Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619930001&lang=pt vol. 01 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sistemas de avaliação do desempenho escolar e políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de maior transparência dos serviços públicos, a ênfase na qualidade do ensino e as políticas de descentralização originaram, em diversos países do mundo, o desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação do desempenho escolar. Dentro deste esquema de avaliações amplas, recorrentes e periódicas, destacam-se, na América Latina, os casos de Chile, Costa Rica, México e Brasil, que implementaram modelos diferenciados, mas com idêntica finalidade: monitoria do desempenho escolar para informar ao público, às escolas e às autoridades sobre os avanços e problemas no âmbito da educação de 1º Grau. As evidências levantadas pelo SAEB do Brasil, apoiadas pelos resultados de uma diversidade de pesquisas e avaliações de caráter nacional e internacional, permitem afirmar que as estratégias de melhoria da qualidade do ensino, centradas no aprimoramento dos "insumos" (capacitação docente, material didático, infraestruturafisica das escolas, etc.) resultam inócuas se não se atua na transformação dos "processos", isto é, a matriz organizacional da escola, que articula esses insumos e os transforma em resultados tangíveis. <![CDATA[Fontes de recursos financeiros para a educação no Brasil: captação e aplicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho foi organizado a partir de questões determinadas pelo Centro de Avaliação CESGRANRlO. E um trabalho de financiamento da educação, pois trata essencialmente de fontes de recursos financeiros. Examina as fontes de recursos financeiros existentes desde o seu aparecimento até os dias atuais e examina cada fonte existente na perspectiva de aspectos positivos e negativos para a educação. Propõe correção de rumos e fontes alternativas que poderão ser criadas. Há um destaque especial para a fonte de recursos denominada de salário educação em função da importância que assume para o ensino fundamental. A ênfase do trabalho situa-se no ensino público. No entanto, a iniciativa privada também é tratada, tanto na perspectiva da iniciativa privada geral, quanto naquela que atua no sistema de ensino, a iniciativa privada escolar. Mas, além de ser um trabalho de financiamento da educação, também é um trabalho de administração financeira, pois trata dos usos ou aplicação dos recursos públicos tendo como critério.a otimização e/ou maximização dos mesmos. Nesse aspecto há um destaque especial para o processo de controle social para o acompanhamento do emprego dos recursos financeiros em educação. Este trabalho tem por suporte inúmeras pesquisas realizadas pelo autor, além da contribuição dos principais especialistas da área. Procuramos evitar o tratamento numérico visando dar ao mesmo, maior durabilidade no tempo sem exigir contínuas atualizações. No entanto, grande parte das idéias aqui defendidas são alicerçadas em números e, portanto, em fatos objetivos. <![CDATA[Avaliação: mitos e armadilhas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a avaliação. Partindo da atenção que o tema vem ganhando, o estudo retoma a discussão do seu conceito como julgamento do valor das ações desenvolvidas, a partir da comparação entre o pretendido e o alcançado. Ocupa-se também dos critérios de validade e precisão. Trata, finalmente, das dificuldades que podem comprometer um programa de avaliação, classificando-as em mitos e armadilhas. <![CDATA[Situação da avaliação de programas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho procura mostrar que, a partir da avaliação de programas sociais, despontam inúmeras perplexidades da política social brasileira e seu papel extremamente pobre, incompatível com os progressos na área do planejamento e com os avanços democráticos da sociedade. Partindo do pressuposto de que são tarefas complexas a implementação de programas sociais e a identificação da população alvo a quem se destinam, apresenta várias técnicas de avaliação de programas sociais. Para cada uma delas, como análise de custo beneficio, taxa de eficiência, taxa de eficácia, método distancial, índice de situação educacional, procura-se examinar sua aplicabilidade e limitações como instrumentos capazes de subsidiar o planejamento e o processo de tomada de decisões na área social. Por último, apresenta-se um conjunto de condições para a implantação de uma sistemática de avaliação de programas sociais. <![CDATA[Uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Sapiens: uma nova alternativa para ingresso no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Fórum: educação, cidadania e sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Centro de avaliação e desenvolvimento institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público. <![CDATA[Gestão compartilhada na escola publica: o especialista na construção do fazer-saber-fazer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361993000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata uma experiência na gestão de um sistema estadual de educação. Após apresentar algumas premissas de ação inteiramente fortalecidas pelos resultados obtidos, discute as principais estratégias e ações adotadas, apontando dificuldades endógenas e exógenas ao sistema. O objetivo é mostrar a possibilidade efetiva de melhorar sensivelmente o ensino público desde que certos pré-requisitos sejam presentes. A conclusão levanta a questão da estabilidade dos avanços, vinculando-a à consolidação de uma nova maneira de fazer política e ao desenvolvimento político-administrativo da gestão da coisa pública, de caráter essencialmente coletivo e público.