Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-026X20220003&lang=pt vol. 30 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Distopias, atopias e utopias nos debates de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A mãe preta e o Nome-do-pai: questões com Lélia Gonzalez]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No ensaio Racismo e sexismo na cultura brasileira, Lélia Gonzalez trabalha a tese de que o racismo é a sintomática da neurose cultural brasileira, ideia que remete à teoria psicanalítica, trazendo a necessidade de explicitar suas concepções de sintoma e de neurose. Neste artigo, contextualizo o argumento do ensaio de Gonzalez com relação à psicanálise e a outros aspectos de seu pensamento (especialmente o conceito de amefricanidade) e enfatizo o tema da mãe preta que, por ser inserido no ambiente teórico da psicanálise lacaniana, é aí tratado à luz do modo como esta trabalhou o complexo de Édipo, situando o Nome-do-pai como seu operador central.<hr/>Abstract: In the essay Racism and sexism in Brazilian culture, Lélia Gonzalez works on the thesis that racism is the symptom of Brazilian cultural neurosis. This idea refers to psychoanalytic theory, bringing the need to explain its conceptions of symptom and neurosis. This article contextualizes the argument of Gonzalez's essay in relation to psychoanalysis and other aspects of her thinking (specially the concept of amefricanity) and emphasizes the theme of the black mother, which, being inserted in the theoretical environment of Lacanian psychoanalysis, implies the way it deals with the Oedipus complex, placing the Name-of-the-father as its central operator.<hr/>Resumen: En el ensayo Racismo y sexismo en la cultura brasileña, Lélia Gonzalez trabaja sobre la tesis de que el racismo es el síntoma de la neurosis cultural brasileña, idea que remite a la teoría psicoanalítica, planteando la necesidad de explicar sus concepciones de síntoma y neurosis. Este artículo contextualiza el argumento del ensayo de Gonzalez en relación al psicoanálisis y otros aspectos de su pensamiento (especialmente el concepto de amefricanidad) y enfatiza el tema de la madre negra, que, inserto en el ámbito teórico del psicoanálisis lacaniano, es tratado allí a la luz de una concepción específica del complejo de Edipo, la que sitúa al Nombre-del-padre como su operador central. <![CDATA[Ideologia de gênero e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A ansiedade sexual e o retorno ao passado patriarcal mítico são elementos de uma política fascista em implementação no Brasil. O patriarca da família funciona como um arquétipo para o governante fascista, privilegiando homens cis e heterossexuais. Trata-se de uma reação violenta aos estudos feministas e queer sobre o gênero que se articula em torno de uma “ideologia de gênero de natureza familista” e espalha pânico contra os feminismos e população LGBTIQ+. Como esse discurso se articula no governo federal? Sustentamos que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) é o principal locus de difusão da ideologia familista. Pesquisa documental e uma análise crítico-feminista das principais ações no primeiro ano do atual governo permitem afirmar que o MMFDH fortalece políticas em defesa da família patriarcal, contra os feminismos e os movimentos LGBTIQ+.<hr/>Abstract: The sexual anxiety and a return to the mythical patriarchal past are elements to the fascist mode of governing in implementation in Brazil. The family patriarch functions as an archetype for the fascist ruler that privileges cis and heterosexual men. It is a violent reaction to the gender feminist and queer studies articulated in the affirmation of a “familial gender ideology” spreading panic against feminists and LGBTIQ + population. How this discourse is articulated in the federal governament? We argue that the current Ministry of Women, Family and Human Rights (MMFDH in Portuguese) is the main locus of diffusion of this familial gender ideology. Feminist critical analysis of a documentary research of the main actions during first year of the current governament, allow us to claim that MMFDH has strengthened policies in defense of the patriarchal family, against feminisms and LGBTIQ + movements.<hr/>Resumen: La ansiedad sexual y el retorno al pasado patriarcal mítico son elementos de una política fascista en implantación en Brasil. El patriarca de la familia funciona como un arquetipo del gobernante fascista favoreciendo a los hombres cis y heterosexuales. Eso es una reacción violenta a los estudios feministas y queer sobre género articulada en torno de una "ideología de género de carácter familista", sembrando pánico contra los feminismos y la población LGBTIQ. Cómo ese discurso se articula en el gobierno? Sustenimos que el Ministerio de la Mujer, de la Familia y de los Derechos Humanos (MMFDH) es el principal lócus de difusión de esa ideología familista. Investigación documental y un análisis crítico-feminista de las principales acciones durante el primer año del actual gobierno permitem afirmar que el MMFDH fortalece políticas en defensa de la familia patriarcal, contra los feminismos y movimientos LGBTIQ +. <![CDATA[“Ideologia de gênero” como instrumento político nos jornais do Brasil e de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O conceito sociológico ‘ideologia de gênero’ foi ressignificado a partir dos anos 1990 e virou instrumento político contra as narrativas feministas e LGBT+. A politização da expressão é um desafio para os estudos de gênero e diversidade sexual, pois gera barreiras em políticas, na agenda de investigação e na ação transnacional junto aos governos, à mídia e a outros agentes sociais. Nessa análise de conteúdo, comparamos o uso da expressão na cobertura dos jornais de maior circulação digital do Brasil (Folha de S. Paulo) e de Portugal (Expresso) entre 2000 e 2019. O que essas coberturas informam sobre o atual estágio da disputa discursiva em torno dessa expressão? Os resultados indicam a consolidação do termo no viés conservador, padrões semelhantes nos discursos e perfis de quem o utiliza, e apontam que as maiores reações políticas acontecem quando o termo está associado aos temas ‘eleições’ e ‘educação’.<hr/>Abstract: The sociological concept of ‘gender ideology’ was redefined from the 1990s and became a political instrument against feminist and LGBT+ narratives. The politicization of this expression is a challenge for gender and sexual diversity studies, as it generates barriers in policies, in the research agenda, and transnational action with governments, media, and other social agents. In this Content Analysis, we compare the use of the expression in the coverage of newspapers with the greatest digital circulation in Brazil (Folha de S. Paulo) and Portugal (Expresso) between 2000 and 2019. What does it inform about the current stage of the discursive dispute around that expression? The results indicate the consolidation of the term in a conservative bias, similar patterns in the speeches and profiles of those who use it, and points out that the greatest political reactions occur when it is associated with the themes ‘elections’ and ‘education’.<hr/>Resumen: El concepto sociológico 'ideología de género' fue resignificado a partir de la década de 1990 y se convirtió en un instrumento político contra las narrativas feministas y LGBT+. La politización de la expresión es un desafío para los estudios de género y diversidad sexual, ya que crea barreras en las políticas, en la agenda de investigación y en la acción transnacional con gobiernos, medios de comunicación y otros agentes sociales. En este análisis de contenido, comparamos el uso de la expresión en la cobertura de los periódicos de mayor circulación digital en Brasil (Folha de S. Paulo) y en Portugal (Expresso) entre 2000 y 2019. ¿Qué dicen estas coberturas sobre la etapa actual de la disputa discursiva en torno a esa expresión? Los resultados indican la consolidación del término en el sesgo conservador, patrones similares en los discursos y perfiles de quienes lo utilizan, y señalan que las mayores reacciones políticas ocurren cuando el término es asociado a los temas 'elecciones' y 'educación'. <![CDATA[Femicídio e Feminicídio: discutindo e ampliando os conceitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, são desenvolvidos os aspectos mais relevantes sobre o crime de femicídio/feminicídio. O objetivo é proporcionar às/aos leitoras/es uma visão ampliada sobre o fenômeno da violência letal contra as mulheres que tem sua origem nas estruturas desiguais de poder e causam, como consequência máxima, a morte. No texto, são exploradas as principais classificações propostas para delimitar e entender os feminicídios, tanto nas formas individuais quanto coletivas. É dada ênfase especial à violência contra a mulher no crime de feminicídio íntimo. Por último, são descritas outras formas de feminicídio, ampliando a compreensão dessa categoria.<hr/>Abstract: In this article, the most relevant aspects about the crime of femicide/feminicide are developed. The goal is to provide the reader with an expanded view of the phenomenon of lethal violence against women that has its origin in the unequal structures of power and cause, as a maximum consequence, death. In the text, the main proposed classifications to delimit and understand feminicides are explored, both in individual and collective forms. Special emphasis is placed on violence against women in the crime of intimate femicide. Finally, other forms of femicide are described, broadening the understanding of this category.<hr/>Resumen: En este artículo se desarrollan los aspectos más relevantes del delito de femicidio/feminicidio. El objetivo es brindar a las/los lectoras/es una visión ampliada del fenómeno de la violencia letal contra la mujer que tiene su origen en estructuras desiguales de poder y causa, como máxima consecuencia, la muerte. El texto explora las principales clasificaciones propuestas para delimitar y comprender el feminicidio, tanto en forma individual como colectiva. Se da especial énfasis en la violencia contra la mujer en el delito de femicidio íntimo. Finalmente, se describen otras formas de femicidio, ampliando la comprensión de esta categoría. <![CDATA[Um laboratório de homens para a nação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Las violaciones a los derechos humanos durante la guerra de Malvinas de 1982 suelen ser pensadas como una continuidad de la lógica político-represiva de la última dictadura cívico-militar argentina (1976-1983). Pero las memorias de algunos protagonistas de la guerra sugieren historias de más larga duración. Desde una escucha feminista sensible al cuerpo, el artículo analiza diez testimonios de ex combatientes argentinos alojados en el Archivo Oral de Memoria Abierta, prestándole atención a ciertas prácticas disciplinarias y modos de gestión de la tropa. En esas continuidades entre la conscripción - que comenzó a principios del siglo XX - y la guerra de 1982, se advierten usinas de formación de la masculinidad hegemónica en Argentina; laboratorios donde se modelaban los cuerpos de los varones y las formas más tóxicas del heteropatriarcado.<hr/>Abstract: Human rights violations during the Malvinas War in 1982 are usually thought of as continuities of the political repressive logic of the last civic military dictatorship in Argentina (1976-1983). But the memories of some protagonists of the war suggest longer histories. This article analyzes ten testimonies of argentinean Malvinas veterans stored in the Oral Archive of Memoria Abierta from a feminist perspective sensitive to the body, paying attention to certain disciplinary practices and ways of managing the troops. It suggests that the continuities between the mandatory military service-which began in the early 20th century-and the war of 1982, speak of key sites for the making of hegemonic masculinity in Argentina; laboratories that modelled men´s bodies and the most toxic forms of heteropatriarchy.<hr/>Resumo: As violações dos direitos humanos durante a guerra das Malvinas de 1982 são frequentemente pensadas como uma continuidade da lógica político-repressiva da última ditadura civil-militar argentina (1976-1983). Mas as memórias de alguns protagonistas da guerra sugerem histórias de maior duração. A partir de uma escuta feminista sensível ao corpo, o artigo analisa dez depoimentos de ex-combatentes argentinos alojados no Arquivo Oral da Memória Aberta, atentando para determinadas práticas disciplinares e formas de gestão das tropas. Nessas continuidades entre o alistamento - iniciado no início do século XX - e a guerra de 1982, notam-se na Argentina as usinas de formação da masculinidade hegemônica; laboratórios onde foram modelados os corpos dos homens e as formas mais tóxicas do hetero-patriarcado. <![CDATA[Masculinidades indígenas nas Missões do Paraguai colonial (sécs. XVII-XVIII)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Aborda-se aqui o passado das Missões Indígeno-Jesuíticas do Paraguai colonial a partir dos estudos sobre gênero e masculinidades. Em especial, concentra-se nas tensões entre categorias indígenas, como a maestria, e noções de masculinidades, durante a estruturação do projeto missional. Em um primeiro momento, acompanha-se o arco narrativo do cacique Guiraverá, um chefe-mestre a se redimensionar durante a fundação da missão de Jesus Maria, para em seguida, problematizar os limites da materialidade da masculinidade missional perante outros corpos ali também produzidos. Reserva-se à introdução a apresentação dos problemas e bases teóricas do projeto Entre o Arco e o Cesto, bem como às considerações finais, possíveis interpretações e limites surgidos ao longo da pesquisa.<hr/>Abstract: In this paper we address the past of colonial Paraguay’s Indigenous Jesuit Missions from a gender and masculinities. We focus particularly on the tensions between modern Western conceptions of masculinity and Indigenous mastery. The paper follows the case of cacique Guiraverá, a chief-master rescaling himself during the foundation of the Jesus Maria mission. We problematize the limits of missional masculinity before other bodies produced in that same context. In the Introduction we present the research problems and the work’s theoretical bases. Possible interpretations and limitations that arose during research are dealt with in the concluding remarks.<hr/>Resumen: Aquí se analiza el pasado de las Misiones Indígeno Jesuíticas del Paraguay colonial desde una perspectiva de género y masculinidades. En particular, se centra en las tensiones entre las concepciones de las masculinidades occidentales modernas y la maestría indígena. El artículo sigue el caso de Guiraberá, un jefe maestro que se redimensiona durante la fundación de la misión de Jesús María, para luego cuestionar los límites de la materialidad de la masculinidad misional ante otros cuerpos también producidos allí. La presentación de los problemas y las bases teóricas de la investigación se reservan para la introducción, así como posibles interpretaciones y límites que surgen en la investigación se encuentran en las consideraciones finales. <![CDATA[O lugar do corpo. Masculinidades Trans e a materialidade corporal do género]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As histórias de vida de pessoas trans-masculinas, embora diversificadas, demonstram que a construção da masculinidade não pode ser entendida fora dos efeitos materiais produzidos no e pelo corpo, dentro de uma ordem de género erigida sobre a masculinidade hegemónica. Confrontados com a centralidade dada ao corpo por indivíduos trans-masculinos em Portugal e no Reino Unido, exploramos as ligações entre masculinidade, incorporação e a materialidade corporal do género. Seguindo Raewyn Connell (1995, p. 56), quando afirma a inevitabilidade do corpo na construção da masculinidade, desenvolvemos duas linhas de argumentação. Primeiro, sugerimos que a reconfiguração das premissas conceptuais da masculinidade, como lugar, prática e efeito, é um passo fundamental para entender as possibilidades de se fazer masculinidade. Segundo, defendemos que a masculinidade é, sobretudo, um efeito de práticas corporais reflexivas.<hr/>Abstract: The life stories of trans-masculine individuals, though diverse, demonstrate that the construction of masculinity cannot be understood outside the material effects produced in and by the body, within a gender order erected on hegemonic masculinity. Confronted with the centrality given to the body by trans-masculine individuals in Portugal and the UK, we explore the links between masculinity, embodiment and the bodily materiality of gender. Following Raewyn Connell (1995, p. 56) when she asserts the inevitability of the body in the construction of masculinity, we develop two lines of argument. First, we suggest that reconfiguring the conceptual premises of masculinity as place, practice and effect is a key step in understanding the possibilities of doing masculinity. Second, we argue that masculinity is, above all, an effect of reflexive bodily practices.<hr/>Resumen: Las historias de vida de individuos trans-masculinos, aunque diversas, demuestran que la construcción de la masculinidad no puede entenderse fuera de los efectos materiales producidos en y por el cuerpo, dentro de un orden de género erigido sobre la masculinidad hegemónica. Frente a la centralidad otorgada al cuerpo por los individuos trans-masculinos en Portugal y en el Reino Unido, exploramos los vínculos entre la masculinidad, la corporeidad y la materialidad corporal del género. Siguiendo a Raewyn Connell (1995, p. 56) cuando afirma la inevitabilidad del cuerpo en la construcción de la masculinidad, desarrollamos dos líneas de argumentación. En primer lugar, sugerimos que reconfigurar las premisas conceptuales de la masculinidad como lugar, práctica y efecto es un paso clave para entender las posibilidades de hacer masculinidad. En segundo lugar, sostenemos que la masculinidad es principalmente un efecto de las prácticas corporales reflexivas. <![CDATA[Uma paisana feminista na caserna: militares, metodologias e o corpo em campo na pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste texto, apresentamos reflexões produzidas em uma pesquisa de doutorado que acompanhou trajetórias de militares transexuais a partir de um viés etnográfico multissituado. Com destaque para o percurso metodológico da investigação, o objetivo foi problematizar o corpo da pesquisadora em campo, visibilizando como corporalidades, gêneros e sexualidades afetam os delineamentos de pesquisa. Essas elaborações se deram a partir da inserção em instituições de segurança pública estaduais (Bombeiro e Polícia Militar), e da necessidade de costurar a rigidez das autorizações formais com a permeabilidade das subjetividades que constituem os quartéis. Foi possível apreender como as dinâmicas sociais atravessam o fazer científico e, na especificidade da pesquisa com militares, como um regime sexual e de gênero atua conjuntamente ao regime militar.<hr/>Abstract: This text presents reflections produced in a doctoral research that aims to follow the transexual military trajectories in the institutions, based in a multi-sited ethnographic perspective. Emphasizing the methodological path of the investigation, the objective was to problematize the presence of the researcher in the field, showing how corporeality, genders and sexualities affect the outlines of the processes of doing research. These elaborations took place from the insertion in security institutions, which are public and part of the state (Firefighters and Police, both military), and the need to combine the rigidity of formal authorizations with the permeability of the subjectivities that constitute the barracks. We apprehend how a sexual and a gender regime acts together with a military regime, in this specific group context.<hr/>Resumen: Este texto presenta reflexiones producidas en una investigación doctoral que siguió las trayectorias de soldados transexuales desde una perspectiva etnográfica multilocal. Con énfasis en la trayectoria metodológica de la investigación, el objetivo fue problematizar el cuerpo del investigador en el campo, mostrando cómo la corporeidad, los géneros y las sexualidades inciden en los trazos de la investigación. Estas elaboraciones se dieron a partir de la inserción en las instituciones estatales de seguridad pública (Bomberos y Policía Militar), y la necesidad de combinar la rigidez de las autorizaciones formales con la permeabilidad de las subjetividades que constituyen el cuartel. Se pudo aprehender cómo la dinámica social permea la práctica científica y, en la especificidad de la investigación con militares, cómo un régimen sexual y de género actúa junto al régimen militar. <![CDATA[Parentalidade na diversidade no Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El objetivo del presente artículo es identificar los obstáculos que enfrentan las personas de la diversidad sexoafectiva respecto del ejercicio de la maternidad/paternidad. Utilizamos el método biográfico, desde un abordaje interseccional, en un proceso investigativo dialógico-recursivo. Realizamos entrevistas a nueve informantes clave pertenecientes a la academia, la psicoterapia, la política y el activismo. Encontramos que existen obstáculos en los ámbitos: simbólico, institucional y fáctico, que se (re)producen y afectan recursivamente. Concluimos que los obstáculos relacionados con el ejercicio de la parentalidad desde la diversidad sexoafectiva generan autolimitaciones afectivas asociadas a la (im)posibilidad de pensarse como potencial madre/padre basadas en el contexto social hostil que enfrentan.<hr/>Abstract: This article´s objective is to identify the obstacles faced by LGBT people in the exercise of parenting. We used the biographical method, from an intersectional approach, in a dialogical and recursive investigative process. Nine interviews were conducted with key informants from academia, psychotherapy, politics, and activism. We found obstacles at symbolic, institutional, and factual levels, which (re)produced and influence each other. We conclude obstacles related to the exercise of motherhood/fatherhood from LGBT people generates emotional self-limitations associated with the (im)possibility of thinking themselves as a potential mother/father based on the hostile social context they face.<hr/>Resumo: O objetivo deste artigo é identificar os obstáculos enfrentados pelas pessoas da diversidade afetivo-sexual em relação ao exercício da maternidade/paternidade. Utilizamos o método biográfico, a partir de uma abordagem interseccional, em um processo investigativo dialógico-recursivo. Nós entrevistamos nove informantes-chave pertencentes à academia, à psicoterapia, à política e ao ativismo. Constatamos que existem obstáculos nos campos: simbólico, institucional e factual, os quais se (re)produzem e afetam recursivamente. Concluímos que os obstáculos relacionados ao exercício da parentalidade das pessoas da diversidade afetivo-sexual geram autolimitações afetivas associadas à (im)possibilidade deles se verem como potenciais mães/pais baseados no contexto social hostil que encaram. <![CDATA[Fanzines e protagonismo LGBTI+ na formação da política penitenciária do Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisamos de que forma a organização das pessoas LGBTI+ resultou em políticas destinadas a essa população no interior dos presídios cearenses. A partir do trabalho de campo etnográfico e da análise dos fanzines produzidos no interior das prisões, abordamos a presença de “facções” disputando com o Estado a (co)gestão das prisões e as relações de poder e hierarquia entre presos mobilizados pelas noções correntes de virilidade, heterossexualidade e violência. Neste cenário de tensão, a produção de fanzines tornou-se uma importante materialidade histórica e política, marcando a emergência de um organismo de coalizão entre os LGBTI+ e configurando-se em um instrumento por meio do qual se reivindica um lugar de sujeito de direitos.<hr/>Abstract: This article analyzes how the organization of LGBTI+ people resulted in policies aimed at this population within the prisons of Ceará. From the ethnographic fieldwork and the analysis of fanzines produced inside the prisons, I approach the presence of “factions” disputing with the State the (co)management of prisons and the relations of power and hierarchy among prisoners mobilized by current notions of virility, heterosexuality and violence. In this tense scenario, the production of fanzines has become an important historical and political materiality, marking the emergence of a coalition body between the LGBTI+ and configuring an instrument through which a place as a subject of rights is claimed.<hr/>Resumen: Este artículo analiza cómo la organización de personas LGBTI + resultó en políticas dirigidas a esta población dentro de las cárceles de Ceará. Desde el trabajo de campo etnográfico y el análisis de los fanzines producidos al interior de las cárceles, abordo la presencia de “facciones” que disputan con el Estado la (co)gestión de las cárceles y las relaciones de poder y jerarquía entre los presos movilizados por las nociones actuales de virilidad, heterosexualidad y violencia. En este tenso escenario, la producción de fanzines se ha convertido en una importante materialidad histórica y política, marcando el surgimiento de un organismo de coalición entre las LGBTI + y configurando un instrumento a través del cual se reivindica un lugar como sujeto de derechos. <![CDATA[De Abjeta à Anômala: Masculinidade Feminina e Devir-Sapatão em <em>Godless</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, discuto masculinidade em mulheres por meio da análise de uma personagem oriunda de uma série de Video On Demand. Com base no conceito de anômalo de Deleuze e Guattari e na teoria performativa de Butler, a personagem Maggie, da série Godless, foi aqui investigada. A partir do exercício analítico operado, dois eixos teórico-analíticos foram concebidos. O primeiro, voltado para a relação entre abjeção e anômalo, o segundo, a partir da desterritorialização de Maggie, que a constituiu enquanto fenômeno de borda. Como efeito, Maggie colocou em questão a própria abjeção enquanto efeito inevitável no processo de constituição do corpo ambíguo, de modo a compor o que nomeei, com base na teoria deleuzo-guattariana, devir-sapatão.<hr/>Abstract: This paper discusses masculinity in women through the analysis of a character from a Video On Demand series. Based on the anomalous concept of Deleuze and Guattari and Butler’s concept of gender performativity, Maggie, a character from Godless, is here investigated. Two theoretical-analytical categories were conceived. The first was focused on the relationship between abjection and anomalous, the second, based on the deterritorialization of Maggie that constituted her as a border phenomenon. As an effect, Maggie did put in question the process of abjection itself as an inevitable effect of the constitution of an ambiguous body, which led her to compose what I have named, based on the Deleuzo-Guattarian theory, becoming-dyke.<hr/>Resumen: Este artículo trata sobre la masculinidad en mujeres a través del análisis de un personaje de una serie de Video On Demand. Partiendo del concepto anómalo de Deleuze y Guattari y la teoría performativa de Butler, aquí se investiga el personaje Maggie, de la serie Godless. A partir del ejercicio analítico operado se concibieron dos ejes teórico-analíticos. El primero, centrado en la relación entre abyección y anómalo, el segundo, basado en la desterritorialización de Maggie que la constituía como un fenómeno de borde. Como efecto, Maggie cuestionó la abyección en sí misma como un efecto inevitable en el proceso de constitución del cuerpo ambiguo, para componer lo que he denominado, con base en la teoría deleuzo-guattariana, devenir-sapatão. <![CDATA[Latinomericanas na Europa do Sul: uma análise interseccional das migrações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este artículo analiza de forma comparada las trayectorias de las migrantes brasileiras y colombianas en la Península Ibérica. Nuestro objetivo es mostrar los modos en que las estructuras de género, raza y clase organizan los procesos migratorios de estas mujeres, con el fin de anclar la interseccionalidad y hacerla legible en los cuerpos. Apuntamos al contexto sociopolítico postcolonial como marco generativo e interpretativo de las condiciones que han hecho aparecer a colombianas y brasileiras como actrices principales de las migraciones en España y Portugal, respectivamente. Mediante el uso de la técnica análisis de correspondencias múltiples, explicamos la forma en que distintas situaciones/categorías van permeando las experiencias de vida de las migrantes en sus desplazamientos en el espacio social transnacional.<hr/>Resumo: Este artigo compara as trajetórias de migrantes brasileiras e colombianas na Península Ibérica. Nosso objetivo é mostrar as formas em que as estruturas de gênero, raça e classe organizam os processos migratórios dessas mulheres, a fim de ancorar a interseccionalidade e torná-la legível em seus corpos. Apontamos ao contexto sociopolítico pós-colonial como um quadro gerador e interpretativo das condições que fizeram as mulheres colombianas e brasileiras aparecerem como principais atrizes da migração na Espanha e em Portugal, respectivamente. Por meio da utilização da técnica de análise de correspondências múltiplas, explicamos a forma em que diferentes situações/categorias permeiam as experiências de vida das migrantes em seus movimentos no espaço social transnacional.<hr/>Abstract: This article compares the trajectories of Brazilian and Colombian migrant women in the Iberian Peninsula. Our objective is to show the ways in which the structures of gender, race and class organize the migratory processes of these women, in order to anchor intersectionality and make it legible in their bodies. We point to the postcolonial sociopolitical context as a generative and interpretative framework of the conditions that have made Colombian and Brazilian women appear as main actresses of migratory processes in Spain and Portugal, respectively. Through the use of the multiple correspondence analysis technique, we explain the way in which different situations/categories permeate the life experiences of these migrant women in their movements along the transnational social space. <![CDATA[Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.<hr/>Abstract: Affiliated to a post-critical perspective of research in Education, we conceived the cultural artifact of serial narratives as a curriculum. We investigated the provenance of a particular mode of production masculinities based on the categorization "difficult men" in serial narratives and we scrutinize the way the feminine is also enunciated in this curriculum. From our approaches to schizoanalysis, we argue that this curriculum, by constituting itself as a "machine-curriculum" producer of gendered fabulations, has been stratified both by hard lines and by malleable lines with deterritorialization tips. We conclude that these gendered speeches produce strata about the consistency plan of that curriculum, evidencing what is thinkable and sayable about the genders and sexualities of a certain time.<hr/>Resumen: Afiliados a una perspectiva poscrítica de la investigación en Educación, concebimos el artefacto cultural de las narrativas seriadas como un currículo. Investigamos la procedencia de un modo particular de producción de masculinidades a partir de la categorización de ‘hombres difíciles’ en las narrativas seriadas y escudriñamos la forma en que lo femenino también es enunciado en ese currículo. Desde nuestras aproximaciones al esquizoanálisis, argumentamos que este currículo, al constituirse como un "currículo máquina" productor de fabulaciones generalizadas, ha sido estratificado tanto por líneas duras como por líneas maleables con puntas de desterritorialización. Concluimos que estos discursos generificados producen estratos sobre el plan de consistencia de ese currículo, mostrando lo que es pensable y decible sobre los géneros y las sexualidades de una época determinada. <![CDATA[A violência de gênero em <em>Canción de cuna para un anarquista</em> de Jorge Díaz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo investiga el concepto de la violencia y de la desigualdad de género en Canción de cuna para un anarquista (2003) de Jorge Díaz. La violencia doméstica se percibe en términos de un problema social, cuya dimensión se debe al empleo de la violencia cultural, legitimada por la sociedad represiva. El estudio de las categorías del personaje, de la acción, del tiempo y del espacio en Canción de cuna para un anarquista revelan su alto grado de semantización, que posibilita la aparición de tales motivos temáticos, como las dialécticas entre la vida y la muerte, dentro/fuera, antes/después; la imagen de la sociedad represiva, la soledad individual o compartida y el tema de reinventarse uno mismo su propio pasado. Todos ellos guardan un notable parecido con la estética dramática de Luigi Pirandello.<hr/>Abstract: The article discusses the concept of violence and gender inequality in Jorge Díaz's Canción de cuna para un anarquista (2003). Domestic violence is perceived as a social problem whose dimension owes to the use of cultural violence legitimized by the repressive society. The study of the categories of character, action, time, and space in Canción de cuna para un anarquista reveals a high degree of semantization, which enables the appearance of such thematic motifs as the dialectics between life and death, inside/outside, before/after; the image of a repressive society, individual or shared loneliness, and the theme of the reinvention of the past. All of them bear a remarkable resemblance to the dramatic aesthetics of Luigi Pirandello.<hr/>Resumo: O artigo investiga o conceito de violência e desigualdade de gênero em Canción de cuna para un anarquista (2003) de Jorge Díaz. A violência doméstica é percebida como um problema social, cuja dimensão se deve ao uso da violência cultural, legitimada pela sociedade repressiva. O estudo das categorias da personagem, da ação, do tempo e do espaço em Canción de cuna para un anarquista revela um alto grau de semantização, o que permite o surgimento dos temas como a dialética entre a vida e a morte, dentro/fora, antes/depois; a imagem da sociedade repressiva, a solidão individual ou compartilhada e o tema da reinvenção do passado. Todos eles guardam uma notável semelhança com a estética dramática de Luigi Pirandello. <![CDATA[Análise da presença de mulheres idosas em séries televisivas espanholas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El objetivo de este estudio es analizar, desde una perspectiva crítica, la presencia de mujeres mayores en las series de televisión españolas emitidas en 2019. Se utiliza una metodología cualitativa y el análisis documental como técnica para la recolección y análisis de datos. Los resultados muestran que la mayoría de los personajes analizados son secundarios, centrados en realizar tareas de cuidado vinculadas fundamentalmente al trabajo dentro del hogar, lo que reproduce roles tradicionales de víctimas, amas de casa, mujeres objeto. No se ha encontrado una representatividad importante de mujeres mayores en las series de televisión, lo que coincide con otros estudios que confirman un escaso protagonismo de mujeres de edad en la ficción televisiva. Como conclusión, se resalta la importancia de promover una educación mediática para fomentar una relación correcta y óptima con los medios.<hr/>Abstract: The objective of this study is to analyze, from a critical perspective, the presence of older women in Spanish television series broadcast in 2019. A qualitative methodology and documentary analysis are used as a technique for data collection and analysis. The results show that most of the characters analyzed are secondary, focused on performing care tasks, and fundamentally linked to work within the home, reproducing traditional roles of victims, housewives, object women. No significant representation of older women has been found in television series, which coincides with other studies that confirm a scarce role for older women in television fiction. In conclusion, the importance of promoting media education is highlighted to foster a correct and optimal relationship with the media.<hr/>Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, em uma perspectiva crítica, a presença de mulheres idosas em séries televisivas espanholas veiculadas em 2019. A metodologia qualitativa e a análise documental são utilizadas como técnica de coleta e análise de dados. Os resultados mostram que a maioria das personagens analisadas são secundárias, voltadas para o desempenho de tarefas de cuidado, fundamentalmente vinculadas ao trabalho doméstico, que reproduz os papéis tradicionais de vítima, dona de casa, mulher objeto. Não foi encontrada representação significativa de mulheres idosas em séries de televisão, o que coincide com outros estudos que confirmam um papel escasso de mulheres idosas na ficção televisiva. Em conclusão, destaca-se a importância de promover a educação para a mídia para promover um relacionamento correto e ideal com a mídia. <![CDATA[O ativismo feminista da revista <em>L’Egyptienne</em> (1925-1940): o jornalismo de Siza Nabarawi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El presente estudio versa sobre la labor periodística de la activista egipcia Siza Nabarawi (Rédactrice en Chef). Desde su vinculación con la Unión Feminista Egipcia (UFE), Nabarawi dirigió la revista L’Egyptienne (1925-1940). Su discurso enfatizaba la necesidad de un cambio en la sociedad egipcia donde las mujeres alcanzasen mejores derechos, dentro de una concepción global que abarcaba todos los ámbitos: el cultural, el artístico, el político, el jurídico. Se aporta un análisis en profundidad de los textos de carácter activista publicados en L’Egyptienne, los cuales también muestran el perfil personal e intelectual de la periodista Siza Nabarawi.<hr/>Abstract: This study deals with the journalistic work of Egyptian activist Siza Nabarawi (Rédactrice en Chef). Since her association with the Egyptian Feminist Union (EFU), Nabarawi directed the magazine L’Egyptienne (1925-1940). Her speech emphasized the need for a change in Egyptian society where women could achieve better rights, within a global conception that covered all areas: cultural, artistic, political, and legal. An in-depth analysis is provided of the activist texts published in L’Egyptienne, which also show the personal and intellectual profile of the journalist Siza Nabarawi.<hr/>Resumo: Este estudo trata do trabalho jornalístico da ativista egípcia Siza Nabarawi (Rédactrice en Chef). Desde sua associação com a União Feminista Egípcia (UFE), Nabarawi dirigiu a revista L’Egyptienne (1925-1940). Seu discurso enfatizou a necessidade de uma mudança na sociedade egípcia onde as mulheres alcançariam melhores direitos, dentro de uma concepção global que abrangesse todas as áreas: cultural, artística, política e jurídica. É feita uma análise aprofundada dos textos ativistas publicados em L’Egyptienne, que também mostram o perfil pessoal e intelectual da jornalista Siza Nabarawi. <![CDATA[Hubertine Auclert e o seu feminismo <em>avant la lettre</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A origem do termo féminisme se situa por volta de 1837 em que descrevia, até onde se sabe, os ideais de emancipação das mulheres do jugo dos homens. Contudo, as origens da significação são extremamente vagas. O mesmo ocorre com féministe, cujas origens de significações são igualmente cambiantes e incertas. Nessa perspectiva, o presente artigo busca compreender a construção do feminismo no interior do jornal La Citoyenne, cuja diretora, Hubertine Auclert, fora a primeira mulher a se autoproclamar feminista na França do século XIX. Recorreremos, para tanto, ao aparato teórico-metodológico oferecido pela semiótica discursiva. Nosso olhar se volta para o estudo do que foi um jornal que hoje podemos considerar como feminista avant la lettre, suas reivindicações e seus ecos no movimento feminista contemporâneo.<hr/>Abstract: The origin of the term féminisme lies around 1837 in which it described, as far as is known, the ideals of emancipation of women from the yoke of men. However, the origins of the signification are extremely vague. The same is similar with féministe, whose origins of signification are equally shifting and uncertain. In this perspective, the present article seeks to understand the construction of feminism within the newspaper La Citoyenne, whose director, Hubertine Auclert, was the first woman to proclaim herself a feminist in 19th century France. For this, we will resort to the theoretical and methodological apparatus offered by discoursive semiotics. Our focus is on the study of what was a newspaper that today we can consider as feminist avant la lettre, their demands and their echoes in the contemporary feminist movement.<hr/>Resumen: El origen del término féminisme se sitúa en torno a 1837 en el que se describen, por lo que se sabe, los ideales de emancipación de las mujeres del yugo de los hombres. Sin embargo, los orígenes del significado son extremadamente vagos. Lo mismo ocurre con el féministe, cuyos orígenes de significado son igualmente cambiantes e inciertos. En esta perspectiva, el presente artículo trata de comprender la construcción del feminismo en el seno del periódico La Citoyenne, cuya directora, Hubertine Auclert, fue la primera mujer que se proclamó feminista en la Francia del siglo XIX. Recurriremos, para ello, al aparato teórico y metodológico que ofrece la semiótica del discurso. Nuestra mirada se dirige al estudio de lo que fue un periódico que hoy podemos considerar como feminista avant la lettre, sus reivindicaciones y sus ecos em el movimiento feminista contemporáneo. <![CDATA[Amanda Labarca e as primeiras instituições feminista no Chile (1910-1922)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Chile underwent profound social changes at the end of the 19th and beginning of the 20th centuries. In this context, women began to organize themselves in public spaces to improve their living conditions in different spheres. This article analyses the contribution of Amanda Labarca to the organization of the first feminist institutions in Chile (1910-1922). It looks at this from a cultural-historical perspective to understand the implications that such women's organizations had on the country's progress at the time, drawing on both primary and secondary sources of evidence. The findings show that Labarca played a leading role in the then incipient Chilean feminist movement, as materialized by her leadership in the creation of the Círculo de Lectura in 1915. She also played an active role in various women's groups that evolved into academic, cultural, and political organizations that were consolidated between 1930-1950.<hr/>Resumo: O Chile registrou grandes mudanças sociais no final do século XIX e começo do século XX. Neste contexto, as mulheres começaram a organizar-se no espaço público para melhorar sua condição de vida em diversas esferas. Este artigo faz uma análise da contribuição de Amanda Labarca à organização das primeiras instituições feministas chilenas (1910-1922), abordando, a partir da história cultural, para compreender as implicações que teve a organização das mulheres no progresso do país, o que se realizou a partir de fontes primárias e secundárias. O estudo evidencia o protagonismo de Labarca nos recentes movimentos feministas chilenos, que ganhou forma com a sua liderança na criação do Círculo de Lectura, em 1915. Posteriormente, teve uma participação ativa em diversos grupos de mulheres responsáveis pelo crescimento de organizações acadêmicas, culturais e políticas que se consolidaram entre 1930 e 1950.<hr/>Resumen: Chile registró profundos cambios sociales a finales del s. XIX e inicios del s. XX. En este contexto, las mujeres comienzan a organizarse en el espacio público para mejorar su condición de vida en distintas esferas. El presente artículo realiza un análisis de la contribución de Amanda Labarca a la organización de las primeras instituciones feministas en Chile (1910-1922), lo cual se aborda desde la historia cultural para comprender las implicancias que tuvo la organización de las mujeres en el progreso del país, lo que se realizó a partir de fuentes primarias y secundarias. Los hallazgos evidencian el protagonismo de Labarca en el entonces incipiente movimiento feminista chileno lo que se materializó con su liderazgo en la creación del Círculo de Lectura en 1915. Posteriormente tuvo un rol activo en diversas agrupaciones de mujeres que evolucionaron a organizaciones académicas, culturales y políticas que se consolidaron entre 1930-1950. <![CDATA[Os quatro erros de Santa Teresa: reflexões para uma escrita mística feminista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste ensaio, proponho uma reflexão, a partir da experiência dos erros e da errância, acerca da escrita mística de Santa Teresa d’Ávila, em articulação com a proposta de Teologia Feminista e com as compreensões do divino resultantes dessa reflexão. No texto teresiano, destaco que a tomada de posição crítica do lugar ocupado pela mulher passa por uma relação: com a ortografia; com a condição da mulher frente a uma instituição patriarcal e masculina; com uma imagem de Deus para além do masculino e do feminino; e com uma compreensão vivencial do corpo como realidade humana e afirmativa. Com isso, pretendo afirmar que a experiência mística, conforme, mas não exclusiva à Santa Teresa, pode se dar como uma consciência crítica acerca do lugar socioinstitucional e da significação da mulher.<hr/>Abstract: The essay proposes a reflection, based on the experience of error and wandering, about Santa Teresa d’Ávila’s mystical writing, in conjunction with the proposal of Feminist Theology and with the comprehension of the divine resulting from this reflection. In the teresian text, we highlight that the taking of critical position in the place occupied by women involves a relationship: with orthography; with the condition of women facing a patriarchal and male institution; with an image of God beyond the masculine and the feminine; and with an experiential comprehension of the body as affirmative human reality. Thus, we intend to affirm that the mystical experience, according to, but not exclusively to Santa Teresa, can be given as a form of critical awareness about the socio-institutional place and the significance of women.<hr/>Resumen: Proponemos una reflexión, desde la experiencia de los errores y del deambular, acerca de la escrita mística de Santa Teresa d’Ávila, em articulación com la propuesta de la Teologia Feminista y com las compreensiones de lo divino que resultan de esta reflexión. En el texto teresiano, ressaltamos que el posicionamiento crítico del lugar ocupado por la mujer pasa por uma relación: con la ortografía; con la condición de la mujer ante uma institución patriarcal y masculina; con uma imagen de Dios mas allá de lo masculino y feminino; e con una comprensión experiencial del cuerpo como una realidad humana y afirmativa. Con eso, pretendemos afirmar que la experiencia mística, conforme, pero no exclusiva a Santa Teresa, puede se dar como una conciencia crítica sobre el lugar social e institucional, y la significación de la mujer. <![CDATA[Desenvolvimento e igualdade de gênero. Uma análise de dados em painel à luz do ODS5]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En este artículo se estudia la relación entre el Índice de Desarrollo Humano Relativo al Género (GDI) y el Índice de Desigualdad de Género (GII) a través de un panel de datos para 132 países en el periodo 2010 - 2017. Los resultados indican que la relación entre los índices de desarrollo humano y desigualdad de género es bidireccional, una disminución de un punto en el GII está asociada, en promedio y ceteris paribus, con un aumento de 0.152 puntos del GDI. Entre tanto, una mejora del GDI se relaciona con una reducción de 0.723 puntos en el GII. Además, se encuentra que el empleo de mujeres en sectores no agrícolas y la participación económica y política también son factores claves en la comprensión de esta relación.<hr/>Abstract: This article studies the relationship between the Gender Development Index (GDI) and the Gender Inequality Index (GII) through a panel data analysis for 132 countries between 2010 and 2017 based on World Bank data. The results indicate that the relationship between gender development and inequality indices is bidirectional. A reduction of one index point in the GII is associated, on average, and ceteris paribus, with an increase of 0.152 points in the GDI. In contrast, an improvement of one index point in the GDI is related to a reduction of 0.723 index points in the GII. Furthermore, variables such as female employment in the non-agriculture sector and political and economic participation are also crucial in understanding this relationship.<hr/>Resumo: Este artigo estuda a relação entre o Índice de Desenvolvimento de Gênero (GDI) e a Índice de Desigualdade de Gênero (GII) por meio de um painel de dados de 132 países no período de 2010 a 2017. Os resultados indicam que a relação entre os índices no desenvolvimento e desigualdade de gênero é uma via dupla; a diminuição de um ponto no GII está associada, em média e ceteris paribus, a um aumento de 0,152 pontos no GDI. Já a melhora do GDI está relacionada à redução de 0,723 pontos do GII. Além disso, verifica-se que a ocupação feminina em setores não agrícolas e a participação econômica e política também são fatores fundamentais para a compreensão dessa relação. <![CDATA[Protagonismo feminino frente à pandemia de Coronavírus no Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo analisa os impactos da pandemia de Coronavírus e a agência das mulheres na sociedade civil e política em seu enfrentamento na cidade do Rio de Janeiro. O artigo está estruturado em três seções. A primeira analisa o impacto da pandemia às mulheres e apresenta dados específicos sobre o Rio de Janeiro. A segunda seção investiga os impactos específicos às mulheres faveladas e apresenta ações de enfrentamento na sociedade civil. Por fim, a terceira seção avalia a ação das parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foram utilizados dados referentes à produção legislativa e entrevistas com lideranças de favelas da cidade. Conclui-se que, num cenário em que o Poder Executivo esteve muitas vezes ausente, coube às mulheres na sociedade civil e no parlamento, as principais iniciativas de combate aos efeitos perversos da pandemia.<hr/>Abstract: This article analyzes the impacts of the coronavirus pandemic and women's agency on civil and political society in their confrontation in the city of Rio de Janeiro. The article is structured in three sections. The first one analyzes the impacts of the pandemic on women and presents specific data about Rio de Janeiro. The second section investigates the specific impacts on women in the slums and presents actions to confront civil society. Finally, the third section evaluates the action of state deputies in the Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro and in the City Council of Rio de Janeiro. Data on legislative production in both houses and interviews with favela leaders in the city were used. It is concluded that, in a scenario where the Executive Power was often absent, women in civil society and in parliament lead the main initiatives to combat the perverse effects of the pandemic.<hr/>Resumen: Este artículo analiza los impactos de la pandemia de coronavirus y la agencia de las mujeres desde la sociedad civil y política en su enfrentamiento en la ciudad de Río de Janeiro. El artículo está estructurado en tres apartados. El primero analiza el impacto de la pandemia en las mujeres y presenta datos específicos sobre Río de Janeiro. La segunda sección investiga los impactos específicos sobre las mujeres de los barrios marginales y presenta acciones de enfrentamiento desde la sociedad civil. Finalmente, el tercer apartado evalúa la actuación de los diputados estatales en la Asamblea Legislativa del Estado de Rio de Janeiro y en el Ayuntamiento de Rio de Janeiro. Se utilizaron datos sobre la producción legislativa en ambas cámaras y entrevistas con líderes de favelas de la ciudad. Se concluye que, en un escenario donde el Poder Ejecutivo estuvo a menudo ausente, las acciones de mujeres en la sociedad civil y en el parlamento fueron las principales iniciativas para combatir los efectos perversos de la pandemia. <![CDATA[O cuidado sob o olhar dos Feminismos Africanos: Uma revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This study presents a systematic review of the research into care practices by African authors with a feminist perspective. The research question has been developed through the strategy known as PICo: participants, phenomenon of interest and context. In our case, these are women, feminism and care practices, and sub-Saharan Africa respectively. After the process of filtering 102 selected articles, twenty studies met the inclusion criteria. They were organized into three broad categories using thematic analysis: HIV epidemic; crisis of social reproduction, and Afro-communitarian care. The papers examined explore cultural practices and traditional gender roles as risk or protective factors for contracting HIV; the overload of care work that African women face with regard to the crisis of social reproduction; and the Afro-communitarian proposals in relation to care.<hr/>Resumo: Este estudo realiza uma revisão sistemática da pesquisa sobre práticas de cuidado de autores/as africanos/as com uma perspectiva feminista. A questão de pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia conhecida com o acrônimo PICo: participantes, fenômeno de interesse e contexto. No nosso caso, são mulheres, feminismo e práticas de cuidado e a África Subsaariana, respectivamente. Após o processo de filtragem dos 102 artigos selecionados, 20 estudos preencheram os critérios de inclusão. Eles foram organizados em três grandes categorías, usando análise temática: epidemia de HIV; crise de reprodução social e cuidados afro-comunitários. Os trabalhos examinados exploram práticas culturais e papéis tradicionais de gênero como fatores de risco ou proteção para a contração do HIV; a sobrecarga de trabalho que as mulheres africanas enfrentam em relação à crise da reprodução social; e as propostas afro-comunitárias em relação os cuidados.<hr/>Resumen: Este estudio realiza una revisión sistemática de la investigación sobre prácticas de cuidados de autores/as africanos/as con una perspectiva feminista. La pregunta de investigación se ha desarrollado a través de la estrategia conocida por el acrónimo de PICo: Participantes; fenómeno de interés y contexto. En nuestro caso, consecutivamente, mujeres, feminismo y practicas de cuidado, y África subsahariana. Tras el proceso de filtrado de los 102 artículos seleccionados, veinte estudios superaron los criterios de inclusión. Mediante análisis temático fueron organizados en tres grandes categorías: Epidemia de VIH; Crisis de reproducción social y Cuidados Afrocomunitarios. Los trabajos analizados exploran los roles tradicionales de género y prácticas culturales como factores de riesgo o protección de contagio de VIH; la sobrecarga de labores de cuidados que afrontan las mujeres africanas ante la crisis de reproducción social; y las propuestas afrocomunitarias relacionadas con los cuidados. <![CDATA[Hiperprivatização do cuidado: projetos de cuidado das demências e seus efeitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Realizo uma comparação entre práticas cotidianas de cuidado das demências e políticas de cuidado voltadas ao envelhecimento com dependência no Brasil. A partir de uma etnografia realizada em casas, aprendo como cuidado agrega coletivos de pessoas, tecnologias e dinheiros. Por meio de uma análise documental das políticas de cuidado pós-democratização, narro projetos morais de cuidado e seus efeitos práticos - talvez o mais conhecido seja o que Guita Debert chamou de reprivatização do envelhecimento. Contudo, esse já não é mais o contexto atual; argumento que a perspectiva de cuidado da extrema-direita tem transformado esse cenário através de três movimentos articulados: restrição de serviços públicos; precarização do trabalho de cuidadoras e reforma das relações raciais; moralização do cuidado e reforma de gênero. Tal projeto é chamado, por fim, de hiperprivatização.<hr/>Abstract: A comparison between everyday practices of care for dementia and care policies aimed at aging with dependence in Brazil is carried out. Through an ethnography done on households, it is learned how care aggregates collectives of people, technologies, and money. From a documental analysis of the post-democratization care policies, moral projects of care, and their practical effects are narrated - perhaps the best known is what Guita Debert called the reprivatization of aging. However, this is no longer the current context; it is argued that the care perspective of the Brazilian alt-right has transformed this scenario based on three articulated movements: restriction of public services; precarization of the work of care and reform of race relations; moralization of care, and gender reform. Such a project is called hyper-privatization.<hr/>Resumen: Se realiza una comparación entre las prácticas cotidianas de atención a la demencia y las políticas de atención dirigidas al envejecimiento con dependencia en Brasil. A través de una etnografía en las casas, se aprende cómo el cuidado agrega colectivos de personas, tecnologías y dinero. A partir de una analice de las políticas asistenciales posdemocratización se narran los proyectos morales de cuidado y sus efectos prácticos - quizás el más conocido sea lo que Guita Debert denominó la reprivatización del envejecimiento. Sin embargo, este ya no es el contexto actual; se argumenta que la perspectiva de cuidado de la extrema derecha brasileña ha transformado este escenario a partir de tres movimientos articulados: restricción de los servicios públicos; la precarización des trabajo de cuidado y reforma de las relaciones raciales; la moralización del cuidado y reforma de género. Este proyecto se denomina hiperprivatización. <![CDATA[Autossacrifício feminino durante o sofrimento de câncer de mama]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Explorar los patrones del comportamiento socialmente construido y basados en el género asociado con el autosacrificio de mujeres jóvenes durante el padecimiento del cáncer de mama. Estudio cualitativo descriptivo realizado en la ciudad de Neiva, Departamento del Huila (Colombia) durante el 2018. Participaron 15 mujeres diagnosticadas a los 45 años o antes. La información se recolectó a través de un grupo de discusión y diez entrevistas semiestructuradas, y los datos se trataron mediante el análisis temático. Tres temas emergieron: “Ante todo, cuidar de sus hijos(as) y su familia”, “Ocultar el dolor físico y emocional” y “No ser una carga para su familia”. A pesar de la enfermedad, las mujeres deben continuar cumpliendo los roles socialmente establecidos para el género femenino, priorizando las necesidades de los demás y haciéndose cargo de las propias.<hr/>Summary: To explore the socially constructed and gendered patterns of behaviour associated with young women's self-sacrifice during breast cancer. Qualitative descriptive study conducted in the city of Neiva, Department of Huila (Colombia) during 2018. Fifteen women diagnosed with breast cancer at or before the age of 45 years participated. The information was collected through a discussion group and ten semi-structured interviews, and the data was analised through thematic analysis. Three themes emerged: "First of all, taking care of their children and family", "Hiding the physical and emotional pain" and "not being a burden on their family." Although they are suffering cancer, these women should continue fulfilling the socially established gender-roles for women, giving priority to the needs of others and then taking care of themselves.<hr/>Resumo: Explorar os padrões de comportamento socialmente construídos e baseados no gênero associados ao autossacrifício de mulheres jovens durante o câncer de mama. Estudo qualitativo descritivo realizado na cidade de Neiva, Departamento de Huíla (Colômbia), durante 2018. Participaram 15 mulheres diagnosticadas com câncer, de 45 anos de idade ou menos. As informações foram coletadas a partir de um grupo de discussão e dez entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio de análise temática. Surgiram três temas: “antes de tudo, cuidar dos filhos e da família”, “ocultar a dor física e emocional” e “não se converter em sobrecarga para a família”. Apesar da doença, a mulher deve continuar exercendo os papéis socialmente estabelecidos para o gênero feminino, priorizando as necessidades dos outros e fazendo-se cargo das suas. <![CDATA[Objetificação da mulher: implicações de gênero na iminência da cirurgia bariátrica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A cirurgia bariátrica, realizada predominantemente em mulheres (80% no Brasil e 77% no contexto mundial), representa, além da prevenção de riscos aos agravos de saúde, uma promessa de bem-estar subjetivo. Neste trabalho, analisou-se, a partir da perspectiva de teorias feministas e psicodinâmicas, associadas à literatura da saúde, narrativas e expressões não verbais de um grupo de mulheres na iminência de tal cirurgia. Os resultados obtidos mostraram que aquele grupo de mulheres buscava a cirurgia como um dispositivo para alcançar a magreza como o padrão feminino idealizado socialmente. O corpo gordo foi reconhecido como uma condição não humana e a cirurgia simbolizada como a libertação dessa condição e o resgate da sexualidade. Concluiu-se, portanto, que as questões de gênero devem ser reconhecidas para apoiarem as equipes de saúde a fim de se mitigar expectativas irreais e melhorar o desfecho do tratamento da obesidade grave.<hr/>Abstract: Bariatric surgery, performed predominantly in women (80% in Brazil and 77% in global average), represents, in addition to the prevention of risks to health problems, a promise of subjective well-being. In this work, we analyzed, from the perspective of feminist and psychodynamic theories, associated with the health literature, narratives, and non-verbal expressions of a group of women on the verge of such surgery. The results obtained showed that that group of women sought surgery as a device to achieve the thinness as a socially idealized female standard. The fat body was recognized as a non-human condition and the surgery symbolized the release of that condition and the rescue of sexuality. It was concluded, therefore, that gender issues must be recognized to support health teams in order to mitigate unrealistic expectations and improve the outcome of the treatment of severe obesity.<hr/>Resumen: La cirugía bariátrica, realizada predominantemente en mujeres (80% en Brazil y 77% en contexto mundial), representa, además de la prevención de riesgos para problemas de salud, una promesa de bienestar subjetivo. En este trabajo analizamos, desde la perspectiva de las teorías feministas y psicodinámicas, asociadas a la literatura de salud, narrativas y expresiones no verbales de un grupo de mujeres al borde de dicha cirugía. Los resultados obtenidos mostraron que ese grupo de mujeres buscó la cirugía como un dispositivo para lograr el delgadez como un estándar femenino socialmente idealizado. El cuerpo gordo fue reconocido como una condición no humana y la cirugía simbolizada como la liberación de esa condición y el rescate de la sexualidad. Se concluyó, por tanto, que se debe reconocer la temática de género para apoyar a los equipos de salud con el fin de mitigar expectativas poco realistas y mejorar el resultado del tratamiento de la obesidad severa. <![CDATA[“Na hora de fazer não chorou”: a violência obstétrica e suas expressões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem o objetivo de analisar a violência obstétrica e suas diversas expressões sob a ótica de puérperas. Captadas através de entrevistas semiestruturadas com 12 puérperas acompanhadas por uma Unidade Básica de Saúde em um município do nordeste brasileiro, as questões versaram sobre o perfil socioeconômico, a experiência vivenciada no parto e a percepção que as mesmas detinham sobre a violência obstétrica. Identificamos que a violência obstétrica é recorrente na assistência hospitalar e expressa desigualdades e opressões nas relações de gênero e entre profissionais e usuárias dos serviços de saúde. O enfrentamento da violência obstétrica demanda atribuir maior visibilidade a esta problemática, incluindo-a nos processos de formação e nos espaços de trabalho destes profissionais, bem como entre as mulheres, na busca de propiciar a identificação e o enfrentamento desta forma de violência.<hr/>Abstract: The study aims to analyze obstetric violence and its various expressions from the perspective of postpartum women. Captured through semi-structured interviews with 12 postpartum women accompanied by a Basic Health Unit in a municipality in northeastern Brazil, the questions were about the socio-economic profile, the experience of childbirth, and the perception they had about obstetric violence. We identified that obstetric violence is recurrent in-hospital care and expresses inequalities and oppression in gender relations and between professionals and users of health services. The confrontation of obstetric violence demands to give greater visibility to this problem, including it in the training processes and the workspaces of these professionals, as well as among women, in an attempt to provide the identification and confrontation of this form of violence.<hr/>Resumen: El estudio tiene como objetivo analizar la violencia obstétrica y sus diversas expresiones desde la perspectiva de la mujer posparto. Capturadas a través de entrevistas semiestructuradas con 12 puérperas acompañadas de una Unidad Básica de Salud en un municipio del noreste de Brasil, las preguntas fueron sobre el perfil socioeconómico, la experiencia del parto y la percepción que tenían sobre la violencia obstétrica. Identificamos que la violencia obstétrica es recurrente en la atención hospitalaria y expresa desigualdades y opresión en las relaciones de género y entre profesionales y usuarios de los servicios de salud. El enfrentamiento a la violencia obstétrica demanda dar mayor visibilidad a esta problemática, incluyéndola en los procesos de formación y en los espacios de trabajo de estas profesionales, así como entre las mujeres, en un intento por brindar la identificación y confrontación de esta forma de violencia. <![CDATA[Contribuição da dança contemporânea para o bem-estar de mulheres agredidas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El presente estudio analiza el estado afectivo-emocional y psicológico de un grupo de mujeres víctimas de violencia machista refugiadas en una casa de acogida y el potencial de la danza contemporánea como recurso de ayuda para su mejora. Las participantes fueron siete mujeres migrantes procedentes de Latinoamérica, Europa del Este y África de edades comprendidas entre 18 y 42 años. Se profundiza en el estudio de un caso para quien se diseña, implementa y evalúa un plan de intervención basado en la danza. Tras su implementación, se observaron cambios a nivel cognitivo (gestión emocional), afectivo (fortalecimiento del autoconcepto y disminución de la ansiedad), y comportamental (ganancias en asertividad y afrontamiento de problemas) que contribuyeron a mejorar su estado de bienestar general. El programa se presenta como un recurso útil de ayuda a mujeres maltratadas y otros colectivos vulnerables.<hr/>Abstract: The present study analyzes the affective-emotional and psychological state of a group of women victims of male violence who are refugees in a shelter and the potential of contemporary dance as a recovery resource. The participants were seven migrant women from Latin America, Eastern Europe and Africa aged 18 to 42. It deepens in the study of a case for whom a dance-based intervention plan is designed, implemented, and assessed. After implementation, changes were observed at the cognitive (emotional management), affective (strengthening self-concept and decrease of anxiety), and behavioral (gains in assertiveness and coping with problems) levels that contributed to improving her general well-being state. The program is presented as a valuable resource to help abused women and other vulnerable groups.<hr/>Resumo: O presente estudo analisa o estado afetivo-emocional e psicológico de um grupo de mulheres vítimas de violência masculina refugiadas em uma casa de abrigo e o potencial da dança contemporânea como recurso de ajuda para sua melhoria. Os participantes foram sete mulheres migrantes da América Latina, Europa Oriental e África com idades entre 18 e 42 anos. Ele se aprofunda no estudo de um caso de uma das acolhidas, para quem um plano de intervenção baseado na dança é projetado, implementado e avaliado. Após sua implementação, foram observadas mudanças em nível cognitivo (controle emocional), afetivo (fortalecimento do autoconceito e diminuição da ansiedade) e comportamental (ganhos de assertividade e enfrentamento de problemas) que contribuíram para melhorar seu estado geral de bem-estar. O programa é apresentado como um recurso útil para ajudar mulheres agredidas e outros grupos vulneráveis. <![CDATA[Cientistas feministas: maneiras transformadoras de habitar sistemas científicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300408&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper takes the voices of six feminist scientists as a means to interrogate systems of power within science. It begins by highlighting the social and historical locatedness of science and gender systems as well as processes by which they have mutually constructed each other. It then describes and situates some of the experiences and discourses collected through interviews with feminist scientists. Power is read as a constructive force, which argues for a centering of discourses and practices that confront and impact on the regulating norms of science systems. For this reason, six feminist scientists are approached as expert witnesses on feminist interventions in science.<hr/>Resumo: O presente estudo se baseia nas experiências de seis cientistas feministas como forma de questionar os sistemas de poder na ciência. O estudo começa evidenciando o posicionamento social e histórico dos sistemas científicos e de gênero, do mesmo modo que demonstra a construção mútua de ambos processos. Seguidamente descreve e situa algumas experiências e discursos coletados por meio de entrevistas com as cientistas feministas. O poder é tido como uma força construtiva, o que incentiva o enfoque de discursos e práticas que confrontem e alterem as normas regulatórias atuais de sistemas científicos. Por esta razão, seis cientistas feministas são ouvidas como testemunhas expertas na intervenção feminista na ciência.<hr/>Resumen: Este trabajo pretende acercar vivencias y discursos concernientes a la ciencia y el género de seis científicas feministas, y profundizar en los modos en los que tales experiencias y perspectivas afectan la praxis científica de estas mujeres. El escrito arranca explicando el carácter social e histórico de los sistemas científicos y de género, así como la mutua construcción de estos. Se concibe el poder como una fuerza productiva, además de represiva, lo cual incita a poner el foco en discursos y prácticas que confrontan (y, en ocasiones, alteran) las normas de género reguladoras de los sistemas científicos. Se da cuenta de ambas dimensiones, represiva y productiva, por medio de voces que conocen y confrontan las normas de género presentes en ciencia. <![CDATA[Comportamento e opinião política de jovens universitárias em La Araucanía, Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300409&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo tiene por objetivo determinar y describir las preferencias políticas de jóvenes mujeres que cursan estudios universitarios en La Araucanía, en relación con las conductas y las opiniones vinculadas al ámbito del quehacer político. A partir de un diseño metodológico cuantitativo, se desarrolló la recolección de información (n=260) en cuatro universidades de la región. Dentro de los resultados, destaca un alto nivel de indiferencia respecto a la identificación con los partidos políticos tradicionales, escasa participación política en relación con la militancia activa, una mayor tendencia respecto a los partidos de izquierda en universidades tradicionales y un mayor nivel de compromiso político con causas estudiantiles.<hr/>Resumo: O artigo tem como objetivo determinar e descrever as preferências políticas das jovens que estudam na universidade de La Araucanía, em relação aos comportamentos e opiniões relacionadas ao campo da atividade política. Com base em um desenho metodológico quantitativo, a coleta de informações (n = 260) foi desenvolvida em quatro universidades da região. Entre os resultados, observa-se um alto nível de indiferença quanto à identificação com os partidos políticos tradicionais, pouca participação política ao nível da militância, uma tendência maior com respeito aos partidos de esquerda nas universidades tradicionais e um maior nível de compromisso político com as causas estudantis.<hr/>Abstract: The article aims to determine and describe the political preferences of young women studying at university in La Araucanía, concerning behaviors and opinions related to the field of political activity. Based on a quantitative methodological design, the collection of information (n = 260) was developed in four universities in the region. Among the results, there is a high level of indifference regarding identification with traditional political parties, little political participation at the level of militancy, a greater tendency with respect to left-wing parties in traditional universities and a higher level of political commitment to students’ demands. <![CDATA[Pesquisa feminista e prostituição: tecendo redes de solidariedade e luta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300410&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[Vamos falar mais sobre racismo e islamofobia, e menos sobre hijab]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[Estudos de Gênero: uma mirada interdisciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[Mulheres curdas, <em>corpos-territórios</em> em luta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[Bioeconomias reprodutivas transnacionais em foco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[Notas sobre Dandara Katheryn por Anderson Cavichioli]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[A escrita insubmissa de Gloria Anzaldúa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social. <![CDATA[O gênero, assim como a beleza, está nos olhos de quem vê]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2022000300506&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresento, neste artigo, reflexões epistemológicas e metodológicas produzidas a partir de um longo contato com o campo de estudos e intervenção da prostituição feminina. Indico caminhos metodológicos seguidos durante minha trajetória, ressaltando a opção por um processo de pesquisa e intervenção que não se restrinja à coleta de dados ou à aplicação de técnicas, mas que seja baseado na construção de redes de solidariedade e de luta. Apresento uma perspectiva interdisciplinar, feminista, situada e de inspirações na psicologia comunitária e na etnografia. Defendo a necessidade de evidenciar as bases éticas e políticas que sustentam a pesquisa e a busca por caminhos que favoreçam um posicionamento ao lado das prostitutas, do seu movimento e de suas demandas, construindo coletivamente as diversas etapas da pesquisa-intervenção e as possibilidades de transformação social.<hr/>Abstract: This paper presents epistemological and methodological reflections, brought about by my long experience studying female prostitution. I explain the option for research and intervention processes not restricted to data gathering or other techniques, but built upon networks of solidarity and common struggles. My perspective is interdisciplinary, feminist, situated, and inspired by Community Psychology and Ethnography. I posit that we ought to showcase the ethical and political tenets that sustain our researches and work alongside the sex workers, to collectively build knowledge and bring about social change.<hr/>Resumen: Presento en este artículo reflexiones epistemológicas y metodológicas producidas a partir de contacto con el campo de estudios e intervención de la prostitución feminina. Indico caminos metodológicos seguidos durante mi trayectoria enfatizando la opción por un proceso de investigación e intervención que no se limite a la recolección de datos o la aplicación de técnicas, sino que se base en la construcción de redes de solidaridad y lucha. Presento una perspectiva interdisciplinaria, feminista, situada e inspirada en la psicología comunitaria y la etnografía. Defiendo la necesidad de resaltar las bases éticas y políticas que sustentan la investigación y la búsqueda de caminos que favorezcan una posición junto a las prostitutas, su movimiento y sus demandas, construyendo colectivamente las diversas etapas de investigación-intervención y las posibilidades de transformación social.