Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120130003&lang=en vol. 24 num. 56 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Adesão ao valor justiça em crianças e adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa é parte de um trabalho maior que tem como objetivo a construção de uma escala para avaliar a adesão a valores morais em alunos de educação básica e seus professores, realizado na Fundação Carlos Chagas (SP). Neste texto, trata-se somente do valor de justiça. Houve comparação das respostas de 111 crianças de 10 a 13 anos e de 121 adolescentes entre 14 e 17 anos, de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Realizou-se a seleção de algumas questões de justiça distributiva, retributiva e comutativa dentre as várias utilizadas. No questionário, as alternativas oferecidas foram construídas em níveis crescentes de descentração de perspectiva social inspirados em Kohlberg. Os resultados confirmam as duas hipóteses levantadas: ocorreu uma progressão na escolha das respostas em relação aos níveis entre crianças e adolescentes e houve diferenças entre as três formas de justiça consideradas, no que se referiu ao alcance de níveis mais elevados.<hr/>Esta investigación forma parte de un trabajo mayor realizado en la Fundación Carlos Chagas (San Pablo, Brasil), que tiene como objetivo la construcción de una escala para evaluar la adhesión de alumnos de educación básica y de sus profesores a valores morales. En este texto se aborda solamente el valor de justicia. Se realizó una comparación de las respuestas de 111 niños de entre 10 y 13 años y de 121 adolescentes con edades entre los 14 y los 17 años, de escuelas públicas y privadas de la ciudad de San Pablo (SP, Brasil). Se seleccionaron algunas cuestiones de justicia distributiva, retributiva y conmutativa entre las varias utilizadas. En el cuestionario, las alternativas ofrecidas se construyeron en niveles crecientes de descentración de perspectiva social inspirados en Kohlberg. Los resultados confirman las dos hipótesis formuladas: ocurrió una progresión en la elección de las respuestas con relación a los niveles entre niños y adolescentes y existieron diferencias entre las tres formas de justicia consideradas, en lo que se refirió al alcance de niveles más elevados.<hr/>This search is part of a larger study conducted at the Carlos Chagas Foundation (SP-Brazil), which aims to build a scale to assess adhesion to moral values by basic education students and their teachers. This text addresses only the value of justice. The responses of 111 10-13 year old children and 121 teenagers between 14 and 17 years of age at public and private schools in the city of São Paulo (SP-Brazil) were compared. Among the various topics addressed, some issues of distributive, retributive and commutative justice were selected. In the questionnaire, the alternatives offered were built in increasing stages of decentration from a social perspective inspired by Kohlberg. The results confirmed the two hypotheses that had been raised: there was a progression in the choice of the answers concerning the stages between children and teenagers and there were differences between the three forms of justice considered, in relation to the achievement of higher levels. <![CDATA[Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.<hr/>El objetivo de este trabajo es investigar los juicios sobre la virtud de generosidad o de justicia de profesores de educación infantil y compararlos con los juicios de los niños. Se realizaron entrevistas con 26 profesores y 90 niños de 4, 5 y 6 años de ese nivel de enseñanza. Se utilizó un instrumento que planteaba un dilema moral en el que la protagonista de la historia tenía que optar entre darle un premio al niño que hubiera hecho el dibujo más bonito (justicia) o al niño que estaba triste (generosidad). Los resultados indican que la justicia es la virtud más valorada por las profesoras, y también es valorada por los niños para quienes puede ser una necesidad. La generosidad, a su vez, es más valorada por los niños que por las profesoras.<hr/>The aim of this study is to investigate the judgments about the virtue of generosity or justice by teachers in early childhood education and compare their judgments with the children’s judgments about generosity or justice. We interviewed 26 teachers and 90 children aged 4, 5 and 6 years at this level of education. The instrument used was a moral dilemma in which the protagonist of the story would have to choose between giving a prize to the child who drew the most beautiful picture (justice) or to the child who was sad (generosity). The results indicate that justice is the virtue most valued by teachers and that it is already valued by children and may be a need for them. And generosity is valued more by children than by teachers. <![CDATA[Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo estimar as propriedades da Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. A pesquisa foi realizada em uma instituição socioeducativa em duas fases. Na primeira, participaram diferentes educadoras que preencheram a escala quanto a cada criança e adolescente que frequentava a instituição (N=100). Na segunda, as crianças e os adolescentes com as maiores ou as menores pontuações na escala supracitada (n=60) responderam à Children’s Action Tendency Scale, que investiga estratégias de resolução de conflitos. Os resultados demonstraram a adequada confiabilidade da escala de percepção. No entanto, indicaram que a avaliação das educadoras não correspondeu à forma como as crianças e adolescentes julgaram os conflitos hipotéticos, uma vez que os meninos foram avaliados como mais agressivos que as meninas na escala de percepção.<hr/>Este estudio tiene como objetivo estimar las propiedades de la Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. La investigación se realizó en una institución socioeducativa en dos fases. En la primera, participaron diferentes educadores que completaron la escala en lo que se refiere a cada niño y adolescente que concurría a la institución (N=100). En la segunda, los niños y los adolescentes con las ayores o menores puntuaciones en la escala citada (n=60) respondieron a Children’s Action Tendency Scale, que investiga estrategias de resolución de conflicto. Los resultados demostraron la adecuada confiabilidad de la escala de percepción. Sin embargo, señalaron que la evaluación de las educadoras no correspondió a la forma como los niños y adolescentes juzgaron los conflictos hipotéticos, una vez que los niños fueron evaluados como más agresivos que las niñas en la escala de percepción.<hr/>This study aime to estimate the properties of the Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. The research was conducted in a socio-educational institution in two phases. In the first one different educators completed the scale concerning the children and teenagers who attended the institution (N = 100). In the second, the children and teenagers with the highest or the lowest scores on the scale above (n = 60) responded to the Children’s Action Tendency Scale, which investigates strategies of conflict resolution. The results demonstrated adequate reliability of the scale of perception. However, they indicated that the educators’ evaluation did not correspond to how children and teenagers judged the hypothetical conflicts since the boys were rated as more aggressive than girls on the perception scale. <![CDATA[Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.<hr/>Comprender y evaluar las dimensiones que toman los mecanismos psicológicos actuantes en acciones de violencia específica como el bullying puede contribuir a una discusión sobre intervenciones educativas que promuevan la formación moral deseada por las instituciones de enseñanza. La investigación actual tuvo como objetivo relacionar tal forma de violencia llamada bullying con las representaciones de sí y, también, con las formas por las cuales los sujetos se autorregulan en situaciones hipotéticas que presenten el problema, constatando así su compromiso o falta de compromiso moral. Los procedimientos realizados para verificar la presencia de dichas relaciones señalan que los sujetos cuyas representaciones de sí son individualistas también se muestran menos comprometidos moralmente y más propensos a ser autores de situaciones de bullying, lo que revela que más que un problema social, las cuestiones de convivencia deben ser tratadas desde un punto de vista moral.<hr/>Understanding and assessing the extent of psychological mechanisms that operate in actions of specific violence acts such as bullying can contribute to the discussion of educational interventions that promote moral education as desired by educational institutions. The current research aimed toD correlateD this form of violence called bullying to representations of the self and even to the ways in which the subjects self-regulate themselves in hypothetical situations which pose the problem, thus identifying their moral commitments or non-commitments. The procedures followed to check the presence of these correlationsDindicate that subjects whose self-representations are individualistic are less morally committed and more likely to be perpetrators in bullying situations. This shows that more than a social problem, the issues of coexistence should be treated from a moral perspective. <![CDATA[Herramientas para la evaluación del bullying]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en El bullying es un fenómeno que ha despertado interés educativo y social y una definición precisa para identificar sus componentes. El uso de autoinformes y heteroinformes es la forma preferente de evaluación, pero existen otras. La ubicación de las relaciones de maltrato en los espacios virtuales hace necesario explorar esos escenarios para medir sus peculiaridades, el impacto emocional que ocasionan y los valores que acaban poniendo en juego. La evaluación necesita ponderar el peso de los componentes que interactúan en las dinámicas individuales y grupales, que hacen surgir, mantener y/o cambiar o eliminar las conductas de acoso. Venimos reclamando un giro en ese sentido para mejorar la intervención. La funcionalidad de la evaluación del bullying radica en la identificación de las raíces que lo fundamentan y lo motivan, no solo en la explicación externa o contextual de la frecuencia e el modo como ocurre. Así no erraremos el objeto educativo de la intervención.<hr/>O bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção.<hr/>Bullying is a phenomenon that has sparked social and educational interest as well as a precise definition to identify its components. The use of autoinforms and heteroinforms is the main assessment procedure, although others exist. Reports of maltreatment in virtual spaces make it necessary to explore those sceneries so as to measure its idiosyncrasies, the emotional impact they cause, and the values they jeopardize. The assessment must take into consideration the weight of the components that interact in the individual and group dynamics, which give rise to, maintain and/or change or eliminate harassment behaviors. We have demanded change in order to improve the intervention. The effectiveness of bullying assessment consists not only of the external or contextual explanation of how and when it takes place, but also of the identification of the roots on which it is based and is motivated by. Therefore, we will not miss the educational object of the intervention. <![CDATA[Avaliação das violências e valores morais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, procuramos pôr em perspectiva os trabalhos de psicologia experimental, particularmente psicossociais, e as análises sociojurídicas recentes que tratam dos processos de julgamento de responsabilidade realizados no âmbito da avaliação das violências comuns. Investigamos as características e a significação da responsabilidade objetiva dos psicólogos e da objetivação penal dos juristas supondo que essas duas noções remetem, no contexto de segurança atual, a um aumento da vontade repressiva contra autores de atos delituosos.<hr/>En este artículo buscamos poner en perspectiva los trabajos de psicología experimental, particularmente los psicosociales, y los análisis socio jurídicos recientes sobre procesos de juicios de responsabilidad realizados en el ámbito de la evaluación de las violencias comunes. Investigamos las características y la significación de la responsabilidad objetiva de los psicólogos y de la objetivación penal de los juristas, suponiendo que esas dos nociones remiten, en el contexto actual de seguridad, a un aumento de la voluntad represiva contra autores de actos delictivos.<hr/>We have tried to put into perspective experimental psychology works, particularly psychosocial ones, and recent socio-legal analyses dealing with responsibility trials regarding the assessment of common acts of violence. We investigated the characteristics and the significance of the psychologists’ objective responsibility and the criminal lawyers’ penal objectives assuming that these two notions refer, in the current security context, to an increased desire of repression of perpetrators of criminal acts. <![CDATA[Tolerance versus discrimination by portuguese college students.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho de investigação que desenvolvemos centrou-se nas representações sociais dos valores dos estudantes universitários em Portugal. Para testar a questão da tolerância vs discriminação, especialmente o traço de discriminação flagrante, colocamos os estudantes perante uma listagem de indivíduos pertencentes a grupos minoritários que, por caraterísticas diversas, poderiam ser alvo de intolerância e ostracismo social, e perguntámos quais destes indivíduos os universitários não queriam como vizinhos. Adicionalmente, inquirimos quais os comportamentos e atitudes sociais os jovens consideravam condenáveis ou aceitáveis. Procurámos também medir as percepções dos estudantes quanto à aceitação ou não aceitação desses comportamentos pela sociedade. Comparamos de seguida os dados obtidos com os recolhidos pelo European Values Survey (2008) junto de uma amostra representativa da população portuguesa e procuramos captar divergências e convergências.<hr/>El trabajo de investigación desarrollado se centró en las representaciones sociales de los valores de los estudiantes universitarios en Portugal. Para testear la cuestión de la tolerancia versus la discriminación, especialmente el rasgo de discriminación flagrante, colocamos a los estudiantes frente a una lista de individuos pertenecientes a grupos minoritarios que, por características diversas, podrían ser foco de intolerancia y ostracismo social, y les preguntamos a cuáles de esos individuos no querrían como vecinos. Además, inquirimos sobre los comportamientos y actitudes sociales que los jóvenes consideraban condenables o aceptables. También procuramos medir la percepción de los estudiantes con relación a la aceptación o no aceptación de esos comportamientos por parte de la sociedad. Luego, comparamos los datos obtenidos con los recolectados por el European Values Survey (2008) en una muestra representativa de la población portuguesa e intentamos captar las divergencias y convergencias.<hr/>The research we developed focused on the social representations of the values of university students in Portugal. To investigate the issue of tolerance vs. discrimination, especially the trait of blatant discrimination, we presented students with a list of individuals belonging to minority groups who, by various characteristics, might be the target of intolerance and social ostracism, and asked which of these individuals the college students did not want as neighbors. Additionally, we inquired what social behaviors and attitudes the youths considered objectionable or acceptable. We also sought to measure the perceptions of students as to the acceptance or rejection of such behaviors by society. We then compared the data with those collected by the European Values Survey (2008) regarding a representative sample of the Portuguese population and sought to capture differences and similarities. <![CDATA[Teacher values evaluation: possibilities for a democratic school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.<hr/>RESUMEN Un estudio derivado de la investigación Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala (Evaluando valores en escolares y sus profesores: una propuesta de construcción de una escala). Pretende evaluar la identidad profesional de profesores relacionada con los valores que establecen como prioritarios. La metodología abarca un cuestionario de valores y un cuestionario de perfil aplicados a cerca de 300 profesores en ejercicio, de la educación básica (segundo ciclo) y media, en escuelas públicas y privadas de São Paulo, para evaluar cuál es el nivel de presencia y adhesión a los valores de justicia, respeto, solidaridad y convivencia democrática, para con ello involucrar las variables de identidad de los profesores y proponer caminos de intervención. Los resultados ponen de manifiesto docentes con nivel de adhesión a valores correspondientes a la etapa post-convencional de la teoría kohlberguiana, lo que demuestra posiblemente que los valores son constructos centrales en el ejercicio de su profesión.<hr/>ABSTRACT Study derived from the research Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala. It intends to evaluate teachers’ professional identity insofar as the values they set as prioritary are concerned. The methodology comprises both a values form and a profile form filled in by approximately 300 working teachers of junior high schools and high schools, in public and private schools of Sao Paulo, in order to evaluate the level of presence and commitment to values of justice, respect, solidarity and democratic coexistence, thus involving teachers’ identity variables and proposing possible interventions. The results show teachers to be committed to values at a level equivalent to the post-conventional stage of the Kohlbergian theory, possibly demonstrating that values are central constructs in their professional practice. <![CDATA[Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um relato de pesquisa em fase de préteste para a construção de uma escala de avaliação em valores baseada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que permita verificar a presença e a força de adesão a valores morais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em crianças do 2º ciclo do ensino fundamental, jovens do ensino médio e professores de educação básica. A construção dos itens/questões fundamentou-se na teoria de Kohlberg, e sua análise e revisão, nas curvas características dos itens (CCI’s), elaboradas com base na aplicação dos procedimentos de calibração dos itens segundo a TRI. Essa revisão dispõe dos dados de respostas abertas obtidos com a aplicação dos mesmos itens, sem as respectivas alternativas, a um grupo menor de alunos e professores. Esse processo mostra quais as dificuldades para elaborar itens discriminativos e como as análises das respostas abertas ajudam na sua reformulação.<hr/>Este artículo presenta un relato de investigación en fase de pre-test para la construcción de una escala de evaluación en valores, basada en la metodología de la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI), que permita verificar la presencia y la fuerza de adhesión a valores morales de justicia, respeto, solidaridad y convivencia democrática en niños del 2º ciclo de la educación fundamental, en jóvenes del nivel medio y en docentes de la educación básica. La construcción de los ítems/preguntas se basó en la teoría de Kohlberg; por otra parte, el análisis y la revisión de los ítems tuvieron como base las curvas características de los ítems (CCI’s), elaboradas en función de la aplicación de los procedimientos de calibrado de los ítems según la TRI. Esta revisión cuenta con los datos de respuestas discursivas (abiertas) obtenidos por medio de la aplicación de los mismos ítems, sin sus respectivas alternativas, a un grupo menor de alumnos y profesores. Es posible percibir dificultades en la elaboración de ítems discriminativos y en el hecho de que los análisis de las respuestas abiertas ayudan en su reformulación.<hr/>This article is a report on a research in its pre-test phase for the establishment of a value-oriented assessment scale, based on the Item Response Theory (IRT) methodology, that makes it possible to verify the presence of and commitment to moral values of justice, respect, solidarity and democratic coexistence in middle school children, high school teenagers, and elementary school teachers. The items/questions were put together based on Kohlberg’s theory; whereas the analysis and the revision of the items were based on the Item Characteristic Curves (ICC), plotted on the application of the item calibration guidelines according to the IRT. This revision contains data for the discursive responses (open) obtained by applying the same items, without its altenatives, to a smaller group of students and teachers. One could realize how difficult it was to put together distinctive items and how the analyses of the open responses assist in rephrasing them. <![CDATA[The field of public education policies: a literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A revisão de literatura no campo das políticas públicas e, particularmente, no que diz respeito às políticas educacionais, indica a necessidade de aprofundamento do debate em torno de aspectos teóricos e metodológicos presentes na produção de pesquisas. Assim, este artigo discute, primeiramente, questões sinalizadas por estudiosos sobre origens e problemas na construção do campo disciplinar das políticas públicas para em seguida apontar elementos convergentes em balanços de literatura realizados por pesquisadores da educação, que há algum tempo assinalam fragilidades e potencialidades de estudos nessa área do conhecimento. Finalmente, discute-se que parte das pesquisas não consegue superar, ainda, o dilema da ausência de articulação entre as diferentes dimensões que compõem a análise das políticas educacionais.<hr/>RESUMEN La revisión de literatura en el campo de las políticas públicas, sobre todo en lo que concierne a las políticas educacionales, indica la necesidad de profundizar el debate en torno a aspectos teóricos y metodológicos presentes en la producción de investigaciones. De este modo, este artículo discute en primer lugar temas señalados por estudiosos sobre los orígenes y los problemas para construir el campo disciplinario de las políticas públicas para en seguida subrayar elementos convergentes en balances de literatura realizados por investigadores de la educación, que hace algún tiempo destacan fragilidades y potencialidades de los estudios en dicha área del conocimiento. Finalmente, se discute que una parte de las investigaciones todavía no logra superar el dilema de la ausencia de articulación entre las distintas dimensiones que componen el análisis de las políticas educacionales<hr/>ABSTRACT A review of the literature in the field of public policies, especially regarding education policies, points to the need for a more in-depth debate on the theoretical and methodological aspects concerning research production. Therefore, this paper discusses, first of all, what scholars identified as issues on the origins and problems on the construction of the disciplinary field of public policies. It then points out converging elements in the review of the literature carried out by education researchers, who have been identifying weak points and study opportunities in that field for some time. Lastly it discusses the fact that some of the researches have not yet been able to overcome the dilemma of the absence of communication among the different dimensions that constitute the analysis of education policies.