Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-026X20090001&lang=pt vol. 17 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as classificações de gênero utilizadas por professores que desenvolvem projetos de orientação sexual na cidade do Rio de Janeiro para explicar as perspectivas e os dilemas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes. O material empírico que sustenta as argumentações é composto de 16 entrevistas em profundidade, realizadas com docentes responsáveis pelos espaços escolares onde se desenvolvem projetos de orientação sexual no ensino fundamental do Rio de Janeiro: os Núcleos de Adolescentes Multiplicadores (NAMs). Também foram realizadas "observações participantes" em um curso de formação para professores que desejam trabalhar com orientação sexual na escola. As representações de gênero apresentadas oscilam entre classificações modernas e tradicionais sobre a feminilidade e a masculinidade. Os projetos eram coordenados majoritariamente por professoras, e a participação discente também era basicamente feminina. As professoras buscavam coerência entre sua atuação nos espaços escolar e familiar. Porém, ao mesmo tempo que orientavam seus alunos para combater as desigualdades de gênero, apresentavam dúvidas e incertezas quanto à possibilidade de educar seus filhos a partir de ideais igualitários de gênero, principalmente os filhos homens. Situações domésticas contrastavam com performances em sala de aula, apresentando tensões entre negação e afirmação das masculinidades e feminilidades tradicionais.<hr/>This article examines the classification of gender used by teachers who develop projects on sexual education in Rio de Janeiro to explain the views and the dilemmas of school intervention in the affective-sexual socialization of adolescents. The empirical material that supports the arguments is composed by 16 in-depth interviews, conducted with teachers responsible for school spaces where sexual education projects are developed in basic schools of Rio de Janeiro: The Centers of Adolescents Multipliers (Núcleos de Adolescentes Multiplicadores-/NAM's). Remarks were also made in a training course for teachers who wish to work with sexual education in school. The representations of gender classifications presented range from modern to traditional concerning femininity and masculinity. The projects were coordinated mostly by teachers, and pupils' participation was basically composed of women. The teachers sought consistency between their performance in school and family spaces. But at the same time that they guided their students to combat the inequalities of gender, they had doubts and uncertainties about the possibility of educating their own children according to ideals of gender equality, especially the sons. Familiar situations contrasted with performances in the classroom, presenting tensions between denial and assertion of masculinity and traditional femininities. <![CDATA[Políticas públicas de saúde da mulher: a integralidade em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, buscamos analisar como a integralidade passa a ser utilizada como referente no campo da saúde da mulher a partir do proposto na atualidade pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). Objetivamos problematizar o que tomamos como integralidade na efetividade dos cuidados em relação à saúde da mulher. Para isso, utilizamos um recorte no texto introdutório realizado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, em sua página na Internet, como um exercício para circunscrever essa questão. Esse recorte do texto é dividido em três partes, sendo cada uma delas discutida por um eixo de formulações para problematizar a integralidade: a mulher como sujeito da saúde; o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) como a conformação de um determinado campo de saúde para mulheres; e a produção de conhecimento científico para o fazer no campo da saúde pública.<hr/>In this article, we have attempted to analyze how comprehensiveness started to be used as a reference in the women's health field, from the current proposal put forward by PNAISM - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (National Public Women´s Health). We have aimed at problematizing what we have understood as comprehensiveness in the effectiveness of care in relation to the woman's health. We have used an excerpt of the introductory text produced by the State Health Department in its homepage on Internet, as an exercise to circumscribe this issue. This extract has been divided in three parts. Each one of them has been discussed considering an axis of formulations to problematize comprehensiveness: the woman as a subject of health, the PAISM - Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Woman's Health Comprehensive Assistance Program) as conformation of a certain health field for women, and the production of scientific knowledge for the practice in the field of Public Health. <![CDATA["... e Deus criou a mulher": reconstruindo o corpo feminino na experiência do câncer de mama]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mulheres atingidas pelo câncer de mama passam, a partir da experiência da enfermidade, a travar novas relações com o corpo modificado pela cirurgia de mama (mastectomia), que provoca profundas alterações corporais. Considerando as representações simbólicas e sociais que envolvem o corpo da mulher e a associação das mamas à feminilidade, à sexualidade e à maternidade, pretendo discutir neste artigo como a ideia do corpo feminino e dos papéis sociais associados a ele foi histórica, social e culturalmente construída em nossa sociedade, como essa representação é percebida e reelaborada pela mulher mastectomizada e quais os discursos e visões (muitas vezes ambíguos) que passam a ser utilizados para a compreensão desse corpo após a experiência da doença. A pesquisa foi realizada com mulheres de dois grupos de ajuda mútua na cidade de Campina Grande, PB.<hr/>After knowing about their illness, women with breast cancer start to deal with new forms of perception of their own bodies, specially when modified by mastectomy (breast surgery). This medical procedure has profound impact in body formation. Considering the symbolic and social representations that involve the woman's body and the association of breasts with femininity, sexuality and maternity, I intend to demonstrate in this article how the idea of a female body and the roles associated with it were historical, social and culturally constructed in our society. I also investigate how the symbolic representations of that female body are perceived and re-elaborated by the woman with breast cancer through (sometimes ambiguous) narratives and perceptions, which are, later, used to understand their body after experiencing the illness. The research was accomplished with women of two groups of mutual aid in the city of Campina Grande, PB. <![CDATA[Aparição do Viagra na cena pública brasileira: discursos sobre corpo, gênero e sexualidade na mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho propõe uma reflexão antropológica sobre os discursos e imagens do corpo e da sexualidade na sociedade brasileira com base em um fenômeno social particular: o surgimento do Viagra na esfera pública nacional. Explora as conotações construídas e/ou ratificadas pela mídia impressa em torno deste medicamento, a partir da análise de conteúdo de reportagens publicadas em dois jornais de grande circulação, pertencentes à mesma organização empresarial e dirigidos a públicos distintos. O material analisado data de abril de 1998 a abril de 1999, período correspondente ao início - e ápice - do debate sobre o medicamento no país. O artigo trata dos simbolismos e das estratégias discursivas utilizadas pelos jornais na apresentação do remédio para o público geral e chama a atenção para um apelo a lógicas tradicionais de gênero, a despeito de um cenário contemporâneo de questionamentos acerca das relações entre os sexos e da sexualidade.<hr/>This work proposes an anthropological reflection on the images and discourses of the body and the sexuality in the Brazilian society, focusing on a particular social phenomenon: the emergence of the Viagra in the national public scenario. This article explores the connotations constructed and confirmed by the Brazilian media press about this drug. Two Brazilian newspapers belonging to the same publisher but aimed at different publics were analyzed from April 1998 to April 1999, period that corresponds to the beginning - and apex - of the debate on the Viagra in the country. The discussion focuses on the symbolism and discursive strategies utilized by the newspapers when presenting this medication to the general public. This article also draws the attention to an appeal to traditional logics of gender, despite a contemporary scenario of issues concerning the relationships among the sexes and the sexuality. <![CDATA[Diferenças de gênero e medicalização da sexualidade na criação do diagnóstico das disfunções sexuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é analisar criticamente as contribuições internacionais mais importantes e atuais que têm tomado a etapa recente da medicalização da sexualidade como tema de pesquisa. A maioria dos trabalhos centra-se na produção da categoria e do diagnóstico de "disfunção sexual", seja considerando o caso masculino, mais amplamente estudado pela via da "disfunção erétil", seja o caso feminino, muitas vezes traduzido pela ideia de uma suposta complexidade da sexualidade das mulheres. A perspectiva que utilizo tem como referência os estudos sociais da ciência e, especialmente, as contribuições da antropologia e da história da medicina. Além disso, incorpora a matriz dos estudos de gênero e ciência que tem produzido uma poderosa visão crítica da produção científica dos dois últimos séculos, revelando como os condicionantes de gênero têm atravessado a relação entre produção do conhecimento e contexto social.<hr/>The article aims to analyze critically the most important and updated contributions focused on the recent stage of the medicalization of sexuality. Most works center on the production of the category and the diagnosis of "sexual dysfunction", considering either the masculine case (more largely studied via "erectile dysfunction"), or the feminine case (in many cases translated into the idea of a supposed complexity of women's sexuality). The perspective I utilize has as a reference the social studies of science and, in particular, the contributions of anthropology and history of medicine. In addition, it incorporates the matrix of the gender and science studies that have produced a powerful critical view of the scientific production of the two last centuries, revealing how the gender conditioners have crossed the relation between knowledge production and social context. <![CDATA[A bicicleta, o ciclismo e as mulheres na transição dos séculos XIX e XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre a nova configuração da presença social das mulheres (e nesse cenário as posições de líderes dos movimentos por direitos civis femininos), a nova dinâmica social marcada pela valorização das atividades públicas de lazer (da qual o ciclismo é um exemplo privilegiado) e um novo invento (a bicicleta) na transição dos séculos XIX e XX. Inicialmente abordaremos os casos específicos da Europa (com destaque para a França) e dos Estados Unidos, buscando recuperar as pioneiras discussões e ocorrências acerca do envolvimento de mulheres com o ciclismo. Posteriormente, discutiremos o caso específico do Rio de Janeiro, a maior cidade e a capital do país à época, cujos dirigentes tinham aspirações de constituí-la na metrópole moderna brasileira.<hr/>This article aims to discuss the relationships between the new configuration of the women social presence (and, in this scenario, the positions of leaders of feminine civil rights' movements), the new social dynamics marked by the valorization of public leisure activities (of which cycling is a remarkable example) and a new invention (the bicycle) in the 19th to 20th centuries' transition. Initially, we discuss specific cases of Europe (mainly those of France) and United States, searching to recover the pioneer discussions and occurrences concerning the involvement of women with cycling. Later, we discuss the specific case of Rio de Janeiro, the biggest city and capital of the country at that time, whose leaders had aspirations to constitute in the Brazilian modern metropolis. <![CDATA[História noturna de Nossa Senhora do Risca-Faca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Jardim das Flores, sobre as cinzas do antigo bairro do Risca-Faca, vivem as filhas - ou netas e bisnetas - de escravas e "índias laçadas no mato". Muitas delas também se consideram filhas de Nossa Senhora. A justaposição das linhagens maternas pode suscitar um efeito de montagem. Nas inervações corporais de Nossas Senhoras não lampejam, também, os gestos de índias e escravas? Nos subterrâneos dos símbolos se encontram indícios de "histórias noturnas" de Nossa Senhora. Sobre esse terreno, o estudo de processos de povoamento em Piracicaba, no interior paulista, requer uma espécie de arqueologia: um duplo deslocamento, de um bandeirante povoador a Nossa Senhora, e de Nossa Senhora às índias e escravas "laçadas no mato". Nesses fundos, o gesto de uma mulher "boia-fria" que "fez picadinho de um homem" agita as sombras de uma nação.<hr/>In the Garden of Flowers, over the ashes of the old Slash-Knife District, live the daughters - or granddaughters and great-granddaughters - of slaves and native South-American women "lassoed in the woods". Many consider themselves also to be the daughters of Our Lady. The juxtaposition of maternal lineages may produce a montage-like effect. Do gestures of Indians and slaves flash in the bodily innervations of Our Lady? Signs of "dark histories" of Our Lady are found in subterranean regions of symbols. On this terrain, the study of historical patterns of settlement in Piracicaba, a city of the interior of São Paulo, may require a certain type of archaeology, involving a double dislocation, from bandeirante explorers to Our Lady, and from Our Lady to Indian and slave women "lassoed in the woods". In these substrata the gesture of a boia-fria woman who "cut a man into pieces" stirs up the shadows of a nation. <![CDATA[Estudos de gênero e história social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busco mostrar em que os Estudos de Gênero podem colaborar com a História Social, argumentando a partir de três eixos: 1) avaliação da importância do olhar preocupado com gênero para uma compreensão mais acurada do social sob uma perspectiva histórica; 2) análise das abordagens teórico-metodológicas atentas à construção social das diferenças sexuais que dialogam com a disciplina histórica - a desenvolvida dentro dos marcos da História Social e a ligada ao pós-estruturalismo de Joan Scott " a partir de duas preocupações: a) destacar as possibilidades de ação humana e b) enfrentar questões gerais da disciplina; e 3) exposição de como o debate em torno dessas abordagens colabora para as atividades de pesquisa e a reflexão teórica. Meu objetivo último é tentar ajudar a aumentar o número de trabalhos de pesquisa em História que lançam mão do conceito de gênero no Brasil.<hr/>This text intends to show how Gender Studies can collaborate with Social History from three axis of argumentation: 1) it discusses the relevance of Gender Studies for a more accurate understanding of the social characteristics under a historical perspective. 2) It examines two of the theoretical-methodological approaches on the social construction of sexual differences adopted in History works; revisits the proposal developed from the angle of Social History confronted with post-structuralist proposal of J. Scott based in two programs clearly adopted by both: a) highlight human agency possibilities and b) face general questions of historical discipline from a gender perspective. 3) It shows how the debate concerning those approaches collaborates for research activities and theoretical reflection. <![CDATA[Filosofia, gênero e ciência: entrevista com Eulalia Pérez Sedeño]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busco mostrar em que os Estudos de Gênero podem colaborar com a História Social, argumentando a partir de três eixos: 1) avaliação da importância do olhar preocupado com gênero para uma compreensão mais acurada do social sob uma perspectiva histórica; 2) análise das abordagens teórico-metodológicas atentas à construção social das diferenças sexuais que dialogam com a disciplina histórica - a desenvolvida dentro dos marcos da História Social e a ligada ao pós-estruturalismo de Joan Scott " a partir de duas preocupações: a) destacar as possibilidades de ação humana e b) enfrentar questões gerais da disciplina; e 3) exposição de como o debate em torno dessas abordagens colabora para as atividades de pesquisa e a reflexão teórica. Meu objetivo último é tentar ajudar a aumentar o número de trabalhos de pesquisa em História que lançam mão do conceito de gênero no Brasil.<hr/>This text intends to show how Gender Studies can collaborate with Social History from three axis of argumentation: 1) it discusses the relevance of Gender Studies for a more accurate understanding of the social characteristics under a historical perspective. 2) It examines two of the theoretical-methodological approaches on the social construction of sexual differences adopted in History works; revisits the proposal developed from the angle of Social History confronted with post-structuralist proposal of J. Scott based in two programs clearly adopted by both: a) highlight human agency possibilities and b) face general questions of historical discipline from a gender perspective. 3) It shows how the debate concerning those approaches collaborates for research activities and theoretical reflection. <![CDATA[Histórias/estórias entrelaçadas do(s) feminismo(s): introdução aos debates]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste breve artigo faço uma introdução aos debates sobre "Contando estórias do feminismo", de Clare Hemmings, tecendo algumas reflexões sobre as viagens das teorias feministas e processos de tradução cultural, incluindo a prática política da citação acadêmica.<hr/>This article is a short introduction to the debates around Clare Hemming's "Telling Feminist Stories", in which I take the opportunity to offer some reflections on the travels and the processes of cultural translation of feminist theories, including the political practice of academic citation. <![CDATA[Contando estórias feministas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo identifica e analisa as estórias dominantes que acadêmico/as contam a respeito do desenvolvimento da segunda onda da teoria feminista ocidental. Através do exame da produção recente de publicações interdisciplinares feministas e de teoria cultural, sugiro que, a despeito de uma retórica insistente sobre múltiplos feminismos, as trajetórias feministas ocidentais emergem de forma surpreendentemente singular. Critico, particularmente, uma narrativa insistente que vê o desenvolvimento do pensamento feminista como uma marcha incansável de progresso ou perda. Essa abordagem dominante simplifica a complexa história dos feminismos ocidentais, fixa autoras e perspectivas dentro de uma década específica e, repetida e erroneamente, posiciona feministas pós-estruturalistas como as 'primeiras' a desafiar a categoria "mulher" como sujeito e objeto do conhecimento feminista. Ao invés de propor uma história corretiva da teoria feminista ocidental, o artigo questiona as técnicas através das quais essa narrativa dominante é garantida, apesar de que tenhamos (nós, teóricas feministas) consciência disso. Meu foco, então, recai sobre padrões de citações, recortes discursivos e alguns de seus efeitos textuais, teóricos e políticos. Como alternativa, sugiro um realinhamento das principais teóricas (aquelas que efetuaram uma interrupção crítica na teoria feminista) com seus traços feministas no uso de citações, forçando assim o concomitante re-imaginar de nosso legado histórico e de nosso lugar dentro dele.<hr/>This article identifies and analyses the dominant stories that academics tell about the development of Western second wave feminist theory. Through an examination of recent production of interdisciplinary feminist and cultural theory journals, I suggest that despite a rhetorical insistence on multiple feminisms, Western feminist trajectories emerge as startlingly singular. In particular, I am critical of an insistent narrative that sees the development of feminist thought as a relentless march of progress or loss. This dominant approach oversimplifies the complex history of Western feminisms, fixes writers and perspectives within a particular decade, and repeatedly (and erroneously) positions poststructuralist feminists as 'the first' to challenge the category 'woman' as the subject and object of feminist knowledge. Rather than provide a corrective history of Western feminist theory, the article interrogates the techniques through which this dominant story is secured, despite the fact that we (feminist theorists) know better. My focus, therefore, is on citation patterns, discursive framings and some of their textual, theoretical and political effects. As an alternative, I suggest a realignment of key theorists purported to provide a critical break in feminist theory with their feminist citational traces, to force a concomitant re-imagining of our historical legacy and our place within it. <![CDATA[Entre o acadêmico e o popular: os rumos do feminismo atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é fazer uma breve comparação entre trabalhos recentes de duas feministas inglesas. O primeiro é o ensaio "Contando estórias feministas", de Clare Hemmings, e o segundo é o livro da jornalista Natasha Walter The New Feminism (O novo feminismo). O meu ponto de vista é que, embora a perspectiva de Hemmings seja acadêmica e teórica, e a de Walter, mais popular e prática, elas de certa forma coincidem sobre os rumos que o feminismo está tomando nos dias atuais.<hr/>The aim of this article is to draw a brief comparison between two recent British feminist works, the essay by Clare Hemmings, "Telling Feminist Stories", and the book by journalist Natasha Walter, The New Feminism. My viewpoint is that, although Hemmings' approach is academic and theoretical and Walter's more popular and practical, they come to the same conclusions about the paths feminism is taking nowadays. <![CDATA["Contando estórias feministas" e a reconstrução do feminismo recente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere. <![CDATA[A construção dos corpos: perspectivas feministas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere. <![CDATA["Que tenhas teu corpo": uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere. <![CDATA[O filho eterno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere. <![CDATA[Família, gênero e gerações: desafios para as políticas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere. <![CDATA[Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material - São Paulo, 1870-1920]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.<hr/>This essay discusses the article "Telling Feminist Stories" published by Claire Hemmings in Feminist Theory, trying to verify the ways through which the construction/deconstruction of the story of recent feminist discussed by the author influences (or not) the more frequent circulation of some texts considered fundamental for the structuring of feminist studies. We also discuss the way references influence the consolidation of specific theories, mainly those connected to the poststructuralist perspective. We discuss the main points defended by the author, exemplifying our agreement or disagreement through examples taken from the critic-literary sphere.