Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619950002&lang=pt vol. 03 num. 07 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Possibilidades de contribuição da análise institucional à avaliação e gestão de instituições educativas: retomando conceitos e avaliando resultados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existe um crescente interesse em relação à análise da dinâmica interna de funcionamento das instituições educativas, refletindo em seminários recentemente realizados. Quando se fala em avaliação institucional, em autoconsciência ou em autogestão, são levantadas algumas questões comuns às que são objeto de estudo da análise institucional. Este artigo tem por objetivo, a partir do mapeamento das atuais abordagens de análise institucional discutir algumas possibilidades de sua contribuição à área de administração educacional. Primeiramente tomou-se como exemplo pesquisa onde se procedeu à reanálise dos dados relativos ao engajamento de determinado grupo de funcionários de uma instituição educativa, sob a ótica de uma das abordagens de análise institucional. Em seguida, são apresentados os primeiros dados sobre nova pesquisa que se propõe a avaliar a produção acadêmica que utiliza esta abordagem no estudo de instituições educativas.<hr/>There is an increasing concern about the internal dynamics of educational institutions. Furthermore, institutional evaluation and self-government debates present some questions that are also focused by institutional analysis. First, the work describes different institutional analysis approaches in order to evaluate their potential contribution to develop research on management of educational institutions. Later, we discuss the results of a new analysis approach of the interviews holded with participants of the administration staff of a particular university. Finally, we present the first results of a new research about the potentialities and limits of the different institutional analysis approaches as a whale. <![CDATA[Reforma educacional; cultura da escola e cultura urbana: uma proposta de política pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa à luz do processo de desenvolvimento capitalista as relações entre cultura urbana e cultura da escola. Toma como unidade de referência as reformas educacionais realizadas no Rio de Janeiro na década de 20/30 pelos educadores "pioneiros": Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, trazendo para o foco da discussão o tratamento à questão da integração cultural que estes projetos privilegiaram ao buscar construir a identidade do sistema de ensino. Entretanto, no processo histórico de nossa sociedade foram priorizadas a diferenciação e a seletividade, questões que hoje desafiam o planejamento educacional, evidenciando o distanciamento na organização e gerência da educação no projeto metropolitano, onde a emergência de diferentes "culturas" está a exigir uma nova utopia. Trata-se, portanto, de refletir como atuaram os diferentes fatores não só o modo de produção capitalista, mas todos os demais responsáveis por alternativas educacionais, atualizando-se o sentido da cidadania na expressão cultural e política da educação urbana. A pesquisa nesta área revela-se um campo fértil e ainda pouco revisitado.<hr/>This article aims to analyse the relationship between urban and social cultures in the light of the process of capitalistic development. Its main points of reference are the educational reforms carried out by the pioneering educators Fernando de Azevedo and Anisio Teixeira and it focuses on the treatment given to the cultural integration dealt with in these projects whose main aim was to outline the identity of our education system. However, the historical process of our society has given priority to differentiation and selectivity matter which have been defying our education planning, thus showing the gap between the organization and management of education in metropolises, where the emergence of new cultures calls for a new utopia. It all boils down to reflecting on how your system of capitalistic production as well as all the other factors responsible for the existing education alternatives have been working appraing the sense of citizenship in the cultural and political expression of our urban culture. Research into this area has proven to be a fertile field which has not been explored. <![CDATA[Democratização da educação e educação democrática: duas faces de uma mesma moeda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Duas questões merecem reflexão na construção da cidadania brasileira: uma delas refere-se à democratização da educação e a outra à educação democrática. A primeira ressalta a importância do ensino fundamental na construção de uma educação de massas e a conseqüente necessidade de garantia de acesso e de permanência de todos nesse grau de ensino. A segunda enfoca o ensino fundamentai como um espaço privilegiado para o exercício da prática democrática, onde os aspectos da administração e da qualidade do processo educativo se destacam.<hr/>There are two basic questions that need to be considered in the construction of Brazilian citizenship: one of them concerns democratization of education; the second one deals with democratic e education. The first one emphasizes the importance of basic schooling in building a mass education and the need for admittance guarantee of all into the schools as well as way of preventing dropouts in this degree of education. The later focus on basic education as a way of democratic habit, where the aspects of administration and quality education are outstanding. <![CDATA[Avaliação institucional para a autogestão: uma proposta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sistemas educacionais e as instituições de ensino são complexos e diferenciados demais para que lhes seja atribuída uma única definição de qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade hoje existentes, o sistema de "accreditation" norte-americano tornou-se, nos últimos anos, umas das formas que vem sendo mais amplamente adotada (e adaptada) na Europa Oriental, Ásia e América Latina. Isso se deve, precisamente, ou seu caráter não-normativo e comprovada eficácia em promover qualidade em bases sustentadas. Accreditation existe em duas modalidades: na de avaliação e credenciamento de instituições e na de avaliação e credenciamento de programas de curso. Trata-se, em ambos os casos, de avaliações realizadas por entidades não-governamentais, em caráter voluntário, com assistência de "pares" e com validade temporária. Seu objetivo é mais o de oferecer apoio e parceria para a melhoria da qualidade da gestão institucional ou dos currículos e programas de curso, do que o de julgar e classificar. A educação e os sistemas educacionais são complexos e diferenciados demais para terem sua qualidade definida em uma fórmula única. (Charles Cook, 88).<hr/>Educational systems and institutions encompass too complex and diverse missions to be subsumed into a single definition of quality. In recent years, the American accreditation system has been adopted by (and adapted to) an increasing number of countries in Eastern Europe, Asia and Latin America, precisely due its non-normative character and demonstrated effectiveness in promoting quality in education. Accreditation envolved into two mechanisms: of accrediting institutions and of accrediting course programs and curricula. Both modalities are carried out by non governmental bodies, have a voluntary and temporary basis, and involve evaluation processes assisted by peers. This article deals with the adequacy, strengths and weaknesses of such a system, particulary, in supporting institutional development towards self-regulation and sustained capacity for improving quality. <![CDATA[Aprendizagem interativa e trabalho e grupo: avaliação com estratégia para a melhoria do ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sistemas educacionais e as instituições de ensino são complexos e diferenciados demais para que lhes seja atribuída uma única definição de qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade hoje existentes, o sistema de "accreditation" norte-americano tornou-se, nos últimos anos, umas das formas que vem sendo mais amplamente adotada (e adaptada) na Europa Oriental, Ásia e América Latina. Isso se deve, precisamente, ou seu caráter não-normativo e comprovada eficácia em promover qualidade em bases sustentadas. Accreditation existe em duas modalidades: na de avaliação e credenciamento de instituições e na de avaliação e credenciamento de programas de curso. Trata-se, em ambos os casos, de avaliações realizadas por entidades não-governamentais, em caráter voluntário, com assistência de "pares" e com validade temporária. Seu objetivo é mais o de oferecer apoio e parceria para a melhoria da qualidade da gestão institucional ou dos currículos e programas de curso, do que o de julgar e classificar. A educação e os sistemas educacionais são complexos e diferenciados demais para terem sua qualidade definida em uma fórmula única. (Charles Cook, 88).<hr/>Educational systems and institutions encompass too complex and diverse missions to be subsumed into a single definition of quality. In recent years, the American accreditation system has been adopted by (and adapted to) an increasing number of countries in Eastern Europe, Asia and Latin America, precisely due its non-normative character and demonstrated effectiveness in promoting quality in education. Accreditation envolved into two mechanisms: of accrediting institutions and of accrediting course programs and curricula. Both modalities are carried out by non governmental bodies, have a voluntary and temporary basis, and involve evaluation processes assisted by peers. This article deals with the adequacy, strengths and weaknesses of such a system, particulary, in supporting institutional development towards self-regulation and sustained capacity for improving quality. <![CDATA[Avaliação do ensino médio e repercussões no ensino superior avaliação: uma questão atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os sistemas educacionais e as instituições de ensino são complexos e diferenciados demais para que lhes seja atribuída uma única definição de qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade hoje existentes, o sistema de "accreditation" norte-americano tornou-se, nos últimos anos, umas das formas que vem sendo mais amplamente adotada (e adaptada) na Europa Oriental, Ásia e América Latina. Isso se deve, precisamente, ou seu caráter não-normativo e comprovada eficácia em promover qualidade em bases sustentadas. Accreditation existe em duas modalidades: na de avaliação e credenciamento de instituições e na de avaliação e credenciamento de programas de curso. Trata-se, em ambos os casos, de avaliações realizadas por entidades não-governamentais, em caráter voluntário, com assistência de "pares" e com validade temporária. Seu objetivo é mais o de oferecer apoio e parceria para a melhoria da qualidade da gestão institucional ou dos currículos e programas de curso, do que o de julgar e classificar. A educação e os sistemas educacionais são complexos e diferenciados demais para terem sua qualidade definida em uma fórmula única. (Charles Cook, 88).<hr/>Educational systems and institutions encompass too complex and diverse missions to be subsumed into a single definition of quality. In recent years, the American accreditation system has been adopted by (and adapted to) an increasing number of countries in Eastern Europe, Asia and Latin America, precisely due its non-normative character and demonstrated effectiveness in promoting quality in education. Accreditation envolved into two mechanisms: of accrediting institutions and of accrediting course programs and curricula. Both modalities are carried out by non governmental bodies, have a voluntary and temporary basis, and involve evaluation processes assisted by peers. This article deals with the adequacy, strengths and weaknesses of such a system, particulary, in supporting institutional development towards self-regulation and sustained capacity for improving quality. <![CDATA[Medicalização do fracasso escolar: explicações e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A medicalização do fracasso escolar tem sido prática frequente nas escolas públicas brasileiras. O presente texto analisa como a inserção dos profissionais de saúde no espaço escolar e o esvaziamento de competência dos profissionais de educação tem produzido esta prática, contribuindo para que se mantenham relações de exclusão na escola, marcadas pela "autoridade" daquelas que detêm o "saber" e como a culpabilização do aluno tem sido uma solução eficiente para evitar a reflexão sobre as políticas educacionais e os determinantes sociais, políticos e econômicos que produzem o fracasso escolar dos alunos das classes populares.<hr/>It has been a current practice in the Brazilian Government Schools to apply the transformation of social related problems into mere organic or individual questions as a method of solving the unsuccessfulness of the school system. The present text analyses how the insertion of health professionals in the educational field and the emptying of the space pertinent to the education professionals have given rise to this practice, which leads to the maintenance of exclusion relations - in the school - determined by the "authority" of those who own the "wisdom"; and, also how the blamefulness of the students has been an effective solution to avoid reflection on the educational policies and the social, political and economical determining factors which generate the school failure of the popular class students. <![CDATA[Universidades públicas: situação atual das licenciaturas; entre a renovação e a reinvenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A medicalização do fracasso escolar tem sido prática frequente nas escolas públicas brasileiras. O presente texto analisa como a inserção dos profissionais de saúde no espaço escolar e o esvaziamento de competência dos profissionais de educação tem produzido esta prática, contribuindo para que se mantenham relações de exclusão na escola, marcadas pela "autoridade" daquelas que detêm o "saber" e como a culpabilização do aluno tem sido uma solução eficiente para evitar a reflexão sobre as políticas educacionais e os determinantes sociais, políticos e econômicos que produzem o fracasso escolar dos alunos das classes populares.<hr/>It has been a current practice in the Brazilian Government Schools to apply the transformation of social related problems into mere organic or individual questions as a method of solving the unsuccessfulness of the school system. The present text analyses how the insertion of health professionals in the educational field and the emptying of the space pertinent to the education professionals have given rise to this practice, which leads to the maintenance of exclusion relations - in the school - determined by the "authority" of those who own the "wisdom"; and, also how the blamefulness of the students has been an effective solution to avoid reflection on the educational policies and the social, political and economical determining factors which generate the school failure of the popular class students. <![CDATA[As etapas do doutorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A medicalização do fracasso escolar tem sido prática frequente nas escolas públicas brasileiras. O presente texto analisa como a inserção dos profissionais de saúde no espaço escolar e o esvaziamento de competência dos profissionais de educação tem produzido esta prática, contribuindo para que se mantenham relações de exclusão na escola, marcadas pela "autoridade" daquelas que detêm o "saber" e como a culpabilização do aluno tem sido uma solução eficiente para evitar a reflexão sobre as políticas educacionais e os determinantes sociais, políticos e econômicos que produzem o fracasso escolar dos alunos das classes populares.<hr/>It has been a current practice in the Brazilian Government Schools to apply the transformation of social related problems into mere organic or individual questions as a method of solving the unsuccessfulness of the school system. The present text analyses how the insertion of health professionals in the educational field and the emptying of the space pertinent to the education professionals have given rise to this practice, which leads to the maintenance of exclusion relations - in the school - determined by the "authority" of those who own the "wisdom"; and, also how the blamefulness of the students has been an effective solution to avoid reflection on the educational policies and the social, political and economical determining factors which generate the school failure of the popular class students. <![CDATA[Brasil República: o jogo do poder oligárquico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A medicalização do fracasso escolar tem sido prática frequente nas escolas públicas brasileiras. O presente texto analisa como a inserção dos profissionais de saúde no espaço escolar e o esvaziamento de competência dos profissionais de educação tem produzido esta prática, contribuindo para que se mantenham relações de exclusão na escola, marcadas pela "autoridade" daquelas que detêm o "saber" e como a culpabilização do aluno tem sido uma solução eficiente para evitar a reflexão sobre as políticas educacionais e os determinantes sociais, políticos e econômicos que produzem o fracasso escolar dos alunos das classes populares.<hr/>It has been a current practice in the Brazilian Government Schools to apply the transformation of social related problems into mere organic or individual questions as a method of solving the unsuccessfulness of the school system. The present text analyses how the insertion of health professionals in the educational field and the emptying of the space pertinent to the education professionals have given rise to this practice, which leads to the maintenance of exclusion relations - in the school - determined by the "authority" of those who own the "wisdom"; and, also how the blamefulness of the students has been an effective solution to avoid reflection on the educational policies and the social, political and economical determining factors which generate the school failure of the popular class students.