Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619940002&lang=es vol. 01 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Tecnologia para o desenvolvimento humanizado: o ideal do "tecnólogo culto"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O enfoque é o da filosofia da história. Procura-se identificar as características da época moderna da história do Ocidente para, a seguir, detectar quais as características que estão emergindo em contraste com as anteriores. Considera-se que o desenvolvimento cada vez mais rápido dos processos tecnológicos só apresentam uma ameaça para a humanidade na medida em que os homens perderem o controle do fenômeno e ficarem atrelados a ele. A solução apresentada é a de formarem-se "tecnólogos cultos", conceito chave apresentado como projeto fundamental da educação tecnológica: a formação de tecnólogos com cultura básica nas humanidades e nas ciências sociais. Considera-se que tal formação já está sendo reclamada pelos dirigentes de empresas, conforme indica a obra de Peter Drucker. Na medida em que a tecnologia permeia toda a vida social, o conceito de "tecnólogo culto" passa a ser um ideal universal <![CDATA[Avaliação da aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Procura-se apresentar, de forma didática, a avaliação da aprendizagem em suas dimensões teóricas e práticas. A avaliação deve ser um trabalho-risco cooperativo entre professores e alunos, e estes devem ser avaliados em suas capacidades, ganhos acadêmicos, potencialidades e em seu ajustamento pessoal e social. Para captar a autenticidade da aprendizagem e orientar os resultados para o aperfeiçoamento dos alunos, é fundamental ressaltar a criatividade e a sensibilidade de enfoques da avaliação. Espera-se, ainda, que se conciliem as necessidades dos diferentes tipos de alunos com as características e filosofias de diferentes tipos de professores <![CDATA[Avaliação da aprendizagem em educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos escritos sobre o tema "Avaliação da Aprendizagem em Educação Física" sob uma ótica qualitativa, onde se fez uma pesquisa teórica que nos possibilitou levantar esclarecimentos acerca da problemática da avaliação no interior da escola de 1° grau do ensino fundamental, privilegiando a reunião de informações oriundas da descrição teórico-prática da avaliação da aprendizagem em geral e em especial da educação física que venham servir de norteamento para um redimensionamento da prática pedagógica. Evidenciamos no estudo feito, que não há grandes destaques na área específica da educação física em relação à avaliação da aprendizagem e à manifestação das intenções ocultas da avaliação e sua relação com o processo ensino-aprendizagem, em função da falta de criticidade de se ver e desenvolver a educação física na escola, onde a prática existente privilegia os já "aptos". Os professores precisam contextualizar historicamente o ensino da Educação Física para melhor entenderem a avaliação da aprendizagem e seus determinantes. Embora Educação esteja na composição do nome EDUCAÇÃO FÍSICA, a prática escolar não destaca a dimensão altamente educativa desse componente curricular <![CDATA[Estado nacional, democracia e instrução pública pontos de referência para uma reflexão sobre o ideário educacional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A compreensão das questões da educação no Brasil e a análise de seus impasses podem ser favorecidas pela contribuição de estudos que tenham como marco de referência a reciprocidade entre o passado e o presente, considerado neste marco o percurso histórico da institucionalização do sistema de ensino. Com o objetivo de oferecer subsídios ao estudo do ideário educacional, que se percebe como afluente principal à reflexão e à compreensão pretendidas, este trabalho aborda, embora brevemente, a formação do Estado nacional, uma vez que se identifica o modelo político de democracia no processo de estruturação e consolidação do Estado brasileiro e a democracia abriga como princípio uma relação indissociável entre educação e sociedade democrática. Deste modo, se acentua a instrução pública como direito político de todos e se aponta o papel do Estado fundado em seu dever de assegurar o exercício desse direito. A exposição desenvolvida tem, no entanto, um caráter apenas introdutório à questão da presença do ideário liberal no pensamento educacional no Brasil <![CDATA[O regime federativo e os sistemas de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Visa este trabalho a apresentar a questão do federalismo brasileiro e seus reflexos na Educação. Sendo o Brasil um Estado Federal, possui uma organização educacional que acompanha descentralizadamente as esferas políticas e constitucionais - União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Estas entidades políticas e administrativas se organizam educacionalmente e funcionam de acordo com as suas próprias regulamentações, vindo a constituir sistemas de ensino, expressão consagrada legalmente desde a Constituição de 1946 como sinônimo de sistema de educação <![CDATA[Quem tem medo da avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Há uma discussão crítica, no Brasil, em torno das noções de avaliação, abrangendo especialmente o ensino superior. Se o processo funciona de forma adequada na pós-graduação, por que não pode ser implementado nos cursos de graduação? Por que os receios? Neste ensaio, procuramos com a experiência de ter presidido durante três anos a Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação, analisar possíveis causas e fornecer elementos preciosos para localizar as resistências à implantação da avaliação no ensino superior brasileiro. É preciso conhecer também as razões pelas quais foi engavetado pelo Ministério de Educação um estudo do Conselho Federal de Educação, propondo novos mecanismos de avaliação continuada do ensino superior brasileiro. Quando ele foi elaborado, o CFE recebeu sinais altamente positivos do MEC, mas o estudo foi bombardeado pelas autoridades de então,jamais tendo curso a sua análise. É por isso que se pergunta enfaticamente quem tem medo da avaliação, num país que parece ter mesmo ojeriza a essa palavra <![CDATA[Avaliação da aprendizagem: a divulgação de pesquisas realizadas no âmbito de programas de pós-graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[Avaliação das universidades brasileiras: uma proposta nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[Constituições estaduais brasileiras e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[Paixão de aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[Educação brasileira: consertos e remédios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[Análise do livro cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[O trabalho e o brinquedo: uma leitura introdutória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores <![CDATA[A aventura da universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o suposto de que a difusão do conhecimento produzido é um componente de sua própria relevância, o presente texto examina a questão da divulgação de pesquisa educacional, particularmente daquela realizada em programas de pós-graduação de Universidades brasileiras, no período de 1980 a 1990, sobre o tema avaliação de aprendizagem. São apresentadas informações e considerações sobre: a trajetória de pesquisa de autores de dissertações e teses sobre o tema, a destinação do conhecimento produzido e o intercâmbio entre pesquisadores