Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619950001&lang=pt vol. 03 num. 06 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Dificuldades e possibilidades de se construir um ranking para as universidades brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta proposta de construção de um ranking de qualidade, para 92 universidades brasileiras, baseia-se em três indicadores que representam as atividades de ensino da graduação e pós-graduação e as atividades de pesquisa. A qualidade da graduação tem como fonte os dados da avaliação realizada pela Editora Abril; a pós-graduação tem como indicador os conceitos CAPES e a atividade de pesquisa baseia-se no índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD). A porcentagem de professores em tempo integral é utilizada para ponderar a atividade de pesquisa em relação à de ensino. Este, por sua vez, é ponderado pelo número de alunos de graduação e de pós-graduação. Cada um destes indicadores é discutido do ponto de vista de sua qualidade e pertinência e algumas sugestões são feitas visando seu aperfeiçoamento. O artigo se preocupa mais com os aspectos metodológicos da construção de um ranking do que com os resultados apresentados, embora estes pareçam confirmar o conhecimento impressionistas que se tem sobre as universidades brasileiras.<hr/>This proposal for a quality ranking for 92 Brazilian universities is based on three indicators representing undergraduate and graduate programs and research activities. Evaluation data gathered by Editora Abril are the source for the analysis of the undergraduate program quality; evaluations by CAPES are the indicators related to graduate programs; and evaluation of research activities is based on the Índice de Qualificação do Corpo Docente - IQCD (Index of Faculty Qualification). The proportion of full-time professors is used to weigh research activity in relation to teaching. The letter is, in turn, weighed by the number of undergraduate and graduate students. Each of these indicators is discussed from the viewpoint of its quality and relevance and some suggestions are made aiming at their improvement. The paper is more concerned with the methodological aspects of a ranking construction than with the results presented, although these seem to confirm the impressionistic knowledge that one has about the Brazilian universities. <![CDATA[Perspectivas teórico-metodológicas da avaliação nas universidades britânicas: subsídios à reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo básico foi investigar perspectivas teórico-metodológicas na avaliação do ensino e do professor universitário e analisar criticamente procedimentos de avaliação quanto às concepções e enfoques metodológicos. A pesquisa envolveu análise documental (Bardin, 1977), mediatizada pela análise critica (Habermas, 1984). Tendências identificadas foram: superação da dicotomia qualidade-quantidade em favor de uma visão multidimensional de qualidade; ênfase no ensino como objeto de avaliação; o uso de metodologias qualitativas e de Comissões de meta-avaliação. Propõem-se projetos de avaliação multidimensionais aliando diferentes enfoques metodológicos e assistidos por Comitês de meta-avaliação.<hr/>The main purpose was to investigate the theoretic methodological perspectives in the evaluation of teaching and of the academic staff and to analyse the conceptions of quality and the methodological approaches underling different procedures of evaluation. The research was carried out through documental analysis (Bardin, 1977) and critical analysis (Habermas, 1984). Tendencies were identified: a shift away from the dichotomy quality-quantity to a multidimensional view of quality; emphasis on teaching as object of evaluation; use of qualitative methodologies and of meta-evaluation. Multidimensional projects of evaluation, integrating different approaches and assisted by a meta-evaluation Committee, are proposed. <![CDATA[Procedimentos para estabelecer a equivalência de provas com modelos da resposta ao item]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Freqüentemente, nas avaliações de maior porte, as circunstâncias exigem formas alternativas da mesma prova ou provas de dificuldade variável. No primeiro caso, as formas são elaboradas para o mesmo nível de dificuldade mas variam por razões imprevisíveis. No segundo, as formas distintas são elaboradas para variar tanto em conteúdo quanto em dificuldade, muitas vezes por uma margem bastante expressiva. Nessas circunstâncias, o emprego de um método para estabelecer a comparabilidade dos resultados das múltiplas formas de prova se torna imprescindível. Recentes avanços em psicometria facilitam a tarefa de colocar todos os resultados na mesma escala, baseados na propriedade da invariância dos parâmetros de item obtida com a aplicação dos modelos de resposta ao item.<hr/>Large scale evaluations often require alternative forms of the same test or tests of variable difficulty. In the first case, the forms are designed at the same level of difficulty but vary for unpredictable reasons. In the second, different forms are designed to vary in content and difficulty, often by a considerable degree. In these circunstances, use of a method to establish the comparatibility of results on multiple test forms becomes essential. Recent advances in psychometrics facilitate the task of placing all results on the same scale, taking advantage of item parameter invariance properties obtained through the use of item response models. <![CDATA[A pedagogia da repetência ao longo das décadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo resgatamos o trabalho de M. A. Teixeira de Freitas, primeiro Coordenador da SEEC e um dos fundadores do IBGE sobre o fluxo escolar realizado na década de 40 e comparamos seus resultados com nossos resultados sobre a década de 80. Mostramos que neste período houve um grande progresso em termos de acesso da população à escola e em termos de número de séries frequentadas. No entanto, as altas taxas de repetência registradas por Teixeira de Freitas persistem no sistema escolar evidenciando o problema da pedagogia da repetência.<hr/>In this paper we recover the work of M. A. Teixeira de Freitas, first Director of SEEC (Statistical Office of the Ministry of Education) and one of the founders of IBGE (Brazilian Statistical Office) on student flow done in the 40's and compare his results with our results in the 80's. We show that in this period there was a great progress in term of the access of the population to school and in terms of number of attended grades. However, the high school system showing evidence of the pedagogy of repetition. <![CDATA[Avaliação dialética responsiva: uma alternativa para mudanças na educação municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na descentralização da educação, mudanças significativas têm que ser feitas a partir da clareza com que são entendidas (o quê, para quê e para quem) e devem emergir das necessidades da comunidade municipal em que a escola está inserida. Por serem tais mudanças amplas e complexas, envolvendo desde o desenvolvimento municipal até o dos próprios indivíduos e grupos com quem convivem, uma estratégia político-educacional precisa ser estabelecida dentro de cada sistema municipal de educação. O artigo analisa aspectos teórico-práticos de uma estratégia que combina elementos de uma avaliação dialética e de uma avaliação responsiva e que na prática se tem mostrado efetiva. Exemplos de mudanças já ocorridas são apresentados.<hr/>The decentralization of education must go through significant changes whose process starts from the clear understanding of what is to be changed, with what purpose, and for whom. Such clear understanding must emerge from the needs of the municipal community in which the school is inserted. Since these changes are broad and complex, involving municipality development as well as the development of the individuals and the groups they live with, a political-educational strategy must be established within each municipal educational system. This article analyses theoretical and practical aspects of a strategy which combines elements from a dialectic evaluation and a responsive evaluation, and which in practice has proven to be effective. Examples of changes which have already occurred are presented. <![CDATA[A avaliação dos avaliadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo levanta dúvidas sobre o uso que se faz da avaliação da aprendizagem feita pelo professor, como único parâmetro para medir a qualidade dessa aprendizagem. O autor lembra que a avaliação da aprendizagem pressupõe a avaliação do ensino, com a conseqüente avaliação do professor e das suas condições de trabalho, ou seja, da escola e de seus dirigentes. O artigo relaciona algumas pesquisas que chamam a atenção para os fatores de ordem psico-sócio-política que interferem no julgamento dos professores; e, finalmente, o autor chama a atenção para a influência que a formação do professor tem na determinação de seus critérios de avaliação.<hr/>This text calls in question, learning evaluation process as an unique parameter to measure the evaluation process quality. The author emphasizes that learning evaluation process, not only evaluate pupils performance, but presumes also the evaluation of Teachers and their working conditions, as well as School environment, Teachers and School Administration relations. Also in the text, a research puts in some psyco-social-politic factors as interfering on /earning evaluation process. At last, the author remarks that Teachers background, exercises influence on criterions, to judge learning evaluation process. <![CDATA[Projeto Futura: uma nova concepção de atendimento pré-escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta o Projeto Futura, que se constitui uma proposta de atendimento ao pré-escolar. O artigo relata as diversas etapas da experiência prática que vem sendo desenvolvida numa creche da cidade do Rio de Janeiro: o levantamento da realidade da instituição/creche; a avaliação das crianças através do Inventário Futura; o aperfeiçoamento dos professores e pessoal de apoio; e a implantação de programa integrado de assistência e educação de crianças de 3 meses a 7 anos de idade. A meta do projeto é mudar a ênfase do atendimento, de exclusivamente assistencial a educacional, acomodando uma educação pré-escolar que reconheça e valorize a cultura, os conhecimentos e as habilidades que as crianças trazem consigo para a situação de aprendizagem. O artigo apresenta, ainda, os primeiros resultados do Projeto Futura, e abre perspectivas para novos estudos nesta área.<hr/>This paper presents Projeto Futura, a new concept of early childhood services in Brazil. It describes a research project developed in a Brazilian nursery and its several stages of implementation: gathering data about the institution; the evaluation of the children's development through the use of a new Instrument (Inventario Futura): in service for teachers and child care personnel; and the implementation of a program which integrates child care with early childhood education for children aged three months to seven years. The goal of the program is to change the focus of the services, from offering exclusively child care to accommodating an early childhood education program that recognizes children's culture, their abilities and needs. The paper further presents the project's first results as well as new perspectives for early childhood programs. <![CDATA[Faculdades de educação, cursos de pedagogia e crise do ensino. CPDOC / UERJ / NUPES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta o Projeto Futura, que se constitui uma proposta de atendimento ao pré-escolar. O artigo relata as diversas etapas da experiência prática que vem sendo desenvolvida numa creche da cidade do Rio de Janeiro: o levantamento da realidade da instituição/creche; a avaliação das crianças através do Inventário Futura; o aperfeiçoamento dos professores e pessoal de apoio; e a implantação de programa integrado de assistência e educação de crianças de 3 meses a 7 anos de idade. A meta do projeto é mudar a ênfase do atendimento, de exclusivamente assistencial a educacional, acomodando uma educação pré-escolar que reconheça e valorize a cultura, os conhecimentos e as habilidades que as crianças trazem consigo para a situação de aprendizagem. O artigo apresenta, ainda, os primeiros resultados do Projeto Futura, e abre perspectivas para novos estudos nesta área.<hr/>This paper presents Projeto Futura, a new concept of early childhood services in Brazil. It describes a research project developed in a Brazilian nursery and its several stages of implementation: gathering data about the institution; the evaluation of the children's development through the use of a new Instrument (Inventario Futura): in service for teachers and child care personnel; and the implementation of a program which integrates child care with early childhood education for children aged three months to seven years. The goal of the program is to change the focus of the services, from offering exclusively child care to accommodating an early childhood education program that recognizes children's culture, their abilities and needs. The paper further presents the project's first results as well as new perspectives for early childhood programs. <![CDATA[Projeto de capacitação de recursos humanos e fortalecimento institucional das entidades integrantes do Programa de Atenção a Crianças e Jovens em Circunstâncias Especialmente Difíceis: uma estratégia interdisciplinar subsidiada por um processo de avaliação de impacto social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é uma tentativa de síntese do Relatório Parcial de atividades e resultados do referido Projeto, em relação ao período agosto/1994 a abril/1995. O trabalho aqui contemplado inclui oito dos Programas de crianças e jovens, conveniados com o BID e são os seguintes: (A) Centro Comunitário Irmãos Kennedy, (B) Casa de Apoio e Acolhida Irmão Sol, (C) Instituição de Caridade e Integração Social São Cipriano, (O) Associação Beneficente São Martinho, (E) Se Essa Rua Fosse Minha, (F) SEMEAR, (e) Ser Menina, (H) Centro Teatral Integrado SOAGREIP. Aqui é preciso ressaltar a importância do apoio das instituições BID/Prefeitura/CESGRANRIO, que por certo são substancialmente eloqüentes parceiros dos Programas, na sustentação de sua trajetória, em busca da integração social das crianças e dos jovens, da cidade do Rio de Janeiro, em circunstâncias especialmente difíceis. <![CDATA[Diário da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é uma tentativa de síntese do Relatório Parcial de atividades e resultados do referido Projeto, em relação ao período agosto/1994 a abril/1995. O trabalho aqui contemplado inclui oito dos Programas de crianças e jovens, conveniados com o BID e são os seguintes: (A) Centro Comunitário Irmãos Kennedy, (B) Casa de Apoio e Acolhida Irmão Sol, (C) Instituição de Caridade e Integração Social São Cipriano, (O) Associação Beneficente São Martinho, (E) Se Essa Rua Fosse Minha, (F) SEMEAR, (e) Ser Menina, (H) Centro Teatral Integrado SOAGREIP. Aqui é preciso ressaltar a importância do apoio das instituições BID/Prefeitura/CESGRANRIO, que por certo são substancialmente eloqüentes parceiros dos Programas, na sustentação de sua trajetória, em busca da integração social das crianças e dos jovens, da cidade do Rio de Janeiro, em circunstâncias especialmente difíceis. <![CDATA[Ensino médio rural: as contradições da formação em alternância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é uma tentativa de síntese do Relatório Parcial de atividades e resultados do referido Projeto, em relação ao período agosto/1994 a abril/1995. O trabalho aqui contemplado inclui oito dos Programas de crianças e jovens, conveniados com o BID e são os seguintes: (A) Centro Comunitário Irmãos Kennedy, (B) Casa de Apoio e Acolhida Irmão Sol, (C) Instituição de Caridade e Integração Social São Cipriano, (O) Associação Beneficente São Martinho, (E) Se Essa Rua Fosse Minha, (F) SEMEAR, (e) Ser Menina, (H) Centro Teatral Integrado SOAGREIP. Aqui é preciso ressaltar a importância do apoio das instituições BID/Prefeitura/CESGRANRIO, que por certo são substancialmente eloqüentes parceiros dos Programas, na sustentação de sua trajetória, em busca da integração social das crianças e dos jovens, da cidade do Rio de Janeiro, em circunstâncias especialmente difíceis.