Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619940004&lang=es vol. 02 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sérgio Costa Ribeiro: uma tragetória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Condicionantes da qualidade da pesquisa universitária ou no avanço do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As atividades de pesquisa nas universidades, depois do término da II Guerra Mundial, tiveram um significativo desenvolvimento em diferentes países. Entretanto, setores significativos da comunidade universitária brasileira ainda consideram a pesquisa como irrelevante para a atividade docente. A análise das relações da investigação científica e da ciência pura com a formação de quadros profissionais constitui uma vexata quaestio na universidade brasileira. Não se podendo solucionar a questão através de um enfoque meramente quantitativo, reduzindo-se o problema ao debate sobre a maior ou menor alocação de recursos para a pesquisa ou para a docência, cabe recuperar algumas indagações sobre a natureza da universidade e seu papel na sociedade contemporânea. <![CDATA[Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o início de um diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse estudo surgiu da aproximação de professoras de áreas distintas, reunidas pela intenção de refletir o significado da prática avaliativa nos cursos de licenciatura e no ensino de 3' Grau em relação à formação de profissionais competentes Desenvolveu-se a partir de uma parceria entre a Faculdade de Educação e o Curso de Licenciatura em Matemática, UFRGS, cujos professores estão preocupados com os altos índices de evasão e retenção e os reflexos dos cursos no ensino de 1º e 2º graus. Perseguiu-se, na experiência realizada, o princípio fundamental de contraposição à visão de avaliação como um momento terminal do processo educativo, de constatação periódica de resultados (avaliação sentenciva), procurando transformar essa ação em interpretação das dificuldades dos alunos e dinamização de novas oportunidades de aprofundamento na disciplina (avaliação mediadora). <![CDATA[Relações entre Estados e Municípios: um elo esquecido no financiamento educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Constatam-se agudas disparidades da despesa educacional entre Municípios do mesmo Estado no Brasil. Além da confusão de atributos e superposição de funções, os Estados têm tido escasso ou nulo papel equalizador no que tange a estas desigualdades. Como alternativas, propõe-se que a alocação de recursos se baseie preferentemente em critérios para a equalização de despesas e recursos. A manutenção dos atuais critérios e a desatenção às experiências dos países que equacionaram seus problemas educacionais impedirá o Brasil de romper a barreira da miséria. Sugerem-se, entre outras medidas, qualificações dos governos central e estaduais para a sua função coordenadora e a valorização do esforço fiscal e produtividade local. Quanto ao salário-educação, apesar de sua notória escassez para compensar as desigualdades regionais, a descentralização dos seus recursos deve reservar ao governo federal um montante adequado às suas responsabilidades constitucionais de assistência técnica aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. <![CDATA[Mitos na avaliação: diz-se que...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Constatam-se agudas disparidades da despesa educacional entre Municípios do mesmo Estado no Brasil. Além da confusão de atributos e superposição de funções, os Estados têm tido escasso ou nulo papel equalizador no que tange a estas desigualdades. Como alternativas, propõe-se que a alocação de recursos se baseie preferentemente em critérios para a equalização de despesas e recursos. A manutenção dos atuais critérios e a desatenção às experiências dos países que equacionaram seus problemas educacionais impedirá o Brasil de romper a barreira da miséria. Sugerem-se, entre outras medidas, qualificações dos governos central e estaduais para a sua função coordenadora e a valorização do esforço fiscal e produtividade local. Quanto ao salário-educação, apesar de sua notória escassez para compensar as desigualdades regionais, a descentralização dos seus recursos deve reservar ao governo federal um montante adequado às suas responsabilidades constitucionais de assistência técnica aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. <![CDATA[Avaliação e intervenção em classes especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através dessa pesquisa, procurou-se investigar a situação das classes especiais para deficientes mentais educáveis numa escola da rede estadual de ensino no Município de Fortaleza. Objetivou-se traçar o perfil do aluno, do professor e da classe especial e implantar uma intervenção psicopedagógica baseada nos princípios de normalização e integração do indivíduo no contexto social. Procurou-se, desse modo, contribuir para o redimensionamento do processo educativo que atende aos alunos com necessidades especiais. Participaram da pesquisa trinta e nove sujeitos dos níveis I, II e III da classe especial. Os procedimentos metodológicos envolveram; entrevista com pais e professores; observação em sala de aula e em atividades recreativas; avaliação diagnóstica dos alunos; orientação de pais e professores, e encaminhamento dos alunos para outros recursos educacionais da comunidade. Obteve-se como resultado principal a permanência em classe especial de apenas 28% dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se a necessidade de reestruturação do encaminhamento e do atendimento dos alunos com necessidades especiais. <![CDATA[Relatório final da Comissão de Especialistas de Ensino para a Área de Educação (CEE/Ed) - 1993-1994]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através dessa pesquisa, procurou-se investigar a situação das classes especiais para deficientes mentais educáveis numa escola da rede estadual de ensino no Município de Fortaleza. Objetivou-se traçar o perfil do aluno, do professor e da classe especial e implantar uma intervenção psicopedagógica baseada nos princípios de normalização e integração do indivíduo no contexto social. Procurou-se, desse modo, contribuir para o redimensionamento do processo educativo que atende aos alunos com necessidades especiais. Participaram da pesquisa trinta e nove sujeitos dos níveis I, II e III da classe especial. Os procedimentos metodológicos envolveram; entrevista com pais e professores; observação em sala de aula e em atividades recreativas; avaliação diagnóstica dos alunos; orientação de pais e professores, e encaminhamento dos alunos para outros recursos educacionais da comunidade. Obteve-se como resultado principal a permanência em classe especial de apenas 28% dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se a necessidade de reestruturação do encaminhamento e do atendimento dos alunos com necessidades especiais. <![CDATA[Município e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através dessa pesquisa, procurou-se investigar a situação das classes especiais para deficientes mentais educáveis numa escola da rede estadual de ensino no Município de Fortaleza. Objetivou-se traçar o perfil do aluno, do professor e da classe especial e implantar uma intervenção psicopedagógica baseada nos princípios de normalização e integração do indivíduo no contexto social. Procurou-se, desse modo, contribuir para o redimensionamento do processo educativo que atende aos alunos com necessidades especiais. Participaram da pesquisa trinta e nove sujeitos dos níveis I, II e III da classe especial. Os procedimentos metodológicos envolveram; entrevista com pais e professores; observação em sala de aula e em atividades recreativas; avaliação diagnóstica dos alunos; orientação de pais e professores, e encaminhamento dos alunos para outros recursos educacionais da comunidade. Obteve-se como resultado principal a permanência em classe especial de apenas 28% dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se a necessidade de reestruturação do encaminhamento e do atendimento dos alunos com necessidades especiais. <![CDATA[Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361994000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através dessa pesquisa, procurou-se investigar a situação das classes especiais para deficientes mentais educáveis numa escola da rede estadual de ensino no Município de Fortaleza. Objetivou-se traçar o perfil do aluno, do professor e da classe especial e implantar uma intervenção psicopedagógica baseada nos princípios de normalização e integração do indivíduo no contexto social. Procurou-se, desse modo, contribuir para o redimensionamento do processo educativo que atende aos alunos com necessidades especiais. Participaram da pesquisa trinta e nove sujeitos dos níveis I, II e III da classe especial. Os procedimentos metodológicos envolveram; entrevista com pais e professores; observação em sala de aula e em atividades recreativas; avaliação diagnóstica dos alunos; orientação de pais e professores, e encaminhamento dos alunos para outros recursos educacionais da comunidade. Obteve-se como resultado principal a permanência em classe especial de apenas 28% dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se a necessidade de reestruturação do encaminhamento e do atendimento dos alunos com necessidades especiais.