Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120210001&lang=pt vol. 32 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OPORTUNIDADE DE RECRIAR A ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Recorrendo a contribuições de estudos que se voltaram a mapear a situação educacional em municípios e estados brasileiros, no contexto da Covid-19, bem como a artigos acadêmicos que tratam de avaliação educacional, no referido cenário, neste artigo exploram-se possíveis percursos a serem percorridos no retorno às atividades presenciais, especialmente aqueles atinentes a avaliação e currículo. Tendo como horizonte o compromisso de promover uma educação de qualidade para todos, discutem-se caminhos que possibilitem recriar a escola pública, que se expressem em novos modos de ocupação do espaço e do tempo escolar, com potencial de enfrentar a histórica e brutal desigualdade econômica, social e educacional que saltou aos olhos de todos com a adoção do “ensino remoto”, por redes e escolas, em 2020.<hr/>RESUMEN Por medio del recurso a aportes de estudios que se han destinado a mapear la situación educativa en municipios y estados brasileños en el marco del Covid-19, así como a artículos académicos que tratan de la evaluación educacional en tal escenario, en este artículo se exploran posibles recorridos a seguir en el regreso a las actividades presenciales, sobre todo aquellos relativos a la evaluación y al currículo. Manteniendo el compromiso de promover una educación de calidad para todos, se discuten caminos que hagan posible re-crear la escuela pública, que se expresen en nuevos modos de ocupación del espacio y del tiempo escolar, con el potencial de enfrentar la histórica y brutal desigualdad económica, social y educativa que saltó a los ojos de todos con la adopción de la “enseñanza remota” por redes y escuelas en el 2020.<hr/>ABSTRACT Based on contributions from studies that mapped the educational situation in Brazilian municipalities and states in the context of COVID-19, as well as on academic articles dealing with evaluation in this scenario, this article explores possible paths to be taken in the return to in-person activities, particularly those paths pertaining to evaluation and curriculum. Bearing in mind the commitment to promoting quality education for all, ways are discussed that allow recreating the public school, which are expressed in new ways of using school space and time, with the potential to face the historical and brutal economic, social and educational inequality that became strikingly evident with the adoption of “remote education” by education systems and schools in 2020. <![CDATA[AVALIAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS: SENTIDOS DE APRENDIZAGEM EM NEGOCIAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo problematiza os efeitos do contexto pandêmico sobre os processos de significação da interface avaliação-aprendizagem, percebida como um elemento incontornável nas disputas por sentidos de “escola democrática”. A partir de uma abordagem discursiva, inscrita na pauta pós-fundacional, exploram-se documentos normativos produzidos pelas secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que tratam da educação no contexto da pandemia de covid-19. As análises apontam a hibridização de tradições e traduções no que diz respeito à interface citada, com acirramento da negociação entre sentidos de aprendizagem em perspectiva de aquisição de algo externo ao sujeito que aprende e como resposta particular desse mesmo sujeito.<hr/>RESUMEN Este artículo problematiza los efectos del contexto pandémico sobre los procesos de significación de la interfaz evaluación-aprendizaje, percibida como un elemento ineludible en las disputas por sentidos de “escuela democrática”. Desde un abordaje discursivo, inscrito en la pauta postfundacional, se exploran documentos normativos que tratan de la educación en el marco de la pandemia de Covid-19 producidos por las secretarías estaduales de educación de Rio de Janeiro y Minas Gerais. Los análisis señalan la hibridización de tradiciones y traducciones en lo que concierne a la interfaz mencionada, con un fortalecimiento de la negociación entre sentidos de aprendizaje en perspectiva de adquisición de algo externo al sujeto que aprende y como respuesta privada de este mismo sujeto.<hr/>ABSTRACT This article questions the effects of the pandemic context on the processes of meaning-making of the assessment-learning interface, perceived as an unavoidable element in the disputes over the meanings of a “democratic school”. Based on a discursive approach inscribed in the post-foundational agenda, normative documents that deal with education in the context of the Covid-19 pandemic, produced by the state Departments of Education in Rio de Janeiro and Minas Gerais, are explored. The analyses point to the hybridization of traditions and translations regarding the aforementioned interface, with intensified negotiation between meanings of learning from the perspective of acquiring something external to the learning subject, also as a particular response from that same subject. <![CDATA[A NOVA FACE DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Mediante a expansão da educação terciária, especialmente da modalidade a distância, e com base no debate sobre a desagregação profissional, a pesquisa oferece uma proposta de aprimoramento do Censo da Educação Superior. Discute o estado da arte das informações sobre os docentes por meio dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação e apresenta hipóteses para a invisibilidade dos tutores no Censo. Os resultados indicam poucas informações sobre as condições de atuação docente, especialmente para os tutores, profissionais que exercem a função de mediação no processo de ensino e aprendizagem e que constituem a principal força profissional na educação a distância. Conclui que o maior detalhamento sobre o trabalho docente é um passo essencial para a qualidade da educação superior.<hr/>RESUMEN Mediante la expansión de la educación terciaria, sobre todo la modalidad a distancia, y en base al debate sobre la desagregación profesional, la investigación ofrece una propuesta de perfeccionamiento del Censo de la Educación Superior. Discute el estado del arte de las informaciones sobre los docentes por medio de los instrumentos de evaluación del Ministerio de Educación y presenta hipótesis para la invisibilidad de los tutores en el Censo. Los resultados indican pocas informaciones sobre las condiciones de actuación docente, especialmente en el caso de los tutores, profesionales que ejercen la función de mediación en el proceso de enseñanza y aprendizaje y que constituyen la principal fuerza profesional en la educación a distancia. Concluye que el mayor detalle sobre el trabajo docente es un paso esencial para la calidad de la educación superior.<hr/>ABSTRACT The study suggests an improvement of the Census of Higher Education based on the expansion of higher education, especially the distance learning modality, and on the debate about professional isolation. It discusses the latest information about teachers through the evaluation instruments of the Ministry of Education and presents hypotheses for the invisibility of the tutors in the Census. The results show little information about the conditions of teaching, especially for tutors, who mediate the teaching and learning process and constitute the main professional force in distance learning. It concludes that a more detailed analysis on the teaching work is an essential step to improve the quality of higher education. <![CDATA[A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A GESTÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este ensaio discute os processos de avaliação numa perspectiva da gestão democrática e participativa com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Buscou-se compreender como as concepções presentes nos discursos e fazeres docentes traduzem-se em práticas pedagógicas que possibilitem experiências significativas às crianças menores de seis anos. Para tanto, utilizou-se a avaliação institucional como caminho formativo para que as docentes e os gestores pudessem refletir sobre suas ações naquele contexto, gerando a qualificação das práticas. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento na instituição e evidenciam a potência da avaliação para a formação continuada de professores.<hr/>RESUMEN Este ensayo discute los procesos de evaluación desde una perspectiva de la gestión democrática y participativa con el grupo de maestras de una institución pública de educación infantil de Rio de Janeiro, en el escenario generado por la pandemia de covid-19 Se intentó comprender cómo las concepciones presentes en los discursos y quehaceres docentes se traducen en prácticas pedagógicas que posibiliten experiencias significativas a los niños menores de seis años. Para ello se utilizó la evaluación institucional como un camino formativo para que las docentes y los gestores pudieran reflexionar sobre sus acciones en aquel contexto, generando la calificación de las prácticas. Los resultados indican que éste es un proceso en desarrollo en la institución y evidencian la potencia de la evaluación para la formación continuada de profesores.<hr/>ABSTRACT This essay discusses the evaluation processes, from a perspective of democratic and participatory management, with a group of teachers from a public institution of early childhood education in Rio de Janeiro, in the scenario of the covid-19 pandemic. The aim was to understand how the concepts in the teachers’ discourses and actions translate into pedagogical practices that lead to meaningful experiences for children under six years of age. To this end, the institutional evaluation was used as a formative path so that teachers and managers could reflect on their actions in that context, generating the qualification of practices. The results indicate that this is a process under development at the institution, and emphasize the power of evaluation for continuing teacher education. <![CDATA[ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PRIVADAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa investiga a percepção de famílias com crianças matriculadas em 79 escolas privadas, na cidade de Fortaleza, sobre o processo de implantação do ensino remoto emergencial. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, composto por perguntas fechadas e abertas, respondido por 201 participantes. O procedimento de análise foi precedido de tratamento estatístico e análise de conteúdo, tendo sido fundamentado no modelo de avaliação do Contexto, Insumo, Processo e Produto. Os resultados indicaram limitações de planejamento, infraestrutura e acompanhamento do ensino remoto, na perspectiva das famílias, que, por outro, lado reconheceram a importância do sistema para a manutenção do vínculo das crianças com a escola e uma maior segurança contra a covid-19.<hr/>RESUMEN Este estudio investiga la percepción de las familias con niños matriculados en 79 escuelas privadas, en la ciudad de Fortaleza, Ceará, Brasil, sobre el proceso de implementación de educación remota de emergencia. Los datos fueron recolectados mediante la aplicación de un cuestionario en línea, compuesto por preguntas cerradas y abiertas, y respondido por 201 participantes. El procedimiento de análisis fue precedido por un tratamiento estadístico y por el análisis de contenido, y se basó en el modelo de evaluación de Contexto, Insumo, Proceso y Producto. Los resultados indicaron limitaciones de planificación, infraestructura y seguimiento de la educación a distancia desde la perspectiva de las familias, quienes por su parte reconocieron la importancia del sistema para mantener el vínculo entre los niños y la escuela y una mayor seguridad frente al covid-19.<hr/>ABSTRACT This study investigates the perception of families with children enrolled in 79 private schools, in the city of Fortaleza, regarding the implementation of emergency remote instruction. Data were collected through an on-line questionnaire, composed of closed and open ended questions, answered by 201 participants. The analysis was performed by statistical treatment and content analysis, based on the context, input, process and product evaluation model. Results showed limitations in the planning, infrastructure and monitoring of remote instruction, from the perspective of the families who, nevertheless, recognized the importance of the system for maintaining the children’s bond with the school and greater safety against Covid-19. <![CDATA[AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS: DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, procura refletir sobre os métodos avaliativos utilizados antes e durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19, utilizando uma rede pública de instituições de ensino superior profissional do estado de São Paulo como objeto de estudo. A partir do referencial teórico e do questionário enviado aos docentes e gestores da rede, a percepção dos respondentes acerca da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos das graduações tecnológicas, em comparação a procedimentos utilizados antes das medidas de isolamento, sugere a necessidade de revisão sobre a prevalência de conteúdos a serem avaliados e reflexão sobre a mensuração dos resultados esperados dos alunos de cursos superiores de educação profissional.<hr/>RESUMEN Esta investigación de abordaje cualitativo y cuantitativo intenta reflexionar sobre los métodos evaluativos utilizados antes y durante el periodo de alejamiento social provocado por la pandemia de covid-19, utilizando una red pública de instituciones de educación superior profesional del estado de São Paulo como objeto de estudio. A partir del referente teórico y del cuestionario enviado a los docentes y gestores de las redes, la percepción de los entrevistados acerca de la evaluación del proceso de aprendizaje de los alumnos de las graduaciones tecnológicas en comparación con procedimientos utilizados antes de las medidas de aislamiento, sugiere la necesidad de rever la prevalencia de contenidos a evaluar y reflexionar sobre la mensuración de los resultados esperados de los alumnos de cursos superiores de educación profesional.<hr/>ABSTRACT This qualitative and quantitative study seeks to reflect on the assessment methods used before and during the period of social distancing caused by the covid-19 pandemic. The object of study was a public network of professional, higher education institutions in the state of São Paulo. Based on the theoretical framework and the questionnaire sent to teachers and network managers, the perception of respondents about the assessment of the learning process of technological undergraduate students, compared to procedures used before the social distancing measures, suggests the need for a review of the prevalence of the content to be assessed and a reflection on the measurement of the results expected of students in professional courses in higher education. <![CDATA[AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.<hr/>RESUMEN El artículo enfoca las concepciones y las prácticas de profesores sobre la evaluación del aprendizaje en el marco de la pandemia de covid-19. Participaron en este estudio de caso, 77 profesores que actúan en la Educación Fundamental y Media de un colegio de la red privada de enseñanza. Las respuestas del cuestionario, puesto a disposición online a través de la herramienta Google Forms, se catalogaron en base a la Técnica de Análisis de Contenido. Los resultados más importantes del estudio son: la flexibilidad para adaptarse a las demandas de la enseñanza remota; el cambio en las concepciones docentes y la búsqueda de estrategias diferentes de evaluación; la dificultad de la observación y del seguimiento individual de cada estudiante; el atraso o no en la devolución de los trabajos evaluativos propuestos; y la necesidad de formación continuada.<hr/>ABSTRACT The article focuses on the conceptions and practices of teachers regarding learning assessment in the context of the Covid-19 pandemic. Seventy-seven teachers, who work in the elementary and high school of a private institution, participated in the case study. Responses to the questionnaire, made available online through Google Forms, were categorized based on the Content Analysis Technique. The main results of the study are: flexibility to adapt to the demands of remote instruction; change in teaching concepts and the search for differentiated evaluation strategies; difficulty of observing and monitoring each student individually; delay or non-return of the proposed evaluation assignments; and, need for ongoing training. <![CDATA[LETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo toma como objeto de análise o acesso ao ensino remoto de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino médio, instalado em função da covid-19, e correlaciona práticas de letramento e avaliação. O material empírico foi produzido por meio de observação do grupo de WhatsApp da turma, meio de comunicação nas atividades pedagógicas não presenciais. Tomam-se como referência estudos sobre letramento, avaliação e tecnologia, para a análise das práticas de letramento e de como nelas se engendra a avaliação escolar. Os resultados mostram que nas práticas de letramento se encontram tensionadas as razões de vida de estudantes da EJA e as lógicas escolares, sobressaindo nessas lógicas os aspectos regulatórios e predominando uma avaliação técnica e somativa, em detrimento dos aspectos formativos.<hr/>RESUMEN El estudio tiene el objetivo de analizar el acceso a la enseñanza remota de un grupo de Educação de Jovens e Adultos [Educación de Jóvenes y Adultos] (EJA)/educación media, instalado en función de la covid-19, y correlaciona prácticas de letramiento y evaluación. El material empírico se produjo por medio de la observación del grupo de WhatsApp de los alumnos, medio de comunicación en las actividades pedagógicas no presenciales. Se toman como referencia estudios sobre letramiento, evaluación y tecnología, para analizar prácticas de letramiento y ver cómo en ellas se engendra la evaluación escolar. Los resultados muestran que en las prácticas de letramiento se encuentran tensionadas las razones de vida de estudiantes de la EJA y las lógicas escolares, y sobresalen en tales lógicas los aspectos regulatorios, predominando una evaluación técnica y sumativa en detrimento de los aspectos formativos.<hr/>ABSTRACT This study aims to analyze the access to remote instruction of Educação de Jovens e Adultos [Youth and Adult Education] (EJA) high school class, implemented in response to Covid-19, and to correlate literacy and assessment practices. The empirical material was produced through observation of the WhatsApp group of the class, a means of communication in non-face-to-face teaching activities. Studies on literacy, assessment and technology are used as a reference, in order to analyze literacy practices and how school assessment is developed within them. The results show that the reasons for life of EJA students and school logics are found in literacy practices, with the regulatory aspects standing out in these logics, with technical and summative assessment predominating, to the detriment of educational aspects. <![CDATA[A PANDEMIA E AS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo discute os efeitos da pandemia de covid-19 nas oportunidades de aprendizagem de crianças matriculadas na pré-escola no contexto brasileiro. Apresentam-se resultados preliminares de uma pesquisa em andamento sobre uma amostra de 77 escolas das redes pública, conveniada e privada, em duas cidades, e 2.070 crianças. Utilizam-se dados coletados com a aplicação de questionários aos professores e responsáveis para mapear as estratégias pedagógicas e de comunicação das escolas com as famílias e o ambiente de aprendizagem em casa de famílias de diferentes perfis socioeconômicos. Os resultados mostram desigualdades de acesso às oportunidades de aprendizagem e possíveis implicações para a ampliação das desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória.<hr/>RESUMEN El artículo discute los efectos de la pandemia de covid-19 en las oportunidades de aprendizaje de niños matriculados en la preescuela en el contexto brasileño. Se presentan resultados preliminares de una investigación en marcha sobre una muestra de 77 escuelas de las redes pública, conveniada y privada, en dos ciudades, y 2.070 niños. Se utilizan datos recogidos de la aplicación de cuestionarios a profesores y responsables por mapear las estrategias pedagógicas y de comunicación de las escuelas con las familias y el ambiente de aprendizaje en casas de familias de distintos perfiles socioeconómicos. Los resultados muestran desigualdades de acceso a las oportunidades de aprendizaje y posibles implicaciones para la ampliación de las desigualdades educativas al inicio de la escolarización obligatoria.<hr/>ABSTRACT This article discusses the effects of the COVID-19 pandemic on the learning opportunities of children enrolled in preschool in the Brazilian context. The preliminary results presented are based on ongoing research including a sample of 77 public, subsidized non for profit and common private schools and 2,070 children in two cities. Data collected from questionnaires to teachers and parents are used to map the schools’ pedagogical strategies, their communication with families, and the home learning environment of families with different socioeconomic profiles. The results show inequalities in access to learning opportunities and possible implications for the increase of educational inequalities at the beginning of compulsory schooling. <![CDATA[O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No texto, objetivamos discutir o direito à educação em diálogo com percepções sobre procedimentos de ensino e avaliação no contexto da pandemia. O trabalho, com abor- dagem qualitativa, dialoga com argumentos bibliográficos, documentais e empíricos. Os dados procedem de cinco países da América Latina, com a participação de 512 estudantes e 157 educadores da educação básica. Os resultados demonstram a fragilidade da garantia do direito à educação, que se evidencia nas concepções conservadoras, com ênfase em estratégias regulatórias, em detrimento das possibilidades de emancipação. A emancipação se desenvolve como resultante de processos participativos, ainda praticamente ausentes quando o assunto é a avaliação na educação básica.<hr/>RESUMEN En el texto, pretendemos discutir el derecho a la educación en diálogo con las percepciones sobre los procedimientos de enseñanza y evaluación en el contexto de la pandemia. El trabajo, con un enfoque cualitativo, dialoga con argumentos bibliográficos, documentales y empíricos. Los datos reúnen a participantes de cinco países de América Latina, con 512 estudiantes y 157 educadores de la educación básica. Los resultados muestran la fragilidad de la garantía del derecho a la educación que se destaca en las concepciones conservadoras, con énfasis en las estrategias regulatorias, en lugar de las posibilidades emancipadoras. La emancipación se desarrolla como resultado de procesos participativos, que aún están prácticamente ausentes en lo que respecta a la evaluación en la educación básica.<hr/>ABSTRACT In the text, we aim to discuss the right to education in dialogue with perceptions about teaching and evaluation procedures in the context of the pandemic. The work, with a qualitative approach, dialogues with bibliographical, documentary and empirical arguments. The data come from five countries in Latin America, with 512 students and 157 educators in basic education. The results demonstrate the fragility of the guarantee of the right to education, which is highlighted in the conservative conceptions, with an emphasis on regulatory strategies, instead of emancipation possibilities. Emancipation is developed as a result of participatory processes, which are still practically absent when it comes to evaluation in basic education. <![CDATA[ÉTICA NA AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: DA POSTURA DOCENTE AO INSTRUMENTO AVALIATIVO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este é um artigo reflexivo e propositivo que se debruça sobre a articulação entre uma perspectiva ética e a avaliação de línguas adicionais. Discorremos sobre os termos ética e moral, e situamos o desenvolvimento da avaliação ao longo dos séculos para entendermos seu relativismo histórico. Contextualizamos o surgimento de códigos de ética e diretrizes de boas práticas para a avaliação e, na tentativa de ir além das concepções filosóficas e comportamentais da ética e da justiça, buscamos concretizar tais concepções por meio da observância de princípios básicos da avaliação na elaboração e/ou utilização de instrumentos avaliativos em salas de aula por professores de línguas adicionais.<hr/>RESUMEN Éste es un artículo reflexivo y propositivo que analiza la articulación entre una perspectiva ética y la evaluación de idiomas adicionales. Discutimos los términos ética y moral, y situamos el desarrollo de la evaluación a lo largo de los siglos para comprender su relativismo histórico. Contextualizamos el surgimiento de códigos de ética y directivas de buenas prácticas para la evaluación y, en un intento de ir más allá de las concepciones filosóficas y comportamentales de la ética y la justicia, buscamos concretar dichas concepciones a través de la observancia de principios básicos de evaluación en la elaboración y/o uso de herramientas de evaluación en las aulas por parte de profesores de idiomas adicionales.<hr/>ABSTRACT This is a reflective and proposition essay that focuses on the articulation between an ethical perspective and the classroom assessment of additional languages. The terms ethics and moral are discussed, and the development of assessment over the centuries is presented to help us understand its historical relativism. The creation of codes of ethics and guidelines for good assessment practices is contextualized and, in an attempt to go beyond the philosophical and behavioural concepts of ethics and justice, we aimed at materializing such concepts by means of the compliance of the basic principles of assessment in the design and/or use of classroom assessment instruments by language teachers. <![CDATA[AVALIAÇÃO DISCENTE NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, buscamos diagnosticar as formas de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e questões relacionadas e identificar possíveis indícios de inovações avaliativas emergentes em um campus de uma universidade pública do Sul do Brasil no âmbito de cursos de engenharias e licenciaturas na perspectiva de docentes. Assim, por meio da análise de planos de ensino semestrais e entrevistas com 11 docentes da instituição, com base na abordagem qualitativa, os resultados indicam que a prova ainda é descrita como o instrumento de maior peso entre os demais. Também, observamos a busca constante dos docentes por formas inovadoras de avaliar, concluindo que as mudanças são possíveis e necessárias no campo da avaliação discente, de forma que esta pesquisa mostra o início de um percurso de novas percepções.<hr/>RESUMEN En este artículo intentamos diagnosticar las formas de evaluación del aprendizaje, los instrumentos y temas relacionados e identificar evidencias de innovaciones evaluativas emergentes en un campus de una universidad pública en el sur de Brasil, en el ámbito de cursos de ingeniería y de capacitación docente, desde la perspectiva de los formadores. De este modo, por medio del análisis de los planes de enseñanza semestrales y entrevistas con 11 docentes de la institución, en base a un enfoque cualitativo, los resultados indican que la prueba todavía se describe como el instrumento con mayor peso entre los demás. También se observó la constante búsqueda de los docentes por formas innovadoras de evaluar, lo que permite concluir que los cambios son posibles y necesarios en el ámbito de la evaluación estudiantil, de modo que esta investigación muestra el inicio de un itinerario de nuevas percepciones.<hr/>ABSTRACT In this article, we seek to diagnose forms of learning assessment, the instruments and related issues, and to identify possible indications of emerging evaluative innovations on a campus of a public university in southern Brazil, in some undergraduate engineering and teacher education programs, from the perspective of the professors. Thus, from the analysis of the college syllabi and interviews with 11 professors of the institution, using a qualitative approach, the results indicate that the test is still described as the tool with greater weight among the others. We also observed the constant search by professors for innovative ways to assess, concluding that changes are possible and necessary in the field of student assessment, such that this study shows the beginning of a path of new perceptions. <![CDATA[SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura adequada às recomendações Prisma, utilizando o descritor “Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb). As buscas foram realizadas nas bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO, sem delimitação temporal. Foram selecionados 11 artigos, classificados em três categorias que discutem a origem do Saeb mediante as reformas educacionais da década de 1990, o Saeb enquanto política de responsabilização (accountability) e os fatores associados aos resultados do Saeb. Evidenciou-se que seu papel e desempenho como política de avaliação é amplamente criticado. Em contrapartida, nota-se a escassez de estudos que discutem novas possibilidades para avaliar a qualidade da educação básica, constituindo um campo aberto para discussões no ambiente acadêmico.<hr/>RESUMEN En este artículo ha sido realizada una revisión sistemática de la literatura adecuada a las recomendaciones Prisma, utilizando el descriptor “Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb) [Sistema de Evaluación de la Educación Básica]. Las búsquedas han sido realizadas en las bases de datos Scopus, Web of Science y SciELO, sin delimitación temporal. Han sido seleccionados 11 artículos, clasificados en tres categorías que discuten el origen de Saeb en el ámbito de las reformas educativas de la década de los 90, el Saeb como política de responsabilidad (accountability) y los factores relacionados a los resultados del Saeb. Se ha constatado que su papel y desempeño como política de evaluación es ampliamente criticado. Por otro lado, se verifica que hay una escasez de estudios que discutan nuevas posibilidades de evaluar la calidad de la educación básica, lo que constituye un campo abierto para discusiones en el ámbito académico.<hr/>ABSTRACT This article conducts a systematic literature review in line with the Prisma recommendations, using the descriptor “Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb) [Basic Education Evaluation System]. The searches were carried out in the Scopus, Web of Science and SciELO databases, without temporal delimitation. Eleven articles were selected and classified in three categories that discuss the origin of Saeb in the context of the 1990s education reform, Saeb as a policy of accountability, and factors related to Saeb results. It became evident that Saeb’s role and performance as an evaluation policy is widely criticized. On the other hand, there is a lack of studies that discuss new possibilities to evaluate the quality of basic education, constituting an open field for discussion in the academic sphere. <![CDATA[ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: SENTIDOS DISCURSIVOS EM ANÁLISE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O trabalho discute os sentidos do termo accountability em educação a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) presente em estudos acadêmicos que se dedicaram a pesquisar políticas de avaliação no Brasil e sua relação com esse termo. Os resultados revelaram discursos heterogêneos quanto à tradução de accountability, mas constatou--se uma polarização que traduz o termo ora como prestação de contas, ora como responsabilização, sendo este último sentido encontrado mais recorrentemente. A expressão analisada assume uma representação social negativa ao ser associada à responsabilização dos profissionais da educação pelos resultados das avaliações em larga escala e vinculada à responsabilização, de forma mais direta e explícita, aos programas de incentivos salariais.<hr/>RESUMEN El trabajo discute los sentidos del término accountability en educación a partir del análisis crítico del discurso presente en estudios académicos que se dedicaron a investigar políticas de evaluación en Brasil y su relación con ese término. Los resultados revelaron discursos heterogéneos en lo que concierne a la traducción de accountability, pero se constató una polarización que a veces traduce el término como rendición de cuentas o como responsabilización, siendo que este último sentido se encuentra de forma más recurrente. La expresión analizada asume una representación social negativa al asociarse a la responsabilización de los profesionales de educación por los resultados de las evaluaciones en ancha escala, vinculada a su imputación, de forma más directa y explícita, a los programas de incentivos salariales.<hr/>ABSTRACT The paper discusses the meanings of the term accountability in education from the critical analysis of the discourse found in academic studies dedicated to researching evaluation policies in Brazil and their relationship with this term. The results revealed heterogeneous discourses regarding the translation of accountability. However, it confirmed a polarization that translates the term sometimes as accountability, sometimes as liability, the latter being found more frequently. The analyzed expression assumes a negative social representation when it is associated with the liability of education professionals for the results of large-scale assessments and linked to accountability, in a more direct and explicit way, for salary incentive programs. <![CDATA[A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e o conhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.<hr/>RESUMEN Desde 2009, la Educación Física (EF) está presente en el Examen Nacional de la Educación Media (Enem), inaugurando su participación en exámenes de larga escala en la educación básica. Este estudio se dedica a los temas de esta asignatura en el Enem, desde su inserción hasta 2019, y su objetivo es el de analizar su contenido frente a la intencionalidad del examen y el conocimiento de tal disciplina. Los resultados señalan, en las 43 preguntas identificadas, una inadecuación de los contenidos de la EF, por no considerar las habilidades y los objetos de conocimiento específicos indicados por la matriz del examen, además de los propios conflictos en el ámbito del currículo que se reflejan en las pruebas. Al final, cuestionamos la validez del examen como un instrumento de evaluación, así como su papel de incitar cambios en el campo del currículo.<hr/>ABSTRACT Since 2009, Physical Education questions are present at the Exame Nacional do Ensino Médio [National High School Examination] (Enem), inaugurating its participation in basic education large-scale exams. This study aims to analyze the content of these questions, since their insertion until 2019, considering the consistency between the exam intent and the physical education knowledge in high school. The results point out, in the 43 questions identified, an inadequacy of the contents of Physical Education, once the questions disregard the specific skills and knowledge objects indicated by the exam matrix, in addition to the internal conflicts in the field of its curriculum reflected in the exams. Finally, we question the reliability of this compulsory exam as an assessment tool, as well as its role in encouraging changes in the curriculum field. <![CDATA[AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MUNICIPAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo buscamos discutir a interface entre avaliação e qualidade, tendo em vista a participação como pressuposto indispensável do processo avaliativo. Para tanto, este estudo buscou compreender os aspectos constituintes de uma proposta de avaliação no contexto da educação infantil desenvolvida nas pré-escolas de um município paulista. Com base na legislação, nos documentos e na literatura específica sobre avaliação no âmbito da educação infantil, apresentamos algumas discussões acerca do processo avaliativo realizado pelo município, procurando problematizar a avaliação enquanto possibilidade de participação na definição de indicadores de qualidade significativos e legitimados pelo coletivo que permitam o desenvolvimento de um projeto educativo autêntico.<hr/>RESUMEN En este artículo buscamos discutir la interfaz entre evaluación y calidad, teniendo en cuenta su participación como elemento indispensable del proceso evaluativo. Para ello, este estudio intentó comprender los aspectos constituyentes de una propuesta de evaluación en el marco de la educación infantil desarrollada en las preescuelas de un municipio de São Paulo. En base a la legislación, a los documentos ya la literatura específica sobre evaluación en el marco de la educación infantil, presentamos algunas discusiones acerca del proceso evaluativo realizado por el municipio, intentando problematizar la evaluación como posibilidad de participación en la definición de indicadores de calidad significativos y legitimados por el colectivo, que permitan el desarrollo de un auténtico proyecto educativo.<hr/>ABSTRACT In this article we seek to discuss the interface between evaluation and quality, with a view of participation as an indispensable assumption of the evaluation process. To this end, this study sought to understand the constituent aspects of an evaluation proposal in the context of early childhood education developed in preschools of a municipality in the state of São Paulo. Based on legislation, documents and literature specifically about evaluation in the context of early childhood education, we present some discussions about the evaluation process conducted by the municipality, seeking to problematize evaluation as a possibility of participation in the definition of significant quality indicators and legitimized by the collective, that allow the development of an authentic educational project. <![CDATA[AVALIAÇÃO GLOBAL DO ENSINO MÉDICO BRASILEIRO: INTERESSES DOS ATORES ENVOLVIDOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo estuda os interesses da corporação médica, da comunidade acadêmica e dos representantes do poder Executivo na estrutura da avaliação sistêmica do ensino médico brasileiro. Mostra-se que a corporação médica tende a apoiar avaliações de viés mais regulatório, contrapondo-se aos interesses da comunidade acadêmica. Argumenta-se que os representantes do poder Executivo sofrem demandas mutuamente antagônicas e que tensionam suas políticas: expandir a rede de ensino médico e regular sua qualidade. Conclui-se que a configuração assumida pelos sistemas de avaliação do ensino médico depende da articulação política dos atores envolvidos, da força das demandas sociais sobre o tema e do equilíbrio entre as prioridades governamentais de expansão do ensino médico e regulação de sua qualidade.<hr/>RESUMEN El artículo estudia los intereses de la corporación médica, de la comunidad académica y de los representantes del poder Ejecutivo en la estructura de la evaluación sistémica de la educación médica brasileña. Se muestra que la corporación médica tiende a apoyar evaluaciones de sesgo más regulatorio y se contrapone a los intereses de la comunidad académica. Se argumenta que los representantes del poder Ejecutivo sufren demandas recíprocamente antagónicas y que tensionan sus políticas: expandir la red de educación médica y regular su calidad. Se concluye que la configuración asumida por los sistemas de evaluación de la educación médica depende de la articulación política de los actores involucrados, de la fuerza de las demandas sociales sobre el tema y del equilibrio entre las prioridades gubernamentales de expansión de la educación médica y la regulación de su calidad.<hr/>ABSTRACT The article discusses the interests of the medical corporation, the academic community and representatives of the executive branch in the systemic evaluation structure of Brazilian medical education. It shows that the medical corporation tends to support evaluations with a more regulatory bias, contrasted with the interests of the academic community. It argues that the representatives of the executive branch are subjected to mutually antagonistic demands that put pressure on their policies: to expand the medical education network and to regulate its quality. The article concludes that the configuration assumed by the medical education evaluation systems depends on the political articulation of the actors involved, on the strength of the social demands on the topic, and on the balance between governmental priorities for the expansion of medical education and the regulation of its quality. <![CDATA[O SISU E A ESCOLHA PELAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) interferiu na escolha pelos cursos superiores na Universidade Federal de Viçosa, examinando principalmente as licenciaturas que tiveram maior aumento na relação candidato por vaga após a implementação desse novo mecanismo de seleção. Foram analisados, inicialmente, dados da instituição sobre a concorrência, a seletividade e a ocupação das vagas de todos os cursos do campus Viçosa-MG e, em seguida, dados recolhidos por meio da aplicação de questionários aos alunos das licenciaturas. Os resultados demonstram que o Sisu influencia as escolhas dos estudantes, tornando-as mais estratégicas, e que as desigualdades sociais e escolares continuam delimitando as escolhas que são possíveis para cada candidato.<hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar cómo el Sistema de Selección Unificada (Sisu) interfirió en la elección de los cursos superiores en la Universidad Federal de Viçosa, examinando sobre todo las licenciaturas que tuvieron mayor aumento en la relación candidato por plaza después de la implementación de este nuevo mecanismo de selección. Inicialmente, se analizaron datos de la institución sobre la competencia, la selectividad y la ocupación de las plazas de todos los cursos del campus Viçosa-MG, y luego los datos recogidos por medio de la aplicación de cuestionarios a los alumnos de las licenciaturas. Los resultados demuestran que el Sisu influencia las elecciones de los estudiantes y las hace más estratégicas, y también que las desigualdades sociales y escolares siguen delimitando las elecciones posibles para cada candidato.<hr/>ABSTRACT The objective of this study is to analyze how the Sistema de Seleção Unificada (Unified Selection System - Sisu) affected the choice of higher education programs at the Universidade Federal de Viçosa, mainly examining the degree programs that had the greatest increase in the candidate to vacancy ratios, after the implementation of this new selection mechanism. Initially, data from the institution on competition, selectivity, and vacancy occupation of all the programs at the Viçosa, MG campus were analyzed, and then the data collected by means of questionnaires answered by students of the degree programs. The results demonstrate that the Sisu influences students’ choices, making them more strategic, and that social and educational inequalities continue to delimit the choices that are possible for each candidate. <![CDATA[INSUCESSO DE ALUNOS E ALUNAS NO EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA: ESTUDO COM PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O insucesso no exame de Biologia e Geologia em Portugal é muito elevado e tem grande repercussão no prosseguimento de estudos. Esta investigação qualitativa pretendeu averiguar: 1) perceções de professores e professoras sobre as causas de insucesso no exame em função do sexo; 2) opiniões sobre as características da prova; 3) medidas promotoras de sucesso. Recolheram-se dados através de entrevista semidirigida a 15 professores que atribuem o insucesso ao facto de existir exame, às suas características e a dificuldades dos alunos. Sugerem como medidas promotoras de sucesso: redução do programa da disciplina e adequação do grau de dificuldade da prova aos alunos. Os docentes do sexo masculino mostram-se mais preocupados com o insucesso dos rapazes.<hr/>RESUMEN El fracaso en los exámenes de Biología y Geología en Portugal es muy elevado y provoca una gran repercusión en el seguimiento de los estudios. Esta investigación cualitativa pretendió averiguar: 1) percepciones de los docentes sobre las causas de fracaso en los exámenes en función del sexo; 2) opiniones sobre las características de la prueba; 3) medidas que promueven el éxito. Los datos se obtuvieron a través de una entrevista semidirigida a 15 profesores que atribuyen el fracaso al hecho de que exista un examen, a sus características y a dificultades de los alumnos. Para promover el éxito, sugieren: reducción del programa de la asignatura y adecuación del grado de dificultad de la prueba a los alumnos. Los docentes del sexo masculino se muestran más preocupados con el fracaso de los muchachos.<hr/>ABSTRACT Failure in the Biology and Geology exam in Portugal is very high and has significant impacts on further studies. This qualitative research aimed to investigate: 1) the perceptions of teachers about the causes of failure in the exam as a function of gender; 2) opinions about the test characteristics; 3) measures to promote success. Data were collected through semi-directed interviews with 15 teachers who attribute the failure to the exam itself, its characteristics and students’ difficulties. To promote success, they suggest measures such as: reducing the subject syllabus and adapting the level of difficulty of the test to the students’ capacity. Male teachers seem to be more concerned about boys’ failure. <![CDATA[POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.<hr/>RESUMEN Esta investigación estudió las políticas de formación inicial de docentes articuladas a las políticas de evaluación de curso implementadas en Portugal y Brasil en las últimas décadas. Se trata de una investigación descriptivo-analítica de abordaje cualitativo, cuya fuente de datos involucró revisión de literatura, investigación documental y entrevistas con profesores investigadores del área. Los resultados revelaron que la formación inicial docente se ha configurado de manera compleja en los dos países, en virtud de las políticas educacionales que se implantaron. De este modo la formación docente también ha sido considerada como una política esencial para el desarrollo de la calidad en los sistemas educacionales.<hr/>ABSTRACT This study investigated the policies for initial teacher training, articulated in the course evaluation policies implemented in Portugal and in Brazil in recent decades. It is a descriptive-analytical study, using a qualitative approach, whose data source involved literature review, documentary research and interviews with teacher-researchers from the field. The results revealed that the initial training of teachers has been configured in a complex way, in both countries, due to the educational policies implemented. Thus, teacher training was also considered an essential policy for the development of quality in those educational systems. <![CDATA[IMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das bolsas de iniciação científica sobre o desempenho dos alunos bolsistas do ensino presencial nas universidades federais e estaduais do Brasil. Para tanto, utiliza-se como medida de resultado a nota dos alunos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2015 a 2017. Devido ao problema do viés de autosseleção, foi empregada a técnica de pareamento por escore de propensão. Os resultados mostram um impacto positivo, significativo e robusto em favor dos alunos bolsistas, da ordem de 0,21 a 0,31 desvios-padrão. Tendo alunos bolsistas de outras modalidades em um segundo grupo de controle, os resultados, em geral, ainda indicam o melhor desempenho dos alunos de IC, embora as diferenças sejam reduzidas.<hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es evaluar el impacto de las becas de iniciación científica sobre el desempeño de los estudiantes becarios de la educación presencial en las universidades federales y provinciales de Brasil. Para ello se utiliza como medida de resultado la nota de los alumnos que concluyeron el Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, del 2015 al 2017. Debido al problema del sesgo de autoselección, se utilizó la técnica de apareamiento por escore de propensión. Los resultados muestran un impacto positivo, significativo y robusto en favor de los estudiantes becarios, del orden del 0,21 al 0,31 desviaciones estándar. Con la presencia de estudiantes becarios de otras modalidades en un segundo grupo de control, en general los resultados todavía indican el mejor desempeño de los estudiantes de IC, aunque las diferencias sean reducidas.<hr/>ABSTRACT The aim of this paper is to assess the impact of undergraduate research scholarships on the performance of scholarship students enrolled in face-to-face courses at Brazilian federal and state universities. The senior students’ test scores on the specific component test of the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes for the years 2015 to 2017 were used as an outcome measure. To deal with the self-selection bias, the propensity score matching technique was applied. The results show a positive, significant and robust impact in favor of scholarship students, on the order of 0.21 to 0.31 standard deviations, depending on the matching algorithm and knowledge area considered. Assessing the performance of other students with different kinds of scholarships in a second control group, the results, in general, still indicate the better performance of undergraduate students with research scholarships, although the differences are smaller. <![CDATA[AVALIAÇÃO EXTERNA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo analisa a relação entre a gestão da política de avaliação na educação infantil no município de Teresina, Piauí, e a lógica da meritocracia dessa política. O estudo recorreu à pesquisa bibliográfica e documental e, complementarmente, à utilização da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre a realidade investigada. A partir da compreensão de que a realidade local se articula e exige uma visão de totalidade, são discutidos os modelos de gestão na perspectiva gerencial, que orientam a reforma do Estado tanto em âmbito nacional quanto municipal em Teresina. Nesse contexto, reproduzem-se, também na gestão da educação infantil de Teresina, os modelos de gestão orientados pelo gerencialismo, a accountability e a Nova Gestão Pública.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la gestión de la política de evaluación en educación infantil en la ciudad de Teresina, Piauí, y la lógica de la meritocracia presente en esta política. El estudio utilizó la investigación bibliográfica y documental y, además, el uso de entrevistas semiestructuradas para recoger datos sobre la realidad investigada. Partiendo del entendimiento de que la realidad local está articulada y requiere una visión de totalidad, se discuten modelos de gestión en la perspectiva gerencial, que orientan la reforma del Estado, tanto a nivel nacional como en el municipio de Teresina. En este contexto, los modelos de gestión guiados por el gerencialismo también se reproducen en la gestión de la educación infantil en Teresina, por la accountability y la Nueva Gestión Pública.<hr/>ABSTRACT The current article aims to analyze the relationship between the children’s education policy management in the county of Teresina, Piauí, and the currently meritocratic logic present in this policy. The study contemplated the execution of a bibliographical and documental research and, in addition to that, it turned to the use of a semistructured interview in order to collect complementary data on the investigated reality. With the comprehension that the local reality is articulated with, and demands a vision of the whole, it’s also discussed the management models sustained by the managerial perspective, aspects that oriented the State reform. This reform has been occuring at both national and local levels, such as the case of the investigated county. This allows the reproduction, in the children’s education management in Teresina, of the management models oriented by the managerial perspective, accountability, and the New Public Management. <![CDATA[IMPACTO DO TRABALHO INFANTOJUVENIL NO DESEMPENHO ESCOLAR PARA O BRASIL URBANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo avalia o impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar, utilizando como base de dados o Saeb de 2017 para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com estratificações por regiões geográficas e gênero, e como estratégia de estimação o Propensity Score Matching. Constatou-se que o trabalho infantojuvenil afetou mais negativamente as notas de Português do que as de Matemática; seu impacto negativo sobre o desempenho escolar foi maior em alunos do 5º ano, indicando ser mais prejudicial nos primeiros anos; e seu efeito negativo foi similar entre as regiões, sendo menor o desempenho escolar no Norte e Nordeste. As evidências sugerem, assim, que o trabalho infantojuvenil ainda é uma realidade no Brasil e pode prejudicar os investimentos em capital humano.<hr/>RESUMEN Este artículo pretende evaluar el impacto del trabajo de niños y jóvenes en el desempeño escolar, utilizando como base de datos el Saeb de 2017 para alumnos del 5º al 9º años de la educación básica y del 3º año de la educación media, con estratificaciones por regiones geográficas y género, y como estrategia de estimación el Propensity Score Matching. Los resultados revelan que el trabajo afectó de forma más negativa las notas de Portugués que las de Matemáticas; el impacto negativo del trabajo sobre el desempeño escolar de los alumnos de 5º año fue mayor, indicando que el trabajo es más perjudicial los primeros años, y que su efecto negativo fue similar entre las regiones, siendo menor el desempeño escolar en las regiones norte y noreste. De este modo, las evidencias sugieren que el trabajo de niños y jóvenes todavía es una realidad en Brasil y puede perjudicar las inversiones en capital humano.<hr/>ABSTRACT This article assesses the impact of child and youth labor on school performance, using data from the 2017 SAEB for students in the 5th and 9th years of elementary school and the 3rd year of high school. The data were stratified by geographic regions and by gender, and used Propensity Score Matching as an estimation strategy. Reports indicate that child and youth labor affected grades in Portuguese more negatively than in mathematics. The negative impact was greater on the school performance of 5th year students, indicating that working is more harmful in the early years. In addition, the negative effect of child and youth labor was similar across all regions, although school performance is lower in the North and Northeast. Thus, the evidence suggests that child and youth labor is still a reality in Brazil and that it can undermine investments in human capital. <![CDATA[CAMINHOS TRILHADOS EM TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é inventariar os caminhos trilhados na produção de conhecimento após três décadas da implantação das políticas de avaliação em larga escala. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, em revistas indexadas no SciELO e no Portal de Periódicos Capes, por meio do descritor “avaliação em larga escala”, que resultou em 98 artigos publicados entre 1990 e 2020, posteriormente submetidos à análise bibliométrica e interpretativa. A partir disso, delinearam-se o perfil e as características da produção, bem como as sínteses dos resultados, visibilizando os objetos e focos de interesse dos estudos. Notou-se que predominam estudos críticos à avaliação em larga escala e que há uma tendência de investigações orientadas para medir efeitos e eficácia das avaliações.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es catalogar los caminos recorridos en la producción del conocimiento, tres décadas después de la implementación de políticas de evaluación en amplia escala. Para ello, se efectuó una investigación bibliográfica en revistas indizadas en SciElo y en el Portal de Revistas Capes, por medio del descriptor “evaluación en amplia escala”, que resultó en 98 artículos publicados entre 1990 y 2020, que fueron posteriormente sometidos a un análisis bibliométrico e interpretativo. A partir de ello se delinearon el perfil y las características de la producción, así como las síntesis de los resultados, para hacer visibles los objetos y focos de interés de los estudios. Se observó que predominan estudios críticos a la evaluación de gran escala y que hay una tendencia de investigaciones orientadas a medir los efectos y la eficacia de las evaluaciones.<hr/>ABSTRACT This article aims to account for the paths taken in knowledge production since the implementation of large-scale assessment policies three decades ago. A bibliographic review was carried out in indexed journals on SciELO and Capes Periodical Portal using the descriptor “large-scale assessment”. The 98 articles published between 1990 and 2020 found in the review were later submitted to bibliometric and interpretative analysis. Then, the profile and production characteristics were outlined, as well as the synthesis of the results, giving visibility to the objects and focus of interest of the studies. It was found that studies which criticize the large-scale assessment model are predominant and that there is a tendency for investigations oriented to measure the effects and effectiveness of evaluations. <![CDATA[FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O contexto da pandemia de covid-19 induziu as escolas a redefinirem os seus modelos pedagógicos. No caso da Rede Federal de Educação Profissional, houve a necessidade de se redefinirem, também, as formas de ingresso e os diferentes tipos de processo seletivo. Baseado nisso, este artigo apresenta a trajetória da educação profissional de nível médio no Brasil, focalizando os modos de ingresso e suas relações com o ambiente social e legal até 2019. Objetiva-se apresentar informações institucionais para se descreverem de modo sistemático as formas de admissão utilizadas até então. Os resultados da análise bibliográfica e dos diferentes sistemas de admissão poderão fornecer subsídios para a redefinição de políticas de acesso ao ensino profissionalizante de nível médio após o contexto da pandemia.<hr/>RESUMEN El contexto de la pandemia de covid-19 indujo las escuelas a redefinir sus modelos pedagógicos. En el caso de la Rede Federal de Educação Profissional [Red Federal de Educación Profesional], fue necesario redefinir igualmente las formas de ingreso y los distintos tipos de proceso selectivo. En base a eso, el presente artículo presenta la trayectoria de la educación profesional de nivel medio en Brasil, enfocando los modos de ingreso y sus relaciones con el ambiente social y legal hasta 2019. Se pretendía presentar informaciones institucionales para describir de modo sistemático las formas de admisión utilizadas hasta entonces. Los resultados del análisis bibliográfico y de los diferentes sistemas de admisión podrán suministrar subsidios para redefinir políticas de acceso a la enseñanza profesionalizante de nivel medio después de la pandemia.<hr/>ABSTRACT The context of the Covid-19 pandemic has led schools to redefine their pedagogical models. In the case of the Rede Federal de Educação Profissional [Brazilian Federal Network for Professional Education], it was also necessary to redefine the admission processes and the different types of the selection process. Based on that, the present article shows the trajectory of secondary level professional education in Brazil, focusing on the types of admission processes and their relationships to the social and legal environment until 2019. The aim is to present institutional information to describe, systematically, the admission policies adopted until then. The results of the bibliographic analysis and the various formats of admission systems nowadays may provide support for the redefinition of the admissions policies for access to secondary level professional education after the pandemic situation. <![CDATA[AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM: CONCEPTUALIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE ESTUDOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.<hr/>RESUMEN Se presenta una revisión sistemática de la literatura sobre la Evaluación como Aprendizaje (EcA), modelo en el que el alumno se convierte en el centro de la evaluación del propio recorrido de aprendizaje. La revisión considera los procedimientos de Cardoso, Alarcão y Celorico (2010) y Faria (2016). Se estableció un protocolo para seleccionar un corpus de 11 artículos. La investigación tuvo dos objetivos: mapear la producción académica sobre EcA, considerando el periodo de aparición del concepto, estudios publicados hasta el presente, autores de referencia y revistas en las que los artículos han sido publicados; y analizar la conceptualización de EcA de los autores de referencia. Se infiere que EcA es un concepto reciente y que los estudios relacionados han sido publicados sobre todo en la última década, centrados en la educación básica.<hr/>ABSTRACT This article presents a systematic literature review about Assessment as Learning (AaL), a process where the student becomes the center of their own path of learning. The review appraises the research conducted by Cardoso, Alarcão, and Celorico (2010) and Faria (2016). A protocol was established to select a body of 11 articles. The review had two objectives: to map the academic production on AaL, considering the period the concept was introduced and the studies published to date; map the reference authors and the journals in which the articles are published; and to analyze the conceptualization of the AaL of the reference authors. It is inferred that AaL is a recent concept and that related studies have been published mainly in the last decade, focusing on basic education. <![CDATA[MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo discute o marco regulatório da regulação, supervisão e avaliação da educação superior, consolidado no Decreto n. 9.235, de 2017. A análise documental revelou que os atos regulatórios e avaliativos foram simplificados, e a atuação do Estado foi flexibilizada, com a ampliação do escopo das iniciativas a cargo das instituições de educação superior. Além disso, parte dos procedimentos previstos foram remetidos à regulamentação posterior, e ações de supervisão receberam maior detalhamento, explicitando-se as fases desses processos e as medidas cautelares a serem aplicadas pelo poder público.<hr/>RESUMEN En el presente artículo se discute el marco regulatorio para la regulación, supervisión y evaluación de la educación superior, consolidado en el Decreto n. 9.235, del 2017. En este sentido, el análisis documental reveló cómo los actos regulatorios y evaluativos fueron simplificados, y la actuación del Estado fue flexibilizada con la ampliación del alcance de las iniciativas al cargo de las instituciones de educación superior. Además, una parte de los procedimientos previstos fueron remitidos a una posterior reglamentación, y las acciones de supervisión fueron mucho más detalladas en las fases de estos procesos y en las medidas cautelares aplicables por el poder público.<hr/>ABSTRACT This article discusses the regulatory framework of regulation, supervision, and evaluation of higher education, established in Decree No. 9235 of 2017. The documentary analysis revealed that the regulatory and evaluative acts were simplified and the State’s role was made more flexible with the expansion of the scope of initiatives in charge of higher education institutions. Furthermore, part of the foreseen procedures was referred to later regulation, and supervisory actions were more detailed with regard to the steps of these processes and the precautionary measures to be implemented by the public power. <![CDATA[AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo desta pesquisa foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do processo ensino-aprendizagem nas escolas. A pesquisa é qualitativa e foram selecionados dez professores oriundos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo que uma delas alcançou as metas estabelecidas pela rede e recebeu bonificação salarial para os professores. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente classificatório da avaliação escolar.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue el de verificar las implicaciones de la evaluación externa en las prácticas de evaluación del proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas. La investigación es cualitativa y han sido seleccionados diez docentes provenientes de dos escuelas de la red estadual de educación de Rio de Janeiro, siendo que una de ellas alcanzó las metas establecidas por la red y recibió bonificación salarial para los profesores. Los datos han sido recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados revelan un endurecimiento de las prácticas evaluativas y una supervaloración de las pruebas objetivas que reproducen los moldes de las evaluaciones externas. Predominan los aspectos cuantitativos sobre los cualitativos y la caracterización del modelo esencialmente clasificatorio de la evaluación escolar.<hr/>ABSTRACT This study aimed to verify the implications of external assessment in the assessment practices of the teaching-learning process in schools. For this qualitative study, ten teachers from two schools in the state education network of Rio de Janeiro were selected. One of the schools reached the goals established by the network and received a salary bonus for the teachers. Data were collected through semi-structured interviews. The results reveal a rigidifying of the assessment practices and an overvaluation of the objective tests that reproduce the patterns of the external assessments. There is a predominance of quantitative over qualitative aspects and the characterization of the essentially classificatory model of school assessment. <![CDATA[AVALIAÇÃO DE VALORES SOCIOMORAIS EM PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo objetivou identificar as perspectivas sociais de juízo moral dos docentes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. Utilizou-se, em plataforma digital, a escala de avaliação de adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, elaborada e validada por uma instituição de pesquisas educacionais. Os resultados apontaram uma perspectiva social predominantemente normativa por parte dos docentes. Com base em tais resultados, o programa de formação oferecido à rede municipal deve contemplar estudos sobre educação em valores morais que possibilitem também aos profissionais avanços em suas perspectivas sociomorais.<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene el objetivo de identificar las perspectivas sociales de juicio moral de los docentes de educación fundamental de la red municipal de educación de una ciudad del interior de Minas Gerais. Se utilizó, en plataforma digital, la escala de evaluación de adhesión a los valores sociomorales de justicia, respeto, solidaridad y convivencia democrática, elaborada y validada por una institución de investigaciones educativas. Los resultados señalaron una perspectiva social predominantemente normativa por parte de los docentes. En base a tales resultados, el programa de formación ofrecido a la red municipal debe contemplar estudios sobre educación en valores morales que también posibiliten que los profesionales avancen en sus perspectivas sociomorales.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify social perspectives in moral judgments by primary and lower secondary education teachers in the municipal education system of a city in the state of Minas Gerais. We used, in a digital platform, a scale for evaluating adherence to the sociomoral values of justice, respect, solidarity and democratic coexistence, which was designed and validated by an educational research institution. Results pointed to a predominantly normative social perspective on the part of teachers. Based on such results, the teacher education program that is provided to the municipal education system should include studies on education in moral values so that teachers can progress with regard to their sociomoral perspectives. <![CDATA[RUBRICAS: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORIENTADA ÀS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.<hr/>RESUMEN El artículo tiene el propósito de describir la mediación por rúbricas en la evaluación de desempeño, producción y procedimientos de los estudiantes, relacionados con una determinada competencia. Se fundamenta en el abordaje edumétrico, reconocidamente más justo para la evaluación de competencias, por su función formadora. Se exponen aspectos de esta nueva cultura de evaluación, así como criterios de evaluación, niveles cualitativos y estrategia de atribución de nota por medio de rúbricas. Se presenta un estudio de caso de construcción de rúbrica por un profesor de educación superior y su reformulación bajo la orientación de una de las autoras, con base en la dimensión de consistencia de un modelo de diseño de evaluación pedagógica en un contexto digital. Se reflexiona sobre la necesidad de apoyo técnico al docente para la construcción de rúbricas en el modelo propuesto.<hr/>ABSTRACT The present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation of student performance, production and procedures related to a given competency. It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education, and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct rubrics under the proposed model. <![CDATA[CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho investigou contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem ao trabalho do professor de Língua Portuguesa e ao melhor desempenho dos alunos nas habilidades previstas pela Matriz de Avaliação Processual, implantada em 2016. O estudo é intervencionista, conduzido na própria prática do pesquisador/professor. O referencial teórico baseia-se na concepção dialógica da língua, de Bakhtin, e nas abordagens de ensino de gêneros textuais do Grupo de Didática de Línguas de Genebra. Os dados foram obtidos em turmas de 6º ano de uma escola da Grande São Paulo. Os resultados evidenciam que o uso da plataforma contribuiu para o melhor desempenho dos alunos em todas as habilidades previstas, bem como para o trabalho do professor na realização de diagnósticos e intervenções mais individualizadas.<hr/>RESUMEN Este trabajo investigó contribuciones de la Plataforma Foco Aprendizagem al trabajo de los profesores de Lengua Portuguesa y al mejor desempeño de los alumnos en las habilidades previstas por la Matriz de Evaluación Procesal, implantada en 2016. El estudio es intervencionista, conducido por la propia práctica del investigador/profesor. El referente teórico se basa en la concepción dialógica del idioma, de Bakhtin, y en los abordajes de la enseñanza de géneros textuales del Grupo de Didáctica de Lenguas de Ginebra. Los datos se obtuvieron en grupos del 6º año de una escuela de la Gran São Paulo. Los resultados ponen de manifiesto que el uso de la plataforma contribuyó para el mejor desempeño de los estudiantes en todas las habilidades previstas, así como para el trabajo del profesor en la realización de diagnósticos e intervenciones más individualizadas.<hr/>ABSTRACT This study investigated contributions from the Plataforma Foco Aprendizagem, which provides data on students’ performance on the assessments implemented by the state network of São Paulo, to the work of the Portuguese Language teacher and the better performance of students in the skills provided by the Matriz de Avaliação Processual, implemented in 2016. The study is interventionist, conducted in the researcher/teacher’s own practice. The theoretical reference is based on the dialogical conception of language defended by Bakhtin and on the approaches to teaching textual genres of the Language Didactics Group of the University of Geneva. Data were obtained from 6th grade classes at a school in Greater São Paulo. The results show that the use of the Plataforma contributed to the improvement of students’ performance in all predicted abilities, as well as to the teacher’s work in carrying out more individualized diagnoses and interventions. <![CDATA[PESQUISAS SOBRE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta el análisis de la categoría “Portafolios de evaluación por profesores” - resultante del Análisis Textual Discursivo realizado a partir del mapeo sobre el uso de los portafolios en la formación de profesores -, cuyo corpus son 11 artículos científicos. El objetivo fue comprender qué se muestra en las investigaciones sobre el uso de portafolios de evaluación en la formación de profesores. Se constata la conceptualización de la evaluación solamente en los estudios cualitativos, aunque no hay ocurrencia en algunas de ellas. Se describen las síntesis de los artículos y el ejercicio hermenéutico para la comprensión de la evaluación formativa. En función de ello, se destaca la necesidad de claridad conceptual sobre la evaluación en las propuestas de portafolios de evaluación.<hr/>ABSTRACT This article presents the analysis of the category “Teacher Evaluation Portfolios”, resulting from the Discursive Textual Analysis carried out from the mapping of the use of portfolios in teacher training, and has 11 scientific articles as a corpus. The aim was to understand what is shown in studies on the use of evaluation portfolios in teacher training. The concept of evaluation is found only in qualitative studies, although there is no occurrence in some of them. The summaries of the articles and the hermeneutic exercise for understanding formative assessment are described. As a result, the need for conceptual clarity about evaluation, in proposals for evaluation portfolios, is highlighted. <![CDATA[AGRADECIMENTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” - resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores -, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta el análisis de la categoría “Portafolios de evaluación por profesores” - resultante del Análisis Textual Discursivo realizado a partir del mapeo sobre el uso de los portafolios en la formación de profesores -, cuyo corpus son 11 artículos científicos. El objetivo fue comprender qué se muestra en las investigaciones sobre el uso de portafolios de evaluación en la formación de profesores. Se constata la conceptualización de la evaluación solamente en los estudios cualitativos, aunque no hay ocurrencia en algunas de ellas. Se describen las síntesis de los artículos y el ejercicio hermenéutico para la comprensión de la evaluación formativa. En función de ello, se destaca la necesidad de claridad conceptual sobre la evaluación en las propuestas de portafolios de evaluación.<hr/>ABSTRACT This article presents the analysis of the category “Teacher Evaluation Portfolios”, resulting from the Discursive Textual Analysis carried out from the mapping of the use of portfolios in teacher training, and has 11 scientific articles as a corpus. The aim was to understand what is shown in studies on the use of evaluation portfolios in teacher training. The concept of evaluation is found only in qualitative studies, although there is no occurrence in some of them. The summaries of the articles and the hermeneutic exercise for understanding formative assessment are described. As a result, the need for conceptual clarity about evaluation, in proposals for evaluation portfolios, is highlighted.