historically established in the 1971 through 2002 educational reforms, via assessment guidelines of school performance in the state of São Paulo. We used a socio-historical approach, relying on speeches and official documents as our primary source and on studies and research work about teacher assessment and performance as secondary sources. As central categories we considered continuity and rupture in the patterns and mechanisms of social regulation/autonomy of educational work. The results help to clarify how educational policies, instituted in contexts of social reproduction/transformation, influence the management of educational processes within the school. <![CDATA[Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos apontam que as revistas Estudos em Avaliação Educacional, editada pela Fundação Carlos Chagas, e Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, pela Fundação Cesgranrio, constituem, no Brasil, referências fundamentais para disseminar a produção do conhecimento específico da área da avaliação da educação básica. Este trabalho objetiva mapear a produção científica publicada pela Fundação Carlos Chagas, no período desde sua criação em 1990 até 2010, isto é, 20 anos de existência. Inserida nos estudos do chamado estado da arte, soma-se aos esforços dos pesquisadores brasileiros para compreender o desenvolvimento do conhecimento científico sobre avaliação educacional. Além do mapeamento da produção científica, traça-se o perfil da revista em questão, sinalizando para o distanciamento das discussões de caráter político-ideológico da avaliação.<hr/>Algunos estudios señalan que el periódico Estudos em Avaliação Educacional, editado por la Fundación Carlos Chagas, y la revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, por la Fundación Cesgranrio, se constituyen, en Brasil, en referencias fundamentales en la difusión de la producción de conocimiento específico del área de evaluación de la educación básica. El presente trabajo tiene como objetivo mapear la producción científica publicada en la revista Estudos em Avaliação Educacional, en el período que va desde su creación, em 1990, hasta 2010, o sea, 20 años de existencia. Inserido en los estudios de punta, se suma a los esfuerzos realizados por investigadores brasileños para comprender el desarrollo del conocimiento científico con respecto a la evaluación educacional. Además del mapeo de la producción científica, se traza el perfil de la revista en cuestión, señalando la distancia que toma de las discusiones de carácter político--ideológico de la evaluación.<hr/>Studies indicate that the journal Estudos em Avaliação Educacional, edited by the Carlos Chagas Foundation, and the journal Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, edited by the Cesgranrio Foundation, are, in Brazil, fundamental references in disseminating the production of knowledge in the specific area of basic education evaluation. The present study aims to map the scientific studies published in the journal Estudos em avaliação Educacional during the period since its inception in 1990 until 2010, ie, 20 years of its existence. Concerning studies of the so-called state of the art, the journal joins the efforts made by Brazilian researchers to understand the development of scientific knowledge concerning educational assessment. In addition to mapping the scientific production, we draw the profile of the journal, pointing out that it moves away from political-ideological discussions of assessment. <![CDATA[Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.<hr/>Este estudio, cuyo objeto es el programa de formación continua Letra e Vida, ofrecido por la Secretaría de Educación del Estado de San Pablo a profesores alfabetizadores entre 2003 y 2006, evaluó los impactos del programa en el resultado del desempeño de los alumnos de primer grado, en 2007, mensurados por medio del Sistema de Evaluación del Rendimiento Escolar del Estado de San Pablo, y también en las concepciones y prácticas de alfabetización de los profesores que participaron. Para su desarrollo se aplicó un método mixto, mesclando datos cualitativos y cuantitativos. Los análisis estadísticos del estúdio original contemplaron la triangulación de los resultados de los análisis de regresión linear múltipla, de la comparación de los resultados de alumnos de escuelas con diferentes proporciones de profesores que participaron del curso y de estudios basados en árboles de decisiones.<hr/>The study whose object is the continuing education program named Letra e Vida, offered by the São Paulo State Department of Education to literacy teachers between 2003 and 2006, evaluated the impact of the Program on the results of student performance in grade 1 of elementary school in 2007, which was measured by means of the State of São Paulo System of Evaluation of Educational Achievement. It was also based on the concepts and practices of the participating literacy teachers. We used a mixed method, combining quantitative and qualitative data. Statistical analyses of the original study contemplated the triangulation of the results of multiple linear regression analyses, the comparison of the results of students in schools with a different proportion of teachers who participated in the course, and of studies based on decision trees. <![CDATA[Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.<hr/>Este trabajo analizó los resultados del Programa de Evaluación de la Alfabetización, en 2006 y 2010 y la evolución de las desigualdades regionales entre las escuelas y los alumnos de la red pública del Estado de Minas Gerais. Sus resultados indican que entre 2006 y 2010 los alumnos aumentaron considerablemente sus niveles de alfabetización. Sin embargo, el resultado es un promedio del rendimiento de los estudiantes y no tiene en cuenta como los mismos se distribuyen alrededor de ese promedio, o sea, no tiene en cuenta las desigualdades entre regiones, escuelas y alumnos. El trabajo analizó la evolución de las diferencias del rendimiento entre las regiones, entre los alumnos y entre las escuelas. Los resultados demostraron que ocurrió una disminución de las desigualdades entre las regiones de Minas Gerais y entre los alumnos. En cambio, la desigualdad entre las escuelas aumentó.<hr/>This study analyzed the results of the Literacy Assessment Program in 2006 and 2010 and the evolution of regional inequalities between schools and between students of public school in Minas Gerais. Its results indicate that between 2006 and 2010 students’ literacy levels increased considerably. However, this result is an average of the proficiencies of students and does not take into account how students are distributed around this average, ie, it does not take into account the inequalities between regions, schools and students. Thus, this paper analyzed the evolution of proficiency differences between regions, between students and between schools. The results showed that there was a decrease both in the inequality between regions in the state of Minas Gerais and in the inequality between students. However, the inequality between schools increased. <![CDATA[Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la.<hr/>El Examen Nacional de Enseñanza Media fue creado en 1998 y reformulado en 2009 para atender nuevos objetivos, de los cuales se destaca la reestructuración de los planes de estudio de enseñanza media. Se analizaron, con base en la Taxonomía Revisada de Bloom, los objetivos educativos referentes a química o ciencias, descriptos en las habilidades y competencias de la matriz de referencia de ciencias naturales y sus tecnologías del Enem 2009, actualmente válida. Las dimensiones del conocimiento y del proceso cognitivo se analizaron y clasificaron em extensión y profundidad en la Tabla Taxonómica. Se demostró que el énfasis de los objetivos de las competencias es entender y aplicar conocimientos procedimentales, mientras que el de las habilidades es entender y recordar conocimientos conceptuales. Se concluyó que el nuevo Enem puede interferir poco en la enseñanza tradicional, contribuyendo a la formación de un individuo conformado con su realidad, pero incapaz de pensar activamente sobre ella o proponer medios para alterarla.<hr/>The National Examination of Secondary Education - Enem was established in 1998 and redesigned in 2009 to meet new goals, among which are the restructuring of the school syllabuses. Based on Bloom’s Revised Taxonomy, we analyzed the educational goals relating to chemistry or science as described in Enem 2009’s Skills and Competencies of the Reference Matrix for Natural Sciences and Technologies, currently in force. The dimensions of the Knowledge and Cognitive Process were analyzed and classified in breadth and depth in the Taxonomic Table and have shown that the emphasis of the Competencies goals is to Understand and Apply Procedural knowledge, while those of Skills are to Understand and Remember information. We conclude that little can change in traditional teaching, contributing to shaping an individual who accepts reality, is unable to actively think about it or propose ways to change it. <![CDATA[O Enade como indutor da qualidade da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.<hr/>El foco principal de este trabajo está en la implementación del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior con el objetivo de evaluar la calidad de los cursos de graduación ofrecidos por las Instituciones de Educación Superior. Al discutir la democratización de la Educación Superior, por medio de la ampliación del ingreso, se acompañan los avances de las políticas de evaluación implementadas en la última década. De forma especial, se analiza el Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes y las respectivas alteraciones metodológicas desde su implementación en 2004, con el fin de identificar las contribuciones para la mejora de la calidad de la educación superior. Combinando los resultados del Enade con los indicadores de calidad com los resultados alcanzados en la evaluación externa por medio de las visitas in loco, se realiza una reflexión sobre la forma de evaluar la calidad de cursos de graduación y de las instituciones de educación superior.<hr/>The main focus of this article is on the implementation of the National System of Higher Education Assessment with the aim of evaluating the quality of undergraduate courses offered by Institutions of Higher Education. In discussing the democratization of higher education, by expanding access to it, the article follows the progress of evaluation policies implemented during the last decade. In particular, it analyzes the National Examination of Student Performance and the methodological changes it underwent since its implementation in 2004, in order to identify their contributions to improve the quality of higher education. Combining the results of the exame with the quality indicators with the results of the external evaluation through on site visits, it puts forward a reflection on how to assess the quality of undergraduate courses and of Institutions of higher education. <![CDATA[Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos.<hr/>La evaluación a gran escala se realiza en Brasil, desde la década de 1980, como instrumento destinado a monitorear y perfeccionar el desempeño del sistema educativo. Considerando la dificultad de los educadores y de la población en comprender los resultados oferecidos por las evaluaciones a gran escala y la importancia de esa dimensión evaluativa para la implantación de políticas públicas más consistentes, en el presente estudio analizamos los resultados de três evaluaciones de un Sistema de Enseñanza particular, aplicadas en un período de seis años.<hr/>Large-scale evaluation as a tool to monitor and improve the performance of the education system has been carried out in Brazil since the 1980s. Considering the difficulties of the population and educators in understanding the results offered by large-scale assessments and the importance of this evaluative dimension to the implementation of more effective public policies, this study analyzes the results of three evaluations of a private educational institution, carried out over a six-year period. <![CDATA[Reprovação em escolas de prestígio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo teve como objetivo saber como acontece a reprovação naquelas escolas que são consideradas e avaliadas como as melhores do país, onde alunos e professores encontram uma estrutura pedagógico-administrativa que funciona a seu favor. Foram selecionadas duas escolas que obtiveram notas excelentes no Enem de 2005 e 2006. Realizou-se um mapeamento de quando as escolas reprovam, quantos alunos são reprovados, o que acontece com os alunos reprovados e, finalmente, como as escolas recompõem as turmas com as sucessivas reprovações que ocorrem durante uma geração escolar. Foi possível observar que a qualidade de ensino, como uma combinação de desempenho e fluxo, não ocorre nessas escolas. A excelência escolar é efetivada por meio de uma intensa seletividade que se opera de diversas formas, sendo a repetência uma das mais importantes.<hr/>Este artículo tuvo como objetivo saber cómo acontece la reprobación en aquellas escuelas consideradas y evaluadas como las mejores del país, en las que alumnos y profesores encuentran una estrutura pedagógico-administrativa que funciona a su favor. Se seleccionaron dos escuelas que obtuvieron excelente en el Enem de 2005 y 2006. Se realizó un mapeo de cuándo las escuelas reprueban, cuántos alunos son reprobados, qué acontece con ellos y, finalmente, cómo las escuelas recomponen los grupos con las sucesivas reprobaciones que ocurren con una generación escolar. Se observó que la calidad de la enseñanza, como una combinación de desempeño y flujo, no ocorre en esas escuelas. La excelencia escolar se efectiviza a través de uma inmensa selectividad que opera de diversas formas, siendo la repitencia una de las más importantes.<hr/>This article aims to investigate how failing happens in those schools which are considered and evaluated as the best in the country, where students and teachers find a teaching and administrative structure that works in their favor. We selected two schools that achieved excellence in the 2005 and 2006 Enem exam. We mapped when schools failed students, how many students failed, what happened to the students who failed and finally how schools recomposed classes due to the successive failings that occur during a school generation. It was observed that the quality of teaching as a combination of performance and flow does not occur in these schools. Academic excellence is achieved through an intense selectivity that takes place in various forms, student failing being one of the most important. <![CDATA[O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo por base reflexões específicas sobre a formação docente são apresentadas algumas experiências desenvolvidas em diversos estados da federação brasileira, bem como em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Tais reflexões têm como propósito abrir espaço para focalizar o estágio curricular, identificado como uma problemática, que ficou e ainda tem ficado, muitas vezes, à deriva nos cursos de formação docente. Neste texto, serão apontados traços comuns e díspares, presentes no desenvolvimento dos estágios curriculares nos cursos de licenciatura, revelando a complexidade da concepção teórica e metodológica que os sustenta. Apoiando-se também em pesquisa empírica, depoimentos de professores e alunos são apresentados e, ao final, destaca-se a necessária reconstituição de uma concepção de estágio curricular institucional, para que este se torne não apenas um componente curricular obrigatório, mas uma estratégica didático-pedagógica e política.<hr/>Teniendo como base reflexiones específicas sobre la formación docente se presentan algunas experiencias desarrolladas en este campo llevadas a cabo en diversos estados brasileños y en otros países de América Latina como Argentina, Chile y Colombia. Tales reflexiones tienen el propósito de abrir un espacio para focalizar de cerca las prácticas, que fueron identificadas como una problemática que quedó y todavía está a la deriva en los cursos de formación docente. En este contexto se señalan trazos comunes y diferentes, presentes en el desarrollo de las prácticas docentes de los cursos de licenciatura. Esto revela la complejidad de la concepción teórica y metodológica que las sustentan. Con apoyo en investigaciones empíricas, se presentan también testimonios de profesores y alumnos, y al final, se destaca la necesaria reconstitución de una concepción de prácticas, para que se vuelvan, no sólo un componente curricular obligatorio, sino también, una estrategia didáctico-pedagógica y política.<hr/>Based on specific reflections on teacher education we present some experiments carried out in this field in several states of the Brazilian federation, as well as in other Latin American countries - Messina -, such as Argentina, Chile and Colombia. Such reflections are intended to take a closer look at traineeship, considered a problem, which was and has still often been left aside in teacher training courses. This text will highlight common and disparate points concerning the development of traineeships in undergraduate programs, revealing the complexity of the theoretical and methodological conception that underlies them. Relying also on empirical research, testimonials from teachers and students are presented and at the end we emphasize that the concept of institutional traineeship needs to be reconstructed, so that it becomes not only a mandatory curriculum component, but rather a didactic-pedagogic and political. <![CDATA[Graduados Prouni: um estudo comparativo entre licenciados e não licenciados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investir na formação do professor é uma das metas do Plano Nacional de Educação - decênio 2011-2020. Entretanto, questiona-se: Como os egressos dos cursos de licenciatura estão no mercado de trabalho? Estão satisfeitos com o trabalho atual? Estão atuando na área de formação? Há diferenças entre egressos Prouni dos cursos de licenciatura e os dos cursos de não licenciatura? O objetivo deste trabalho é mostrar um pequeno estudo comparativo entre graduados Prouni dos cursos de licenciatura e não licenciatura. A metodologia usada teve enfoque quantitativo e técnica descritiva e analítica inferencial. Entre os resultados apresentados evidencia-se a necessidade de estudos em âmbito maior, de modo a melhor entender as relações desses graduados no mercado de trabalho, envolvendo aspectos relacionados com a formação acadêmica, com o trabalho atual, com a remuneração e com a satisfação em relação ao trabalho.<hr/>Invertir en la formación de profesores es una de las metas del Plan nacional de Educación, decenio 2011-2020. Sin embargo, se cuestiona sobre cómo están en el mercado de trabajo los que egresan de los cursos de licenciatura. ¿Están satisfechos con el trabajo actual? ¿Están actuando en su área de formación? ¿Hay diferencias entre los que egresan del Prouni de los cursos de licenciatura y los de los cursos que no corresponden a la licenciatura? El objetivo de este trabajo es mostrar un pequeño estudio comparativo entre graduados del Prouni de los cursos de licenciatura y los que no lo son. La metodología usada tuvo un enfoque cualitativo y una técnica descriptiva y analítica de inferencia. Entre los resultados presentados se evidencia la necesidad de estúdios en ámbitos más amplios, a fin de comprender mejor la relación de esos graduados en el mercado de trabajo, involucrando aspectos relacionados con la formación académica, con el trabajo actual, con la remuneración y con la satisfacción con relación al trabajo.<hr/>Investing in teacher education is one of the goals of the National Education Plan - Decade 2011-2020. However, the question is: How are graduates of teaching training courses doing in the job market? Are they satisfied with their current jobs? Are they working in their area of training? Are there differences between Prouni graduates from teacher training courses and others from regular undergraduate courses? The purpose of this paper is to show a small comparative study between Prouni graduates from teacher training courses and from regular undergraduate courses. We used a quantitative method and a descriptive and inferential-analytical technique. Among the results presented we highlight the need for studies in a larger context so as to better understand the relationships of these graduates in the job market, involving aspects related with their academic training, with their current job, with the pay they receive and the satisfaction they derive in relation to their work.